domingo, 12 de setembro de 2010

Isaías 52:14-15

Domingo 12 Setembro

Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. Assim borrifará muitas nações (Isaías 52:14-15).

O varão de dores

O que foi que desfigurou a tal ponto o aspecto do Senhor Jesus como homem? Foi o trato cruel que os homens Lhe dispensaram em seu ódio contra Ele. Isso começou quando alguns do povo cuspiram em Seu rosto. Mas não se contentaram com isso: cobriram Sua face e lhe deram socos, dizendo: “Profetiza” (Marcos 14:65). Depois O levaram amarrado a Pilatos, governador e juiz romano, que depois de um breve interrogatório mandou que O açoitassem. A sessão de chicotadas era algo de extrema crueldade, pois os instrumentos que os romanos utilizavam eram feitos para rasgar as carnes da vítima.

Para zombar dEle e aumentar Seus sofrimentos, os soldados colocaram uma coroa de espinhos sobre Sua cabeça, e depois O golpearam com uma vara. Que suplício! Por último, o Senhor teve de enfrentar a crucificação. Cada golpe que fazia penetrar os cravos em Suas mãos e pés lhe causava dores atrozes. Nosso Salvador agüentou todos esses maus tratos calado.

Assim foi desfigurado o seu parecer: Seu rosto marcado pelos golpes, o corpo sangrando por causa dos açoites, a cabeça ferida pela coroa de espinhos, as mãos e pés furados pelos cravos. Esse era o quadro que viam os que passavam em frente à cruz. Assim se cumpriu com exatidão a profecia de Isaías!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5.8-9

12 de Setembro

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé..." 1 Pedro 5.8-9

Devemos ver claramente que estamos organicamente enxertados em Israel (Rm 11.17-22). Esta também é a razão dos muitos ataques do inimigo a essa nação. Israel é a parte do povo de Deus que aparece visivelmente, e a Igreja de Jesus é o reverso, por assim dizer, o lado interior. Por isso também temos o mesmo inimigo e temos a mesma luta! Isso significa na prática: o mesmo inimigo que quer destruir a Israel fisicamente e não conhece misericórdia também quer destruir espiritualmente a nós, filhos de Deus. Sua tática astuta ataca os nossos olhos, para que vejamos pecado. Ele quer semear pecado, pensamentos pecaminosos em nosso coração. As Escrituras dizem: "...guarda o teu coração." Permita que a Palavra de Deus permaneça em seu coração! Satanás quer dominar os seus pensamentos, mas lembre-se do seu supremo Comandante e Salvador Jesus Cristo. O inimigo quer que você comece a falar coisas negativas, mas a Palavra de Deus lhe exorta a calar: "...quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente." Hoje em dia muitos caem, mas queremos tomar a ofensiva e atacar em nome de Jesus, pois justamente nesse tempo do fim ainda há muito terreno a conquistar!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 6:1-12

Números 6:1-12

1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor,
3 De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.
4 Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.
5 Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
6 Todos os dias que se separar para o Senhor não se aproximará do corpo de um morto.
7 Por seu pai, ou por sua mãe, por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará quando forem mortos; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça.
8 Todos os dias do seu nazireado santo será ao Senhor.
9 E se alguém vier a morrer junto a ele por acaso, subitamente, que contamine a cabeça do seu nazireado, então no dia da sua purificação rapará a sua cabeça, ao sétimo dia a rapará.
10 E ao oitavo dia trará duas rolas, ou dois pombinhos, ao sacerdote, à porta da tenda da congregação;
11 E o sacerdote oferecerá, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e fará expiação por ele, do que pecou relativamente ao morto; assim naquele mesmo dia santificará a sua cabeça.
12 Então separará os dias do seu nazireado ao Senhor, e para expiação da transgressão trará um cordeiro de um ano; e os dias antecedentes serão perdidos, porquanto o seu nazireado foi contaminado.


Números 6:1-12
Com exceção dos levitas, qualquer israelita, homem ou mulher, de qualquer outra tribo, poderia ser consagrado ao Senhor fazendo o voto do nazireado. Mas, em contraste com os filhos de Levi, tal consagração era individual e voluntária. O nazireu era livre para não fazer esse voto, porém, uma vez feito, sua liberdade chegava ao fim; sua vida pública e privada era submetida a rigorosas obrigações. Assim, em um exército, um voluntário é submetido à mesma disciplina que um recruta. Eram três as exigências para um nazireu: 1) Abster-se de todos os produtos da vide — símbolo das alegrias mundanas; 2) Deixar o cabelo crescer: símbolo da separação do eu que tem de caracterizar o discípulo de Cristo; 3) evitar contato com a morte, salário e prova do pecado. Em princípio, cada filho(a) de Deus carrega esse triplo caráter. Está morto(a) para o mundo, para o pecado e para o eu. No entanto, somente terá a força para manter esse alto padrão, tão contrário à natureza humana, se seu nazireado ou consagração a Cristo for o resultado alegre de uma decisão voluntária do coração. Os versículos 9 a 12 nos lembram quão fácil é perder nosso caráter de nazireu por falta de vigilância, e quão difícil é recuperá-lo.

Que DEUS abençoe a todos.