sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lucas 14.26

19 de Agosto

"Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." Lucas 14.26

Como já dissemos, o nome Jordão significa "descer". Mas ele ainda tem um segundo significado, ou seja, "separação". O Jordão separava o povo de Israel do deserto. Quando Israel atravessou este Jordão da morte, deixou para trás sua vida no deserto – uma representação da cruz. Nada nos separa tão radicalmente do deserto da nossa velha vida como o ato de atravessar este Jordão da morte, a confissão sincera: "Estou crucificado com Cristo." Paulo testificava que pela cruz estava separado de tudo: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo."

Aquele que não se identificar com a morte de Jesus separando-se de todas as coisas deste mundo, não será capaz de entrar na plenitude de Deus. É impressionante ver a incapacidade de muitos filhos de Deus. Eles param diante do Jordão. Querido leitor, atravesse hoje o Jordão da morte, aceite este caminho, o caminho do Cordeiro, o caminho da morte, e diga face a face com o Senhor: "Senhor, eu concordo em morrer contigo e abro mão de seguir meu próprio caminho".

Que DEUS abençoe a todos.

João 3:16

Sexta-feira 19 Agosto

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

(João 3:16).

PERDI A FÉ!
Às vezes se ouve essa expressão na boca de pessoas que receberam uma educação religiosa e que, ao chegar na juventude, abandonam todos esses princípios.

Muitos até responsabilizam certos religiosos que lhes mostraram uma deplorável imagem do cristianismo. Em algumas ocasiões, dizem isso com um pouco de nostalgia, como se percebessem que deixaram de lado algo importante.

Que fé se pode perder?

Se se trata de uma adesão intelectual ou sentimental, efetivamente se pode renunciar a ela, da mesma forma como se anula um pedido em um restaurante.

Porém o verdadeiro cristão é uma pessoa em quem Deus fez nascer uma profunda convicção. Mais ainda, que passou por um novo nascimento, o qual trouxe a vida eterna.

Deus declara que a vida que Ele concede é a vida eterna. Por definição, essa vida não poderia ser eterna se fosse possível perdê-la ou interrompê-la.

O Senhor Jesus veio ao mundo para nos dar essa vida. Ele mesmo declarou a respeito dos que a receberam: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28).

“Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (1 João 5:11).

Obtemos a vida eterna, a qual ninguém pode nos tirar, por meio do arrependimento e da fé no Senhor Jesus. E essa fé não se pode perder, a menos que ela nunca tenha sido recebida!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 2:22

Quinta-feira 18 Agosto

Segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor

(2 Timóteo 2:22).

O ECUMENISMO
A cristandade está dividida em numerosas denominações. Hoje em dia muitos acreditam que podem unificá-la. O Senhor Jesus não veio para “reunir em um corpo os filhos de Deus” (João 11:52)? Procura-se uma base doutrinária capaz de reunir o maior número de tendências possíveis. “Esqueçamos nossos velhos rancores e nos unamos! Se cada um se mostrar tolerante e participativo, chegaremos à unidade”. O defeito característico desse tipo de pensamento sedutor e aparentemente generoso é que não é verdadeiro.

Jesus é a verdade. Ele é o Senhor, ou seja, Aquele que tem a autoridade. A base doutrinária sobre a qual se pretende unir todos é a verdade simples e cristalina, tal como o Senhor Jesus nos revelou nos evangelhos? Ou é mais um sutil compromisso humano, sabiamente dosado para não despertar velhas paixões?

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). E por que não O receberam? Porque o Senhor Jesus veio de uma maneira diferente da que esperavam. O Senhor não está preocupado em satisfazer a vontade humana, nem em agradar a todos. Portanto, por que alguns têm o enorme desejo de acomodar a verdade de modo que ela caiba nas expectativas dos outros, unindo-a a ensinos que a deturpam? Tal unificação traz um crescimento numérico significativo, porém também traz consigo uma destruição espiritual sem precedentes. Apeguemo-nos à pessoa de Jesus Cristo; busquemos a Sua aprovação. Lembremos da advertência do apóstolo Paulo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?… Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor… e eu vos receberei” (2 Coríntios 6:14-17).

Que DEUS abençoe a todos.

Que DEUS abençoe a todos.

18 de Agosto

"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou, e se foi..." 2 Reis 5.10-11

O Jordão é um rio estranho e maravilhoso. O leproso recebe ordens de se lavar nesse rio. Só ali ele pode ser curado da sua lepra. Mas a pessoa comum se opõe a isso, pois o Jordão é uma representação de Jesus Cristo, o próprio crucificado. Jesus, Aquele que veio do Pai, Aquele que não tinha pecado, desceu e se esvaziou a si mesmo e se tornou um rio purificador para todos aqueles que querem se lavar nele. O nome Jordão significa "descer". Nisso consiste o esvaziamento de Jesus. Pois Ele também desceu e se humilhou. Mas por meio desse ato de se esvaziar a si mesmo, de descer, se abriu uma torrente que flui em toda a eternidade. Se você seguir a Jesus neste Jordão, se identificar com Jesus na Sua morte, você também estará descendo: Ele diz: "Se alguém me serve, siga-me..." Aí acontecerá com você o mesmo que acontece com o Jordão, cuja água nunca seca. Aquele que segue o caminho do Cordeiro, desce; sua natureza é cada vez mais esvaziada. Mas justamente por causa disso, segundo as Escrituras, uma pessoa assim é "...um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam".

Que DEUS abençoe a todos.