sexta-feira, 17 de setembro de 2010

João 15:11

Sexta-feira 17 Setembro

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo (João 15:11).

Alegria divina

Todos querem experimentar a felicidade e alegria. Muitas pessoas gastam bastante dinheiro para obter o que no final se revela apenas um delírio passageiro e superficial. Outros são mais reservados. Passam pela vida e jamais conseguem saber o que é uma vida de contentamento.

O Senhor Jesus Cristo tem algo muito melhor em mente para os Seus redimidos. Ele lhes concede a verdadeira alegria. Isso fez parte da mensagem dos anjos aos pastores no momento de Seu nascimento. Mas não parou por aí. Repetidas vezes o Senhor disse aos discípulos como um relacionamento com Deus enriquece as pessoas de tal maneira, que elas não somente sentem uma grande satisfação, mas transbordam de júbilo. Essa é a mensagem do versículo de hoje.

Temos de acrescentar que a alegria divina não depende das circunstâncias, por vezes difíceis e atribuladas, que os cristãos têm de viver. Nenhuma das catástrofes da vida pode abalar a alegria que eles sentem. Impossível? Não! O segredo é habitar no amor divino. Jesus Cristo nunca deixou de desfrutar do amor do Pai e isso não pode se comparar com nada neste mundo.

A maioria dos seres humanos conhece apenas o amor humano. Não há nem sequer parâmetro de comparação entre isso e o amor divino que vem de cima e é ilimitado. Nosso grande Deus ama os Seus filhos, e tudo faz para o bem deles. A alegria dos cristãos vem da segurança desse amor.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12.49

17 de Setembro

"Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Lucas 12.49

Quem é Jesus? Ele é o Cordeiro de Deus, o holocausto perfeito, o bom Pastor. Ele é a porta, o caminho para o Pai.

Como foi Jesus? Pedro disse que Ele era puro, imaculado e inocente; Paulo testifica que Jesus não conheceu pecado. Mas o anseio íntimo pelo fogo que deveria arder não foi despertado unicamente pela pureza e inocência de Jesus. Muitos sabem que foram purificados pelo sangue do Salvador e justificados pelo nome do Senhor Jesus. Mas este fato não acende o fogo do Espírito Santo – e assim chegamos a uma outra pergunta importante:

Como viveu Jesus? Em obediência! "...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz." Aqui já nos aproximamos do mistério do fogo que arde sempre, a revelação da Sua missão: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Ele conhece o caminho para isso e diz: "Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize." Jesus se despiu da Sua glória legítima para que por meio dEle pudesse ser aceso o fogo sobre a terra!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 9:15-23 e 10:1-10

Números 9:15-23

15 E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.
16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.
17 Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.
18 Segundo a ordem do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do Senhor se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados.
19 E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do Senhor, e não partiam.
20 E, quando a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo, segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam.
21 Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam.
22 Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam.
23 Segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.


Números 10:1-10

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.
3 E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação.
4 Mas, quando tocar uma só, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
5 Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente.
6 Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
7 Porém, ajuntando a congregação, as tocareis; mas sem retinir.
8 E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
9 E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o Senhor vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.
10 Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o Senhor vosso Deus.

Números 9:15-23 e 10:1-10
Israel não decidia nada sobre a distância percorrida durante sua jornada no deserto. Cada partida e cada parada aconteciam “segundo o mandado do SENHOR". A nuvem se movia? Eles tinham de partir, mesmo que tivessem acabado de chegar, mesmo que estivessem em um lugar agradável. A nuvem descansava sobre o tabernáculo? Eles tinham de montar suas tendas sem avançar nenhum passo. Eles poderiam fazer isso sem a direção divina por um só dia que fosse? Absolutamente não! Ela era igualmente indispensável para muitos ou poucos dias, para montar ou desmontar acampamento, de dia ou de noite. Isto é um claro símbolo da contínua dependência que convém ao redimido do Senhor e a qual Ele mesmo demonstrou perfeitamente.

Quando a vontade do Senhor era revelada, as trombetas de prata dos sacerdotes davam o sinal para os vários movimentos do povo. Elas soavam para reunir a assembléia (vv. 3-4), para prosseguir (vv. 5-6), para convocar à guerra (v. 9) e para os dias de alegria (v. 10). Essas trombetas nos falam do testemunho de Deus, rendido na assembléia pelos santos, no andar, nos conflitos e na adoração deles. Em meio a um mundo hostil, o desafio é “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor” (2 Timóteo 1:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 7:46-47

Quinta-feira 16 Setembro

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou (Lucas 7:46-47).

“Porque muito amou”

Quanto mais as trevas duram, mais a luz brilha. Na casa de Simão, o fariseu, religioso arrogante e que se considerava virtuoso, o Senhor Jesus encontrou uma mulher pecadora cuja fama era conhecida na cidade inteira. O arrependimento que ela manifestava pelos próprios pecados era tão grande que não podia ser expresso com palavras. Ela chorava, derramando suas lágrimas sobre os pés do Senhor Jesus, enxugando-os com seus cabelos, e depois ungindo-os com óleo. Isso demonstrou claramente aquilo que havia em seu coração, e o Senhor Jesus a compreendeu perfeitamente.

No entanto, o que Ele disse para o fariseu pode ser facilmente mal interpretado, se lermos com rapidez: “Os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou”.

Uma coisa é impossível: o perdão dos pecados não pode ser obtido por meio do amor a Cristo. O amor da mulher pecadora pelo Salvador foi uma resposta ao perdão que Ele lhe concedera. Ela percebeu o quanto havia sido perdoada, portanto, seu coração a impeliu a provar seu amor por Ele ungindo os pés do Senhor Jesus com um óleo caríssimo. O Salvador expressou Sua alegria com aquele ato afirmando que o grande amor dela provou que aquela mulher compreendera a extensão dos pecados que cometera e a profundidade do perdão que lhe foi dado.

Todos os que se aproximam de Deus percebem gradualmente o abismo de nosso estado caído e a grandeza da obra do Senhor Jesus na cruz. Apenas os que têm uma clara compreensão do que o pecado significa estão aptos a entender o mistério do indescritível perdão que Deus nos oferece.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 7.9

16 de Setembro

"Depois destas cousas vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro." Apocalipse 7.9

O último livro da Bíblia, o Apocalipse, nos revela a glória do Cordeiro. Ali vemos a posição do Cordeiro diante de Deus. Só raramente o trono de Deus é mencionado sem o Cordeiro. Em vez disso, lemos: "...e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação." Ou: "Então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro."

Logo em seguida o Cordeiro é revelado como o centro da glória de Deus, e isto por toda a eternidade. A vida eterna jamais existe sem o Cordeiro de Deus: "Nela nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro." Deus deu ao Cordeiro o registro dos salvos. E somente aquele que recebeu a natureza do Cordeiro no renascimento poderá um dia ver o Cordeiro: "Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é." Tão gloriosa, mas também absolutamente séria é a mensagem do Cordeiro!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 9:1-14

Números 9:1-14

1 E FALOU o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no primeiro mês, dizendo:
2 Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado.
3 No dia catorze deste mês, pela tarde, a seu tempo determinado a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todos os seus ritos, a celebrareis.
4 Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa.
5 Então celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, pela tarde, no deserto de Sinai; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.
6 E houve alguns que estavam imundos por terem tocado o corpo de um homem morto; e não podiam celebrar a páscoa naquele dia; por isso se chegaram perante Moisés e Arão naquele mesmo dia;
7 E aqueles homens disseram-lhe: Imundos estamos nós pelo corpo de um homem morto; por que seríamos privados de oferecer a oferta do Senhor a seu tempo determinado no meio dos filhos de Israel?
8 E disse-lhes Moisés: Esperai, e eu ouvirei o que o Senhor vos ordenará.
9 Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém entre vós, ou entre as vossas gerações, for imundo por tocar corpo morto, ou achar-se em jornada longe de vós, contudo ainda celebrará a páscoa ao Senhor.
11 No mês segundo, no dia catorze a tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão.
12 Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.
13 Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viagem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado.
14 E, quando um estrangeiro peregrinar entre vós, e também celebrar a páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da páscoa e segundo o seu rito assim a celebrará; um mesmo estatuto haverá para vós, assim para o estrangeiro, como para o natural da terra.


Números 9:1-14
Um ano se passou desde a saída do Egito, e o Senhor comunica a Moisés Suas instruções para a celebração desse grande aniversário. A cristandade celebra anualmente o nascimento e morte do Salvador, mas depois disso muitos não dedicam um pensamento sequer a tais coisas até o ano seguinte. O redimido do Senhor tem, em contraste, o privilégio de lembrar juntos os Seus sofrimentos e a Sua morte a cada primeiro dia da semana ao participar da Ceia que Ele instituiu.

Em Israel, a graça fez provisão para todos os que estivessem cerimonialmente impuros ou que estivessem em viagem. O Senhor conhece as circunstâncias dos Seus e lhes oferece Sua misericórdia, mas não abaixa Seu próprio padrão. Mesmo no segundo mês, a festa tinha de ser celebrada de acordo com todas as ordenanças da Páscoa (v. 12). Assim como a confissão das faltas era necessária aqui (v. 7), a Palavra convoca o crente a analisar e julgar a si mesmo antes de participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:28). De forma alguma a participação hoje em dia é, como era no tempo da Páscoa, uma obrigação a ser observada por temor do julgamento (v. 13). O desejo expresso do Senhor não tem menos poder sobre o coração do redimido por essa causa. Será que não é algo muito sério se abster de participar da Ceia do Senhor sob o pretexto de que ela não é obrigatória, uma vez que o próprio Senhor disse: “Bebei dele todos”? (Mateus 26:27).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 4:12

Quarta-feira 15 Setembro

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).

Opiniões inúteis

Eu conversava por telefone com certo homem que me indagava sobre questões relacionadas à fé. Por fim, ele me perguntou: Você é um fundamentalista?

O que você quer dizer com isso?, repliquei.

Bem, você realmente acredita que a Bíblia foi literalmente inspirada por Deus?

Então ele não pôde mais se conter e falou: Eu estive em todas as igrejas e grupos cristãos e verifiquei que todos crêem em algo diferente. Cheguei à conclusão que a fé em Deus é baseada puramente na experiência pessoal.

O que a Bíblia diz não é importante para mim. Eu creio em Deus e isso é o principal. Jesus Cristo não significa nada para mim.

Muitas pessoas pensam assim como esse homem. O problema é: tal fé tem uma fundação muito frágil. Para experimentar os caminhos de Deus temos de conhecê-Lo da maneira pela qual Ele Se revelou à humanidade. Opiniões são absolutamente inúteis. Se cada indivíduo pudesse inventar um deus, esse ser nem mesmo mereceria ser chamado de “Deus”. Ele existiria somente na imaginação de seu “seguidor”.

A Bíblia é a única fonte de informação acerca de Deus. Todos os verdadeiros cristãos podem confirmar isso.

Quem se firma sobre a fundação da Palavra de Deus cedo descobre o significado de Jesus Cristo. Ele é o único “Mediador entre Deus e os homens” (1 Timóteo 2:5). Necessitamos desse Mediador porque somos pecadores e sem Ele ninguém pode chegar a Deus.

Que DEUS abançoe a todos.

2 Coríntios 13.4

15 de Setembro

"Porque, de fato foi crucificado em fraqueza, contudo vive pelo poder de Deus." 2 Coríntios 13.4

Jesus é chamado Cordeiro de Deus a fim de nos desvendar a natureza da Sua vitória. Pois a vitória de Jesus é a vitória do Cordeiro. Ele a conquistou excluindo quaisquer esforços humanos, pois Ele "foi crucificado em fraqueza." Por isso é tão poderosa a exclamação de João Batista, mesmo em sua aparente contradição: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" O mais fraco realizou o feito mais grandioso! O quanto Jesus já estava fraco vemos quando caiu sob o peso da cruz. Mas quando estava dependurado nela, começou a maior revelação de poder de todos os tempos diante do mundo invisível, espantado e trêmulo: o Cordeiro de Deus carregou o pecado do mundo. Que força tão grande capacitou o Cordeiro fraco a carregar o pecado do mundo inteiro? Eis aqui a resposta: o amor de Deus pelo mundo todo estava por trás. Não está escrito: ‘Eis o Cordeiro’, mas: "Eis o Cordeiro de Deus." O Cordeiro é capacitado – pelo poder do amor de Deus – a consumar o que tem valor eterno: tirar o pecado e a culpa de todos os homens. E aquela pessoa que, agora, segue o Cordeiro, experimenta exatamente a mesma coisa: na maior fraqueza consegue realizar o que é mais difícil. Nesse sentido, uma passagem da Bíblia adquire o maior significado: "...o poder se aperfeiçoa na fraqueza."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 8:15-26

Números 8:15-26

15 E depois os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação; e tu os purificarás, e por oferta movida os oferecerás.
16 Porquanto eles, dentre os filhos de Israel, me são dados; em lugar de todo aquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, para mim os tenho tomado.
17 Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito, os santifiquei para mim.
18 E tomei os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel.
19 E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, tenho dado para ministrarem o ministério dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazer expiação pelos filhos de Israel, para que não haja praga entre eles, chegando-se os filhos de Israel ao santuário.
20 E assim fizeram Moisés e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, com os levitas; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim os filhos de Israel lhes fizeram.
21 E os levitas se purificaram, e lavaram as suas vestes, e Arão os ofereceu por oferta movida perante o Senhor, e Arão fez expiação por eles, para purificá-los.
22 E depois vieram os levitas, para exercerem o seu ministério na tenda da congregação, perante Arão e perante os seus filhos; como o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram.
23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação;
25 Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão;
26 Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres.


Números 8:15-26
Antes de serem apresentados como uma oferta movida, os levitas eram purificados e sacrifícios eram oferecidos por eles. Eles deviam passar navalha sobre toda a carne (v. 7) e lavar as suas roupas. Já nos deparamos com esses tipos relacionados à consagração dos sacerdotes e à purificação do leproso. Eles não correspondem à conversão, mas à obra do Espírito Santo realizada por meio da Palavra com a finalidade de os crentes permanecerem puros. A navalha é um símbolo do julgamento que temos de exercer sobre tudo o que a carne produz. Para o servo, o orgulho particularmente se desenvolve rápido se a navalha não estiver lá para lidar com a sua manifestação. Além disso, quando acabamos de nos lavar, não gostamos de colocar roupas sujas. E, para servir ao Senhor, precisamos ter não somente uma boa consciência, mas igualmente um testemunho prático irrepreensível.

Apenas “depois disso” (v. 22), o levita poderia realizar sua tarefa. Importante lição! Todo ofício exige um período de aprendizado, de preparação. Quanto mais a obra do Senhor! Antes de precipitadamente começar um trabalho para Cristo, permita que Ele, pela Sua graça, conclua aquilo que deseja realizar em nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 7:89 e 8:1-14

Números 8:1-14

1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro.
3 E Arão fez assim: Acendeu as lâmpadas do candelabro para iluminar o espaço em frente, como o Senhor ordenara a Moisés.
4 E era esta a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pé até às suas flores era ele de ouro batido; conforme ao modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.
5 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os;
7 E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão.
8 Então tomarão um novilho, com a sua oferta de alimentos de flor de farinha amassada com azeite; e tomarás tu outro novilho, para expiação do pecado.
9 E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel.
10 Farás, pois, chegar os levitas perante o Senhor; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas.
11 E Arão oferecerá os levitas por oferta movida, perante o Senhor, pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor.
12 E os levitas colocarão as suas mãos sobre a cabeça dos novilhos; então sacrifica tu, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto ao Senhor, para fazer expiação sobre os levitas.
13 E porás os levitas perante Arão, e perante os seus filhos, e os oferecerá por oferta movida ao Senhor.
14 E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas sejam meus.

Números 7:89 e 8:1-14
O versículo 89 nos conta o segredo de “Moisés, o homem de Deus” (Salmo 90). Era a oração. Contemple-o sob o peso de suas esmagadoras responsabilidades, acossado pelas murmurações do povo, entrando na escuridão e silêncio do santuário para conversar com Deus. Ele ouvia “a voz que lhe falava de cima do propiciatório”. E pense no Senhor Jesus que, quando adentrava a noite e a manhã estava longe de chegar, após a exaustão do dia anterior, ia sozinho para um local solitário a fim de orar (Marcos 1:35; 6:46).

Por que existe uma referência ao candelabro no começo do capítulo 8, entre as ofertas práticas do capítulo 7 e a consagração dos levitas nos versículos seguintes? Não é para demonstrar que a luz prova e aprecia tanto as ofertas quanto o ofertante, não apenas o serviço mas também a pessoa que o executa? Deus sabe o valor de nossa devoção, sobre a qual esse rito de consagração fala. E notamos que os levitas eram apresentados a Arão como uma oferta movida, como se para permitir que a divina luz brilhe sobre cada um sucessivamente, de modo que ninguém fosse deixado na escuridão. Se houvesse a menor mancha nas vestes deles, ela seria imediatamente percebida. Quão importante é sempre estar diante de Deus para servi-Lo (1 Reis 17:1).

Que DEUS abençoe a todos.