terça-feira, 3 de agosto de 2010

Salmos 19:7 e 8

CHEIRO DE PIPOCA

Que tipo de relação você poderia encontrar entre um código de lei e um carrinho de pipocas?Não! Não se trata de um programa falando sobre leis que pipocam nos tribunais.

Nem tampouco é alguma receita especial de pipocas que fazem as pessoas guardarem as leis. Nosso programa de hoje também não fala sobre um pipoqueiro que infringiu as leis do trânsito ou coisa que o valha.

Mas sem dúvida nenhuma fala sobre leis e sobre pipocas.


"A Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos".Salmos 19:7 e 8


Sabe o que é isso? [mostra uma camiseta]

É lógico! Uma camiseta da Seleção Brasileira de Futebol.

Mas pra mim ela não é uma camiseta qualquer. Esta camiseta é do meu filho do meio, o Gabriel. Durante a Copa do Mundo de 2002, meu filho usava esta camiseta todos os dias, e não era só nos dias de jogo.

Você se lembra de como o Brasil ficou colorido de verde e amarelo durante a Copa?

A gente usava o verde e amarelo com orgulho! Tínhamos orgulho de ser brasileiros, nós Brasileiros amamos o futebol.

Mas você já parou pra pensar que para existir um esporte chamado futebol, que apaixona bilhões de pessoas no mundo, tem que haver regras, normas e leis?

No caso do futebol são 17 regras. Sem estas regras não pode haver uma partida de futebol, mas nem por brincadeira!

Alguns dizem que as leis servem apenas para serem desobedecidas, mas imagine você se não houvesse, por exemplo, leis trabalhistas, o que seria dos trabalhadores? Sem férias, sem décimo terceiro no fim de ano!

Para que a gente possa conviver uns com os outros os nossos direitos e deveres precisam ser bem definidos e respeitados!

E para isso são necessárias leis. E para ter leis é necessário um Código Civil, que é um conjunto de leis de uma sociedade. Sem as leis do Código Civil eu poderia pegar o seu carro, sua TV, tudo o que eu quisesse. Só que os outros poderiam também pegar o que é meu, e nunca haveria punição.

Vamos falar um pouco de Código Civil Brasileiro:

O Novo Código Civil Brasileiro entrou em vigor depois de 26 anos de muita discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. O Novo Código Civil veio substituir a um outro Código que já vigorava por 86 anos, isso mesmo desde 1916, e você sabe qual é o primeiro artigo do Novo Código Civil?

"Toda pessoa é capaz de direito e deveres na ordem civil". Viu só? Toda pessoa. Imagine só você chegando em casa pro almoço, e a sua secretária do lar resolveu que naquele dia, por estar muito atarefada, iria fazer a limpeza e só iria começar a fazer o almoço á partir das 3 horas, só que você sai para o almoço ao meio dia, e o seu horário de almoço é até ás 2 horas, sendo que neste horário 2 horas você já tem que estar no seu trabalho. Que transtorno! Você percebeu?

Mas o nosso primeiro verso falava sobre a lei de Deus.

O que dizer sobre ela? Será que ela é menos importante que as leis do futebol, ou do código civil, ou as leis de trânsito?

Será que você pode desobedecer á Lei de Deus sem sofrer conseqüências?

Seria a Lei de Deus apenas um capricho da parte de Deus, querendo limitar a sua liberdade? Um freio para te dizer quem é que manda de verdade no Universo? Estaria ela fora do contexto social atual?

Estaria a Lei de Deus precisando ser reformada igual foi o Código Civil Brasileiro?

Embora algumas pessoas pensem que Jesus veio mudar ou revogar a lei, veja o que Ele mesmo diz em Mateus 5:17 e 18. "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim revogar, vim cumprir.

Porque em verdade vos digo: que até que o céu e a terra passem, nem um í ou um til jamais passará da lei até que tudo se cumpra". Revogar quer dizer anular, Cristo está dizendo que Ele não veio para anular a lei, Ele veio também para obedecer.

Mas eu quero agora fazer uma pergunta: Você sabia que na Bíblia existe uma parte que não foi inspirada por Deus? É exatamente isso que você ouviu!

Quer saber que parte é esta?

É a própria Lei de Deus!

Sim, ela não precisou ser inspirada por Deus porque foi Ele mesmo quem a escreveu.

Êxodo 31:18. "E tendo Deus acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo próprio dedo de Deus".

Três vezes, apenas três vezes a Bíblia relata o Senhor escrevendo.

A primeira vez neste texto, que fala de Deus escrevendo em tabuas de pedra. E Deus escreveu em Pedra porque era para sua lei durar para sempre!

A segunda vez foi logo depois de Moisés que havia acabado de receber a Lei de Deus, ter quebrado as duas tábuas da Lei.

A terceira vez que a Bíblia menciona o Senhor escrevendo está em João 8:8. "E inclinando-se, continuou a escrever no chão". O que Jesus escreveu no chão? Foram os pecados daqueles homens que queriam apedrejar uma mulher pecadora. Gosto de pensar que o mesmo Senhor que escreveu a sua Lei em tabuas de pedra, escreve meus pecados na areia.

Agora quero convidar você a ler comigo a Lei de Deus. Ela está registrada na íntegra em Êxodo 20: 1-17.


Primeiro: "Não terás outros deuses diante de mim".

Segundo: "Não farás para ti imagem de escultura".

Terceiro: "Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão".

Quarto: "Lembra-te do dia de Sábado para o Santificar".

Quinto: "Honra Teu Pai e Tua Mãe".

Sexto: "Não Matarás".

Sétimo: "Não Adulterarás".

Oitavo: "Não Furtarás".

Nono: "Não Dirás Falso Testemunho Contra o Teu

Próximo".

Décimo: "Não Cobiçarás".


Embora existam na Lei de Deus, oito Mandamentos começando com "não", ela não é proibição, mas sim proteção.

Quer ver?

Quando Ele diz "Não Matarás", Ele está protegendo a sua vida. Quando diz "Não Adulterarás", está protegendo o seu lar.

"Não Furtarás", está protegendo o seu patrimônio, os seus bens. E assim cada mandamento serve para proteger você de todas as maneiras possíveis.

O texto que lemos no início diz que a lei de Deus é perfeita, assim como Deus é perfeito, a lei de Deus é eterna assim como Deus é eterno e será para sempre. Vejamos o que a Bíblia nos diz em Salmos 119:44. "Assim observarei de contínuo a sua lei, para sempre e eternamente".

A Lei de Deus não necessita de reforma, ou de atualização ela é perfeita, ela é útil para nos mostrar qual é a vontade de Deus.

Em Romanos 7:12 lemos: "E assim a lei do Senhor é santa, e o mandamento santo, justo e bom", vemos aqui Paulo dando à lei de Deus as mesmas qualidades do próprio Deus. A Lei de Deus é Perfeita, Eterna, Santa, Justa e Boa.


A Lei de Deus é a expressão do caráter de Deus, é como se fosse a impressão digital de Deus, com as mesmas características de Deus.

Eles abrangem todas as áreas do relacionamento, começando com o seu relacionamento com o próprio Deus e passando então para o relacionamento com seus familiares ou mesmo com seus amigos, e se estendendo aos estranhos ou desconhecidos, estabelecendo quais são os seus direitos e quais são os seus deveres para com os outros.

Você sabe qual mandamento Adão e Eva transgrediram, no dia em que comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal?

A resposta é simples: Todos os mandamentos, do primeiro ao décimo.

O primeiro mandamento diz para não termos outros deuses diante de Deus. Ao comerem do fruto Deus não foi para eles o único Deus, pois tudo aquilo que rouba a nossa atenção desviando-nos de Deus ou ocupa o lugar de Deus, passa a ser um ídolo, roubando o lugar de Deus, então Adão e Eva transgrediram o primeiro mandamento.

O segundo mandamento diz para não fazer imagens e muito menos adorar, prestar culto ou reverência, bem eles obedeceram a Satanás, então serviram a Satanás, transgrediram o segundo mandamento também.

O terceiro diz para ter respeito pelo nome de Deus, e eles colocaram a Deus numa situação que dava a entender que Deus não estava dizendo a verdade, omitindo ou escondendo alguma informação, então transgrediram também o terceiro mandamento.

O quarto mandamento fala de um tempo sagrado para adorar a Deus um tempo específico para a nosso encontro com Deus, e eles Adão e Eva gastaram tempo para falar com Satanás.

O quinto pede obediência aos nossos pais, quem era o Pai de Adão e Eva? Sim era Deus e eles o desonraram.

O sexto diz para não matar, e ao comerem do fruto causaram a morte não apenas deles, mas de toda a raça humana.

O sétimo fala do adultério, mas os dois traíram a Deus.

O oitavo fala para não furtar, eles pegaram algo que não lhes pertencia.

O nono fala para não dizer falso testemunho, e Deus foi chamado indiretamente de mentiroso.

O décimo fala para não cobiçar, e eles que já eram semelhantes a Deus, quiseram ser também Deus.

Por isso fica fácil entender o que a Palavra de Deus nos diz em Tiago 2:10. "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos".

Os mandamentos estão ligados um ao outro, como se fossem pedras de dominó e ao tropeçarmos num mandamento acabamos esbarrando em outro.

Você já percebeu que Jesus jamais falou contra a lei?

Veja João 15:10.

"Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor".

Você viu que Jesus chama a lei de "meus Mandamentos?".

Algumas pessoas confundem a função da lei:

- Uns pensam que se guardarem a lei poderão contar pontos para sua Salvação - Estão errados, pois a própria Bíblia diz em Romanos 3:20 - "visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado".

- Outros pensam que por não contar pontos para a salvação, não precisamos guardar a lei - mas também estão errados, pois Jesus diz na mesma Bíblia:

"Se me amardes guardareis os meus mandamentos". João 14:15

E Jesus ainda continua dizendo no verso 21 de João 14. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". João 14:21

Então, como resolver este impasse?

Bem, realmente guardar a lei não salva ninguém. Mas nós não guardamos a lei para, ou com o objetivo de sermos salvos. Simplesmente a guardamos depois que conhecemos a Jesus e o amamos. Ela é um resultado.

Veja só: Tenho certeza que você já foi a um casamento. Todos estão felizes, a noiva e o noivo estão emocionados.

No meio do sermão a noiva e o noivo choram.

Você acha que ela está chorando porque está se lembrando das muitas camisas que terá que passar durante sua vida?

Ou será que ele está chorando porque acaba de se lembrar que vai ter que lavar muita louça dali em diante?

É lógico que não! Eles choram de alegria!

E mesmo sabendo que terão deveres em casa, farão tudo com prazer enquanto se amarem!

Eles formavam um casal apaixonado e faziam planos para o casamento.

Naquela noite estavam se despedindo enquanto o pai vigiava. De repente se aproximou um pipoqueiro, o cheiro da pipoca invadiu todo o quarteirão! Era tentador! Como um bom cavalheiro, meu amigo Vado queria comprar pipocas para ela, mas o dinheiro que tinha no bolso só daria para pegar o ônibus.

Sua casa ficava bem longe e pra piorar a situação tinha muita subida, ele sabia o que representaria comprar um, apenas um saquinho de pipoca.

Pode parecer algo muito simples, mas um sentimento sincero falou mais forte, e este sentimento era o amor, foi o amor que o levou a voltar a pé para casa naquele dia.

Não basta dizer que se ama e necessário provar que se ama. A obediência à Lei de Deus é a única maneira de provarmos que amamos a Deus, a Lei é tal qual um espelho que olhamos para ver como estamos nos preparando para encontrarmos com o nosso Deus.

Eu quero orar com você agora, quem sabe você olha para lei e se sente incapaz de seguí-la, mas o Senhor pode dar a você poder pra seguir a lei, e aí você não terá que confiar, apenas nas suas próprias forças, vamos orar?

Oração

Querido Deus, quando olhamos para o Senhor e para o seu caráter, vemos quão longe estamos da imagem e semelhança que fomos criados. Mas nós sabemos também Senhor, que o Senhor é Deus poderoso, que o Senhor pode todas as coisas, por isso pedimos transforme a nossa vida. E assim quando olharmos para o espelho da Lei, quando olharmos para o que devemos ser, que o Senhor possa nos fazer diferentes do que somos e mais parecidos com o que o Senhor é, em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12:29-30

Terça-feira 3 Agosto

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas (Lucas 12:29-30).

Ele sabe! O Pai sabe!

Como essa breve frase é reconfortante: “Vosso Pai sabe”! O Senhor não disse: “Vosso Pai virá ajudá-los”. Isso seria igualmente verdade, mas Ele enfatiza o perfeito conhecimento de Deus acerca das necessidades de Seus filhos. Ele sabe.

Se conhecemos a Deus como Pai, não é um consolo ter a certeza de que Ele está ciente de tudo o que nos diz respeito, que Ele sempre nos ouve e que em nada diminuiu Seu amor por nós? Ele sabe. Nada escapa ao Seu olhar atento. Todos os redimidos podem descansar nessa segurança.

Ele conhece as necessidades de Seus filhos. E cuida deles com zelo e sabedoria. Dia após dia, o Pai concede o que Seus filhos necessitam. A compaixão humana tem limites, mas a compaixão de Deus não.

O apóstolo Paulo experimentou disso em suas prisões. Acerca de seu interrogatório antes de se apresentar em Roma, ele comentou: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me de­sampararam… Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me” (2 Timóteo 4:16-17). Outra vez, quando corria risco de naufrágio, ele falou aos seus companheiros: “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas” (Atos 27:23-24).

Deus não abandonou Seu servo nas provações, mas o fortaleceu na prisão e na tempestade. Hoje talvez não mande um anjo, mas Ele sabe! Pensar nisso renova a nossa coragem e nos fortalece para a caminhada.

Que DEUS abençoe a todos.

João 5.39

3 de Agosto

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." João 5.39

Existem pessoas que dizem: "Eu vou à igreja, isso me basta!" Quem fala assim? Em geral são aqueles que estão satisfeitos com a pregação do domingo. Em "cristãos" desse tipo se faz a triste constatação de que seus interesses, exceto uma certa religiosidade, estão voltados para outras coisas. A pessoa que não tem fome pela Palavra de Deus, mesmo se chamando cristã, deve se perguntar se é renascida. Pessoas assim gostariam muito de apagar a divisa entre o mundo e o discipulado de Jesus. Neste instante pode surgir a pergunta: mas não se pode mais gozar a vida? Não se pode ir ao cinema, ver um bom filme, não se pode mais dançar? Simplesmente vá tantas vezes quantas seu coração tem fome disso. Mas saiba que este é justamente o termômetro que mostra até que ponto você tem a Jesus de verdade. Aquele que de fato é renascido não pode mais correr atrás do mundo. Estamos no mundo, mas não somos mais do mundo. Jesus Cristo se tornou o conteúdo e alvo de toda a nossa vida. Por isso, Ele nos separa de tudo que possa nos impedir de seguir em direção a esse alvo.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 11:29-47

Levítico 11:29-47

29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositadas nesses vasos, será imunda.
35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
43 Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.


Levítico 11:29-47
Observando répteis e animais que “rastejam” sobre a terra, reconhecemos certos aspectos e perigos morais com os quais devemos ter cuidado. A doninha e o rato danificam plantas jovens, destruindo as raízes; as diferentes espécies de lagartos talvez sugiram as inúmeras maneiras que as pessoas ostentam para chamar a atenção para si mesmas; o camaleão sugere aqueles que sempre assumem o estilo de vida do ambiente em que vivem: cristãos entre cristãos, pessoas mundanas na companhia de pessoas do mundo.

Os versículos 32-40 mostram como as coisas melhores e mais úteis podem ser contaminadas por aquilo que vem da “serpente”. Que o Senhor nos ensine a vigiar nossa alma e a fazer uso da infalível provisão que Ele coloca à nossa disposição: uma fonte, uma cisterna, um suprimento de água, símbolos da divina Palavra, sempre permanecem limpas. Um israelita piedoso sempre toma cuidado para se preservar de toda comida impura ou comum (Atos 10:14). Que tenhamos uma consciência sensível a fim de podermos distinguir entre o que é espiritualmente puro e o que é impuro, entre o que é capaz de alimentar nossa alma e o que pode envenená-la. E que o Senhor nos dê olhos puros e um coração completamente preenchido com Seu amor!

Que DEUS abençoe a todos.