sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Filipenses 3:18-19

Sexta-feira 19 Fevereiro

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas (Filipenses 3:18-19).

Falsos cristãos

Uma coisa em especial entristecia o apóstolo Paulo: aqueles que se diziam cristãos mas, de fato, eram inimigos da cruz de Cristo. Estes não estavam preparados para enfrentar a vergonha e a auto-renúncia que resultam dela.

Eram pessoas que foram atraídas pela doutrina do cristianismo e exteriormente a professavam. Mas não tinham verdadeiramente nascido de novo e não estavam preparadas para ter a vida moldada por Cristo e pela cruz.

Ao contrário, a conduta deles era marcada por coisas vergonhosas e pela busca de prazeres, pois pensam somente nos desfrutes terrenos. Apesar de se proclamarem cristãos, o final deles, afirma Paulo catego­ricamente, é a total destruição.

Devemos sempre nos fazer a seguinte pergunta: o que a cruz de Cristo significa para mim? Será que na minha vida ela é a revelação da justiça, da santidade, do amor e da graça de Deus? É onde minha consciência encontra paz e o meu coração é purificado pelo sangue derramado de Cristo? Os que consideram a cruz de Cristo loucura estão destinados à perdição (1 Coríntios 1:18). Tais pessoas são inimigas da cruz de Cristo.

Talvez você até tenha alguma simpatia por Jesus Cristo, o Justo que fez tanto bem, mas a idéia da cruz lhe dá horror. No entanto, foi lá que Ele enfrentou o julgamento de Deus por causa dos seus pecados e dos meus. Assim, todo o que aceita pela fé o sacrifício feito na cruz recebe o perdão dos pecados e tem acesso a Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 62.2

19 de Fevereiro

"...E serás chamado por um nome novo, que a boca do Senhor designará." (Isaías 62.2)

Aquele que usa o nome do Senhor com o coração purificado e cheio de fé experimentará que desta maneira Satanás é enxotado como um raio. Nenhum poder do inimigo pode resistir diante desse nome precioso. Abrão esteve muito tempo sozinho com sua mulher Sarai. Eles creram na Palavra de Deus. Deus lhes havia dado a promessa e queria fazer deles uma grande nação. Eles esperaram décadas e continuaram obedientes confiando no seu Deus. Então chegou o momento em que Deus pôde renová-los. Ele falou a Abrão: "Abrão já não será o teu nome, e, sim, Abraão". Em outras palavras: "Agora você ainda é um só, mas eu o multiplicarei por milhões". Quando a Palavra de Deus penetra em nós e quando obedecemos pela fé ignorando todas as evidências em contrário, assim como fez Abraão, agindo como o Senhor deseja: "...anda na minha presença, e sê perfeito", então o Senhor nos transformará e não mais estaremos sozinhos. Mas o maravilhoso é que Deus não toma só a Abrão e faz dele um Abraão, Ele transformou também a Sarai, dando-lhe o nome de Sara. Para Deus o matrimônio é um todo. A estrutura que Deus deseja para o matrimônio é que homem e mulher andem juntos, e os dois andem com o Senhor!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 3:1-17

2 Timóteo 3.1-17

1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;
9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.
10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, --que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste
15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.


2 Timóteo 3:1-17

O sombrio retrato moral dos vv. 2 a 5 é similar ao do primeiro capítulo da epístola aos Romanos, vv. 28 a 32, com a diferença de que aqui não se descrevem os pagãos, mas sim as pessoas que se consideram cristãs! E, o que é mais grave, a forma de piedade - a hipocrisia - cobre esses horrendos traços com um verniz enganoso. Com um "tu, porém", o apóstolo volta a interromper-se (vv. 10 e 14; 4:5). De um lado vemos essas pessoas imorais "que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (v. 7); do outro, vemos o jovem servo de Deus, educado desde a infância com "as sagradas letras" (v. 15), sob a influência de uma mãe e de uma avó piedosas (1:5). Bem-aventurados os que, desde a infância, têm sido assíduos leitores da Palavra de Deus! A eles e a todos nós, é dirigida esta exortação: "Permanece naquilo que aprendeste" (v. 14).

O v. 16 estabelece a plena inspiração de toda a Escritura, assim como sua autoridade "para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". A Palavra de Deus alimenta e forma o homem de Deus. Timóteo era um, apesar de sua juventude. Este título de "homem de Deus" (v. 17; 1 Timóteo 6:11) é mais nobre ainda que o de soldado, obreiro ou servo do Senhor (2:3, 15 e 24). Deus mostra aqui como nos tornarmos "homens de Deus". Que Ele nos dê também o desejo de alcançarmos tamanha glória!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 2:14-26

2 Timóteo 2.14-26

14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.
18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.
19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
23 E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.
24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.


2 Timóteo 2:14-26

Quando tudo vai bem, quando a obra é próspera, o obreiro não tem motivos para se envergonhar perante os homens (1:8, 12, 16). Em troca, quando o testemunho está em ruína, é difícil escapar deste senso de vergonha. Mas que importa o menosprezo do mundo, se somos aprovados por Deus (v. 15)? Este capítulo traça uma linha de conduta que nos permite estar seguros dessa aprovação em todas as circunstâncias. Dali, onde a incredulidade e a corrupção dominam, o cristão fiel se aparta. Quanto ao seu relacionamento com os indivíduos, ele se purifica; quanto às cobiças, ele as evita; quanto ao bem, ele o segue; quanto aos crentes, os busca, une-se a eles e com eles rende culto a Deus. Na prática, os vv. 19 a 22 têm levado queridos filhos de Deus a apartar-se dos diversos sistemas religiosos da cristandade e simplesmente reunir-se em volta do Senhor para adoração.

Ouvimos um "foge" e um "segue" na primeira epístola (6:11). Que o Senhor grave no coração de todos os crentes o v. 22! Não esqueçamos, contudo, que, assim como devemos ser firmes com relação à verdade e a seus princípios, também devemos suportar as pessoas e manifestar-lhes brandura e mansidão (vv. 24-25; Efésios 4:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 7:17-24 – 8:1-5

Gênesis 7:17-24

17 E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
18 E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
19 E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
20 Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
21 E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
22 Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
23 Assim foi destruido todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.


Gênesis 8:1-5

1 E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
2 Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.
3 E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinqüenta dias minguaram.
4 E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.
5 E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.


Gênesis 7:17-24 – 8:1-5
Deus, finalmente, chegou ao fim de Sua paciência. As ondas de Seu juízo foram derramadas sobre a terra. À parte da arca que estava sendo construída, ninguém teria previsto o que aconteceria. Tudo parecia correr muito bem. O mundo continuava no seu ritmo de sempre. Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento. Nada perceberam, diz o Senhor Jesus, até quando veio o dilúvio e os levou a todos (Mateus 24:37-39). Um destino igualmente terrível atingirá os que permanecem indiferentes aos convites da graça de Deus. E este relato, registrado na Palavra de Deus e enfatizado posteriormente pelo próprio Senhor Jesus, constitui a advertência mais solene para que coloquemos nossa vida em ordem com Deus. Cada pessoa é hoje convidada a tomar o seu lugar na arca. Em outras palavras: a buscar em Cristo um abrigo da ira de Deus. E se, porventura, já possuímos nEle este lugar de absoluta segurança, nunca esqueçamos que Ele passou pelas terríveis águas do juízo de Deus em nosso lugar. “Todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim” (Salmo 42:7).

Em meio a esta catástrofe sem igual, Noé e sua família desfrutavam perfeita paz. Quer as águas subam, quer abaixem, a arca não naufragaria. Tampouco naufragará o crente que permanece em Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 7:1-16

Gênesis 7:1-16

1 DEPOIS disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
5 E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
13 E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
14 Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
15 E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.


Gênesis 7:1-16
Noé não somente tinha obedecido a Deus construindo a arca, mas ao fazê-lo segundo cada detalhe que Deus havia ordenado (6:22). Agora ele obedece entrando na arca no momento em que a ordem é dada (v. 5). A nossa segurança está na obediência a Deus. Noé, um homem de fé, pôde experimentar, de forma literal, o Salmo 32:6.

O versículo 16 nos faz lembrar de outra porta, a porta da graça, que continua aberta hoje. Mas por quanto tempo ainda? “E fechou-se a porta”, menciona solenemente Mateus 25:10. Leitor, de qual lado da porta você estará? Dentro, com Jesus e os Seus? Ou do lado de fora, com aqueles que em vão baterão à porta e aos quais o Senhor terá de responder: “Não sei donde vós sois” (Lucas 13:27)? Notemos que é o próprio Deus quem fecha a porta após Noé, sua família e todos os animais. Mesmos que quisesse, Noé não poderia mais abri-la para quem quer que fosse. Agora que Deus havia provido um meio de salvação, abrigou os Seus e fechou a porta da arca, Ele pôde abrir as comportas do céu.

Do ponto de vista profético, Noé e sua família representam o remanescente de Israel, o qual, depois do arrebatamento da Igreja (representada em Enoque), atravessará a salvo a grande tribulação e será introduzido no novo mundo do reino milenar.

Que DEUS abençoe a todos.