sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gênesis 7:17-24 – 8:1-5

Gênesis 7:17-24

17 E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
18 E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
19 E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
20 Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
21 E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
22 Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
23 Assim foi destruido todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.


Gênesis 8:1-5

1 E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
2 Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.
3 E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinqüenta dias minguaram.
4 E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.
5 E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.


Gênesis 7:17-24 – 8:1-5
Deus, finalmente, chegou ao fim de Sua paciência. As ondas de Seu juízo foram derramadas sobre a terra. À parte da arca que estava sendo construída, ninguém teria previsto o que aconteceria. Tudo parecia correr muito bem. O mundo continuava no seu ritmo de sempre. Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento. Nada perceberam, diz o Senhor Jesus, até quando veio o dilúvio e os levou a todos (Mateus 24:37-39). Um destino igualmente terrível atingirá os que permanecem indiferentes aos convites da graça de Deus. E este relato, registrado na Palavra de Deus e enfatizado posteriormente pelo próprio Senhor Jesus, constitui a advertência mais solene para que coloquemos nossa vida em ordem com Deus. Cada pessoa é hoje convidada a tomar o seu lugar na arca. Em outras palavras: a buscar em Cristo um abrigo da ira de Deus. E se, porventura, já possuímos nEle este lugar de absoluta segurança, nunca esqueçamos que Ele passou pelas terríveis águas do juízo de Deus em nosso lugar. “Todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim” (Salmo 42:7).

Em meio a esta catástrofe sem igual, Noé e sua família desfrutavam perfeita paz. Quer as águas subam, quer abaixem, a arca não naufragaria. Tampouco naufragará o crente que permanece em Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário