domingo, 21 de fevereiro de 2010

Salmo 22:4,6

Domingo 21 Fevereiro

Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste… Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo (Salmo 22:4,6).

Insondável mistério

Enquanto o Salmo 69 fala sobre os sofrimentos do Senhor infligidos pelos homens quando O trataram como um criminoso, o Salmo 22 nos fala sobre as três horas de escuridão na cruz. Foi o período de tempo em que Cristo foi abandonado por Deus devido ao julgamento de nossos pecados.

Quando o sol escureceu e a sentença divina chegou, quando Deus “o fez pecado por nós” (2 Coríntios 5:21), Ele poderia Se voltar para Deus? Na cruz Ele experimentou o que Jeremias expressou em Lamentações: “Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração” (3:44).

Será que podemos entender por que Deus escondeu Sua face no momento em que Seu Filho mais precisava? Ele fez isso por causa da enorme culpa de nossos pecados que estavam sobre Jesus. “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal” (Habacuque 1:13). E todo o mal de toda a humanidade foi lançada sobre o Filho de Deus. Ainda hoje é de partir o coração pensar no clamor de Jesus: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (v. 1).

Esse é um mistério insondável: Deus, justo e santo Juiz, permitiu que o juízo recaísse sobre nosso Senhor. No mesmo momento em que o Pai seria glorificado pelo Filho, Ele ficou em silêncio! Tudo isso o Pai e o Filho fizeram por amor – amor a mim e a você!

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 32.27-28

21 de Fevereiro

"Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então disse: Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." (Gênesis 32.27-28)

Existe ainda uma terceira pessoa na Bíblia que teve seu nome mudado. Isto aconteceu numa noite misteriosa em Peniel. Este episódio é misterioso e mal podemos entendê-lo: quando Jacó estava sozinho, um homem lutou com ele. Muitas vezes, ensina-se que Jacó lutou com Deus, mas, em primeiro lugar, Deus lutou com Jacó, até o clarear do dia. Está escrito claramente: "...lutava com ele um homem." Durante quanto tempo? Até que o Senhor quebrou sua força humana, pois Jacó não queria se entregar. Somente então Jacó começou a lutar. Ele se agarrou firmemente no Senhor e exclamou: "Não te deixarei ir, se me não abençoares." Devemos levar em conta que o Senhor de fato o abençoou, mas só depois da renovação do nome, só depois que Jacó confessou o que era em seu íntimo. Jacó chorou, lutou com persistência e exclamou: "Não te deixarei ir, se me não abençoares." Ele quer que o Senhor o abençoe logo. Então o Senhor lhe pergunta: "Como te chamas? Ele respondeu: Jacó." Essa foi a sua confissão de pecado, pois Jacó significa "embusteiro, enganador". Depois de ele confessar isso, o Senhor diz: "Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel."

Que DEUS abençoe a todos.

Tito 1:1-16

Tito 1.1-16

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,
2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
3 e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10 Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11 É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.
12 Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
13 Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé
14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.
15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.
16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.

Tito 1:1-16
Na epístola a Tito, voltamos a encontrar os mesmos temas que nos ocuparam na primeira epístola a Timóteo: a boa ordem na igreja, a sã doutrina contrastando com aquela dos falsos mestres e seus efeitos na conduta dos crentes. Paulo instruiu a Tito que escolhesse e constituísse presbíteros (no plural) em cada igreja (Atos 14:23). Isto está longe do princípio de tantas igrejas de hoje, nas quais um só homem ocupa essa função, e a tem como se fosse um cargo hierárquico. Dignidade, sobriedade, hospitalidade e domínio próprio são as características morais indispensáveis a um bispo (a mesma pessoa também é chamada de presbítero ou ancião).

Não é lisonjeiro o retrato dos cretenses feito pelos seus próprios profetas e confirmado pelo apóstolo. Essas características marcantes do homem natural não são apagadas com a conversão. Alguns ainda permaneciam mais inclinados à mentira, outros à preguiça ou ao orgulho. Cada filho de Deus deve aprender a conhecer as suas próprias tendências e, com a ajuda do Senhor, vigiar, a fim de que elas não se manifestem. Outra delas é a insubordinação! Esta já se manifesta nos filhos para com seus pais (final do v. 6 de Tito 1) e pode desenvolver-se, mais tarde, em rebelião contra todo o ensinamento divino (v. 10). Mas Deus não reconhece as obras de quem não se sujeita à autoridade de Sua Palavra (v. 16).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 4.1-22

2 Timóteo 4.1-22

1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo depressa.
10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze -o, pois me é útil para o ministério.
12 Quanto a Tíquico, mandei -o até Éfeso.
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
19 Saúda Prisca, e Áqüila, e a casa de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei -o doente em Mileto.
21 Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.


2 Timóteo 4:1-22

Ainda que muitos se recusem a dar ouvidos à verdade (v. 4), o servo do Senhor deve pregar, advertir, instar "quer seja oportuno, quer não", corrigir, repreender, exortar... numa palavra, cumprir cabalmente seu ministério (vv. 2 e 5). Paulo havia dado o exemplo. Sua carreira tinha sido completada. Os desportistas sabem que uma competição nunca está decidida antes da linha de chegada. Abandonar a competição ou permitir ser ultrapassado nos últimos metros é perder toda a corrida... juntamente com o prêmio. Os passos finais são freqüentemente os mais difíceis. O amado apóstolo nos dá uma comovedora idéia das condições finais de seu combate e de sua carreira: prisão, frio e nudez (ver 1 Coríntios 4:11; 2 Coríntios 11:27; aqui ele pede a sua capa, v. 13), maldade e oposição dos homens (vv. 14-15), seu comparecimento perante César (Nero) na ausência de todos os seus amigos (v. 16). Estes se haviam dispersado. Até Demas o havia abandonado. Nós não podemos fazer parte dos que amam "o presente século" (v. 10) e, ao mesmo tempo, dos que amam a vinda do Senhor (v. 8). E a epístola termina mencionando o supremo recurso num tempo de ruína: a graça. Esta era a saudação do apóstolo (1:2) e também sua despedida (v. 22). Que esta graça esteja com cada um de nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 9:1-19

Gênesis 9:1-19

1 E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
7 Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:
9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.
10 E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.
11 E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.
18 E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.


Gênesis 9:1-19
A terra foi purificada por completo das conseqüências do pecado. Mas a raiz do mal ainda está neste coração humano, que nem todas as águas do dilúvio poderiam purificar.

Deus abençoa o patriarca e sua família e confia-lhes o governo da terra. Como responderão os descendentes de Noé a esta benevolência divina? Do mesmo jeito que Caim no capítulo 4: derramando sangue! Deus então anuncia que a violência reaparecerá. Sim, o sangue do próprio Filho de Deus será derramado e somente este sangue será capaz de purificar o coração do homem.

A terra está entregue ao homem que desde então a tem governado rudemente. Sob seu fardo “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8:22).

Como sinal de Sua aliança, Deus põe nas nuvens o arco-íris. A sua aparição é ainda hoje, quando de uma repentina chuva, o sinal da graça de Deus e a recordação da promessa do versículo 15.

O mesmo ocorre com o cristão, no sentido espiritual. Em meio a todas as tempestades da vida aqui na terra, ele tem o privilégio de, pela fé, elevar os seus olhos para o Deus eterno, sim, para um Deus que é fiel às Suas promessas. A presença de Cristo à destra de Deus (Hebreus 9:12; 10:12) fala uma linguagem mais forte que o arco-íris: para o filho de Deus, ela é uma constante lembrança de um juízo ainda mais terrível que o dilúvio, e do qual ele escapou para sempre.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 8:6-22

Gênesis 8:6-22

6 E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito.
7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra.
8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.
9 A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca.
10 E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca.
11 E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
12 Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.
13 E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.
14 E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.Noé e sua família saem da arca
15 Então falou Deus a Noé dizendo:
16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
21 E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.


Gênesis 8:6-22
Sem nenhum meio de propulsão e sem um leme de direção, a arca, guiada pela mão segura de Deus, ancora sobre as montanhas de Ararate. Poderíamos pensar que o momento para sair havia chegado. Mas Noé espera, e se passam muitos dias. Noé entrou na arca atendendo à ordem de Deus e somente quer sair dela mediante Sua ordem. A pomba que não achou lugar onde pousar e que retorna para a arca é uma figura do Espírito de Deus, que não tem nenhum lugar em um mundo condenado. Mas, quando o Senhor Jesus veio, o Espírito finalmente pôde descer na forma de uma pomba pura sobre aquele bendito Homem (Mateus 3:16). E o mesmo se aplica hoje a cada crente que possui o Espírito Santo: ele não encontra neste mundo alimento espiritual ou qualquer coisa que satisfaça seu coração. Com o homem natural ocorre justamente o contrário: ele está à vontade aqui, justamente o que vemos na figura do corvo, uma ave imunda segundo Levítico 11:15, que se alimenta de carne deteriorada.

Finalmente Noé sai da arca mediante ordem do Senhor. O que faz primeiro? Oferece um holocausto. Deus tem a prerrogativa sobre esta terra purificada de sua impureza, e um cheiro agradável sobe até Ele.

Não temos também nós sido alvos de freqüentes livramentos, grandes ou pequenos, em nossa vida? Nunca esqueçamos de agradecer! – e antes de tudo por “tão grande salvação” (Hebreus 2:3).

Que DEUS abençoe a todos.