domingo, 21 de fevereiro de 2010

2 Timóteo 4.1-22

2 Timóteo 4.1-22

1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo depressa.
10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze -o, pois me é útil para o ministério.
12 Quanto a Tíquico, mandei -o até Éfeso.
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
19 Saúda Prisca, e Áqüila, e a casa de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei -o doente em Mileto.
21 Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.


2 Timóteo 4:1-22

Ainda que muitos se recusem a dar ouvidos à verdade (v. 4), o servo do Senhor deve pregar, advertir, instar "quer seja oportuno, quer não", corrigir, repreender, exortar... numa palavra, cumprir cabalmente seu ministério (vv. 2 e 5). Paulo havia dado o exemplo. Sua carreira tinha sido completada. Os desportistas sabem que uma competição nunca está decidida antes da linha de chegada. Abandonar a competição ou permitir ser ultrapassado nos últimos metros é perder toda a corrida... juntamente com o prêmio. Os passos finais são freqüentemente os mais difíceis. O amado apóstolo nos dá uma comovedora idéia das condições finais de seu combate e de sua carreira: prisão, frio e nudez (ver 1 Coríntios 4:11; 2 Coríntios 11:27; aqui ele pede a sua capa, v. 13), maldade e oposição dos homens (vv. 14-15), seu comparecimento perante César (Nero) na ausência de todos os seus amigos (v. 16). Estes se haviam dispersado. Até Demas o havia abandonado. Nós não podemos fazer parte dos que amam "o presente século" (v. 10) e, ao mesmo tempo, dos que amam a vinda do Senhor (v. 8). E a epístola termina mencionando o supremo recurso num tempo de ruína: a graça. Esta era a saudação do apóstolo (1:2) e também sua despedida (v. 22). Que esta graça esteja com cada um de nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário