quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Neemias 12.8

14 de Novembro

"Matanias... e seus irmãos dirigiam os louvores." Neemias 12.8

O louvor é importante? Existem tantos ofícios: serviço de assistência aos menores; departamento de trânsito; registro civil; etc. Mas na Bíblia é mencionado um ofício bem especial: o ministério do louvor. Não sabemos porque essa expressão só aparece uma vez nas Escrituras. Neemias nomeou para esse ofício um dos homens que haviam voltado da Babilônia (atual Iraque). Sabemos que o louvor é uma expressão de fé, mas o nosso conhecimento é muito pouco do quanto o Senhor espera pelo nosso louvor. Na verdade, Deus, o Senhor, reage imediatamente, e o faz de maneira visível, sensível e com todo o poder quando O louvamos de todo o coração, pois assim demonstramos que cremos. Por isso, por exemplo, queixar-se por se sentir sobrecarregado é incredulidade atrevida, pois temos uma fonte cujas correntes de força nunca secam. Eu enfatizo mais uma vez que o Senhor reage imediatamente, e que no mundo invisível acontece alguma coisa quando começamos a louvar exatamente na situação em que nos encontramos. Algo "estala", e o poder do inimigo é quebrado. O inimigo ameaça, oprime e atormenta, mas será derrotado se você se atrever a começar a louvar! Agradeça até que venha o avivamento, pois Salmo 92.1 diz: "Bom é render graças ao Senhor."

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:41-42

Segunda-feira 14 Novembro

Este [André] achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus

(João 1:41-42).

A MAIOR DESCOBERTA
O eminente médico inglês J. Y. Simpson (1811-1870) começou sua carreira em condições muito modestas e se tornou um famoso cientista. Descobriu o clorofórmio como meio de anestesia e inventou vários instrumentos cirúrgicos.

Certa vez lhe perguntaram qual tinha sido sua maior descoberta. Seus ouvintes esperavam que mencionasse um de seus projetos na área médica, porém se surpreenderam com a resposta.

“Minha maior descoberta foi me dar conta de que sou um grande pecador e que Jesus Cristo é um grande Salvador.”

Essa descoberta está ao alcance de todos, qualquer que seja a posição social ou nível escolar. Está ao seu alcance agora mesmo. Como? Ao aceitar o que Deus disse e reconhecer com sinceridade que você é culpado, se arrepender e pedir perdão a Ele. Então, com plena confiança poderá olhar parao Senhor Jesus Cristo como seu Substituto, o qual suportou o castigo devido aos pecadores, morrendo por eles.

A resposta do cientista também deve chamar a atenção dos cristãos contemporâneos. Devemos considerar que Simpson não se envergonhava do Evangelho e aproveitava as oportunidades que o Senhor lhe dava para falar de sua fé. Os crentes são chamados a serem testemunhas do Salvador, que os resgatou do império das trevas.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 48.10

13 de Novembro

"Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição." Isaías 48.10

Deus permite que nós, como cristãos, freqüentemente experimentemos provações inconcebivelmente pesadas neste mundo. A única explicação para isso nos dá o profeta Isaías. Da minha vida pessoal eu poderia relatar experiências incompreensíveis e dificuldades que ninguém entenderia. Mas nosso fiel Senhor me consolou, consolou minha família vez após vez, me fortaleceu e encheu de confiança. Através de todas as coisas ruins, Ele permitiu que víssemos luzir Sua radiante glória, como a Bíblia fala dos heróis da fé em Hebreus 11.

Na passagem acima, temos uma explicação para os profundos sofrimentos pelos quais os filhos de Deus muitas vezes têm que passar: para perseverar na fé, como Jó, e assim outros serem aperfeiçoados conosco. Ou em outras palavras: para que por meio da fé comprovemos que, pelo Senhor e no Senhor, temos plena suficiência, como descreve o salmista: "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfalecem. Deus é a fortaleza do meu coração." Dessa maneira, em meio a grandes dificuldades, você experimentará uma profunda alegria e uma profunda paz!

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2:15; Hebreus 2:14; João 16:33

Domingo 13 Novembro

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

Para que pela morte [Cristo] aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Tende bom ânimo, eu venci o mundo

(Colossenses 2:15; Hebreus 2:14; João 16:33).

A CRUZ DE CRISTO É UMA VITÓRIA
Parece contraditório ler na Bíblia que o Senhor Jesus saiu vitorioso na cruz. Foi rejeitado pelo povo, traído por um dos Seus discípulos, abandonado por todos os outros, e sentenciado à morte por decisão de um governador romano. Aparentemente todas as esperanças dos que criam nEle estavam perdidas. Porém, de fato, Ele que estava ali na mais profunda fraqueza, cravado no madeiro, obteve a vitória definitiva.

Antes de morrer, o Senhor Jesus exclamou: “Consumado está.” Então entregou o espírito a Deus, Seu Pai, e entrou voluntariamente na morte. Oferecendo-Se em sacrifício pelo pecado cumpriu a missão que Deus Lhe havia dado. Nada O deteve em Seu amor por Deus e por nós. Sua vitória é o triunfo do amor.

A ressurreição do Senhor Jesus confirma e proclama Sua vitória na cruz. Agora Ele é o Salvador vivo que intercede por todos os que confiam nEle; pois, por meio de Sua morte, os livrou do juízo pelo pecado, do temor da morte e da escravidão do diabo. Sim, essa vitória adquirida a um preço tão alto, o Senhor Jesus transmite ao cristão todos os dias. “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.58

12 de Novembro

"...No Senhor, o vosso trabalho não é vão." 1 Coríntios 15.58

Temos que compreender muito mais profundamente o que significa o trabalho ‘no Senhor’, pois só assim nosso trabalho tem valor eterno. Trabalhar ‘no Senhor’ não quer dizer simplesmente correr, extenuar-se, gastar-se, mas manter a ligação vital com Deus sob todas as circunstâncias. Essa passividade em Jesus é a maior atividade divina, atividade dinâmica! Quantas vezes as Escrituras nos dizem que o Senhor quer agir por meio de nós! Então, o que você deve fazer? Confiar unicamente nEle: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."

Ele, o Senhor, quer conduzi-lo inequivocamente em todas as coisas. Mais uma vez pergunto: o que você deve fazer? Resposta: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."

Ele quer lutar por você com seus adversários e com o inimigo que o ameaça. O que você deve fazer? "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis." Afinal, quando você se aquietará interiormente? Somente então você de fato experimentará a força que vem do Senhor: "...na tranqüilidade e na confiança [está] a vossa força."

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 18:7

Sábado 12 Novembro

Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

(Mateus 18:7).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 2:27-36)
Aos olhos do povo, a conduta dos filhos de Eli era vergonhosa. Mas, especialmente aos olhos de Deus, que desgraça isso trouxe ao Seu Nome! Hofni e Finéias (este tinha o mesmo nome que o fiel filho de Arão – Números 25:11) tinham sido nomeados para o sacerdócio e se aproximaram das verdades divinas. A responsabilidade deles era muito maior se comparada à do resto do povo; a nossa é ainda maior que a deles, pois temos privilégios altíssimos como filhos de Deus.

Eli, ele mesmo um homem piedoso, não sabia como impor limites aos seus filhos. Certamente ele tentou adverti-los (v. 23), mas lhe faltou firmeza. Alguns filhos às vezes consideram os pais muito severos. Eles deveriam pensar nas conseqüências dos atos de Hofni e Finéias, que não tiveram uma educação suficientemente severa. As conseqüências foram gravíssimas para o próprio Eli: sua família foi excluída do serviço do templo e seus filhos foram mortos. Um profeta foi encarregado de lhe dizer essa triste mensagem. O Novo Testamento afirma que, se os filhos de um servo de Deus não forem submissos e disciplinados, poderão minar todo o poder do ministério do pai (1 Timóteo 3:4-5).

Que DEUS abençoe a todos.