domingo, 15 de agosto de 2010

Rute 1:16 e 17

O DIA EM QUE VOCÊ FOI SEQUESTRADO



Em 21 de Janeiro de 1986, um acontecimento terrível abalou o Brasil e todos os noticiários passaram a comentar. Por volta de 1h da tarde, na maternidade Santa Lucia do Distrito Federal (Brasília), um bebê foi seqüestrado. Uma mulher que se identificou como funcionária, disse a mãe do bebê, que era necessário levar o recém nascido, para fazer exames de rotina. Na realidade, alguém, que não podia ter filhos, registrou o bebê e o criou como filho. Com base nos retratos falados da seqüestradora, diversas mulheres suspeitas foram interrogadas. A polícia investigou 12 crianças mas nenhuma delas era Pedrinho. A família adotiva passou a chamá-lo de Junior.

16 anos se passaram, Outubro de 2002, uma pessoa próxima à família adotiva, ouve comentários suspeitos sobre a verdadeira filiação de Junior, e procura no site de "Crianças desaparecidas" na Internet (Missing Kids). Depois de ver a semelhança entre Pedrinho e o Sr. Jairo Tapajós (o pai Biológico) que colocou na Internet uma foto dele mesmo quando tinha 10 anos, a denúncia anônima é feita ao SOS Criança de Brasília. Homens da Policia Federal filmam e fotografam Pedrinho na cidade de Goiânia e constatam a semelhança do adolescente com a família biológica.

Finalmente em 07 de Novembro de 2002, Pedrinho é convencido a fazer um exame de DNA, o resultado sai no dia seguinte e confirma que Junior é na realidade Pedrinho, a sua verdadeira identidade é declarada. Agora, Pedrinho, tinha que escolher se mora ou não com seus pais verdadeiros.

Qual seria sua reação se soubesse que um de seus filhos foi seqüestrado? O que você faria?

Ou, se de repente você descobrisse que seus pais não são seus pais verdadeiros, por que ao nascer você foi um bebê roubado na maternidade? Pois hoje estou aqui para lhe dar está notícia e provar que você também foi seqüestrado.

Pois hoje estou aqui para lhe dar esta notícia e provar a você que você foi mesmo seqüestrado!

Eles são um casal muito especial, hoje eles mostram fotografias de quando ela estava grávida com muita alegria.

Lembram da época do pré-natal, contam da alegria que sentiam na época e de como nunca esperavam que aquilo tudo se transformaria, no maior pesadelo de suas vidas!


Entrevista Exclusiva do Está Escrito com Maria Auxiliadora Braule (Lia).

- Ele nasceu quase meia noite no dia 20 de Janeiro de 1986, e no dia 21 ele foi pro quarto junto comigo, por volta das 6 horas da manhã. Ele foi roubado por volta das 11 horas da manhã, por essa pessoa que se apresentou como assistente social do hospital. Que falou que ele precisava ir ao berçário fazer um exame. Quem me acompanhava neste momento era a minha mãe. Eu fiquei muito nervosa, porque eu já tinha tido uma criança e depois de três dias de vida, havia morrido, eu fiquei muito angustiada, pensando que o mesmo estava acontecendo com ele.

Ás vezes as pessoas me perguntam:

- Mas você não observou se a pessoa usava um crachá do hospital? Eu não observei nada disso, a partir do momento que ela disse que o meu filho precisava de um exame, pra mim foi terrível, ela me desarmou completamente. Então por volta de 1 hora da tarde, entre entradas e saídas do quarto, ela ficou por volta de uma hora comigo no quarto. Uma hora total de tempo. Daí pra frente ela retirou ele do meu quarto e o levou para o berçário. E nesse ínterim, quando chegou o médico e perguntou:

- Cadê o bebê?

Eu falei:

- Está no berçário com a assistente social, ela o levou para fazer um exame! E ele me perguntou:

- Mas exame de que? Ele nasceu tão bem! Eu vou ver o que aconteceu?

Eu fiquei preocupadíssima , eu estava preocupada com a saúde dele, não estava preocupada que ela o tivesse levado. Jamais isso passou pela minha cabeça.

Repórter: Como foi sair do Hospital sem o Bebê?

Lia:- É a pior sensação assim que eu guardo na minha cabeça, da minha vida inteira. É essa de você chegar em casa. De você estar preparada para a vinda de uma criança, de você ter curtido tudo e você chegar em casa de mãos vazias, e além de tudo, além de eu voltar pra casa sem o meu filho, eu voltei sem a minha mãe também, porque ela sofreu um enfarto, porque ela ficou no hospital no mesmo dia. Foi uma seqüência de coisas trágicas na mesma hora. Sabe então, foi muito triste, foi uma das coisas que eu tenho horror de lembrar!

Dois lados completamente diferentes.

De um lado pais que esperaram por um filho que nasceu, foi roubado e nunca mais apareceu.

De outro lado um filho que sempre pensou estar em sua casa, com sua mãe verdadeira, de repente tem a vida virada de cabeça pra baixo ao descobrir que a mãe que ele sempre aprendeu a amar, o roubou da maternidade quando ainda era um bebê.

Mas vamos continuar ouvindo a entrevista exclusiva da Mãe de Pedrinho

Vocês esperaram que alguém pedisse resgate?

Dona Lia: Um filho desaparecido é uma luta diária, uma angústia o tempo todo, qualquer criança que eu via na rua, com todas as idades, eu procurava por ele. Houve um pedido de resgate. O meu marido que é mais racional, ficou aguardando isso acontecer. Ele achava que era um seqüestro pra fim de resgate.

Houve o pedido de resgate, mas era uma pessoa que ficava fazendo chantagem com a gente, mas não tinha nada a ver com ele.

A Bíblia conta á história de um resgate que foi pago, de pessoas resgatadas, e de um resgatador.


HISTÓRIA DESDE O PRINCÍPIO


Esta história se encontra no livro de Rute.

Israel estava passando por uma época de seca e fome terrível. Por isso Elimeleque, marido de Noemi decide ir com a esposa e os dois filhos homens para uma terra distante, um lugar chamado Moabe, apenas um pequeno distrito ao oriente do Mar Morto, entre o Rio Arnon e o vale de Zered. Seu limite do lado oriental era bem definido pelo Deserto da Arábia.

Mas era uma terra elevada e fértil, ficando a 1000 metros acima do Mar Mediterrâneo e uns 1400 metros acima do Mar Morto.

As chuvas ali eram suficientes para madurar as colheitas, mas mesmo assim, as pessoas que ali habitavam em Moabe, por morarem num lugar alto, aumentavam ainda mais sua provisão de água construindo poços também. E em Moabe os filhos de Elimeleque e Noemi se casaram com duas boas moças moabitas.


MORREM OS HOMENS DA CASA


De repente, uma desgraça inesperada acontece: Elimeleque e seus dois filhos morrem, deixando as três mulheres viúvas. No antigo Oriente Próximo, o valor de uma mulher e sua dignidade pessoal dependiam muito de sua ligação com os homens de sua casa, no caso, o marido, o pai, ou os filhos.

Por isso, perder de repente seus parentes do sexo masculino era uma desgraça sem tamanho, pois além de sofrer pela ausência da pessoa amada, a viúva ficava sem amparo masculino, o que lhe tornava a vida muito difícil.


O LEVIRATO


Deus sabia que coisas como esta aconteceriam no meio de seu povo, por isso em Israel uma mulher que ficasse viúva nunca ficaria desamparada, pois havia leis instituídas por Deus que davam cobertura aos órfãos e às viúvas. Por exemplo, todo agricultor tinha o dever de deixar sempre uma sobra em suas plantações para as viúvas poderem colher para si e para seus filhos.

Havia também uma outra lei, a chamada lei do levirato que possibilitava uma viúva ser resgatada pelo parente mais próximo de seu marido morto, se o parente assim o desejasse. Assim, ele compraria as

propriedades que foram do marido e se casaria com a viúva.

Este parente mais próximo era chamado de: o parente resgatador.

Noemi já era velha e não podia ser resgatada, mas não lhe restava outra saída a não ser voltar para sua terra, pois pelo menos teria como sobreviver.


AS NORAS CONTRARIAM O COSTUME DO ORIENTE


Segundo o costume do Antigo Oriente Próximo, as duas noras deveriam então retornar à casa de seus pais até que conseguissem um novo casamento. Esta era a lei que regia também aos Moabitas (Gênesis 38:11 e Levítico 22:13). Mas estas duas noras amavam demais a sua sogra, tanto que decidiram segui-la de volta para a sua terra.

Noemi acabou de arrumar as malas e suas noras também fizeram o mesmo. Mas antes de seguirem viagem, Noemi olhou para as duas e falou com firmeza, tudo está descrito em Rute 1:8: " Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram comigo".

Em outras palavras ela quis dizer o seguinte:

- Escutem aqui vocês duas: Vocês nem sejam bobas de querer me seguir, pois não é razoável! Aqui moram seus pais, seus parentes, seus deuses, sua religião, seu sustento, seu futuro!

As três mulheres começaram a chorar. Realmente Noemi tinha razão.

Não fazia sentido abandonar sua família, sua terra, afinal elas eram muito jovens ainda!

Com dor no coração, Orfa uma de suas noras se despediu da sogra em meio a prantos e fez o que era razoável: voltou para a casa dos seus pais.

Enquanto Orfa se afastava chorando, chega á vez de Rute.

Agora é Rute quem olha para sua sogra e diz:

- Escute aqui você, pare com essa coisa de dizer para eu voltar para meus parentes e para meu povo e para meus deuses, pois: "Aonde quer que você for eu irei também, aonde quer que pousar eu também pousarei, o seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus! E onde você morrer eu também morrerei, e ali eu serei sepultada. Só a morte poderá me separar de você" Rute 1:16 e 17 (BLH)

Rute não se contentou apenas com o razoável! Ela conheceu a Deus através de sua sogra e agora ela queria muito mais a Deus do que todas as outras coisas. Ficar ali seria enterrar para sempre seu relacionamento com Deus.

Rute queria muito mais de sua espiritualidade.

Tem pessoas que são como Órfa. Um dia ficam conhecendo mais a respeito da verdade, da Bíblia, sentem-se chamadas por Deus, ficam até felizes, mas quando Deus pede um compromisso maior, fogem de Deus e do compromisso. São pessoas que se contentam em levar uma religião só da boca pra fora.

São aqueles que dizem:

"-Ah, eu nasci nesta religião e vou morrer nela".

Mas nem seguem a dita religião!

Mas outros não! Outros são como Rute: Conhecem a palavra de Deus. Apaixonam-se por Jesus. Sentem o chamado. E mesmo que muitos o chamem de louco, não se prendem nem a religião tradicional, nem a status que talvez venham a perder.

Para eles, nada é mais importante do que atender o chamado do Senhor!

Agora veja que diferença entre o que foi o futuro de Órfã e o de Rute: Quando você olha na Bíblia, vê que nunca mais se ouve falar em Órfã, porém, ao olhar a Genealogia de Jesus, vai ver que o Salvador do

mundo foi descendente de Rute.

Rute almejou mais de Deus, e teve mais!

Assim que chegaram de volta a Belém, Rute ergueu a cabeça e se pôs a trabalhar como lhe era

possível. Foi até os campos de um homem chamado Boaz, um homem muito bondoso e fiel a Deus e começou a apanhar mantimento para ela e sua sogra.

Logo Noemi descobre que Boaz começou a se apaixonar por Rute. Ela se lembra então que ele é um parente resgatador de sua família e aconselha Rute a falar com ele sobre seu resgate.


BOÁS ACEITA SER O RESGATADOR


Com muito cuidado Rute se aproxima e conversa com ele. Acompanhe comigo em Rute 3:9 - "Disse ele:

Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador..."

O coração de Boaz se enche de alegria e ele aceita resgatar a Rute, segundo as leis de Israel.

Diante do tribunal Boaz faz um concerto com toda a sociedade. Está em Rute 4:9-10 - "Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; 10 e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas".

A história de Rute e Boaz está na Bíblia porque é um exemplo da história de toda a humanidade:

Deus um dia criou este planeta e o deu de presente ao homem. Mas o homem se vendeu como escravo do pecado e da morte, passando para as mãos do ladrão, do usurpador,do seqüestrador o certificado de propriedade da Terra e da sua própria vida!

É aqui que se fundem as histórias de Rute, do Pedrinho e a nossa história.

Você pode imaginar que Jesus, após haver planejado seus filhos e haver criado toda a Terra para o

homem, viu seu filho Adão sendo roubado pelas mãos de Satanás! Logo após sua criação, o homem foi roubado das mãos do Pai Amoroso.

Jesus não se contentou e se ofereceu para ser o nosso parente resgatador! Ele pagou o preço do resgate com o seu próprio sangue.

Veja o que Está Escrito na Bíblia em Marcos 10:45

"Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos".(Marcos 10:45 RA)

Dá pra notar como a Bíblia fala em resgate?

Fico feliz ao ver o final da história de Pedrinho, pois ele aceitou seus pais verdadeiros e agora estão tirando o atraso destes anos de distância. Finalmente depois de tantos anos seus pais podem vê-lo, abraçá-lo, estar com ele. Pedrinho aceitou a seus pais.

Mas a sua história com o Pai de Amor ainda não terminou. Não sei se você notou a sutileza do último verso que lemos:

"... para servir e dar a sua vida em resgate de muitos". (Marcos 10:45 RA)

Ali diz em resgate de muitos. Muitos não quer dizer todos.

Que será que isto quer dizer?

Será que isto quer dizer que Jesus não deu seu sangue por todas as pessoas?

Sim! Lógico que deu! O problema não está no sacrifício que Jesus fez, o problema é que mesmo ele tendo pago, o preço do resgate, muitos não aceitam a Jesus! Vivem deixando pra depois! Põem defeito em tudo, e continuam se arrastando, levando um enorme vazio dentro de si mesmos.

Lembra o que diz João 3:16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Você percebeu? Vida eterna é pra todo o que crê em Jesus.

E você? Crê em Jesus?

Veja a última parte da entrevista com a Sra. Maria Auxiliadora Braule, a mãe do Pedrinho.

Repórter:- A senhora tinha certeza que iria encontrar o Pedrinho?

Dona Lia - Eu tinha certeza sim, eu sempre acreditei no meu coração que aquilo que Deus quer fazer ninguém pode mudar. Algumas pessoas me diziam:- Isso é muito difícil!

Eu só dizia: - Que pena que você não acredita, porque o dia que você me ver com ele na rua, você vai estranhar, vai dizer:- Que legal né? Hoje eu ando com ele na rua, em casa e parece tão normal! Eu já antevi isso aí! As pessoas perguntam: - Como ele está se adaptando na sua casa? Normal! Ele está vivendo como se nunca tivesse estado longe de lá, eu não compreendo bem, a agente se reconhece,

cada parte da casa, cada pessoa ele tem uma afinidade imediata. Eu tinha essa certeza, eu alimentei isso e todo mundo da família também. As pessoas não acreditavam. É por isso que eu sempre digo não perca a fé, sempre há esperança. Enquanto há vida, há esperança. A minha preocupação maior era eu me manter viva, porque as vezes eu ficava meio depressiva e aí eu tinha medo, e dizia: - Meu Deus não me deixe morrer, porque se eu morresse aí eu não poderia encontrá-lo, era só me manter viva para esse momento.


Jesus quer tirar você dos braços do seqüestrador! Quer abraçá-lo, conversar com você, quer tirar o atraso de anos esperando por você!

Qual é a sua resposta?

Pedrinho aceitou o amor de seus pais, e você?

Agora eu gostaria de convidar você para nós elevarmos uma oração aos céus.

Oração

Querido Deus, um dia nós nos perdemos, fomos seqüestrados, toda a humanidade. Mas hoje Senhor acabamos de descobrir que somos filhos do Senhor. E que vivemos neste mundo, nessas condições, porque fomos seqüestrados uma dia.

Senhor, queremos voltar para os teus braços. Por favor nos liberte dos braços do nosso seqüestrador. Ajuda-nos a estarmos pertinho do Senhor. Pelo seu poder, em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 2:12

Domingo 15 Agosto

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros (Isaías 9:6).

Maravilhosas profecias

No tempo do Senhor Jesus, o livro do profeta Isaías era lido com regularidade nas sinagogas, como o próprio Senhor fez em Nazaré. Os judeus deveriam ter reconhecido que Ele era o Messias anunciado pelo profeta (Lucas 4:16-21). Vejamos três dessas profecias:

“Um menino nos nasceu.” É o Filho do Homem, “nascido de mulher” (Gálatas 4:4), da virgem Maria, porém concebido pelo Espírito Santo (Mateus 1:18-23). Foi o sinal dado pelos anjos aos pastores de Belém: “Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura” (Lucas 2:12).

“Um filho se nos deu.” Deus deu Seu Filho, o “Filho unigênito, que está no seio do Pai” (João 1:18). No Evangelho de João, muitas vezes o Senhor Se apresenta como o Filho de Deus; por esse motivo os chefes dos judeus O condenaram (Lucas 22:70-71).

“O principado está sobre seus ombros.” Embora humilde e manso, o Senhor Jesus estava investido de uma autoridade que impregnava cada uma de Suas palavras e ações. Os judeus da Galiléia “admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade” (Lucas 4:32). Por isso sua perplexidade: “Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?” (v. 36). Os líderes religiosos também constatavam essa autoridade, não obstante, continuavam cegos pelo afã de manterem o seu status.

Depois do arrebatamento da Igreja e em meio à grande tribulação, parte do povo de Israel se arrependerá e reconhecerá o Senhor Jesus como Messias. Será o começo de Seu reinado glorioso.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 19.17

15 de Agosto

"Havendo-os levado para fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças." Gênesis 19.17

O principal pecado da cidade de Sodoma foi a sua devastadora imoralidade: homossexualismo, perversidade, latrocínio, morte, avareza e cobiça. Em nossos dias também vivemos como em Sodoma. Os governos cada vez mais perdem a sua autoridade e se tornam impotentes diante da crescente criminalidade. Para Ló foi dito naquele tempo: "Livra-te, salva a tua vida." Sem dúvida que essa mensagem de amor não foi anunciada num tom de indiferença, mas num tom muito sério. Ló foi uma pessoa privilegiada, pois dois anjos de Deus vieram a ele pessoalmente; mas eu lhe digo: você também é um privilegiado, pois Deus fala agora ao seu coração por meio da Sua Palavra. Foge para Jesus por amor à sua vida eterna. Deus mesmo se dirige aos homens de hoje, que, como outrora, vivem como em Sodoma. Deus é amor, e Ele ama você também. Por isso: salve a sua vida! Entregue-se a Jesus! Pois Deus não deseja a morte do pecador, mas, sim, que ele se converta e viva eternamente.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 17.11

14 de Agosto

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." Levítico 17.11

O sangue de Jesus é o elemento redentor. Quando Jesus estava pendurado na cruz, carregando o pecado do mundo, todo o Universo foi atingido. Essa foi uma segunda divisão espiritual, que aconteceu para a nossa salvação. Enquanto a primeira divisão espiritual separou a humanidade de Deus, por ocasião da segunda foi aberto o caminho para a reconciliação. O evangelista Mateus relata que trevas cobriram toda a terra, e que a terra "...tremeu ...fenderam-se as rochas." Quão grandes forças foram liberadas por meio da morte de Jesus, não só na natureza, mas principalmente no âmbito espiritual! Nenhum outro elemento, a não ser o sangue de Jesus foi capaz de separar o poder das trevas que existia dentro de nós e, assim, possibilitar o contato direto com Deus, porque pelo pecado, pela morte e por Satanás não tínhamos acesso a Deus. Jesus Cristo consumou essa divisão espiritual por meio da Sua morte na cruz, pois Ele mesmo foi feito pecado. Mas como o sangue de Jesus tem tamanho poder? Porque em Seu sangue Jesus derramou Sua vida eterna. Ele a entregou no altar de Deus para nossa reconciliação.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 10:8

Sábado 14 Agosto

E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles parará diante de ti (Josué 10:8).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 10:1-11)

Novos inimigos aparecem em cena. À frente deles está o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (senhor da justiça). Que diferença entre este personagem e Melquisedeque (rei da justiça), rei de Salém (Gênesis 14:18-20)! Este abençoou Abraão, depois louvou ao Deus Altíssimo que entregou os inimigos nas mãos do patriarca. Em contraste, Adoni-Zedeque assumiu a liderança dos inimigos do povo de Abraão. Ele uniu seus aliados contra Gibeão que, por sua vez, chamou seu novo aliado.

Que infeliz resultado da infidelidade no capítulo 9! Vendo que o Senhor estava com eles, será que Israel precisava de algum outro apoio? Tais alianças somente conduzem ao perigo.

Mas, apesar de tudo, Deus ainda lhes concedeu a vitória. Israel saiu de Gilgal, o lugar da circuncisão e uma figura do julgamento da carne. A Epístola aos Colossenses nos ensina o pleno significado espiritual desse lugar. Como fomos mortos e ressuscitados com Cristo, então agora é nossa responsabilidade fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 2:20; 3:1,5). O retorno a Gilgal, que corresponde a esse ato, é o grande segredo da vitória. A fim de conquistar algo, aqueles que lutam pela fé primeiramente têm de entender que em si mesmos não há forças. Só então estarão prontos para permitir que o comando venha de Deus. O próprio Senhor trava a guerra a partir dos céus a favor de Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 18:1-5 e 19:1-19

Levítico 18:1-5

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dizelhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
4 Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor.


Levítico 19:1-19

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
3 Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.
4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.
5 E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao Senhor, da vossa própria vontade o oferecereis.
6 No dia em que o sacrificardes, e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar ao terceiro dia, será queimado com fogo.
7 E se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, coisa abominável é; não será aceita.
8 E qualquer que o comer levará a sua iniqüidade, porquanto profanou a santidade do Senhor; por isso tal alma será extirpada do seu povo.
9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega.
10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.
11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;
12 Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.
13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
15 Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
19 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados.


Levítico 18:1-5 e 19:1-19
As ordenanças contidas nestes capítulos têm em vista a santidade prática do povo do Senhor. Elas incluem misericórdia (v. 10), integridade e verdade (vv. 11, 12), justiça (vv. 13-15), benevolência e amor (vv. 16-18). É humilhante encontrar as mesmas advertências dirigidas aos cristãos nas epístolas, como Efésios e Colossenses. Isso prova que a velha natureza em um filho de Deus não é melhor que em um israelita nos primórdios. “Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes”; assim começa o capítulo 18, antes de enumerar as corrupções da carne que o Senhor abomina. “Isto, portanto, digo…”, ensina o apóstolo aos efésios, “que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos… os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza” (Efésios 4:17-19; compare também os vv. 25 e 28 com Levítico 19:11). “Andai em amor”, conclui o apóstolo (Efésios 5:2) e esta também é a conclusão mostrada no versículo 18: “… amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O Senhor Jesus citou esse versículo e o ilustrou perfeitamente com a própria vida. Por essa razão, Tiago o chama de “lei régia” (do Rei) “segundo a Escritura” (Lucas 10:28-37; Tiago 2:8)!

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 17:1-16

Levítico 17:1-16

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
3 Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial,
4 E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo;
5 Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao Senhor, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao Senhor.
6 E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do Senhor, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura por cheiro suave ao Senhor.
7 E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.
8 Dize-lhes pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício,
9 E não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao Senhor, esse homem será extirpado do seu povo.
10 E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
12 Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
13 Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;
14 Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
15 E todo o homem entre os naturais, ou entre os estrangeiros, que comer corpo morto ou dilacerado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
16 Mas, se os não lavar, nem banhar a sua carne, levará sobre si a sua iniqüidade.


Levítico 17:1-16
Deus reservou para Si mesmo o direito ao sangue (ver 7:26, 27). Desse momento em diante, o sangue dos sacrifícios, renovado anualmente, está diante de Seus olhos no lugar santíssimo (cap. 16). E esse sangue, indispensável para a manutenção do relacionamento entre Ele e o povo, fala constantemente ao coração de Deus sobre a obra de Seu amado Filho.

Diversas passagens da Escritura demonstram as virtudes do sangue de Cristo. Ele faz “expiação pela vossa alma” (v. 11). Ele “purifica de todo pecado” (1 João 1:7). A mínima falta que cometemos tem de ser expiada por esse sangue e não pode ser de outra forma. Por ele, Jesus comprou “para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse 5:9), nos resgatou do nosso fútil procedimento (1 Pedro 1:18-19), “nos libertou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5), nos justificou (Romanos 5:9), nos reconciliou (Colossenses 1:20), nos santificou (Hebreus 13:12), nos aproximou (Efésios 2:13); por esse sangue um caminho foi aberto diretamente ao Santo dos Santos (Hebreus 10:19). Por ele, a vitória também nos foi dada (Apocalipse 12:11).

Precioso sangue de Jesus! Sua virtude e eficácia é uma pedra de tropeço para os que não se apoderam dele pela fé, mas para os redimidos é um motivo eterno de louvor e adoração. “Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados… a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (Apocalipse 1:5-6).

Que DEUS anemçoe a todos.