domingo, 15 de agosto de 2010

Josué 10:8

Sábado 14 Agosto

E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles parará diante de ti (Josué 10:8).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 10:1-11)

Novos inimigos aparecem em cena. À frente deles está o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (senhor da justiça). Que diferença entre este personagem e Melquisedeque (rei da justiça), rei de Salém (Gênesis 14:18-20)! Este abençoou Abraão, depois louvou ao Deus Altíssimo que entregou os inimigos nas mãos do patriarca. Em contraste, Adoni-Zedeque assumiu a liderança dos inimigos do povo de Abraão. Ele uniu seus aliados contra Gibeão que, por sua vez, chamou seu novo aliado.

Que infeliz resultado da infidelidade no capítulo 9! Vendo que o Senhor estava com eles, será que Israel precisava de algum outro apoio? Tais alianças somente conduzem ao perigo.

Mas, apesar de tudo, Deus ainda lhes concedeu a vitória. Israel saiu de Gilgal, o lugar da circuncisão e uma figura do julgamento da carne. A Epístola aos Colossenses nos ensina o pleno significado espiritual desse lugar. Como fomos mortos e ressuscitados com Cristo, então agora é nossa responsabilidade fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 2:20; 3:1,5). O retorno a Gilgal, que corresponde a esse ato, é o grande segredo da vitória. A fim de conquistar algo, aqueles que lutam pela fé primeiramente têm de entender que em si mesmos não há forças. Só então estarão prontos para permitir que o comando venha de Deus. O próprio Senhor trava a guerra a partir dos céus a favor de Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário