segunda-feira, 12 de outubro de 2009

S.João 1:43-51

O CHAMADO DE UM CÉTICO


"O texto para a mensagem de hoje está registrado no evangelho de São João capítulo 1, verso 43 a 51:


"No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia, e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem, e vê." - Filipe não ficou discutindo com Natanael. Diante da dúvida, chamou para a comprovação: "Vem e vê". - "Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Então exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, Tu és Rei de Israel! Ao que Jesus respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". (S.João 1:43-51)


Uma das coisas fascinantes do evangelho de João, é que ele nos apresenta muitas histórias de vidas transformadas por Jesus. São vidas de pessoas simples com as quais podemos facilmente nos identificar. Uma dessas pessoas é Natanael.


Se você ler cuidadosamente os 4 evangelhos perceberá que Natanael não é mencionado por Mateus, Marcos ou Lucas. João foi o único que se deu o trabalho de registrar algo sobre Natanael. Talvez porque a vida daquele homem aparentemente não significasse muita coisa, mas João é assim. Ele nos dá detalhes que os outros evangelistas não apresentam. Por exemplo, tudo que sabemos a cerca de Filipe, André, Nicodemos e Tomé, o sabemos através do evangelho de João.


Bom, analisemos hoje o chamado de Jesus a Natanael. Este incidente é um drama em três atos: o convite, a benção e a promessa.


No primeiro ato, Filipe encontra a Natanael e diz:


"... Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José". (João 1:45)


Sabe, Israel tinha estado esperando durante séculos a vinda do Messias. A chegada do Messias significava a liberdade, a ressurreição dos sonhos destruídos e a concretização da esperança tanto para Israel, quanto para Natanael. Anos e anos de opressão política estavam levando o povo de Israel quase a perder as esperanças e, de repente, tudo parece tomar vida novamente. "...Achamos aquele de quem Moisés escreveu..." (S.João 1:45)


Foi esta a exclamação de Filipe. Em outras palavras: Você não precisa mais passar pela vida sem esperança. Ninguém precisa mais lhe humilhar. O sofrimento, a dor, o vazio do coração, tudo, chegou ao fim, porque achamos o Messias.


Este é o convite a uma nova experiência. Sair da morte para a vida, das trevas para a luz, da tristeza para a alegria. E note bem, o convite não vem diretamente de Jesus a Natanael. Filipe foi o instrumento que Deus usou para alcançar um homem perdido na confusão de suas limitações humanas.


Meu amigo, esta é uma verdade contundente ao longo da Bíblia. Deus sempre usa instrumentos humanos para alcançar outros seres humanos. Primeiro você tem um encontro pessoal com Cristo, sua vida muda e então você parte em busca de outras pessoas para contar as maravilhas que Jesus operou em sua vida. Quem diria que aquele dia, o testemunho fiel de Filipe levaria a notícia da vinda do Messias a todo Israel? E o que teria sido de Natanael se Filipe tivesse sentido medo de falar ou estivesse tão ocupado com outras coisas, que não tivesse tido tempo para procurar um amigo e falar de Jesus?


Você sente que as mensagens que você assiste neste programa edificam sua vida? Você sente que elas levam esperança e conforto ao seu coração? Então vem a pergunta: O que você está fazendo para que as outras pessoas sejam também beneficiadas com esta mensagem?


A história bíblica diz que a princípio Natanael não recebeu a notícia com alegria. Ele reagiu com ceticismo e preconceito. "Como você sabe que este é o Messias?...", "...Pode sair algo bom de Nazaré?" (S. João 1:46)


Sabe, Nazaré era uma vila insignificante na Galiléia. Nem sequer é mencionada no Velho Testamento ou nos escritos do historiador Flávio Josefo ou de qualquer outro rabino judeu. Como poderia vir o Messias de uma cidade tão insignificante? Ah, meu amigo, esta não é a primeira vez que alguém compreende erradamente a origem de Jesus e, por causa disso, O condena. A verdade é que nenhum profeta nunca tinha dito que Jesus viria de Nazaré. Filipe errou ao dizer que Jesus viria de Nazaré e Natanael errou ao achar que o Messias não poderia nunca vir de uma miserável vila. O preconceito é sempre assim. Ele amarra você ao lugar onde nasceu. Ele vive preocupado em saber se você nasceu no Piaui, em Minas ou São Paulo. O preconceito não está preocupado com você, mas somente com a cor da sua pele e com seu estatus social. O preconceito amarra você ao seu passado e não lhe permite nunca ser o que, pela graça de Deus, poderia chegar a ser.


O preconceito é tão vil e insidioso que não prejudica somente o preconceituado, envenena também a vida do preconceituoso. Imagine só, o que Natanael, o preconceituoso, teria perdido se Filipe não tivesse insistido com ele. Sua vida teria continuado a ser uma vida de trevas, angústia e desespero.


Se você estudar bem o evangelho de João, verá que ele enfatiza o fato de que ninguém poderá nunca entender quem é Deus, a menos que se confronte com a realidade de que Jesus é o Verbo.


Veja o primeiro versículo do Evangelho de João: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". (S. João 1:1)


Na realidade, Jesus não vinha de Nazaré, nem de Belém, Ele vinha do céu, tinha existido pela eternidade toda com o Deus Pai e o Deus Espírito Santo. Se você não consegue entender isso seu conceito de salvação estará sempre limitado. Jesus não foi um ser criado, não foi um revolucionário social que morreu por causa de sua ousadia. Ele foi um Deus vivo, encarnado na pessoa de Jesus Cristo, e crucificado para salvar ao homem.


Vejamos agora como Filipe lidou com o preconceito de Natanael. Filipe não discutiu, não argumentou, nem racionalizou, ele apenas fez o que aprendeu com o seu Mestre. Ele disse: "Vem e vê". Este sempre foi o maior argumento em favor do cristianismo. Discussões teológicas bem elaboradas podem não passar de retórica oca. "Vem e vê", é o Evangelho que, saindo do papel, se torna vida. É a teoria feita prática, é o argumento feito fato e, contra fatos, não há argumentos.


O chamado de Natanael nos ensina também a grande lição de que Jesus nunca buscou pessoas sem dúvidas, interrogações e questionamentos, portanto se você, neste momento, está lendo esta palestra com dúvidas, você é uma das pessoas que Jesus está buscando. Por que não abrir o coração para Ele?


O segundo ato do drama do chamado de Natanael é a benção a ele prometida, pois quando Jesus chama, Ele abençoa, Ele sempre tira da vida o que está sobrando e acrescenta o que está faltando. Ele nunca chama um filho para deixá-lo abandonado por aí.


Um dia chamou Abraão para sair de sua terra rumo à terra que o Senhor lhe mostraria, mas, ao mesmo tempo que o chamou, o abençoou em todas as áreas de sua vida. Agora veja o que diz o texto de hoje, referindo-se a benção outorgada a Natanael: "Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita em quem não há dolo!" (S. João 1:47)


Jesus viu Natanael aproximar-se. Aqui está a figura do Pai que viu o filho pródigo aproximar-se sujo, imundo e cheirando a porco. Jesus disse: "Eis um verdadeiro israelita". Para entender isto, precisamos tirar luz do Velho Testamento. O primeiro israelita foi Jacó depois que Deus lhe mudou o nome. Jacó queria dizer usurpador, enganador, mentiroso, falsário. Mas a diferença do velho Jacó, em Natanael não há dolo, seu passado está completamente apagado. Suas raízes foram esquecidas. Sua história começou de novo. Esta é uma das coisas maravilhosas que o evangelho tem. Não importa quem foi você, nem como você viveu quando não conhecia a Cristo. Sua vida começa quando você entrega o coração a Jesus. Você entende? Neste momento, você pode ter todo seu passado apagado pela graça de Jesus.


Agora, responda-me uma pergunta: Quando Jesus disse: "...Eis um verdadeiro israelita em quem não há dolo!" (S. João 1:47)


Ele estava apenas reconhecendo o que Natanael era ou estava descrevendo o que pela sua graça poderia chegar a ser?


Pensemos um pouco em Pedro. Quando Jesus disse: "Tu és Pedro "um pedaço de rocha, tinha Pedro algo de rocha? Não, claro que não, tanto assim que pouco depois negou seu Mestre. Mas Jesus estava descrevendo o que Pedro, pela graça divina, poderia chegar a ser? Este também poderia ser o caso de Natanael. Em outras palavras: "Natanael, neste momento, você pode não ser grande coisa, mas em Meu nome, você crescerá, e chegará um momento em que seu caráter será semelhante ao Meu". Não é maravilhoso? Esta é a maior benção que o ser humano pode receber.


Vejamos novamente o verso 48. Este verso apresenta uma pergunta tola de Natanael: "...Senhor donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus; Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira". (S. João 1:48)


Na realidade, Deus viu Natanael antes dele nascer, desde o ventre de sua mãe. Ah querido, Deus conhece tudo. Às vezes, quando as sombras desta vida nos envolvem, quando tudo dá errado e nos sentimos sozinhos, a tendência humana é pensar: "Deus me abandonou, Ele se esqueceu de mim, Ele ignora o que está acontecendo comigo". Mas isso não é verdade. Deus conhece você desde o momento de sua concepção e o melhor de tudo é que Ele tem um plano extraordinário para sua vida.


Mas você precisa cair aos pés de Jesus como Natanael e exclamar: "Rabi tu és o filho de Deus, tu és rei de Israel". Perceba estes dois conceitos que vão juntos, Filho de Deus e Rei.


Enquanto Natanael não reconhecia Jesus como Filho de Deus, por que iria adorá-Lo? No momento em que reconheceu a natureza divina do Filho, imediatamente O aceitou também como rei. É Jesus o rei de sua vida? Pense antes de responder: por que um rei, reina? Jesus reina absoluto e soberano em sua vida?


Passemos agora ao terceiro ato do drama do chamado de Natanael: a promessa. Veja como começa a promessa de Jesus. "...Porque te disse: vi-te debaixo da figueira crês? Pois maiores cousas do que estas verás". (S. João 1:50)


Aqui Jesus está falando do mundo ilimitado de Suas promessas. "Coisas maiores". Nunca o cristão alcança o suficiente. Jesus sempre tem "coisas maiores". "Coisas que o olho não viu nem ouvido ouviu". "Coisas infinitas, inenarráveis, indescritíveis". Depois Jesus acrescenta: "Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". (S. João 1:51)


Promessas! Ah, promessas! O ser humano sempre está reclamando as promessas divinas. Pena que quase sempre estamos limitando as promessas de Deus a saúde, dinheiro e amor. Mas Jesus apresenta aqui a maior de todas as promessas. "...Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". (S. João 1:51)


Jesus é a escada para o céu: "Ninguém vem ao Pai senão por mim..." (S. João 14:6)


...Jesus disse: "Eu sou a ponte que une o céu e a terra." Ele é a esperança de todos os séculos. Nele todas as angústias humanas desaparecem. Nele a história do pecado chega ao fim. Nele renascem as esperanças e ressuscitam os sonhos. Ele é a promessa que se fez realidade, se fez carne e habitou entre nós.


Que grande dia aquele para Natanael! De manhã não passava de um homem cético, preconceituoso, vazio, desajustado e sem perspectivas futuras. Mas Jesus o buscou através de Filipe. O achou, tocou sua vida, apresentou-lhe o convite, deu-lhe a benção e mostrou-lhe a promessa. Natanael caiu aos pés de Jesus e O reconheceu como Deus e Rei, e a partir daí, novos horizontes se abriram para o jovem israelita.


Está Você aí sentado como Natanael? Seu coração treme mesmo não querendo? Sua mente luta para aceitar? Suas dúvidas, interrogações e questionamentos parecem pedras que dificultam o caminho em direção a Jesus? Clame por ajuda, aí onde está.


ORAÇÃO

Oh, Pai querido! Há milhares e milhares de pessoas que precisam desesperadamente de Ti e, às vezes, não sabem disso. Sentem que devem abrir seu coração, mas estão rodeados de tantos preconceitos que não conseguem. E é por estas pessoas que clamo neste momento, para que a pedra do preconceito seja amassada de seu coração e estas pessoas se libertem e finalmente encontrem a fonte da verdadeira paz que é Cristo. Toca estas vidas, ouve o clamor que talvez não brotou dos lábios, mas que está gritando dentro do coração e responda esta oração. Em nome de Jesus. Amém

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 10:5,7

Segunda-feira 12 Outubro

E, em qualquer casa onde entrardes… ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário (Lucas 10:5,7).

O ANTÍDOTO MAIS EFICAZ: A ORAÇÃO
Depois de um dia de trabalho, uma pequena equipe de pregadores do Evangelho chegou a uma aldeia da Indonésia conhecida por suas práticas ocultistas. Os aldeões lhes deram comida, mas cada pregador se perguntava: Será que esses alimentos estão envenenados? Um deles falou: – Jesus mandou dar testemunho e comer tudo o que seja oferecido; confiemos, pois, nEle. A comida foi precedida e seguida de várias orações. De repente, um aldeão veio avisar: – Seus alimentos foram envenenados pelo grande bruxo. Antes que o sol nasça, vocês estarão todos mortos!

Esses piedosos pregadores se ajoelharam e oraram fervorosamente para que Deus interviesse e falasse àquele povo tão escravizado pelo medo e engano de Satanás.

Às quatro da manhã, um homem completamente desesperado surgiu das sombras. Com extrema angústia, ele se lançou aos pés dos missionários, rogando: – Salvem-me! Sou o bruxo e sei que se vocês não estiverem mortos quando o sol nascer, eu é que morrerei. A má sorte se voltará contra mim. Tenham piedade! Me digam o que devo fazer para ser salvo?

O bruxo ouviu a mesma resposta dada ao carcereiro de Filipos em Atos 13:31: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. Esse versículo produziu o mesmo resultado: salvação para aquele homem e para outros. Atualmente existem muitos cristão naquela região da Indonésia.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.57

12 de Outubro

"Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 15.57

"O que devo fazer para ter vitória constante sobre a minha velha natureza?", perguntam muitos. Pois na prática diária muitas vezes se nota tão pouco dessa vida vitoriosa. Mas aqui é válida a pergunta: você crê que Jesus Cristo de fato morreu na cruz? Em caso afirmativo, vale Romanos 6.6: "...sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos." No momento em que o inimigo procura nos provocar por meio de pessoas que ofendem, caluniam ou cometem outras injustiças, temos a oportunidade de provar que cremos no poder da morte de Jesus. Justamente numa ocasião assim é que o "estar crucificado com Cristo" se mostra como o segredo da vitória sobre tudo o que é negativo. Deus providencia para que no dia-a-dia sejamos constantemente confrontados com o Crucificado. Por toda parte nos deparamos com a cruz. Se não tivéssemos provações, não haveria oportunidade de praticar a vitória de Jesus Cristo conquistada na cruz. Por esse motivo, deveríamos amar aqueles que nos machucam em nossos pontos mais sensíveis, pois em cada tentação temos a possibilidade de exclamar o que está escrito em 2 Coríntios 2.14: "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo."

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3.1-18

Romanos 3.1-18
1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
4 De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
5 Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)
6 Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
7 E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
8 E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
9 Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
15 são os seus pés velozes para derramar sangue,
16 nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17 desconheceram o caminho da paz.
18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.


Romanos 3:1-18

Quem está certo? Deus, que condena - ou o acusado, que se defende? "Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem", diz o apóstolo (v. 4). A Palavra de Deus não é ineficaz só porque os judeus, seus depositários (v. 3; Hebreus 4:2), não creram nela. Inconseqüentemente, eles se vangloriavam de possuir a lei (cap. 2:17), sendo que a mesma lei testemunhava contra eles. É como um criminoso, gritando ser inocente, entregar à polícia a prova de seu crime, estabelecendo assim sua culpa. Por isso o Espírito de Deus, como promotor de um tribunal, faz ler diante do acusado judeu uma série de versículos irrefutáveis tirados de suas próprias Escrituras (vv. 10-18).

Mas outro argumento poderia sustentar o acusado: "Eu não nego minha injustiça, mas ela é útil, pois serve para enfatizar a justiça de Deus". Que atitude horrível! Se fosse assim, Deus teria de desistir de julgar o mundo (v. 6) e agradecer-lhe porque sua maldade ressalta a própria santidade divina. No entanto, Ele deixaria de ser justo e se negaria a Si mesmo (2 Timóteo 2:13). Diante do veredicto final, Deus acaba com os últimos argumentos, por trás dos quais Sua criatura sempre procura esconder-se.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 2.17-29

Romanos 2.17-29
17 Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
18 que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
19 que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,
20 instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;
21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
22 Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos?
23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.
25 Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
26 Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão?
27 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.
29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.


Romanos 2:17-29

Os primeiros capítulos desta epístola nos fazem pensar em uma sessão de tribunal. Um após o outro, os elementos do mundo civilizado da época comparecem diante do supremo Juiz.

Depois da condenação do grego - ou seja, do bárbaro (cap. 1) - e do homem moral e civilizado (começo do capítulo 2), o judeu é chamado a ouvir sua sentença. Ele se apresenta de cabeça erguida. Seu nome judeu, a Lei em que se apóia, o verdadeiro Deus que ele diz conhecer e servir (v. 17), tudo parece demonstrar sua superioridade em relação aos outros acusados e absolvê-lo. Porém, o que lhe responde o supremo Magistrado? "Eu não te julgarei pelos teus títulos (v. 17), nem por teu conhecimento (v. 18), nem por tuas palavras (v. 21), mas sim por teus atos. Ao invés de desculpar-te, estes privilégios agravam tua culpabilidade."

O pecado dos pagãos é chamado de impiedade (cap. 1:18): eles avançam sem lei e sem freio segundo a sua própria vontade (1 João 3:4). O pecado dos judeus é chamado transgressão (v. 23), ou seja, é a desobediência aos divinos mandamentos conhecidos. E hoje, quão mais responsáveis são os cristãos, pois eles possuem toda a Palavra de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 5:15-27

2 Reis 5:15-27

15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
16 Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
18 Nisto perdoe o Senhor a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor a teu servo.
19 E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
20 Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o Senhor que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
21 E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
23 E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
24 E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
25 Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
26 Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.


2 Reis 5:15-27
A primeira coisa que Naamã fez depois de sua cura foi voltar e agradecer ao instrumento que a tornou possível. Isso nos lembra um dos dez leprosos que foram limpos pelo Senhor, o qual “vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz” (Lucas 17:15). E o mais notável disso é que ele também era estrangeiro.

Naamã aprendeu que a salvação é absolutamente gratuita. Muitos jamais conseguiram aceitar esse fato. Isso se torna mais compreensível quando se vê uma classe de clérigos recebendo favores pessoais em troca de perdão de pecados: “sórdida ganância” (1 Timóteo 3:8; Tito 1:7; 1 Pedro 5:2). Geazi nos faz pensar sobre isso. A conduta dele, tão influenciada pelo amor ao dinheiro, prejudicou a compreensão de Naamã sobre o dom gratuito de Deus. O coração do homem de Deus, tão preocupado com o “novo convertido”, assistiu à cena tempo todo. O ato desonesto é exposto, e o cobiçoso Geazi recebe uma terrível punição (Atos 5:1-11). “Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?”, pergunta Eliseu, cuja fortuna pessoal era seu manto profético. Que pergunta séria! Como discípulos de um Mestre que se tornou pobre, nós, às vésperas de Seu retorno, não temos tempo para desperdiçar tentando amealhar fortunas neste mundo (Tiago 5:3; Ageu 1:6-7).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 5:1-14

2 Reis 5:1-14

1 E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.


2 Reis 5:1-14
Aqui está Naamã, capitão do exército sírio, um herói coberto de glória, distinção e valor. Apesar disso, havia algo que fazia essa grande personagem ser o mais miserável dos seres humanos: seu refinado uniforme cobria um corpo consumido pela lepra. Da mesma maneira, a doença do pecado tem corrompido cada ser humano, incluindo os mais nobres.

Na casa de Naamã vivia uma jovem mensageira de boas notícias. Uma escrava dá seu simples testemunho do poder do homem de Deus. Ninguém é jovem demais para ser uma testemunha do Senhor Jesus.

Naamã se põe a caminho e, após passar rapidamente pelo palácio do rei Jorão, recebe a mensagem de Eliseu. E ainda hoje Deus tem uma mensagem para os pecadores: Sua Palavra escrita. Muitos não crêem que Deus fala dessa maneira e não reconhecem a Bíblia como a Palavra de Deus. Outros consideram a salvação muito simples. A instrução dada a Naamã é a mesma que Jesus deu ao homem cego de nascença: “Vai, lava-te” (v. 10; João 9:7). Deus não pede para fazermos coisas difíceis (v. 13), mas apenas isso: reconhecer que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1, 5; Colossenses 2:13). As coisas difíceis, o próprio Deus já fez por nós.

Que DEUS abençoe a todos.