2 Reis 5:1-14
1 E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:1-14
Aqui está Naamã, capitão do exército sírio, um herói coberto de glória, distinção e valor. Apesar disso, havia algo que fazia essa grande personagem ser o mais miserável dos seres humanos: seu refinado uniforme cobria um corpo consumido pela lepra. Da mesma maneira, a doença do pecado tem corrompido cada ser humano, incluindo os mais nobres.
Na casa de Naamã vivia uma jovem mensageira de boas notícias. Uma escrava dá seu simples testemunho do poder do homem de Deus. Ninguém é jovem demais para ser uma testemunha do Senhor Jesus.
Naamã se põe a caminho e, após passar rapidamente pelo palácio do rei Jorão, recebe a mensagem de Eliseu. E ainda hoje Deus tem uma mensagem para os pecadores: Sua Palavra escrita. Muitos não crêem que Deus fala dessa maneira e não reconhecem a Bíblia como a Palavra de Deus. Outros consideram a salvação muito simples. A instrução dada a Naamã é a mesma que Jesus deu ao homem cego de nascença: “Vai, lava-te” (v. 10; João 9:7). Deus não pede para fazermos coisas difíceis (v. 13), mas apenas isso: reconhecer que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1, 5; Colossenses 2:13). As coisas difíceis, o próprio Deus já fez por nós.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário