sexta-feira, 24 de julho de 2009

João 12.37-50

João 12.37-50

37 E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,
38 para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
39 Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:
40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.
41 Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.
42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;
43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
44 E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.
46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.
48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
49 Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.
50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.


João 12:37-50

Com o capítulo 12 se encerra uma grande divisão deste Evangelho. A partir do capítulo 13 o Senhor se dirigirá exclusivamente a Seus discípulos. Assim, temos aqui as Suas últimas palavras ao povo de Israel. De agora em diante, e conforme profetizou Isaías, essa nação estará endurecida. João 1:11 confirma-se como verdadeiro: Ele "veio para o que era seu (Israel), e os seus não o receberam". Mas o versículo seguinte também tem sido confirmado. Alguns O receberam e obtiveram o direito de se tornarem filhos de Deus. Mesmo entre os governantes, vários creram nEle sem atrever-se, contudo, a dar testemunho de sua fé. E a razão que nos é dada é "porque amaram mais a glória dos homens, do que a glória de Deus" (v. 43). Nós, a quem do mesmo modo falta coragem para confessar a nossa fé, perguntemo-nos a nós mesmos: não é este também o nosso motivo?.

Uma última vez Jesus declara pública e solenemente o caráter divino de Seu ministério. Ele é o Enviado de Deus que, ao mesmo tempo, é a perfeita imagem do Pai (v. 44, 49; Hebreus 1:3). Todas as Suas palavras expressaram verdadeiramente os pensamentos de Deus. Devemos meditar sobre este maravilhoso exemplo e, quanto a nós, aprender dEle o que devemos dizer e como devemos falar (v. 49).

Que DEUS abençoe a todos.

João 12.20-36

João 12.20-36

20 Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos;
21 estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.
22 Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus.
23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.
24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida perde -a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la -á para a vida eterna.
26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
27 Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.
28 Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.
29 A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.
30 Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.
31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.
33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.
34 Replicou-lhe, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?
35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles

João 12:20-36

Em antigas tumbas egípcias encontraram-se grãos de trigo que, apesar de milhares de anos de idade, ainda eram capazes de germinar. Contudo, qualquer que fosse o tempo transcorrido, e ainda que tivessem sido guardados em um recipiente muito precioso, esses grãos não poderiam multiplicar-se ali. Para que eles pudessem formar espigas carregadas de outros grãos semelhantes às sementes, esses grãos deveriam ser colocados na terra, a saber, que fossem sacrificados. Essa é a figura que o Senhor Jesus usa ao falar da Sua morte. O desejo dos gregos em vê-LO guia os pensamentos do Senhor Jesus aos maravilhosos resultados de Sua cruz, a saber: a bênção das nações sob o domínio universal do Filho do homem, muito fruto (v. 24b), o julgamento de Satanás (v. 31), e todos os homens serão atraídos a Ele (v. 32). Mas diante de Sua alma santa também passa o peso dos sofrimentos que esta hora trará para Ele. Então se dirige a Deus, que do céu Lhe responde com a promessa da ressurreição (v. 28).

A noite agora estava eminente para o povo judeu. A Luz estava para desaparecer no horizonte; o Senhor Jesus iria deixá-los (v. 35; Jeremias 13:16). O presente momento da graça para nós também se aproxima do seu fim. O momento virá quando já não será mais possível crer (compare v. 40). Na vida do Senhor Jesus houve um solene "agora" (v. 27, 31). Para nós "agora" é o tempo de crer nEle (2 Coríntios 6:2).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 15:13-29

2 Samuel 15:13-29

13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
14 Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.
15 Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor.
16 E saiu o rei, com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa.
17 Tendo, pois, saído o rei com todo o povo a pé, pararam num lugar distante.
18 E todos os seus servos iam a seu lado, como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram de Gate a pé, caminhavam diante do rei.
19 Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta-te, e fica-te com o rei, porque és estrangeiro, e também desterrado de teu lugar.
20 Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde puder ir; volta, pois, e torna a levar teus irmãos contigo, com beneficência e fidelidade.
21 Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o Senhor, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor.
22 Então Davi disse a Itai: Vem, pois, e passa adiante. Assim passou Itai, o giteu, e todos os seus homens, e todas as crianças que havia com ele.
23 E toda a terra chorava a grandes vozes, passando todo o povo; também o rei passou o ribeiro de Cedrom, e passou todo o povo na direção do caminho do deserto.
24 Eis que também Zadoque ali estava, e com ele todos os levitas que levavam a arca da aliança de Deus; e puseram ali a arca de Deus, e subiu Abiatar, até que todo o povo acabou de passar da cidade.
25 Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; que, se achar graça nos olhos do Senhor, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.
26 Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos.
27 Disse mais o rei a Zadoque, o sacerdote: Não és tu porventura vidente? Torna, pois, em paz para a cidade, e convosco também vossos dois filhos, Aimás, teu filho, e Jônatas, filho de Abiatar.
28 Olhai que me demorarei nas campinas do deserto até que tenha notícias vossas.
29 Zadoque, pois, e Abiatar, tornaram a levar para Jerusalém a arca de Deus; e ficaram ali.


2 Samuel 15:13-29

Enquanto tudo corria bem para o rei e a corte, era impossível distinguir quem era realmente leal a Davi e os que permaneciam com ele só por interesse pessoal. A prova revelaria o que havia no coração de cada um e faria a separação. Alguns seguiram a Absalão (v. 13), outros a Davi (v. 18). A neutralidade não era mais possível.

Você já pensou o que faria se amanhã os cristãos fossem cruelmente perseguidos, aprisionados e mortos, como acontecia nos tempos da igreja primitiva… e como ainda acontece em alguns países? Aí você saberia se de fato ama o Senhor Jesus e se O seguiria não apenas quando as coisas estão bem, mas também no sofrimento e até na morte.

Itai era um estrangeiro que se juntara ao rei há pouco tempo. Temos visto muitos novos convertidos vindo de um passado tenebroso, mas dando evidências de grande fé e grande devoção. Por outro lado, muitos cristãos de quem poderíamos esperar grandes coisas por causa de seu conhecimento e educação têm abandonado o Senhor no tempo das provações. Itai, o geteu, é um exemplo a ser seguido!



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 15:1-12

2 Samuel 15:1-12

1 E ACONTECEU depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.
2 Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;
3 Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
4 Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!
5 Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.
6 E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
7 Aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar em Hebrom o meu voto que fiz ao Senhor.
8 Porque, morando eu em Gesur, na Síria, fez o teu servo um voto, dizendo: Se o Senhor outra vez me fizer tornar a Jerusalém, servirei ao Senhor.
9 Então lhe disse o rei: Vai em paz. Levantou-se, pois, e foi para Hebrom.
10 E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom.
11 E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio.
12 Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Giló, estando ele oferecendo os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e ia crescendo com Absalão.


2 Samuel 15:1-12

As atitudes de Absalão não mostram nenhuma mudança em sua consciência. A rebelião que ele liderou havia sido cuidadosamente planejada. Dia após dia ele se apresentava no portão da cidade onde encontrava os que tinham causas a serem julgadas. Estendia suas mãos para as pessoas, as beijava e perguntava sobre o problema que tinham. Assim dava a entender que seu pai era incapaz de administrar a justiça apropriadamente. Ele, por outro lado, se tivesse o poder, não falharia em fazer a justiça necessária.

Criticar os pais e considerar-se que eles sempre é um sintoma muito preocupante. Hipócrita e bajulador, Absalão foi no entanto bem-sucedido em construir para si uma reputação de benevolente, amável, justo, tudo isso à custa de seu pai. Ele “furtava o coração dos homens de Israel” e os afastava do seu verdadeiro rei (v. 6). E será que hoje também as pessoas (e coisas) não estão dispostas a furtar nosso coração do verdadeiro Davi? Lembremos que nosso coração pertence ao Senhor Jesus Cristo. Ele pagou um preço suficientemente grande para nos comprar de uma vez por todas.

Nos versículos 7 a 12 vemos Absalão encobrindo suas infames ações com um manto religioso e arquitetando a conspiração que o colocaria no trono.



Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1.27

24 de Julho

"Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Coríntios 1.27

Você é culto? Estudou muito? Seus filhos freqüentaram escolas superiores? Mas por que será que você é presunçoso por causa disso? Por que sua instrução leva você a um orgulho próprio tão repugnante? Por que seus filhos, pelos quais gastou muito dinheiro para que estudassem, não querem saber mais nada do Evangelho? Será que não foi porque você procurou o sucesso e não a bênção, preferindo a honra dos homens em vez da que vem do Senhor? Você está abarrotado de sabedoria humana, mas não tem a sabedoria divina que transforma corações humanos. Onde você pode conseguir essa sabedoria? A Palavra de Deus lhe dá a resposta: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." Você não encontra essa sabedoria em livros, você não pode estudar esse "conhecer e temer o Santo de Deus". Não, essa bênção divina, ao invés do sucesso humano, você encontra na renúncia da sua velha natureza, junto do crucificado no Calvário. Somente ali você encontra a eterna sabedoria de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.