sexta-feira, 24 de julho de 2009

2 Samuel 15:13-29

2 Samuel 15:13-29

13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
14 Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.
15 Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor.
16 E saiu o rei, com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa.
17 Tendo, pois, saído o rei com todo o povo a pé, pararam num lugar distante.
18 E todos os seus servos iam a seu lado, como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram de Gate a pé, caminhavam diante do rei.
19 Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta-te, e fica-te com o rei, porque és estrangeiro, e também desterrado de teu lugar.
20 Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde puder ir; volta, pois, e torna a levar teus irmãos contigo, com beneficência e fidelidade.
21 Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o Senhor, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor.
22 Então Davi disse a Itai: Vem, pois, e passa adiante. Assim passou Itai, o giteu, e todos os seus homens, e todas as crianças que havia com ele.
23 E toda a terra chorava a grandes vozes, passando todo o povo; também o rei passou o ribeiro de Cedrom, e passou todo o povo na direção do caminho do deserto.
24 Eis que também Zadoque ali estava, e com ele todos os levitas que levavam a arca da aliança de Deus; e puseram ali a arca de Deus, e subiu Abiatar, até que todo o povo acabou de passar da cidade.
25 Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; que, se achar graça nos olhos do Senhor, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.
26 Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos.
27 Disse mais o rei a Zadoque, o sacerdote: Não és tu porventura vidente? Torna, pois, em paz para a cidade, e convosco também vossos dois filhos, Aimás, teu filho, e Jônatas, filho de Abiatar.
28 Olhai que me demorarei nas campinas do deserto até que tenha notícias vossas.
29 Zadoque, pois, e Abiatar, tornaram a levar para Jerusalém a arca de Deus; e ficaram ali.


2 Samuel 15:13-29

Enquanto tudo corria bem para o rei e a corte, era impossível distinguir quem era realmente leal a Davi e os que permaneciam com ele só por interesse pessoal. A prova revelaria o que havia no coração de cada um e faria a separação. Alguns seguiram a Absalão (v. 13), outros a Davi (v. 18). A neutralidade não era mais possível.

Você já pensou o que faria se amanhã os cristãos fossem cruelmente perseguidos, aprisionados e mortos, como acontecia nos tempos da igreja primitiva… e como ainda acontece em alguns países? Aí você saberia se de fato ama o Senhor Jesus e se O seguiria não apenas quando as coisas estão bem, mas também no sofrimento e até na morte.

Itai era um estrangeiro que se juntara ao rei há pouco tempo. Temos visto muitos novos convertidos vindo de um passado tenebroso, mas dando evidências de grande fé e grande devoção. Por outro lado, muitos cristãos de quem poderíamos esperar grandes coisas por causa de seu conhecimento e educação têm abandonado o Senhor no tempo das provações. Itai, o geteu, é um exemplo a ser seguido!



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário