sábado, 20 de junho de 2009

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO

Seja Ele como chuva que desce sobre a campina ceifada, como aguaceiros que regam a terra. Sal. 72:6.

O homem de aproximadamente cinqüenta anos olhava para mim com olhos de súplica. Como se eu pudesse, com uma palavra, resolver os seus problemas. Vestia terno azul-marinho e camisa branca. Aparentemente, era um executivo vivendo o maior drama de sua vida. “Ah, se pudesse começar tudo de novo”, disse, depois de contar-me o drama de seu lar destruído. “De que vale tudo que consegui na vida, se perdi o mais precioso, que é a minha família?”, perguntou, quase afirmando.

“Começar de novo.” Quantas vezes tenho ouvido essa expressão dos lábios de pessoas que passam pelo vale da dor e da angústia.

Na opinião do homem que falava comigo, já era “tarde demais”, seu lar já estava desfeito, não havia maneira de reconstruir o vaso de cristal feito em cacos.

O salmista pensa diferente. Para ele, nunca é “tarde demais”. No verso de hoje, ele apresenta uma “campina ceifada”. A palavra hebraica gez poderia ser traduzida mais apropriadamente como “uma pastagem que foi tragada”. O gado passou e não deixou nada. Aparentemente, tudo está acabado. Já não é possível começar de novo. Mas o poeta afirma: “Seja Ele como chuva que desce sobre a campina ceifada.”

Quem é este “Ele” que o salmista menciona? Quem é capaz de tirar vida de onde só há morte? Quem é Este que pode tirar água da rocha, de abrir o Mar Vermelho, de andar sobre a água do mar, de fazer um paralítico andar depois de trinta e oito anos, de ressuscitar um cadáver que estava em estado de decomposição? Quem é Este que disse um dia: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba”?

Sim. Quando tudo parece perdido. Quando, do ponto de vista humano, tudo chegou ao fim, quando você sente que já é “tarde demais”, olhe para Jesus com os braços abertos, pronto a dar-lhe uma nova oportunidade.

Janeiro está ai, e com ele a mão estendida de Jesus. Nunca é tarde para quem segurar essa mão maravilhosa. Hoje pode ser um novo dia.

Acredite nisso no início de um novo ano. Que Jesus “seja como chuva que desse sobre a campina ceifada, como aguaceiros que regam a terra.”

Que DEUS abençoe a todos.

Água da Fonte

Água da Fonte

[O justo] será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Salmo 1:3, ARC

O salmista fala que o justo deve ser como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, porque elas são uma fonte de sustento sem limites. Pela obra silenciosa do Espírito Santo, nossas raízes vão buscar a seiva, aquele sustento espiritual oculto, que sobe pelo tronco e alcança os ramos, desabrochando
em verdes folhagens e lindas flores de uma vida cristã exemplar, culminando na produção de frutos dignos da apreciação de Deus.

Thomas Kempis, teólogo alemão, disse: “Não consigo descansar se não for para um canto com o Livro.” Para ele, a comunhão com Deus, pela leitura
e meditação das Escrituras, junto à Fonte, era como água refrescante, dando-lhe paz e descanso em meio às lutas e exigências da vida.

Verdadeiramente, as águas correntes que passam por esse Livro Sagrado são águas quejorram da Fonte e alimentam nossa vida espiritual. A meditação diária na Palavra de Deus, durante todos os dias do novo ano, dará água para as raízes da nossa árvore espiritual que leva os nutrientes para fortalecer nossa fé, saúde para a alma e forças para lutar contra o mal.

Um período regular cada dia durante o ano, em nosso “canto com o Livro”, vai nos proporcionar paz à alma, alegria de viver e motivação para continuarmos nossa caminhada cristã rumo ao Céu.

O cristão que não tem raízes molhadas pela água da Fonte, que não absorve os nutrientes necessários para seu crescimento espiritual, é como a palha dispersada pelos ventos das provações. É leve demais para resistir às tentações.

O salmista nos estimula a regar, cada dia, nossas raízes na água da Fonte. E esta Fonte é Cristo. Ali, no nosso canto de paz e sossego, com o Livro aberto, dia a dia, durante todo este novo ano, vamos nos saciar com as “correntes artesianas” que, através da Bíblia Sagrada, alcançam nosso coração.

Esses momentos de confraternização e euforia, tão próprios do começo de um novo ano, não devem parar por aí. Temos que antegozar desde já as alegrias daquele momento em que, na Nova Terra, beberemos “da fonte da água da vida”. Então, sim, a nossa alegria será completa. Pela graça de Deus estaremos lá, não é verdade?

REFLEXÃO: “Isto sucederá se diligentemente ouvirdes a voz do Senhor, vosso Deus” (Zc 6:15). Feliz e abençoado ano novo!

Que DEUS abençoe a todos.

Memorável Cerimônia de Posse

Memorável Cerimônia de Posse

Pai, aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam Comigo. João 17:24, ARC

Diante da Cidade Santa está a grande multidão de resgatados envolvendo todas as fases da História, de Adão até o último que foi salvo pela graça e mérito de Jesus Cristo. Os portões de pérolas ainda estão fechados, pois, antes de se abrirem, será realizada a grande solenidade de "investidura" dos que passaram pela escola da vida ao lado do Salvador e Mestre. "Estamos na escola de Cristo nesta vida, onde devemos aprender a ser mansos e humildes de coração; e, no dia do ajuste de contas final, veremos que todos os obstáculos que encontramos, todos os problemas e contrariedades que somos chamados a suportar, são lições práticas na aplicação de princípios da vida cristã" .

Nessa memorável solenidade de "posse", todos os que lavaram "as suas vestiduras no sangue do Cordeiro" receberão das mãos do Salvador os emblemas da vitória, com as insígnias de sua condição real.

Então, diante de todo o Universo, vamos receber um "diploma" quando Jesus colocar sobre nossa cabeça a coroa de glória. Nessa coroa estarão gravados nosso novo nome e a inscrição "Santidade ao Senhor". Jesus ainda colocará em nossas mãos "a palma do vencedor e a harpa resplandecente".

Ao término dessa solene cerimônia, o Salvador abrirá "amplamente as portas de pérolas, e as nações que observaram a verdade entrarão [...] Então, aquela voz, mais harmoniosa do que qualquer música que tenha soado já aos ouvidos mortais, será ouvida a dizer: 'Vosso conflito foi encerrado'. 'Vinde benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo'".

Gosto de pensar que, nesta hora, terá início a eternidade e se cumprirá o desejo há muito acalentado no coração de Jesus: "Aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam Comigo." Será grande privilégio e honra viver com o Senhor para sempre!

Como seria se hoje, o último dia do ano, fosse também nosso último dia aqui na Terra? Em poucas horas, em lugar da inauguração de um Ano Novo, teríamos o início de uma Nova Era! Talvez ainda tenhamos que esperar um pouco... Mas, dentro de pouco tempo, virá o Redentor nas nuvens! Aguardemos com paciência o galardão! Feliz 2009!

REFLEXÃO: "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam" (Tg 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Feliz 2009...

Se não fora o auxílio do Senhor, já a minha alma estaria na região do silêncio. Sal. 94:17.
Chegamos ao fim de mais um ano. É como se Deus recolhesse a folha que você escreveu ao longo de doze meses, com seus erros e seus acertos, e lhe entregasse uma folha em branco para escrever uma nova história.

Outro dia alguém me disse: “Eu não quero escrever uma nova história. Estou contente com a minha.” Pode ser. Existem muitas formas de encarar a vida. Mas uma coisa é certa: A vida é um processo de crescimento. Nunca é tarde para começar de novo, e nada é tão bom que não possa ser melhorado.

Este ano foi extraordinário para você? Agradeça a Deus pelas bênçãos das quais desfrutou. Louve o nome do Senhor pela Sua misericórdia e fidelidade e prepare-se para continuar sendo uma fonte de inspiração para as pessoas que o rodeiam.

Este ano foi turbulento em sua vida? Agradeça a Deus porque é em meio às tormentas e às tristezas que o caráter se aperfeiçoa, e é na dor que aprendemos a valorizar a alegria.

No Salmo 94, Davi vê a fúria de seus inimigos. E, como todo ser humano, treme. Mas em seguida clama a Deus e agradece porque fora graças ao amor de Deus que ele sobrevivera a todas as dificuldades que encontrara no caminho. No verso 19, ele disse: “Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as Tuas consolações me alegram a alma.” Essa era a sua esperança. As agruras da vida não o desanimavam, porque o Senhor era a sua consolação.

Ingresse no mês de janeiro com a certeza de que o Deus misericordioso que o acompanhou ao longo deste ano estará ao seu lado, sustentando-o nos momentos mais difíceis que porventura você tenha que enfrentar. Segure o braço poderoso de Jesus. Faça dEle o centro de sua vida. Receba dEle a inspiração e a sabedoria que precisa para viver uma vida próspera e feliz. Se os furacões das provações lhe tirarem tudo, não permita que lhe tirem a confiança nAquele que nunca perde o controle do Universo.

Foi bom ter falado com você durante todo este ano. Cada meditação tocou a minha vida enquanto a trasmitia. Também chego a dezembro tendo trilhado o caminho da sabedoria, e me uno a você e a Davi para dizermos juntos: “Se não fora o auxílio do Senhor, já a minha alma estaria na região do silêncio.”

Que DEUS abençoe a todos..., E a tudo dai-vos Graças...

Amém.

DEFENDA SEUS PRINCÍPIOS

DEFENDA SEUS PRINCÍPIOS

Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Prov. 24:10.

Muitos cristãos acreditam que fazem ou deixam de fazer alguma coisa porque a igreja normatiza a sua vida. Até que ponto isso é verdade? Outro dia impressionou-me a declaração pública do jogador Kaká. Um jornalista lhe perguntou se era verdade que se preservaria virgem até o casamento. Kaká respondeu com um sorriso. É um princípio de vida que ele guarda no coração. Não se envergonha disso.

Trabalhei muitos anos como conselheiro de jovens e descobri que a maioria cai nos vícios e começa a andar por caminhos de marginalidade por medo de ser diferente. Eles querem fazer parte do grupo. Se o grupo comete uma loucura, eles sacrificam princípios. Mas não desejam ser isolados.

Salomão declara: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” Os valores são testados sob pressão. É fácil defender princípios quando todos à sua volta o fazem. De certo modo, você se conduz do modo que todos esperam que o faça, até para sentir-se parte desse grupo.

Mas o que acontece quando você se descobre em meio a pessoas que pensam e agem diferente? E se todos usam drogas ou são desonestos? O ouro é purificado pelo fogo. Os valores são testados na crise.

O ensinamento bíblico não desafia você a tirar força do interior para resistir ao mal, e sim a olhar a Cristo para receber forças do alto, a fim de viver o que você acredita.

Não tema ser diferente. Não se sinta culpado. Não permita que os outros o impeçam de voar. Mas prepare-se. Quem voa como águia, atrai caçadores. Eles estão por todas as partes, dispostos a derrubá-lo.

Atreva-se a olhar o azul infinito dos princípios eternos. Abra as asas e voe. Arrisque-se. É melhor arriscar-se hoje em defesa dos seus princípios do que viver a vida toda com medo, tentando agradar a todo mundo.

Antes de sair hoje de casa, repita para você mesmo: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”

Que DEUS abençoe a todos.

O Amigo do Ano

O Amigo do Ano

Se alguém está em Cristo, é nova criatura. 2 Coríntios 5:17

Continuamos, ainda, a respirar o clima dos últimos dias festivos das festas natalinas e do ano novo. As luzes continuam piscando em muitos lugares, lembrando o nascimento de Jesus, na manjedoura de Belém. Sim, é verdade, Ele nasceu numa manjedoura, ao lado de dóceis animais que Lhe fizeram companhia, porque não havia lugar para Ele nas hospedarias da cidade.

Jesus, hoje, quer fazer morada no seu e no meu coração. “Eis que estou à porta e bato”, diz Ele. O que faremos? Abriremos a porta ou vamos deixá-Lo de fora, como fizeram os moradores de Belém? “Ontem como hoje, e como sempre”, escreveu o padre Leonel França, “Cristo é a solução do enigma humano.”

Se quisermos ser felizes, gozar paz e segurança, não podemos deixar de privar a amizade diária com Jesus Cristo.

Num sábado à tarde, peguei alguns folhetos para distribuir, um livro para ler e me dirigi a uma das praças do centro de Curitiba. Sentei-me num banco próximo a um grupo de senhoras. Elas falavam sobre alguns problemas que estavam acontecendo no lar de um casal amigo. Uma delas disse mais ou menos o seguinte: – Depois do casamento com Eduardo, Marilice tem passado por momentos muito dif íceis. Em alguns fins de semana, entram em depressão e despencam a chorar... Passam o fim de semana numa profunda tristeza.

E acrescentou:

– Depois de conversar bastante com ela e dar-lhe alguns conselhos e orientações para ajudá-los a sair daquela situação, eu disse: “É a falta de Cristo no lar de vocês a causa de tudo isso. Essa situação pela qual vocês estão passando é própria daqueles que não se importam com as coisas espirituais.
A propósito, quanto tempo faz que vocês não vão à igreja?” Não faz muito encontrei-me com Marilice. Ela me disse que ambos aceitaram os meus conselhos e tudo está voltando à normalidade.

Tenhamos a certeza de que esse Amigo, no silêncio da Sua graça, vem para ser o Confidente de nossas angústias e o Consolador que inspira
e conforta dando ânimo e paz ao coração atribulado. Em 2009, Ele estará junto do aflito e pronto para reerguê-lo da queda. Cristo tem que ser experimentado em nossa vida pela grandeza do Seu amor. Este é o Jesus da manjedoura, o amável Salvador.

REFLEXÃO: “Então, Me invocareis, passareis a orar a Mim, e Eu vos ouvirei” (Jr 29:12).

Que DEUS abençoe a todos.

“Eu Quero me Salvar”

“Eu Quero me Salvar”

O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:10

O verso básico da meditação de hoje faz-me lembrar de uma viagem que fiz pelo antigo norte de Goiás, hoje estado do Tocantins.

Nessa viagem, estávamos indo à Ponte Alta do Bom Jesus, quando o nosso carro enguiçou, justamente numa passagem estreita, dentro de um riacho de águas rasas.

Quando estávamos reabastecendo o veículo, pois o combustível era transportado num tambor, parou atrás de nós um jipe. Um pastor, que estava conosco, nosso companheiro de viagem, exclamou: “Não posso acreditar!” Acontece que estávamos obstruindo o único caminho existente.

Os ocupantes do jipe desceram com disposição de nos ajudar. E que espírito de solidariedade demonstraram! Cumprimentos, apresentações e, em poucos minutos, ali estava um grupo de novos amigos. Um deles era o prefeito de Ponte Alta.

Conversa vai, conversa vem, e o assunto enveredou para a situação de nossos dias, com suas incertezas e insegurança, quando alguém exclamou: “São coisas do fim do mundo!”

O prefeito, que participava da conversa, a certa altura declarou: “De religião eu não entendo nada, mas quero me salvar.”

“Eu quero me salvar” é o desejo de milhões de pessoas, mas ser religioso
apenas não é suficiente. Somente o que Deus fez por você e por mim, há pouco mais de dois mil anos, na cruz do Calvário, provê salvação.

Que plano maravilhoso!Que manifestação assombrosa! Jesus veio à Terra para trazer o dom da salvação aos famintos, solitários e abatidos de coração (Is 61:1). Porém, somente os que se dão conta de suas necessidades chegarão a conhecer e experimentar essa graça. Jesus disse: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento” (Lc 5:32). Graças a Deus por isso!

Você pode ser um bom crente, fiel dizimista, observador do evangelho, pode participar das ordenanças e demais atividades; pode ser um oficial zeloso, um obreiro consagrado, pode estar em todos os cultos, orando, cantando e testemunhando. Se você, ou qualquer outro membro da igreja,
fizer tudo isso na esperança de receber em troca a salvação, está enganado.
A salvação não é o resultado daquilo que você faz para Deus, mas sim daquilo que Ele fez por você através de Cristo. A salvação por Cristo é somente para pecadores, como eu e você. Felizmente!

REFLEXÃO: “Pela graça sois salvos [...]; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Gratidão

Gratidão

Sede agradecidos, [...] louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3:15, 16

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Gratidão. Isso, porém, não significa que devemos ser gratos apenas um dia por ano. Gratidão
é um aspecto da vida cristã que deve fazer parte constantemente da nossa personalidade.

Se pudéssemos perceber os caminhos e as intenções de Deus, veríamos que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28, ARC). Não seríamos, então, gratos ao Senhor? A gratidão é uma graça divina e, por isso, Paulo aconselha os fiéis: “Sede agradecidos.”

Uma senhora cristã (anônima), assim escreveu, ao meditar sobre o quanto devia ao seu Criador: “Hoje, viajando de ônibus, vi uma jovem amável com seus lindos cabelos loiros. Invejei-a... Ela parecia tão alegre!... Então, tive o desejo íntimo de ser tão bela quanto ela. Quando se levantou para descer, percebi o cruel aparelho que mantinha nos membros inferiores ao se arrastar com dificuldade pelo corredor do ônibus. Era uma vítima da paralisia. Mas, ao passar junto de mim, que sorriso lindo ela esboçou! Ó meu Deus, perdoa-me quando lamento. Tenho dois pés sadios. O mundo é meu!

“Então, desci para comprar alguns doces. O moço que servia no balcão era tão simpático! Disse-me: – É muito agradável falar com a senhora...
Como pode ver, eu sou cego. – Ó Deus, perdoa-me quando me queixo da vida. Tenho dois olhos. O mundo é meu!

“Descendo a rua, deparei-me com uma criança de olhos azuis a observar as outras crianças que brincavam. Perguntei-lhe: – Meu bem, por que você não vai brincar com elas? – Não disse nenhuma palavra e nem olhou para mim. Compreendi que não ouvia. Ó Deus, perdoa-me quando
me queixo da vida. Tenho dois ouvidos. O mundo é meu!

“Com pés que me levam aonde quero, com olhos que podem contemplar a beleza de um pôr-do-sol, com ouvidos que podem ouvir todos os sons... Ó meu Deus, perdoa-me quando me queixo da vida... Sou de fato abençoada! O mundo é meu! Obrigada, meu Deus!”

Deus Se alegra quando recebe de Seus filhos palavras de agradecimento e reconhecimento.

REFLEXÃO: “Louvando a Deus[...]com gratidão, em vosso coração”(Cl 3:16)

Que DEUS abençoe a todos.

Fonte de Realização

Fonte de Realização

Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Mateus 5:41

Iniciei meu ministério evangélico sendo instrutor bíblico numa série de palestras evangelísticas do saudoso pastor Geraldo G. de Oliveira, lá pelos
idos de 1956, na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo.

Éramos nove instrutores bíblicos e foi com grande expectativa que tivemos a primeira reunião, quando o pastor Geraldo nos transmitiu todas
as instruções necessárias. De tudo o que ele nos disse, uma coisa ficou bem gravada na minha memória: “Vocês devem ser missionários da segunda milha, saindo da rotina e indo além do dever.”

“Nos tempos bíblicos”, continuou, “muitas pessoas envolveram-se com a obra de Deus, mas não foram além dos limites da primeira milha e seus nomes permanecem no anonimato. Em contrapartida, os que foram além das exigências do dever, que desprezaram a mediocridade da rotina e avançaram pelos caminhos da segunda milha, tiveram seus nomes registrados na Bíblia como exemplo para a posteridade.”

Na verdade, as alegrias de uma vida de realizações, no âmbito dos compromissos profissionais ou espirituais, são percebidas somente quando
começamos a palmilhar a senda da segunda milha, ao se descortinarem diante de nós os vastos horizontes das possibilidades além. Tudo o que realizamos até chegar aos limites da primeira milha o fazemos por obrigação. Mas Jesus não Se impressiona com o mínimo necessário porque até aí não se exige muito esforço e não vamos além do vulgar e do comum das coisas. Jesus nos sugere manifestar amor prático para com nosso semelhante, manter o fardo nas costas e prosseguir.

Sobre o genuíno espírito da segunda milha, o pastor Siegfried J. Schwantes, em seu livro Colunas do Caráter, evoca o exemplo de Ana Nery que, nos campos de batalha da Guerra do Paraguai, ao socorrer “os soldados feridos, fazia-o no espírito da segunda milha. Aliviar-lhes apenas o sofrimento f ísico seria tão-somente caminhar a primeira milha, cumprir o dever. Tentar minorar-lhes o sofrimento moral com um sorriso a toda prova, uma palavra oportuna, um gesto de amor incansável, doando de si mesma para que outras vidas prestes a extinguir-se recebessem o impulso vitalizador de sua simpatia exuberante, era ir além do dever”.

Deus quer que experimentemos as alegrias da segunda milha, a motivação do amor e o motivo da real felicidade!

REFLEXÃO: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor” (Cl 3:23)

Que DEUS abençoe a todos.

Os Encontros da Noite

Os Encontros da Noite

Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. Salmo 16:7

Nossa viagem de Damasco a Bagdá fora feita de ônibus. No meio do caminho, lá pelas tantas da noite, paramos junto de um posto militar, em pleno coração do deserto. Descemos.

Caminhei uns cem metros sobre a areia sentindo a brisa da madrugada. Que firmamento! No meio da escuridão sem fim subiram ao meu pensamento
as palavras do Salmo 46:10: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.”

A noite revela um admirável cenário: a abóbada incomensurável, coberta de estrelas e astros luminosos que nos acenam com seus mistérios e atrações distantes. O homem extasia-se nessa contemplação cósmica.

É à noite que a pessoa, sem as preocupações rotineiras, faz um balanço do dia que passou e, de joelhos dobrados, coloca-se diante de Deus para agradecer
as vitórias, confessar as faltas e pedir perdão. E como isso traz alívio!

Na quietude da noite temos ocasião bastante propícia para buscar, através da oração particular e fervorosa, um encontro pessoal e íntimo com o Mestre. Na sua sinceridade, Nicodemos buscou Jesus nas silenciosas horas da noite; e encontrou o Caminho. Em uma noite sombria e triste, Pedro chorou arrependido por ter negado seu Mestre; recebeu perdão e alívio. Jacó, após uma noite de intensa agonia, remorsos e incertezas, e lutando desesperadamente com Alguém junto ao Jaboque, venceu e recebeu um novo nome – a insígnia de vencedor.

Foi numa visão da noite que a Daniel foi revelado o mistério do sonho de Nabucodonosor e, com ele, as grandes verdades proféticas de Daniel 2.

“Naquela noite”, diz o relato bíblico, “o rei não pôde dormir; então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei” (Et 6:1). Sem dúvida, aquela noite de insônia foi mandada por Deus para que a atenção do rei Assuero fosse dirigida a Mordecai e, como resultado, o povo judeu foi salvo do extermínio.

Quantas coisas aconteceram para o bem de pessoas e povos as quais tiveram o seu ponto de partida nas silenciosas horas da noite!

No silêncio da noite, você também pode encontrar-se com seu Deus para lutar, pedir, vencer, alcançar a paz interior e agradecer.

REFLEXÃO: “A minha boca Te louva, no meu leito, quando de Ti me recordo e em Ti medito, durante a vigília da noite” (Sl 63:5, 6).

Que DEUS abençoe a todos.

Apagar as Luzes Para Ler Melhor

Apagar as Luzes Para Ler Melhor

O povo que jazia em trevas viu grande luz. Mateus 4:16

Viajando algumas vezes à noite na lancha médico-missionária “Pioneira” pelo rio Araguaia, pude aprender que, quanto mais escura for a noite, melhor é para o piloto. Devido à claridade tênue e difusa dos astros, ele pode divisar com mais nitidez as silhuetas das copas das árvores, dos morros e de outros acidentes geográficos de ambas as margens do rio, que servem como pontos de referência para uma navegação noturna mais segura.

Dentro da cabine de comando não deve ter nenhuma luz acesa. É preciso apagar todas as luzes para se poder divisar além e avançar com segurança.

As trevas, portanto, podem ser de muita utilidade em certas circunstâncias e nos ensinam preciosas lições para nossa vida espiritual.

Foi em meio à escuridão do deserto, tendo o céu estrelado por sobre a cabeça, o solo frio por leito, uma pedra por travesseiro, somados ao temor da solidão e ao desespero da insegurança a oprimirem-lhe a alma, que Jacó viu uma escada brilhante cujo topo tocava o Céu, pela qual anjos gloriosos e magníficos subiam e desciam.

E o Senhor, que estava no cimo daquela escada mística, olhou ternamente para Seu filho em aflição e, com amor de Pai, falou-lhe: “Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores [...], porque te não desampararei” (Gn 28:15).

“Nas tormentas da vida, quando andamos pela sombra do vale ou nos debatemos num mar de dúvidas e desespero, é a luz de Jesus que nos dá esperança e nos ajuda a encontrar o caminho de volta para Seu porto seguro”, escreveu Francis Charles.

Às vezes, Deus precisa revelar-Se para você e para mim nos dias mais escuros e tristes da nossa vida, como fez com Jacó.

Ele tem que apagar algumas luzes que brilham sobre nós e que nos impedem de ter uma visão mais nítida do caráter dEle e do Seu amor. São as luzes da nossa auto-suficiência, da justiça própria, do egoísmo, do orgulho, da hipocrisia, da crítica, da presunção e de tantos outros pecados.

Só quando permitirmos que Deus apague todas essas luzes ofuscantes é que, do meio das trevas que agora nos envolvem, poderemos ver essa “grande luz” que emana da pessoa de Jesus Cristo. Só então os traços do Seu caráter se tornarão mais vivos e definidos aos nossos olhos.

REFLEXÃO: “Venham [...] vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá” (Is 2:5, NTLH).

Que DEUS abençoe a todos.

Encontrado Numa Construção

Encontrado Numa Construção

Tanto o judeu como o gentio são a mesma coisa a este respeito: todos eles têm o mesmo Senhor, Aquele que dá generosamente de Suas riquezas a todos quantos Lhe peçam. Qualquer um que chamar pelo nome do Senhor será salvo. Romanos 10:12, 13, BV

Deus não faz diferença de pessoas, sejam ricas ou pobres, ilustres ou humildes. Para Ele não há distinção. Busca os que são Seus onde estão e como são. Ele recebe com amor todos os que O invocam.

A história de hoje mostra exatamente isso. Em 1946, quando meu esposo e eu éramos instrutores bíblicos numa série de conferências em Santo André, SP, recebi o endereço de alguém por nome Firmo que gostaria de receber nossa literatura. Ao procurar o tal endereço pensei ter havido algum equívoco.
O local era apenas uma construção. As paredes ainda estavam sendo levantadas. Bati no tapume e um dos pedreiros me atendeu. Perguntei-lhe, então, pelo Sr. Firmo. Ele e os colegas acharam engraçado o tratamento de “senhor” dado ao rapaz e, mesmo fazendo gozação, foram chamá-lo.

Firmo era um jovem bem novo, de cor negra, tímido e agradável. Ele era servente e morava no galpão da obra. Não perdia nenhuma conferência.

Semanalmente, meu esposo dava-lhe os estudos sob a luz de uma lamparina, porque na construção não havia luz elétrica. No primeiro batismo
o Firmo foi batizado.

Depois de um ano, fomos transferidos de Santo André. Fizemos várias mudanças e, com essas idas e vindas, os anos se passaram e perdemos
o contato com muitas dessas pessoas.

Certo sábado, quando era presidente da Associação, meu esposo foi pregar numa das igrejas da Grande S. Paulo e, à saída, ao se despedir dos irmãos após o culto, um senhor com uma simpática família, disse: “Pastor Wilson, eu sou o Firmo, aquele a quem o senhor deu estudos naquela construção, em Santo André.” E apresentando a esposa, acrescentou: “Essa é a minha esposa, que ganhei para Jesus, e estes são os meus filhos.”

Essa é a melhor recompensa. Encontrar pessoas que conduzimos aos pés de Jesus traz muita alegria e satisfação. Essas pessoas não nos esquecem e são eternamente gratas.

Quando fazemos a obra de Deus, não sabemos quais serão os resultados, mas uma coisa é certa: nós mesmos somos abençoados ricamente, porque
nada substitui a felicidade por uma pessoa ter aceito a Jesus. – EGS

REFLEXÃO: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas” (Ec 11:6)

Que DEUS abeçoe a todos.

Coloquem os Santos em Circulação

Coloquem os Santos em Circulação

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Durante o governo de Oliver Cromwell, da Inglaterra (1653-1658), houve sérias dificuldades em relação à falta de prata, matéria-prima usada para cunhar as moedas.

Então, Cromwell solicitou que os encarregados das finanças do país procurassem, por todos os meios, encontrar a prata que estaria, quem sabe, sendo usada para outros fins que não o prioritário.

Depois de um bom tempo de pesquisas aqueles homens voltaram com notícias surpreendentes. “A maior concentração de prata que temos no país está nas catedrais, especificamente nos santos que as ornamentam”, disseram.

De imediato, Cromwell determinou: “Derretam os santos e coloquem-nos em circulação.”

Talvez esse seja um dos maiores problemas de nossas igrejas: Muitos que se julgam santos estão apenas enfeitando-as com sua presença. Assistem aos cultos, cantam, louvam e adoram. Geralmente, o ritual litúrgico impressiona por sua beleza; a lição bíblica, às vezes, é passada com a ajuda do Power Point; os sermões também; no final, todos se cumprimentam. De quando em vez, há uma confraternização entre as famílias, após o culto, com um gostoso almoço. Não sou contra essas boas coisas; elas fazem parte da comunhão e amizades cristãs. Entretanto, o que entristece a Deus é o perigo de que nossa religião fique só nisso. Se os santos não entram em circulação, segundo Stanley Jones, “a pregação é simples preleção, a oração é apenas repetição de fórmulas, os cultos deixam de ser cultos – tudo não passa de atividade terrena, circunscrita, inadequada, morta”.

Deus não Se agrada quando nos fechamos em nós mesmos. Ele diz “Ide”, e sejam “Minhas testemunhas”.

Paul Landrey, disse: “Somos chamados para ser o sal da Terra mas, infelizmente, o sal está dentro do saleiro e não na sopa [...] Os santos são bons quando estão espalhados”, assim como o sal é bom e dá sabor quando se espalha por igual em toda a sopa.

Martinho Lutero declarou que cada crente está diante do Senhor como um sacerdote – o sacerdócio de todos os crentes em Cristo Jesus. Mas como? “Completamente equipado para o serviço.” Assim, estaremos em condições de ir, testemunhar, pregar, preparar e batizar.

REFLEXÃO: “Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, o Meu servo a quem escolhi” (Is 43:10)

Que DEUS abençoe a todos.

Os Estranhos Métodos de Deus

Os Estranhos Métodos de Deus

Também enviarei vespas diante de ti, que lancem os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti. Êxodo 23:28

Às vezes, os recursos de Deus são estranhos e nada convencionais. As nações aqui mencionadas estavam sendo um estorvo para Deus executar Seus planos em relação ao Seu povo. Assim, Ele mandou vespas “ferroadoras” para ajudar os soldados israelitas a expulsar os inimigos daquelas terras.

Mas essa não foi a única vez que Deus usou tais métodos para dar avisos e fazer conhecidas as Suas intenções, inclusive em nossos dias.

Quando fui presidente da Igreja no estado de São Paulo, conheci o ex-padre Oscar, que exerceu, após a sua conversão, o pastorado cristão por vários anos.

Ouvi dele várias histórias do seu sacerdócio, do primeiro contato com a mensagem do cristianismo e todo o desenrolar de sua conversão. O episódio que passo a narrar deu-se em Analândia, interior do estado de São Paulo.

Numa tarde apareceu em sua casa um senhor que se dizia missionário e que ali estava, segundo ele, para esclarecer-lhe algumas dúvidas. Naquele dia, o estudo começou lá pelas quatro horas da tarde, prolongando-se até meia noite e meia, terminando com a declaração daquele senhor de que algumas doutrinas foram abolidas e que a sua observância era inútil. Mas o padre Oscar lhe disse: “Meu amigo, para não guardar esses mandamentos e continuar observando esses, eu não preciso sair da Igreja Católica, porque isso eu já faço há muitos anos... Vamos dormir e amanhã continuaremos a investigar nesses assuntos.”

O visitante foi para seu aposento. Em seu quarto, o padre Oscar ajoelhou-se e orou: “Senhor, se esse homem está com a verdade, que ele fique; se não, que vá embora.”

Ali pelas duas horas da madrugada, aquele homem bateu à porta do Padre Oscar e lhe disse: “Venha ver o que está acontecendo.” Quando o padre entrou em seu quarto, viu que as paredes e a cama do visitante estavam forradas de abelhas bravas.

– Por que o senhor não faz oração para elas irem embora? – sugeriu-lhe o padre Oscar, com aquela calma que lhe era peculiar.

– Eu já fiz de tudo... Quem vai embora sou eu. – Despediu-se e de madrugada mesmo saiu por onde havia entrado. No dia seguinte, não havia mais nenhuma abelha no quarto. Foram-se o visitante e as abelhas e o padre ficou em paz.

REFLEXÃO: “Ele atende os pedidos de quem O ama” (Sl 145:19)

Que DEUS abençoe a todos.

Os Notáveis Para Deus

Os Notáveis Para Deus

Quanto aos santos que há na Terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o Meu prazer. Salmo 16:3

De acordo com o rei Davi, ser notável para Deus não é receber aplausos dos homens nem o fugaz brilho da fama porque, não poucas vezes, essas coisas são conquistadas com prejuízo da verdade e da honra, e tendo como objetivo apenas satisfazer a vaidade tão própria do ser humano não convertido. A natureza da escolha é que faz a diferença.

Se o mundo tem os seus notáveis, Deus também os tem: são os “santos que há na Terra”. Só que, para classificá-los como tais, Deus tem critérios diferentes dos do mundo.

Alcançar a vida eterna e ver lá no Céu os remidos que foram salvos porque alguém lhes apresentou Jesus como seu Redentor, isso é ser notável segundo Deus.

Que diremos de Paulo, o intrépido e incansável apóstolo dos gentios? Foi desprezado e perseguido, açoitado e apedrejado e, finalmente, decapitado como insurreto, mas alcançou a coroa de glória.

Hudson Taylor foi um desses notáveis dos tempos mais modernos. De uma carta enviada à sua mãe, alguns trechos são verdadeiramente emocionantes. Dizem assim:

“A tarefa missionária é a mais nobre a que podemos nos dedicar [...] Continue orando por mim [...] Oh, minha querida mãe! Não tenho palavras para expressar minha alegria por ser missionário e poder levar as boas novas aos pobres pecadores que perecem; gastar e ser gasto por Aquele que morreu por mim!

“Pensa, minha querida mãe, em milhões e milhões – um número tão grande que é impossível assimilá-lo – sim, milhões e milhões de pessoas na China que cada ano passam para a eternidade sem conhecer Aquele que morreu por elas! [...] Oh, contemplemos ambos, a senhora e eu, com compaixão a essa multidão! Deus tem sido misericordioso para conosco; sejamos como Ele [...]

“Devo terminar [...] Parece-me que não poderei continuar vivendo se não puder fazer algo pela China.”

Você poderá ser um dos notáveis de Deus perfilando-se ao lado de homens e mulheres que tudo fizeram para anunciar as boas novas da salvação em Cristo. E pode ser aí mesmo onde você vive.

Que o Senhor o abençoe e que seu prestígio, sua honra e seu êxito estejam em cumprir a vontade de Deus!

REFLEXÃO: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1:21).

Que DEUS abençoe a todos.

A Oração

A Oração

Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. Lucas 18:1

Durante os próximos dias pretendo tratar de um dos mais importantes aspectos da vida cristã. Estou falando da prática da oração.

A oração é uma real conversa com Deus. É a ocasião em que o cristão abre o coração ao Pai celestial como o faria a um amigo de muita confiança.

Nada de palavras pré-fabricadas quando se trata de “abrir o coração a Deus”, seja na oração em público ou em particular. Nossas palavras devem ser as mais espontâneas possíveis, exatamente como se apresentarem os nossos motivos e necessidades. A oração é um impulso da alma, tanto para pedir como para agradecer.

A perseverança no orar é uma das condições para Deus ouvir nossas orações. Ele Se agrada quando oramos de “contínuo” e “sem cessar” (At 10:2; 1Ts 5:17).

Nosso Pai, entretanto, não Se revela igualmente a todas as pessoas. Não que Deus seja parcial ou tenha preferências. A questão é que Lhe é impossível atender a todas as pessoas por motivo de suas próprias disposições. O Sol não tem preferências. Seus raios incidem igualmente sobre um lago de águas limpas e sobre um charco de águas poluídas.

Quanto mais nosso procedimento estiver de acordo com a vontade de Deus, mais fácil nos será orar; quanto mais estiver em desarmonia com a vontade soberana do nosso Pai, mais difícil e constrangedor será fazer as nossas orações.

Se aqueles que oram não tiverem a intenção de refrear seus maus hábitos de ordem moral e espiritual, é mais do que óbvio que orar não lhes vai ajudar em nada, mas isso por sua própria culpa. Deus não Se recusa a ouvi-los; eles, sim, é que se recusam a atender as condições para que uma oração seja atendida – um desejo ardente e sincero de corrigir sua natureza carnal e abandonar o pecado.

Se vivermos em pecado, libertinagem, com vida impura e mente poluída, as nossas orações serão uma afronta ao Deus Todo-poderoso; não passarão de um simples gesto exterior destituído de significado; serão uma ofensa ao Espírito Santo, uma simples fórmula criada por uma leviandade de nossa parte, ao tentar conseguir de Deus a realização dos nossos desejos egoístas contrários aos mandamentos que Ele nos prescreveu, porque pecado é separação de Deus.

REFLEXÃO: “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (Sl 66:18, ARC)

Que DEUS abençoe a todos.

“Papai, Deus Está Morto?”

“Papai, Deus Está Morto?”

O Senhor é verdadeiramente Deus; Ele é o Deus vivo e o Rei eterno. Jeremias 10:10

Um dos pontos altos do capítulo 10 de Jeremias é o contraste entre Jeová e os deuses imaginários das nações pagãs, vizinhas de Israel. Enquanto os ídolos são inanimados, o nosso Deus é um Deus vivo que tem vida em Si mesmo (Jo 5:26). Ele é um Deus que fala e ouve.

Não há ocasiões favoritas para entrarmos em contato com o Pai celestial, pois Ele está à nossa disposição sempre e em todos os lugares. E o que nos alegra e motiva é o fato de não termos um Deus de má vontade, não querendo ser incomodado, deixando-nos esperar sem dar resposta. Sua afeição, interesse e amor para conosco não são turvados por nenhuma nuvem de indiferença.

Não há oração não ouvida. Deus ouve cada pedido, mas muitas vezes nos atende por caminhos bem diferentes daqueles que imaginávamos, como também em ocasiões que não esperávamos. Mas, para alguns cristãos parece que Deus morreu. Não há mais contato entre nós e Ele.

Li, faz algum tempo, uma história acerca de uma menina cujo pai havia sido um zeloso cristão, mas que com o passar do tempo foi esfriando na fé e tão indiferente ficou, a ponto de deixar de orar. Um dia, a pequena assentou-se no colo do pai e, no seu jeito de criança, perguntou-lhe:

– Papai, Deus está morto?

– Ora, minha filha, que pergunta mais tola é essa que você está fazendo!

– É que o senhor nunca mais fala com Ele. Por isso pensei que houvesse morrido.

O ocorre comigo e com você? “Que tempo já faz que falaste com Deus contando os segredos da alma?” (Hinário Adventista, nº 425).

Estamos nós tão ocupados com os afazeres e interesses pessoais a ponto de não tomarmos tempo para orar? Será que Deus morreu para nós? “As trevas do maligno envolvem os que negligenciam a oração” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 94).

Temos que fazer um inventário de nossa vida cristã. Estarão os nossos momentos de comunhão com Deus se tornando mais agradáveis e inspiradores à medida que os anos vão passando? Ou daremos ocasião aos nossos filhos de nos perguntarem: “Deus está morto, papai?” Qual será a sua, a minha, a nossa resposta? Qual será o resultado do inventário feito?

REFLEXÃO: “Quanto a mim, porém, Senhor, faço a Ti, em tempo favorável, a minha oração” (Sl 69:13).

Que DEUS abençoe a todos.

A Oração Secreta

A Oração Secreta

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto. Mateus 6:6

Quando você entra num quarto para orar em secreto, ninguém deve ouvir seu clamor, sua confissão, louvor, ou mesmo palavras de gratidão – só Deus. Você está em audiência com o Rei. Nesse momento, seu aposento se transforma no seu “Santo dos santos,” onde Deus Se revela a você.

Então, em meio ao silêncio e “sozinho abra seu coração aos olhos de Deus. A oração secreta só deve ser ouvida por Ele – o Deus que ouve as orações. Nenhum ouvido curioso deve partilhar dessas petições em que alguém entrega a Deus suas dificuldades. Na oração secreta a pessoa está livre das influências do ambiente, livre de excitamento. Calmamente, mas com fervor, pode buscar a Deus.”

A pessoa que se concentra em Deus neste seu “deserto”, longe de toda e qualquer distração, é como abrisse um poço em meio à terra seca, de onde tira água em abundância para saciar a sua sede de Deus.

Esse modo de orar pode ser exemplificado pela ordem dada por Deus a Moisés, para que subisse o Monte Sinai aonde não podia levar, nem sequer, o seu amigo íntimo – Josué. Era um encontro secreto entre Moisés e Deus. Mas quando retornou da presença de Deus para o arraial de Israel, seu rosto estava brilhando, tão impregnado estava pelo encontro que tivera com o Rei. Isto é o que acontece com quem ora assim. Há uma transformação, de modo que a imagem de Cristo passa a ser refletida nele. Ele sai de sua câmara secreta habilitado para transformar seu ambiente, sua família, sua igreja e seus amigos, levando-os para mais perto de Deus.

Grandes batalhas têm sido travadas dentro de um quarto de portas fechadas: batalhas contra o eu, contra pecados secretos, contra nossa natureza má e indomável, e contra outros pecados.

Quantas lágrimas são derramadas ali, a sós com Deus! Mas, também, quantas vitórias são alcançadas, quanta bênção e quanto perdão recebidos. Faça essa experiência e você experimentará a alegria de viver.

Essa maneira de orar nos propicia excelentes condições para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Ele tem coisas a esclarecer-nos. Esperemos que Ele nos fale ao coração.

REFLEXÃO: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo, e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51:6).

Que DEUS abençoe a todos.

O Aparente Silêncio de Deus

O Aparente Silêncio de Deus

Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve [...] ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não Te retardes. Daniel 9:18, 19

Às vezes, temos a impressão de que Deus não nos ouve em nossas angústias. Creio que foi mais ou menos assim que Jesus Se sentiu quando, no sofrimento da cruz, exclamou: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” (Mt 27:46).

O aparente silêncio divino, porém, pode ser benéfico para nós, porque nem sempre nosso pedido irá colaborar para um bem maior em nossa vida. Então, Deus diz que devemos esperar até que Sua vontade nos seja esclarecida. De uma coisa, porém, tenhamos certeza: nosso Pai celestial nem sempre nos dá aquilo que Lhe pedimos, mas sempre nos atende naquilo que é melhor para nós.

Nem sempre Deus diz “Sim” às nossas orações. Pode acontecer que Ele responda com um enfático “não” ou “ainda não”. Jennifer M. Baldwin escreveu: "Quando me dou conta, estou orando por aquilo que quero – e como e quando quero – em lugar de pedir aquilo que Ele acha melhor.” Isso também acontece conosco, não é verdade?

A oração não consiste em neutralizar a resistência de Deus aos nossos pedidos, mas em identificar as nossas necessidades e desejos com a Sua vontade.

Atente para este lindo pensamento: “Quando nossas orações ficam aparentemente sem resposta, devemos nos apegar à promessa, pois virá, por certo, a ocasião de serem atendidas, e receberemos a bênção de que mais necessitamos. Pretender, no entanto, que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos é presunção” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 96).

O apóstolo Paulo, certa ocasião, pediu ao Senhor que o livrasse de um “espinho na carne”. Três vezes ele reiterou seu pedido, sem ser atendido. Mas, nem por isso sua prece deixou de ser ouvida. “A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”, disse-lhe Deus (2Co 12:9).

Na sua inocência, uma menina pediu a Jesus vários tipos de bonecas. Seu pai, um incrédulo, perguntou-lhe no dia de Natal:

– Então, filhinha, parece que esse seu Jesus não respondeu seu pedido, não foi?

– Ele respondeu, sim – replicou a menina. – Ele disse que não!

Aqui está uma lição de humilde resignação à vontade de Deus. Ele sempre faz o melhor, dizendo “sim”, “não”, ou “espere”.

REFLEXÃO: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará” (Sl 37:5).

Que DEUS abençoe a todos.

O Hábito da Oração Mental

O Hábito da Oração Mental

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17

O conselho que o apóstolo queria dar aos tessalonicenses e, por projeção, aos cristãos de todos os tempos e lugares, é que devemos orar sempre e sem cessar, o que significa que nenhum hiato deve haver na vida de oração de um cristão. O que Ele queria dizer é que nada deve interromper esse constante hábito de orar. Ele insistia com os crentes para que desenvolvessem o hábito da oração a ponto de que não pudessem viver sem ela, assim como não podemos viver sem respirar.

Podemos elevar-nos a Deus em oração constante, manifestando-nos em palavras audíveis ou apenas em pensamento. “Não há tempo nem lugares impróprios para fazer uma prece a Deus [...] Entre as pessoas na rua, ou em meio a uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, solicitando a direção divina.” A seguir, há outra declaração: “E enquanto você executa seus afazeres diários, ore muitas vezes [...] Essas orações silenciosas sobem para o trono da graça como se fossem precioso incenso. Satanás não pode vencer aquele que dessa maneira se firma em Deus” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 99, 98).

Como o diabo não pode ler nossos pensamentos e não pode, também, adivinhar o que estamos conversando, fica impossibilitado de colocar dúvidas em nossa mente, sobre as providências de Deus a nosso respeito.

Esse recurso pode ser também uma oportunidade para a oração quando estamos numa sala de espera, numa sala de audiência, num tribunal, em qualquer recinto público, fazendo um exame numa sala de aula ou em outro local em que a presença de pessoas dificulta nossa conversa com Deus.

Hoje, se estivermos ao volante de um carro em movimento, falando num celular, poderemos ser multados. Isso, porém, jamais acontece quando estamos sintonizados com Deus através do “celular” mental da oração. Ninguém vai nos multar, mesmo que estejamos em pleno trânsito.

A oração mental é poderosamente eficaz, pois não há lugar nem circunstâncias que possam nos impedir de fazê-la, nem mesmo uma prisão. Ela estabelece uma intimidade com Deus, nosso Pai, pois é próprio do filho pensar no pai, especialmente quando se encontra em extrema aflição.

REFLEXÃO: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl 139:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Orar em Meu Nome

Orar em Meu Nome

Tudo quanto pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

Sabemos, realmente, o que significa orar no nome de Jesus? Ao encerrarmos uma oração, estamos cônscios do que isso representa e por que estamos terminando uma prece desta maneira?

Quantas vezes ouvimos no final de orações pronunciadas nos cultos, na hora da refeição, na bênção proferida num casamento e em muitas outras ocasiões, a expressão: “Tudo isso...” ou “Essas bênçãos Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus”?

Temos de convir que, não poucas vezes, pronunciamos essa solene expressão sem a devida reverência pelo que ela significa, como um simples ponto final de nossas orações, um sinal convencional para que as pessoas se preparem para se levantar, quando estão ajoelhadas.

Mas ela significa muito mais. Ellen G. White escreveu: “Orar em nome de Jesus, porém, é mais do que simplesmente mencionar-Lhe o nome no começo e fim da oração. É orar segundo o sentimento e o espírito de Jesus, ao mesmo tempo em que cremos nas Suas promessas, descansamos em Sua graça, e fazemos Suas obras” (Caminho a Cristo, p. 100, 101).

Pedir em nome de Jesus é submeter nossa oração à vontade de Deus; é aceitar os Seus propósitos, Suas prioridades e Seus planos para nossa vida; é declarar-nos confiantes na nossa redenção através de Seus méritos.

Pedir em nome de Jesus é, sobretudo, pedir pelos Seus merecimentos. É fundir nossa oração com a dEle, para apresentá-la ao Pai respaldada pela Sua graça. Como são eficazes os méritos de Cristo, nossa oração também se tornará eficaz, porque Ele declarou: “Eu vos escolhi a vós [...] a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda” (Jo 15:16). Assim, nossa oração deixa de ser nossa, mas do próprio Cristo, a qual, através dEle, chega ao Pai em nosso favor. Não de qualquer maneira, mas de maneira oficial. Deus aceita nossa oração pelos méritos de Cristo. Esse nome tem poder!

Portanto, quando oramos em nome de Jesus estamos invocando Sua intercessão em favor dos nossos pedidos, perante o Pai. Sejamos reverentes.

REFLEXÃO: “Até agora nada tendes pedido em Meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (Jo 16:24).

Que DEUS abençoe a todos.

Culto de Oração

Culto de Oração

Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20

No livro Caminho a Cristo, à página 98, temos esta declaração: “Os que estão realmente buscando a comunhão com Deus, serão vistos nas reuniões de oração, fiéis ao dever.”

Ao nos reunirmos nessas ocasiões para orar, temos que cuidar para não impedirmos a ação divina nas respostas às nossas orações. Falta de consagração, qualquer mágoa ou ressentimento contra alguém, relutância em perdoar, intolerância, orgulho, presunção, egoísmo, pecados encobertos não confessados, preconceitos, desonestidade no dia-a-dia para com as pessoas e para com Deus, desentendimentos familiares não solucionados, todas essas coisas são alguns dos motivos que interceptam nossas orações impedindo-as de chegar ao trono da graça divina porque “nossas iniqüidades fazem separação entre nós e o vosso Deus” (Is 59:2).

É necessário haver harmonia entre os adoradores nessas ocasiões. Tomemos como exemplo a maneira de orar dos cristãos primitivos. Eles não oravam timidamente e duvidando, mas o faziam com a inabalável certeza de que Deus podia manifestar Seu grande poder nesses momentos de fervorosa comunhão.

Quando vamos a esses encontros de oração, vamos com nenhum outro objetivo que não seja orar. Orar somente! Nada de emocionalismo, mas num ambiente calmo e de paz, sentindo “um cicio tranqüilo e suave” (1Rs 19:12) a permear todo o recinto, proporcionando momentos preciosos para orar, cantar, pedir e agradecer com a certeza de que Deus tomará a sério nossas orações.

Tenhamos a coragem de pedir até prodígios, por que não? Porque ao orarmos à semelhança dos primeiros cristãos, poderemos até experimentar o que eles experimentaram. Pois, “tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos” (At 4:31). Não nos esqueçamos do fato de que o Espírito Santo lhes veio quando os crentes estavam reunidos em oração. Portanto, a união dos crentes nessas ocasiões não deve ser apenas um ideal ou uma opção ocasional. Deve, sim, ser um imperativo, uma condição, uma necessidade sem substitutivos. “Os que forem trasladados no fim do tempo serão os que comungam com Deus na Terra” (Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus, p. 20).

Portanto, em nossa vida de comunhão, vamos dar um lugar de honra aos cultos de oração.

REFLEXÃO: “Todos estes perseveravam unânimes em oração” (At 1:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Juntar o Fermento à Massa

Juntar o Fermento à Massa

Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 1 Coríntios 5:6

Quando eu era criança e morava na roça, minha mãe fazia “pão de casa” e assava-o num forno a lenha, cuja lembrança me traz saudades de bons tempos que se foram. O fermento também era preparado em casa e misturado à massa que era manipulada com uma amassadeira manual até ficar em condições de ser cortada em pedaços para dar forma aos pães. Esses eram, então, cobertos por uma toalha muito branca e sobre essa era posto um cobertor para aquecer os pães, a fim de crescerem.

Lembro-me de que, para saber quando os pães estavam no ponto de assar, minha mãe fazia uma bolinha da mesma massa e a colocava num copo com água, que ia em seguida ao fundo. Algumas horas depois, a bolinha boiava. Era o sinal de que estava na hora de levar os pães ao forno. O fermento havia levedado toda a massa.

Temos aqui uma lição a aprender do fermento. Ele permeia toda a massa e o resultado é que o pão macio fica saboroso. Assim também, juntar a oração à própria vida é como juntar o fermento à massa. Há crescimento e poder, alegrias e vitórias.

O Espírito Santo Se envolve com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, ouve as orações e Se identifica com essa infinidade de preocupações e cuidados que, muitas vezes, nos trazem desânimo e insegurança. Ele nos ajuda, nos fortalece e está ao nosso lado em qualquer emergência.

A experiência de Josafá é um forte incentivo para os que desejam ser vitoriosos em suas lutas, por meio da oração.

Os amonitas e moabitas juntaram suas forças militares e invadiram o reino de Judá. Josafá temeu e, então, buscou ao Senhor em oração dizendo-Lhe que não sabia o que fazer. “Porém, os nossos olhos estão postos em Ti”, declarou (2Cr 20:3-12). E, como o fermento, a sua oração permeou todo o povo, que se juntou ao rei, e clamaram a Deus e Ele lhes deu a vitória. Por quê? Porque oraram. Foi nessa ocasião que o rei Josafá proferiu as memoráveis palavras: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).

Tenhamos a certeza de que o Deus criador de tudo o que existe e também de cada um de nós, e que a tudo sustenta com Seu poder – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – jamais rejeitará as nossas orações. Não é isso confortante?

REFLEXÃO: “No tempo aceitável, Eu te ouvi e te socorri no dia da salvação” (Is 49:8).

Que DEUS abenço a todos.

A Oração Tem poder

A Oração Tem poder

Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Salmo 34:17, ARC

O mundo espiritual da oração é regido pela fé; fé no invisível, fé no aparentemente impossível; fé no Deus que faz milagres e que muda situações aparentemente insolúveis desde que seja para o nosso bem.

Às vezes, Deus permite que tenhamos momentos de angústia para que a fé se fortaleça e as orações sejam mais autênticas e confiantes.

Conheci Ernestina Pereira na cidade de Araguacema, estado de Tocantins, lá pelos idos de 1964. Era uma mulher de pequena estatura, mas grande diante de Deus. Possuía uma fé inabalável e suas orações eram poderosas. Tudo que tinha a ver com seu orfanato era resolvido com oração. Esse lar de crianças estava localizado às margens do rio Araguaia, a uns três quilômetros da cidade.

Certo dia, alguém descobriu que o velho casarão que abrigava as crianças estava sustentado apenas por um esteio e que os demais estavam com suas bases podres. Então, Ernestina resolveu construir um novo alojamento para seus “filhos”.

Numa tarde de verão, quando as paredes já estavam quase na altura do respaldo, Ernestina, que estava descansando após o almoço, foi despertada com o barulho de uma forte ventania. O dia escureceu, aumentou o barulho. “Vai desabar um temporal”, todos diziam.

Logo passaram pelo seu pensamento a velha casa e os órfãos. Certamente, viria tudo abaixo. O que fazer?... Nada, a não ser orar. Sem pensar duas vezes colocou-se de joelhos dobrados diante de Deus e, com muita fé, suplicou-Lhe: “Senhor, tem misericórdia de nossas crianças! Segura esta velha casa e detém os ventos, segundo a Tua vontade e o Teu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém!”

Tão logo terminou sua oração e se levantou, o vento havia cessado. A escuridão se dissipou, o sol tornou a brilhar e tudo voltou à calma novamente. Um dos pedreiros que voltava do almoço, disse: “Eu vi quando o vento e a trovoada pararam de uma só vez.”

No livro O Desejado de Todas as Nações, lemos: “Os anjos de Deus estão subindo, levando as orações dos necessitados e aflitos ao Pai, em cima, e descendo, trazendo bênçãos e esperança, auxílio e vida aos filhos dos homens” (p. 143).

REFLEXÃO: “Mas eu confio na Tua benignidade; na Tua salvação, meu coração se alegrará” (Sl 13:5, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

Prova de Maturidade Espiritual

Prova de Maturidade Espiritual

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5:44

Coisa difícil nos pede o Senhor, não é verdade? Não somente amar nossos inimigos, mas orar por eles!

Parece que certas pessoas existem somente para irritar e maltratar nossos nervos. Estão constantemente nos incomodando! Mesmo assim, Jesus nos pede que as amemos e oremos por elas.

Certos fatos desagradáveis que precisamos encarar vez ou outra são como um campo de provas em que nossa maturidade e forças espirituais são testadas. Como agiremos? Qual será nossa reação?

Que coisa, meu Deus! Amar os inimigos e ainda orar por eles! Fazer isso não é nada fácil! E tem mais: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Rm 12:20). Que tal?

A oração, o perdão e o amor para com aqueles que por um ou outro motivo não nos apreciam correspondem ao desejo de Deus de amar e perdoar todas as pessoas. Veja o exemplo de Estêvão orando pelos seus inimigos e perdoando-lhes, mesmo sob a “chuva” de pedras que lhe tirou a vida.

A verdade é que se quem vive esse lado sublime do cristianismo experimenta um dos mais belos e gratificantes aspectos da vida cristã.

Segundo Mateus 5:44, essa maneira de orar só é possível para quem nasceu do Espírito Santo e vive em contato diário com Ele. “É, porém, unicamente o Espírito de Deus que dá amor em troca de ódio. Ser bondoso para o ingrato e mau, fazer o bem sem esperar retribuição, é a insígnia da realeza celeste, o sinal certo pelo qual os filhos do Altíssimo revelam sua elevada condição” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 75). Nada pode substituir esses princípios divinos. Verdadeiramente, quem não esmagar o próprio eu e não aniquilar o orgulho, jamais terá condições de perdoar e amar os inimigos.

A oração que parte de um coração sincero e íntegro, abrandado pela presença do Espírito Santo na vida, é uma prova de nossa filiação divina, pois o verso 45, completando o conceito do verso 44, diz: “Para que vos torneis filhos de vosso Pai celeste.” Portanto, quando formos odiados, respondamos com a bênção da intercessão e do amor.

REFLEXÃO: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mt 5:46).

Que DEUS abençoe a todos.

As Misericórdias do Senhor

As Misericórdias do Senhor

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3:22

As misericórdias do Senhor são inesgotáveis. Elas estão ao alcance da mão; ao alcance de quem precisa de perdão; ao alcance de todo pecador.

É por causa dessa “entranhável misericórdia de nosso Deus” (Lc 1:78) que temos esperança de salvação. A misericórdia é a demonstração prática e quase palpável do perdão que Deus concede ao pecador, unicamente por bondade e graça.

Entretanto, muitos de nós que nos consideramos cristãos e pretendemos estar nos preparando para a volta de Jesus, não estamos levando em consideração essa dádiva divina; estamos, por assim dizer, desperdiçando as misericórdias do Senhor. Não estamos fazendo caso delas. Não estamos desejosos, ou mesmo aflitos por elas. Não estamos clamando por elas como fez o publicano da parábola, quando em humildade e contrição, clamou: “Ó, Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lc 18:13, ARC).

Será que não mais estamos sentindo necessidade das misericórdias de Deus? Por acaso não somos mais pecadores? Ou, talvez, estejamos satisfeitos com o desenvolvimento da igreja, com seu crescimento numérico, com as grandes e apresentáveis instituições; com a estrutura organizacional, a nossa boa reputação e as funções de liderança em todos os níveis da igreja?

Talvez não seja nada disso, e sim, por estarmos subestimando a constante e sutil pressão da sociedade sobre nós, tentando danificar-nos a sensibilidade espiritual e a religiosidade, procurando por todos os meios esmagar nossos princípios e propósitos, nosso sistema de vida e compromissos para com Deus e o semelhante, e as esperanças da eternidade.

Vamos reaprender a arte de clamar pela misericórdia divina! Vamos clamar “pela entranhável misericórdia de Deus” como membros do corpo de Cristo, como irmãos de fé, como líderes da igreja, como marido e mulher, como pais e filhos. Todos precisamos das misericórdias do Senhor porque, em última análise, nossa salvação é o grande clímax da eterna misericórdia de Deus em nosso favor.

REFLEXÃO: “Quanto a mim, porém, [...] confio na misericórdia de Deus para todo o sempre” (Sl 52:8).

Que DEUS abençoe a todos.

As Mãos de Jesus

As Mãos de Jesus
Vede as Minhas mãos [...] Sou Eu mesmo. Lucas 24:39

Faz algum tempo que li uma interessante história sobre um pequeno vilarejo do interior da França, que fora bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial.

Na praça central dessa vila havia uma estátua de Jesus que fora parcialmente destruída. Terminada a guerra, os moradores da cidade se uniram para reconstituir a estátua. Após alguns meses, conseguiram refazê-la, exceto uma coisa. O que seria? A estátua estava completamente reconstruída, porém, sem as mãos.

Um dia, uma boa senhora, já idosa, aproximou-se da estátua levando consigo uma placa de bronze, que colocou junto aos pés de Jesus. A placa dizia: “Ele não tem mãos, senão as nossas mãos.” É uma história singela, mas cheia de ensinamentos.

Damos graças a Deus porque Jesus subiu para o Céu levando em Suas mãos as cicatrizes da nossa redenção. Mesmo sendo rejeitado por muitas pessoas, tanto dos Seus como dos nossos dias, “a mão dEle continua ainda estendida” (Is 9:12), oferecendo-nos Seu perdão e Seu amor, dizendo-nos: “Vede as Minhas mãos [...] Sou Eu mesmo.”

Aquelas mesmas mãos que abençoaram e curaram; aquelas mãos que distribuíram o pão e o vinho aos discípulos e que, horas depois da Santa Ceia, foram cravadas na cruz para perdão dos nossos pecados, ainda estão estendidas para nos abençoar e indicar o dever. E um dia, quando o Senhor da glória retornar à Terra, essas mesmas mãos que levam as brilhantes marcas do perdão e da graça apontarão o galardão para aqueles que forem fiéis.

Voltando à história da estátua do Cristo sem mãos, aquela mulher sintetizou naquele bronze a grande verdade de que Deus nos escolheu para sermos cooperadores Seus na busca dos perdidos. Ele quer usar as nossas mãos para abençoar e ajudar o semelhante.


Em 1 Coríntios 3:9, Paulo nos vê como cooperadores de Deus. O termo grego sunergoi significa literalmente “companheiro de trabalho”. Que privilégio esse, o de ser “companheiro de trabalho de Deus”! E você é um desses. Ele espera fidelidade e integridade de cada um de nós. Cabe-nos, pois, o direito de rogar ao Senhor que nos dê o dom necessário do Seu Santo Espírito para a tarefa que nos compete realizar.

REFLEXÃO: “Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente” (Sl 145:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Fé Provada

Fé Provada

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu [...] e partiu sem saber aonde ia. Hebreus 11:8

Apresento-lhe Abraão! Seu relacionamento pessoal com Deus era tão real que ele não ousou questionar a ordem que recebera para se afastar de seus amigos e parentes e partir para o desconhecido, pois conhecia muito bem Aquele que o estava conduzindo. Sua fé era de qualidade e duradoura, não uma fé inadequada ou superficial, apenas do intelecto ou da razão, porque ele conhecia, por vivência, Aquele que o fazia partir. Ele era possuidor de uma fé que foi provada e passou na prova, porque estava fundamentada sobre um Deus real. “Abraão creu em Deus” (Rm 4:3).

Em Jaú, minha cidade natal no interior de São Paulo, em minha infância, conheci Joaquim Simão. Ele conheceu a igreja por meio de meu pai, que era missionário, e ambos se tornaram grandes amigos e incansáveis condutores de pessoas a Jesus.

Os anos se passaram, tornei-me pastor, e um dia fiquei sabendo que Joaquim estava com câncer e cego. Já o havia visitado em outras ocasiões, mas desta vez, forçosamente, teria que fazer talvez a minha última visita a esse homem de fé.

Fui a Jaú num sábado para visitá-lo. De manhã preguei na igreja e à tarde fui à casa de Joaquim. Ali em sua cama, recostado, estava o nosso querido amigo que, apesar das circunstâncias, irradiava paz e muita alegria interior que lhe proporcionava a sensação de pertencer a Alguém conforme ele mesmo declarou.
A certa altura da nossa animada conversa, perguntei-lhe:

– Irmão Joaquim, depois de todo esse tempo, e agora com sua doença e com a perda da visão, como está a sua fé em Cristo?

– Pastor Wilson, cada dia que passa minha fé cresce mais e mais dentro de mim. Eu sei em quem tenho crido durante todos esses anos. Tenho sentido a presença de Jesus ao meu lado a cada momento. Eu sei que vou morrer logo, mas tenho certeza da minha salvação pelos méritos de meu Salvador.

Oramos juntos e saí emocionado. Aquele foi meu último encontro com Joaquim, aqui na Terra. O próximo será no Lar, pela graça de Deus.

A diferença entre a fé emocional e a genuína é a confiança na Palavra do Senhor. Ele disse, assim será e assim eu creio.

REFLEXÃO: “O homem creu na palavra de Jesus e partiu” (Jo 4:50).

Que DEUS abençoe a todos.

O Sinai e a Cruz

O Sinai e a Cruz

Carregando Ele mesmo em Seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados. 1 Pedro 2:24

A humilhante morte de cruz era um terror para romanos e judeus. Para esses estava escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” (Gl 3:13); para aqueles, Cícero declarou sobre o mais bárbaro dos castigos: “Que ele nunca se aproxime do corpo, nem mesmo do pensamento, dos olhos, ou dos ouvidos.”

Mas quando Jesus, “fazendo-Se maldição por nós”, expirou numa cruz, ela foi revelada ao homem com um novo significado e como nova força espiritual.

A cruz tornou-se o centro convergente de todos os raios do plano da redenção do homem. A cruz de Cristo é a revelação do juízo de Deus sobre o pecado; foi o sublime triunfo que fez os fundamentos do reino das trevas se abalarem. Diz Ellen G. White que Jesus, “ao exalar o espírito, exclamou: Está consumado. Ganhara a batalha [...] Todo o Céu triunfou na vitória do Salvador” (O Desejado de Todas as Nações, p. 758).

O poder da cruz permanece. O cristianismo continua sendo a religião da cruz, porque ela proclama a supremacia do amor e do sacrifício vicário de Cristo que regenera, salva e santifica.

Era dia de sábado e eu estava hospedado no Mosteiro de Santa Catarina, ao pé do Monte Sinai. O Sol já estava quase se pondo quando subi ao terraço que dá para o lado do também chamado Monte de Moisés.

Ali no alto do Mosteiro, uma cruz eleva-se para o céu. Num canto do terraço, por cima da grande muralha, tendo como pano de fundo o Monte Sinai, alguém fixou uma singela cruz que naquele momento apresentava um emocionante quadro, pleno de significação. O vermelho rubro da hora vespertina havia tomado conta do céu para os lados do poente, permitindo que fosse vista apenas a sombra da cruz.

O Sinai, austero e inflexível, falava da justiça divina, enquanto aquela singela cruz evocava o grande amor de Deus. É assim que ambos se completam na execução do grande plano da redenção: o Sinai lembrando a Lei que proclama a justiça de Deus, e a cruz ressaltando Sua graça que revela Seu grande amor. Este é o evangelho que salva.

A singela silhueta da cruz e os contornos escuros do Sinai me falaram de um reino de amor e justiça que, dentro em pouco, Deus estabelecerá na Terra. A cruz, pois, é poder, glória e triunfo para você e para mim!

REFLEXÃO: “Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6:14).

Palavra de DEUS enviada hoje a mim, estou compartilhando com vcs.:

Provérbios 11:28 Aquele que confia nas suas riquezas, cairá; mas os justos reverdecerão como a folhagem.

Que DEUS abençoe a todos.

Quem Seriam Eles?

Quem Seriam Eles?

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46:1

O fato a seguir ocorreu quando meu esposo, nossa filha e eu nos acidentamos. O nosso filho Enilson e sua família que vinham logo atrás de nós, noutro carro, presenciaram o acidente, e imediatamente nos socorreram. As portas do nosso carro estavam travadas por causa do impacto e nós, por alguns segundos, ficamos inconscientes. Tentaram abrir as portas, mas não conseguiram.

Era noite escura quando quatro rapazes bem trajados apareceram, sem que algum carro parasse, e sem dizer uma só palavra e sem ferramentas, foram abrindo as portas do nosso carro e nos ajudando a sair dele. Não fizeram nenhuma pergunta e conversavam somente entre eles.

Enquanto o Enilson, a família e um camponês que foi ao local para nos socorrer observavam admirados, eles foram tirando toda a bagagem do carro e colocando-a no acostamento. Quando apareceu a primeira unidade de socorro médico e toda a bagagem estava descarregada, um deles bateu no ombro do nosso filho e disse-lhe: “Tchau, vai dar tudo certo.” Foi tudo quanto disseram; e tão misteriosamente como apareceram, desapareceram na escuridão da noite.

Do ponto de vista humano não deu tudo certo. Nossa filha faleceu logo depois, na ambulância, a caminho do hospital. Mas do ponto de vista divino, vai dar tudo certo, sim, pois ela não sofreu. No momento da colisão, ela estava dormindo e dormindo ela continuou para acordar quando Jesus voltar e a trombeta de Deus soar, para despertar os que morreram em Cristo.

Enilson, nosso filho, disse para mim: “Mamãe, não posso dizer que eles me ajudaram, pois foram eles que fizeram tudo! Quando chegarmos ao Céu, vamos saber quem eram eles.” Quem seriam? Anjos ou homens? Sejam aqueles ou estes, Deus os enviou para nos socorrer.

É confortante saber que, apesar dos sofrimentos e tristezas deste mundo tão cheio de surpresas desagradáveis, Deus Se importa conosco, tomando providências para amenizar nossa dor e ainda nos dá força adicional para suportarmos a provação.

Com tudo isso que nos aconteceu, a volta de Jesus é agora muito mais real e almejada por nós. Mal podemos esperar esse dia! – EGS

REFLEXÃO: “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará” (Hb 10:37, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

Crescer por Igual

Crescer por Igual

Jesus crescia, tanto em estatura como em sabedoria, e era amado por Deus e pelos homens. Lucas 2:52, BV

Nada poderá proporcionar mais alegria e felicidade para os pais do que um filho ou filha que está se desenvolvendo de maneira harmônica, em todos os aspectos. Os pais se sentem realizados.

O pleno desenvolvimento de Jesus é o perfeito modelo de um crescimento harmonioso. Ele crescia em estatura (fisicamente), em discernimento (mentalmente), era distinguido por Deus (espiritualmente) e pelos homens (socialmente).

A escritora Ellen White descreve o desenvolvimento de Jesus nas seguintes palavras: “À luz da presença de Seu Pai, crescia ‘Jesus em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens’. Seu espírito era ativo e penetrante [...] Também o caráter era belo na harmonia que apresentava. As faculdades da mente e do corpo desenvolviam-se gradualmente, segundo as leis da infância” (O Desejado de Todas as Nações, p. 68).

A ênfase que desejo dar aqui é no sentido espiritual. Se nós, como cristãos, seguimos o modelo deixado por Jesus, imitando-O nesses vários aspectos de Sua vida, estamos nos desenvolvendo à Sua semelhança. E isso faz parte do processo da santificação. Então, pela graça de Deus, nos tornamos participantes da natureza divina e nos habilitamos para o Céu. O Seu ideal é moldar nosso caráter em harmonia com o dEle, preparando-nos para a vida porvir.

De acordo com o verso básico desta meditação, os desenvolvimentos físico e mental vêm juntos, pois muito da nossa natureza está condicionado às forças mentais. A Bíblia declara que aquilo que o homem pensa em seu coração, assim ele é. Isso significa que dentro dos nossos pensamentos é esboçado um inventário do nosso caráter. As idéias que desenhamos na mesa da nossa imaginação vão forjar o edifício da nossa personalidade que está sendo levantado silentemente e de maneira imperceptível dentro de nós.

Deus nos fez com a capacidade de interpretar e avaliar os motivos do nosso coração. Estamos nos desenvolvendo e preparando para a eternidade, à medida que o tempo passa, segundo o modelo de Jesus? Ele Se desenvolvia em sabedoria e estatura e, ao mesmo tempo, crescia diante de Deus e dos homens. Nisso estava Seu vigor físico, mental e espiritual. Vale a pena imitar o Modelo!

REFLEXÃO: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2Tm 2:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Um Lugar Junto de Mim

Um Lugar Junto de Mim

Aqui há um lugar perto de Mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a Minha glória passar, Eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a Minha mão até que Eu passe. Êxodo 33:21, 22, NTLH

Era sábado de manhã e eu estava no cimo do Monte Sinai, a “tribuna do planeta” onde Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos. Moisés subiu muitas vezes esse monte sagrado para encontrar-se com Deus. O panorama é deslumbrante! Lá embaixo estão as planícies e os vales onde Israel armou suas tendas.

Ali, naquelas alturas, com outros companheiros de viagem, lemos porções da Bíblia relativas àquele local. Cantamos, oramos e meditamos. Vimos ali, sobre o monte, uma grande fenda na rocha onde, supõe-se, Moisés foi colocado por Deus enquanto a glória do Todo-poderoso e toda a Sua bondade passaram diante dele. Foi, para nós, um dia memorável.

Nessa ocasião, da qual fala o nosso verso, Moisés estava passando por grande aflição por causa da desobediência do povo de Israel. Ele intercedeu perante Deus pelo povo com palavras quase dramáticas (Êx 32:32) e Deus não ficou silente. Ele agiu em favor de Seu servo e lhe deu uma mensagem de conforto.

Aqueles que levam a sério e com responsabilidade os interesses da igreja de Deus, não poucas vezes têm experimentado as mesmas aflições. Recusam-se a conformar-se com certas práticas e comportamentos que contrariam a Palavra divina e sofrem por isso. Ao defenderem os padrões da fé são visados pelo inimigo, que os fustiga sem piedade. É aí, então, que os servos de Deus passam a participar dos sofrimentos de Cristo.

Não deve haver, porém, motivo para desânimo. É nos momentos críticos e difíceis que Deus intervém em favor dos Seus servos como Ele fez com Moisés. Há uma profunda fenda na Rocha ferida por nós. E é na fenda desta Rocha que o Senhor nos esconde e nos cobre com Sua mão. É ali, junto da Rocha, perto dEle, que Deus põe em segurança aqueles por meio dos quais Ele realiza Seus planos.

REFLEXÃO: “Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!” (2Sm 22:47).

Que DEUS abençoe a todos.

Segurança Para Cada Passo

Segurança Para Cada Passo

Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Salmo 119:105

Um pastor fora visitar uma família na fazenda e deveria tomar o trem à noite para voltar para casa.

Ele contou que era uma noite escura, chuvosa e, por precaução, o fazendeiro lhe emprestou uma lanterna, dizendo: “É para ajudá-lo a ver melhor o caminho e guardá-lo de cair em alguma vala.” E acrescentou: “O senhor está vendo aquele clarão, lá distante? Lá é a estação. Vá sempre naquela direção. A lanterna lhe proporcionará luz para cada passo e o clarão, à distância, lhe indicará a direção a seguir.” O clarão distante ajuda a não perder o rumo e a lanterna ilumina o caminho próximo de nós para não pisarmos em falso; é segurança para cada passo. Ela evita que caiamos em alguma valeta, que pisemos numa poça d’água ou tropecemos em alguma pedra.

Temos aqui uma lição de caráter espiritual bastante objetiva. O clarão, à distância, representa Jesus. Ele disse: “Eu Sou a luz do mundo.” Ele é a direção a seguir em nossa caminhada rumo ao novo Lar. A luz para perto é a Palavra de Deus. É para o nosso caminhar diário, passo a passo; ajuda-nos a não cair nas armadilhas de Satanás, enquanto caminhamos pelas veredas desta vida, tão cheias de surpresas, rumo a Jesus. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra.”

O clarão mostra a direção a seguir, mas nem sempre indica um caminho reto. Ele pode dar muitas voltas antes de chegar onde está o clarão. São as tortuosidades desta vida cheia de altos e baixos, curvas, pontes estreitas, descidas escorregadias, subidas íngremes e cansativas para serem vencidas. São as lutas da vida de um cristão. O importante é não perder de vista o clarão. É lá que queremos chegar. Lá é o fim do caminho, onde Alguém está nos esperando.

O salmista utilizou o melhor recurso de que dispunha, uma espécie de “parábola viva”, para ilustrar as infinitas lições espirituais que ele queria realçar ao falar sobre a Palavra de Deus: segurança, proteção, direção e rumo certo. Ele cria que a Palavra do Senhor o conduziria no caminho da santidade para poder alcançar a herança espiritual prometida a Abraão, o pai da nação israelita.

A Palavra de Deus, portanto, é a “lâmpada” que ilumina nosso caminho na direção do Sol da Justiça que é Cristo, “a luz do mundo”.

REFLEXÃO: “Na Tua luz, vemos a luz” (Sl 36:9)

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 8:1-20

Sábado 20 Junho
Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho (Hebreus 12:5-6).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 8:1-20)

“Recordar-te-ás… não te esqueças”! Seria um bom título para este livro. Pois o coração de Israel, como o nosso próprio, é rápido para esquecer Deus, Seus atos de libertação, Suas promessas, Seus mandamentos (veja Marcos 8:17). O Senhor tinha levado o Seu povo “como um homem leva a seu filho” (1:31). Aqui Ele os disciplina “como um homem disciplina a seu filho” (v. 5). Ser carregado e ser disciplinado são dois privilégios do filho de Deus (Hebreus 12:5). O segundo nos parece mais difícil de aceitar do que o primeiro. Mas qual é o propósito de Deus em permitir essas experiências no deserto? Isso é repetido três vezes neste capítulo: “para te humilhar” (vv. 2, 3, 16). É mais provável que um homem atravessando necessidades se volte para seu Criador, e é exatamente isso o que Deus espera, visto que a provação não é um fim em si mesmo, mas um meio para, “afinal, te fazer bem” (v. 16). Que contraste entre o deserto que Israel tinha acabado de atravessar, “secura, em que não havia água” (v. 15) e a “boa terra”, cheia de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, na qual Israel estava em prestes a entrar! Que contraste também entre a comida no Egito (Números 11) e as deliciosas e abundantes frutas da terra de Canaã que proporcionavam força, alegria, saúde e graça, algo que traz à lembrança o fruto do Espírito apresentado em Gálatas 5:22-23!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 2.9

20 de Junho

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2.9

O que nos trará o primeiro dia na eternidade? Se juntos quisermos analisar esse ponto, só ficaremos com suposições. Mas a Bíblia nos diz algo bem concreto, ou seja: "...havemos de vê-lo como ele é." Embora sintamos neste mundo a presença de Deus, mesmo que experimentemos Sua ajuda, Sua bondade e amor, nunca O vemos como Ele de fato é. Vê-lO será indescritível glória! Não pense que Jesus é como você O experimentou, pois Ele é infinitamente mais glorioso, maior e mais excelso. Nossa luta maior nesta época é – pela fé – poder entrar nesse descanso glorioso. Não esqueçamos que o primeiro dia do homem aqui sobre a terra foi um dia de descanso. Depois veio a inquietação do pecado, e eis que Deus criou um novo descanso, e isto por meio de Jesus Cristo. O primeiro dia na eternidade será descanso glorioso por meio de Jesus Cristo para todos aqueles que foram salvos por meio da obra de Jesus consumada na cruz do Calvário!

Que DEUS abençoe a todos.

Uma segunda chance na vida

Uma segunda chance na vida

Depois de viver a maior parte de sua vida sendo budista, perguntaram a um senhor idoso que vivia em Singapura: "Sr. Lim, na sua opinião, qual a diferença entre ser budista e ser cristão?".

"Isso é fácil", respondeu ele. "Desde que aceitei Jesus como meu Salvador, tenho usufruído uma grande paz em meu coração".

É isso o que a acontece quando centralizamos nossa vida em Cristo.

"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti". Isaías 26:3 Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição. (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Viver uma vida cristã resulta numa paz perfeita - um sentimento de segurança e bem estar.

Aqueles que fazem essa descoberta encontram a única forma de ter uma segunda chance na vida - Jesus!


1. O QUE SIGNIFICA PARA ALGUÉM PERDIDO SER SALVO

É possível para uma pessoa fisicamente morta estar passando pelo que alguns chamam de fase boa na vida, e ainda assim estarem mortas - isso é, espiritualmente mortas.

"VOCÊS ESTAVAM MORTOS EM SUAS TRANSGRESSÕES E PECADOS, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o ESPÍRITO [MAU] QUE AGORA ESTÁ ATUANDO nos que vivem na desobediência". Efésios 2:1, 2

Satanás conduz uma pessoa espiritualmente mortal numa espiral descendente de pecado e desobediência. A maravilhosa verdade do evangelho é que Deus ama tais pessoas que vivem condenadas. Ele lhes ama enquanto elas ainda estão mortas em pecado, e lhes oferece uma libertação total e completa do seu destino.

"Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, DEU-NOS A VIDA COM CRISTO, QUANDO AINDA ESTÁVAMOS MORTOS EM TRANSGRESSÕES... para mostrar... a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus". Efésios 2:4-7

Deus nos amou quando não tínhamos nada que merecesse tal amor. Sua graça cria em nós uma nova vida em Cristo. Não podemos mudar a nós mesmos, mas Deus pode. Quando vamos a Ele com fé e submissão, Ele nos dá uma segunda chance na vida de presente.


2. DE QUE PRECISAMOS SER SALVOS?

(1) PRECISAMOS SER SALVOS DO PECADO.
"Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Romanos 3:23

Para colocar isso em palavras claras: não vivemos de acordo com o que sabemos ser o correto. Um pai sob estresse pode explodir e ferir emocionalmente um filho. Uma pessoa pode ficar irritada com a maneira de dirigir de outra pessoa e quase causar um acidente no trânsito. Um estudante pode ficar ressentido e murmurar algumas palavras ruins sobre outro estudante. Um homem de negócios pode fazer de conta que "esqueceu" um determinado valor em sua declaração de imposto de renda. "Todos pecaram": Essa é a condição humana.

Como a Bíblia define o pecado?

"Toda injustiça é pecado". I João 5:17

Precisamos ser salvos de todos os tipos de maus hábitos e compulsões: mentira, ódio, abuso, luxúria, amargura, dentre outros.

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". I João 3:4

Portanto, precisamos ser salvos do pecado - a quebra dos mandamentos de Deus.

(2) PRECISAMOS SER SALVOS DA QUEBRA DO RELACIONAMENTO COM DEUS
"Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle". Isaías 59:2

Pecados não perdoados impedem nosso relacionamento com Deus. Cristo veio para restaurar a confiança em Deus que Satanás havia arruinado.

(3) PRECISAMOS SER SALVOS DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"O pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5:12

(4) PRECISAMOS SER SALVOS DE UMA VIDA DE PECADO, INFELIZ E VAZIA
Para o pecador, a vida é um beco sem saída.

(5) PRECISAMOS SER SALVOS DE UM MUNDO DE PECADO
Precisamos ser resgatados de um mundo cheio de pecado e suas conseqüências - misérias, dores de cabeça, solidão, guerra, doença, e morte!

3. QUEM PODE NOS SALVAR?

Apenas Jesus pode nos salvar.

(1) JESUS PODE NOS LIBERTAR DO PECADO.
"Você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21

Um homem hindu disse a seu amigo cristão: "Eu encontro muitas coisas no hinduísmo que não encontro no cristianismo, mas tem uma coisa no cristianismo que o hinduísmo não tem: um Salvador". O cristianismo é a única religião no mundo que oferece um Salvador às pessoas.

(2) JESUS PODE NOS SALVAR DE NOSSO RELACIONAMENTO ROMPIDO COM DEUS
"Vocês estavam sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo". Efésios 2:12, 13

Jesus é o Amigo mais perfeito com o qual podemos desenvolver um relacionamento íntimo. Ele gosta muito de nos motivar a alcançar o nosso melhor. "Mediante o sangue de Cristo" nossa vida passada de pecados é perdoada, e dia a dia Ele nos recebe, nos dá poder para vencermos o pecado, e para vivermos Sua vida perfeita. Sabemos que Ele estará ao nosso lado para nos levantar sempre que cairmos. A resposta que damos a Ele é cultivar um amor que produza uma vida que O agrada.

(3) JESUS PODE NOS SALVAR DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"Pois o salário do pecado é a morte [eterna], mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6:23

Somos transgressores da lei e condenados à morte. A penalidade para o pecado é a morte. Jesus nos salva da morte eterna, e nos dá a vida eterna.

"Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". Romanos 5:8.

Por causa de Seu amor que nunca falha, Jesus "morreu em nosso favor". E por ter morrido por nós e sofrido todas as conseqüências do pecado, Deus pode perdoar e aceitar os pecadores sem precisar ser complacente com o pecado.

(4) JESUS PODE NOS SALVAR DE UMA VIDA DE PECADO E INFELICIDADE
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo". II Coríntios 5:17 (Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Não podemos salvar a nós mesmos do pecado ou mudar nossa natureza por nossas próprias forças, da mesma forma que leão pode decidir se tornar uma ovelha (Romanos 7:18). O pecado simplesmente é mais forte que nossa força de vontade. Mas Cristo é capaz de nos fortalecer "no íntimo do [nosso] ser com poder, por meio do Seu Espírito" (Efésios 3:16). Ele trabalha para trocar nossos hábitos destrutivos por Suas qualidades saudáveis: amor, paz, alegria, bondade, domínio próprio (Gálatas 5:22, 23). Cristo vive Sua vida através de nós, e recebemos a cura e a restauração espirituais e uma nova vida.

Haroldo Hughes havia desistido de mudar de vida. Ele havia tentado desesperadamente parar de beber durante muito tempo. Ele sabia muito bem que a batalha contra a garrafa havia transformado a vida de sua esposa e suas duas filhas num inferno que já durava dez anos. Por isso, ele entrou em sua banheira, numa manhã de inverno, e colocou o cano do revólver dentro de sua boca. Antes de puxar o gatilho, ele decidiu que seria melhor esclarecer algumas coisas com Deus. Aquela oração se transformou num apelo longo e entrecortado por lágrimas, pedindo a ajuda de Deus.

E Deus se fez presente. Haroldo Hughes fez um compromisso com Cristo e acho em Deus a força espiritual para perseverar em suas decisões. Ele parou de beber terminantemente, e se tornou um marido e pai amável e confiável. Ele prosseguiu sua vida e acabou conseguindo um lugar no Senado Federal dos Estados Unidos. Haroldo Hughes descobriu o maior poder transformador do mundo - Jesus!

(5) JESUS PODE NOS SALVAR DE UM MUNDO DE PECADO
As próximas quatro lições de estudos das DESCOBERTAS BÍBLICAS explicarão como isso acontece.

4. SOMOS SALVOS QUANDO DAMOS TRÊS PASSOS SIMPLES

PRIMEIRO PASSO: Peça a Cristo para lidar com o pecado em sua vida.

Qual é nosso papel para nos livrarmos da vida de pecado?

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados". Atos 3:19

"A BONDADE DE DEUS O LEVA AO ARREPENDIMENTO". Romanos 2:4

"A TRISTEZA OS LEVOU AO ARREPENDIMENTO". II Coríntios 7:9

Arrependimento é simplesmente sentir remorso por nossa vida passada de pecado, e então se afastar do pecado, fazendo uma quebra nos velhos hábitos, práticas e atitudes. Não é remorso simplesmente por temermos a punição, mas é uma resposta à "bondade de Deus" que levou Jesus a morrer em nosso lugar por nossos pecados. Rejeitamos o pecado porque ele é ofensivo a Deus.

Quando experimentamos uma nova vida com Cristo, deveríamos, tanto quanto possível, acertar nossos erros do passado (Ezequiel 33:14-16).

Qual é a função de Deus em nos tirar da nossa velha vida de pecados?

Tanto o arrependimento quanto o perdão são dons de Deus para nós.

"Deus O exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e salvador, para DAR a Israel ARREPENDIMENTO E PERDÃO DOS PECADOS" Atos 5:31

E, quando nos arrependemos, um Salvador cheio de amor perdoa nossos pecados, limpa-nos do mal, e joga nossa vida antiga nas profundezas no oceano.

"SE CONFESSARMOS os nosso pecados, ELE É FIEL e justo para PERDOAR OS NOSSOS PECADOS e NOS PURIFICAR de toda injustiça". 1 João 1:9 (Ver também Miquéias 7:18, 19).

Não há pecado tão terrível que o Salvador que morreu por nós na cruz do Calvário não possa perdoar. Uma pessoa que confia em Jesus precisa apenas pedir Seu perdão. A morte de Cristo por nós não é suficiente para nos perdoar até que peçamos perdão. Sem dúvida nenhuma que nossos pecados contribuíram para enfiar os pregos nas mãos e pés de Cristo. Ainda assim, Jesus está mais disposto do que imaginamos a que aceitemos Seu dom do perdão e da reconciliação.

Chegou aos ouvidos de um jovem, que havia fugido de casa, que sua mãe estava morrendo. As notícias fizeram com que ele ficasse cheio de remorso por causa do relacionamento rompido. Correndo para casa, ele entrou rapidamente no quarto e se jogou na cama de sua mãe. Com lágrimas correndo pelo seu rosto, ele implorou para que ela o perdoasse.

Ela o trouxe mais para perto e sussurrou: "Filho, eu teria te perdoado há muito tempo, se você simplesmente tivesse pedido".

Se você se afastou de Deus, ou se você ainda não veio à Ele, por favor, pense sobre o quão desejoso está seu amável Pai Celestial em dar as boas vindas para você em Seu lar. Ele quer mais do que qualquer outra coisa que você aceite Sua oferta de perdão. Jesus ama você. Ele morreu por você. Ele está sempre desejoso de perdoar você. Portanto, responda ao Seu convite gracioso e arrependa-se. Confesse seus pecados. Creia simplesmente que Deus perdoa você, e Ele o fará. Confie nEle! Confie em Suas promessas.

SEGUNDO PASSO: Receba uma nova vida em Jesus
Sua parte em receber uma nova vida em Jesus é crer que Jesus realmente salvou você. Aceite sem duvidar o fato de que Ele perdoou e purificou você, que Ele apagou sua antiga vida de pecado, e lhe deu uma vida inteiramente nova e transformada.

"Aos que... creram em Seu nome, deu-lhes direito [poder, autoridade, privilégio] de se tornarem filhos de Deus". João 1:12

Como filho de Deus, você tem o "direito" de receber uma nova vida em Jesus. Como dissemos, você não pode alcançar isso por você mesmo - isso é um presente do seu Pai celestial! Jesus nos dá uma promessa tão absoluta a fim de tirar toda e qualquer insegurança ou dúvida que tenhamos.

Qual a parte de Deus em nos dar uma nova vida?

"Jesus declarou: 'Digo-lhe a verdade, ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo'". João 3:3

De acordo com Jesus, um pecador arrependido que crê verdadeiramente passa pelo novo nascimento. Isso é um milagre que apenas Deus pode fazer. Ele promete:

"Darei a vocês um CORAÇÃO NOVO e porei um ESPÍRITO NOVO em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne". Ezequiel 36:26

Jesus transforma nosso coração - nossos sentimentos e comportamentos - e habita "em nós" (Colossenses 1:27). Essa nova vida não é apenas uma idéia espiritual interessante; é um fato real, uma ressurreição da morte espiritual para vida e existência totalmente novas.

TERCEIRO PASSO: Viver por Jesus a cada dia

A vida cristã envolve uma rejeição diária do orgulho e uma ligação constante com Jesus como nosso amável Amigo. Crescemos nessa nova vida ao fortalecermos nossa relação com Jesus. Isso significa passar tempo com Ele, estar aberto para se comunicar honestamente com Ele. Deus nos deu cinco auxiliares divinos para ajudarem o nosso crescimento espiritual: estudo da Bíblia, oração, meditação, comunhão com outros cristãos e partilhar nossa experiência com os outros.

Viver com Cristo não significa que nunca cometemos erros. Mas ter a certeza de que quando caímos e pecamos, podemos clamar pelo perdão divino e continuar a caminhar. Significa andar em uma determinada direção, e ter certeza da presença viva e constante de Cristo em nosso coração.


5. A ALEGRIA DA SEGUNDA CHANCE

Haroldo Hughes recebeu muitas honras durante sua distinta carreira como Senador dos Estados Unidos. Contudo, a mais importante para ele ocorreu logo após seu compromisso com Cristo.

Haroldo estava sozinho, estudando a Bíblia certa noite, em sua sala, quando sentiu um pequeno cutucão em seu cotovelo. Ele olhou para o lado. Eram suas duas filhas pequenas, silenciosamente, já vestidas com suas camisolas de dormir, em pé ao lado da poltrona em que ele estava sentado. Ele contemplou-as por algum tempo; elas tinham mudado tanto, e ele tinha perdido muita coisa durante sua devastadora batalha contra a garrafa.

Então Carol, a mais nova, disse: "Papai, viemos lhe dar um beijo de boa noite".

Os olhos do pai se embaçaram. Fazia muito tempo desde a última vez que suas filhas tinham vindo lhe abraçar. Agora, aqueles pares de olhos serenos não expressavam medo algum. O papai tinha finalmente voltado para casa.

Jesus verdadeiramente dá uma segunda chance para as pessoas. Ele pega os casos mais sem esperança e cria maravilhosos recomeços.

O Salvador anseia por ver cada um de nós de volta ao lar. Você já aceitou o convite de amor de Cristo? Receber o perdão de Deus e ser purificado dos pecados é tão simples e profundo quanto abrir seus braços para receber um abraço de uma criança.

Se você ainda não confiou em Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer isso agora mesmo, orando de maneira semelhante a que se segue:

"Pai, sinto muito por minha vida antiga de pecado. Obrigado por enviar Teu Filho a este mundo para morrer em meu lugar. Jesus, por favor, perdoe meus pecados, entre em minha vida e me salve. Eu quero uma segunda chance na vida -quero ser nascido de novo. Mais que isso, quero estabelecer uma relação diária contigo. Obrigado por fazer esse milagre em mim. Em nome de Jesus, Amém".

Faça essa descoberta maravilhosa: Quando vamos a Jesus, Ele nos salva.

COMO RECEBEMOS UMA NOVA VIDA EM CRISTO
1. Cremos nEle e O recebemos como Salvador e Senhor
2. Estabelecemos um relacionamento com Ele. (Um tempo regular de oração e leitura da Bíblia é vital).
3. Cristo atua, através de Seu Espírito, para substituir nossos hábitos ruins por Suas qualidades boas.

Que DEUS abençoe a todos.