domingo, 19 de julho de 2009

Salmo 27:1.

Livramento Miraculoso
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Salmo 27:1.

Aquela noite de outubro foi tão comum como qualquer outra para a família Singh. Antes de nos retirarmos para dormir, sentamo-nos como família e estudamos a Palavra de Deus e o guia de estudos da Bíblia. Depois da oração, dissemos boa-noite uns aos outros e nos acomodamos em nossas camas.

Por volta das duas horas da madrugada, meu esposo pulou da cama, tendo ouvido repentinamente o som de coisas caindo ao chão. Correu imediatamente à cozinha para ver se ratos ou outras pragas haviam estado em atividade. Para sua surpresa, não havia nada. Então ele foi ao quarto dos garotos, onde viu várias coisas jogadas ao chão. Frascos de loções e colônias estavam espalhados ao redor. Nosso filho mais velho acordou e levantou-se; havia sonhado que alguém estava jogando suas coisas. Ele se surpreendeu por ver seu pai no quarto, curvado sobre a cômoda. Enquanto observava, viu uma serpente movimentando-se para cá e para lá na frente do espelho. Discretamente alertou seu pai. Entendendo o sinal, o pai saiu do quarto devagar a fim de pegar um pau e matar a cobra. A essa altura nossos filhos estavam fora da cama para ajudar o pai a esmagar a assim-chamada Satanás.

Era uma enorme naja, medindo dois metros. Quando o episódio terminou, estava amanhecendo. Meu esposo e filhos arrastaram a cobra para fora. Ouvindo a comoção em nossa casa, alguns vizinhos acordaram. Quando viram a cobra morta pendurada no pau que meu esposo segurava, quiseram saber: – Puxa, por que você a matou? É um deus. É uma grinalda do Senhor Shiva.

Nosso filho mais novo retrucou: – Mas que deus vocês adoram, um deus que morde as pessoas e elas morrem!

Naquela noite, algo drástico poderia ter ocorrido. Realmente agradecemos a Deus por ter poupado a vida do meu esposo e de nossos dois filhos.

Naquela noite, na verdade, fomos salvos miraculosamente. Do fundo do coração, agradecemos-Lhe por nos conservar juntos como família, num lar onde Deus também mora.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 119:50

Por Ela Valeu a Pena Morrer!
Quando estou cercado de problemas e dificuldades uma coisa me anima e consola: a Tua Palavra me enche de força e poder para enfrentar a situação. Salmo 119:50.

Muitos cristãos foram encarcerados e martirizados por acreditarem na Bíblia. Nenhum outro livro tem motivado tantas pessoas a se sacrificarem tanto!

Muitos pregadores da igreja primitiva deram a vida pelas verdades ensinadas por Cristo que, mais tarde, passaram a fazer parte das Escrituras. Estevão foi apedrejado até morrer. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. André, segundo alguns estudiosos, foi crucificado e permaneceu pendurado na cruz por três dias, até morrer. Bartolomeu foi decapitado. Marcos foi arrastado até à morte. João foi lançado dentro de um caldeirão de azeite fervente, mas foi salvo miraculosamente por Deus. Paulo foi decapitado.

Na França, no século 16, quando Roberto Oguier foi pressionado a renunciar a sua fé para salvar-se, disse: “Creio no que os santos profetas e apóstolos escreveram, e nessa fé viverei e morrerei.”

Na Inglaterra, William Tyndale dedicou grande parte de sua vida traduzindo a Bíblia para a língua de seu povo. Como resultado, foi encarcerado e executado. Quando estava sendo amarrado à estaca para o martírio, exclamou: “Senhor, abre os olhos do rei da Inglaterra!”

Na Espanha, no início do ano 1600, um jovem chamado Juliano conseguiu vender Bíblias para centenas de pessoas, mas foi pego e encarcerado pela Inquisição. No cárcere, encontrou cerca de 800 pessoas que compraram suas Bíblias. Todos foram torturados: Juliano foi queimado, vinte foram queimados de forma lenta, muitos receberam prisão perpétua, outros foram açoitados publicamente e centenas foram enviados como escravos para as galeras.

Esses e outros homens do passado, que sofreram tortura por acreditar na Palavra de Deus, nos deixaram este valioso legado que é a Bíblia. Infelizmente, apesar da liberdade que desfrutamos, há muita indiferença para com a leitura da Bíblia. Richard Wurmbrand, que passou 14 anos num campo de concentração comunista, declarou: “Os cristãos americanos nadam sobre Bíblias, porém, muitos não conhecem realmente esse Livro Sagrado.”

A Bíblia é o espelho perfeito de Deus que nos transmite o reflexo do Seu caráter, do Seu amor e da Sua personalidade.

REFLEXÃO: “Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração” (Jr 15:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 2:13

Água da Fonte – 10
O Meu povo cometeu dois pecados terríveis: eles Me abandonaram, a Mim, a Fonte da água da Vida, e construíram para si poços furados, que não prendem a água. Jeremias 2:13.

O pastor William Barclay conta um episódio que ocorreu numa reunião de reavivamento no Sudoeste dos Estados Unidos. A certa altura do sermão, o pregador convocou a congregação a uma reconsagração e renovação da fé. Foi dada a oportunidade para algumas orações voluntárias e, no fim, o pregador deveria fazer uma oração intercessória por todos os presentes.

Assistia a essa reunião um senhor, notório por seus altos e baixos na vida espiritual e por suas periódicas conversões e apostasias. E não é que justamente ele resolveu orar? Cheio de emoção e “fervor”, ele orou para que, como um vaso, Deus o enchesse com abundante porção do Seu Espírito.

Estava presente nessa reunião uma senhora idosa e muito consagrada que conhecia bem a vida desse homem e a sua constante instabilidade espiritual. Ao ouvi-lo orar com tanto aparente fervor, ela não se controlou e exclamou em alta voz: “Não enchas esse vaso, Senhor, ele vasa!”

Por meio do Espírito Santo, a Fonte Divina está sempre disponível para nos encher com a água do amor e da misericórdia de Deus. Ele nos dá a responsabilidade de ser condutos para que essa água possa jorrar em favor dos semelhantes. Porém, não poucas vezes, quando ela chega a nós, o vaso da nossa vida não a retém; a água vasa pelas roturas e se dá um grande desperdício das misericórdias de Deus. Isso ocorre porque nos tornamos “poços furados”, secos, estéreis e sem utilidade alguma.

Entretanto, não precisamos continuar sendo “poços furados”. Deus está disposto a fazer de nós vasos novos, sem rotura alguma, perfeitos.

É verdade que o homem natural está perdido no deserto árido deste mundo, mas o Espírito Santo, latente em nós, é sempre uma força que nos faz sentir o desejo de estar ligado a Cristo. Como a água da Fonte, Ele propaga a vida, cria dentro de nós a energia espiritual, sacia nossa sede e nos capacita a distribuir a água da salvação a outras pessoas. Com Ele, deixamos de ser “poços furados” para nos transformar em fontes de bênçãos.

REFLEXÃO: “Eu lhe darei água para matar a sede [...] Derramarei [...] as Minhas bênçãos sobre os seus futuros filhos” (Is 44:3, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5:7

O Cuidado de Deus
Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7.

Com freqüência, minha leitura devocional matutina é exatamente aquilo de que necessito para aquele dia específico. Três exemplos me fazem lembrar do Deus poderoso a quem servimos.

Fui uma daquelas adolescentes que precisavam bronzear-se. Todos os verões, eu passava horas tomando banho de sol, ficando cada vez mais bronzeada. Câncer de pele era algo de que eu nunca tinha ouvido falar, quarenta anos atrás. Mas agora, repentinamente no espaço de menos de um ano, passei pela remoção de três tumores malignos de pele. A primeira e a segunda foram muito dolorosas, e me senti aliviada quando tiraram os pontos. Com o tempo, a equimose desapareceu. Então, quando me contaram a respeito do terceiro, foi assim: “Ai, não! Tenho de passar por tudo isso de novo?” Enchi-me de autopiedade. Então li o devocional da manhã. O texto me saltou aos olhos: “Até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mateus 10:30, 31). Deus estava cuidando de mim, “de olho” em mim, tomando conta de mim.

O segundo caso foi quando meu pai estava bastante idoso e frágil, e só falava por sussurros. Papai havia sido agricultor, forte e disposto, e como todos os agricultores trabalhava do amanhecer ao anoitecer, o que aumentava a angústia que eu sentia no momento. O círculo da vida havia dado uma volta. Agora era eu quem lhe servia refeições de papinhas. Um dia, sentada ao lado da cama dele, acariciando seu cabelo branco e ralo, as lágrimas desceram. O texto daquele dia? “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá” (Apocalipse 21:4).

O terceiro devocional que o céu me mandou foi quando estávamos no meio dos preparativos para a mudança da Austrália de volta para a Nova Zelândia, depois de 16 anos. Que período cansativo! Meu esposo e eu estávamos dormindo apenas poucas horas noite após noite, enquanto nosso cérebro fazia hora extra por causa das muitas coisas ainda por providenciar. Certa manhã, bem cedo, quando parecia que a confusão de coisas para encaixotar me rodeava, perguntei a Deus: Como é que vou enfrentar este dia? E Ele me respondeu através da leitura devocional: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5).

Só posso repetir: Como é poderoso o Deus a quem servimos!

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 34:8-10

O Pacto de um Menino
Vamos, ponham o Senhor à prova e vocês hão de experimentar a Sua bondade. Feliz é o homem que confia totalmente no Senhor! Se você pertence ao Senhor, ame e obedeça a Ele; para quem faz isso, nada falta [...] Quem procura o Senhor nunca passa necessidade. Salmo 34:8-10.

Era um sábado dedicado à fidelidade a Deus em todas as igrejas adventistas do estado de São Paulo. Materiais contendo orientações e palestras foram enviados para todas as igrejas do estado, para servir de subsídio aos pastores e demais pregadores.

Como era uma programação intensiva, as atividades começaram de manhã, com um sermão, mas a maioria das igrejas continuou a programação na parte da tarde, com testemunhos dos crentes mostrando como Deus abençoa Seus filhos quando eles decidem ser fiéis, em qualquer situação, na devolução do dízimo e nas ofertas voluntárias.

Um adolescente de uma das igrejas da capital contou sua experiência que a muitos emocionou. Foi assim:

“Morávamos no interior do estado de São Paulo. Logo que meus pais se mudaram para a capital, devido a nossa precária situação financeira, achei que devia fazer alguma coisa para ajudá-los. Um dia, saí sozinho à procura de trabalho para menores, no bairro de Santo Amaro. Minha mãe, em casa, ficava muito preocupada comigo. Ela achava muito perigoso para um menino sair à procura de trabalho no meio de uma cidade grande.

“Depois de três dias, sem nada conseguir, orei fervorosamente a Deus, pedindo-Lhe que me ajudasse. Ele sabia das nossas necessidades. Prometi, a exemplo de Jacó, devolver fielmente os dízimos ao Senhor.

“No dia seguinte, saí novamente, confiante de que Deus iria me ajudar. E assim foi: uma empresa comercial de materiais elétricos me empregou concedendo o sábado livre. Que bênção! O salário inicial foi de R$ 120,00 mensais. Era pouco. Mas, ao receber o meu primeiro salário, assim como eu havia prometido, devolvi o dízimo a Deus.

“Tempos depois, ao tomar conhecimento do programa de mordomia, fiz um pacto de fé com Deus de dar, além do dízimo, mais 15% para a igreja. Naquele mesmo mês fui, mais uma vez, ricamente abençoado. O patrão aumentou meu salário para R$ 300,00 mensais. Minha fé, hoje, é outra. É muito mais real. Eu a experimentei na minha vida. Vale a pena ser fiel a Deus!”

Devolver o dízimo e dar ofertas faz parte da nossa adoração; é uma expressão de nosso louvor e amor a Deus!

REFLEXÃO: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Pv 3:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 19:26

A Estátua de Sal
A mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal. Gênesis 19:26

Estive no Mar Morto, região onde existiram as cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra. Sua água densa e parada é extremamente salgada. Trouxe uma garrafinha de lá com essa água. Também tomei banho nela. Devido à sua densidade, as pessoas bóiam na água sem o mínimo esforço.

Estando ali, lembrei-me de um fato. Ele foi motivo de advertência solene por parte de Cristo, quando disse: “Lembrai-vos da mulher de Ló.” A transformação daquela mulher numa estátua de sal foi uma tragédia, cujas lições não podem ser desprezadas.

Talvez, por fazer parte da família de Abraão, o amigo de Deus, aquela mulher considerou-se isenta da condenação de que falaram os anjos do Senhor e, num momento de fraqueza, olhou para trás, transformando-se imediatamente numa estátua de sal. O seu ato de olhar expressou uma atitude permanente do seu coração.

Alguém pode pensar que, por ser cristão, membro de uma igreja, já tem garantida a salvação, mesmo sem atender às admoestações do Senhor. Isso é presunção, e a presunção mata as mais ardentes aspirações da alma.

Vagarosamente e sem entusiasmo, a mulher de Ló pôs-se a caminhar na direção de Zoar. Ela começou relativamente bem, mas acabou lastimavelmente mal. Não terminou a caminhada. Olhou para trás – onde estava seu coração, e foi alcançada pela tragédia. Aquela mulher tinha o coração dividido entre o amor a Deus e o amor a Sodoma com sua vida de prazeres e bens terrenos.

“Saía o Sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.” Ló e suas filhas estavam salvos, mas sua esposa ficou lá na planície, convertida numa estátua de sal que, certamente, se derreteu quando desencadeou a tempestade de fogo.

Quantos começam bem a caminhada cristã, mas, no meio da jornada, olham para trás! Estão na igreja, mas o coração está em “Sodoma” – suas atrações, riquezas e divertimentos as fascinam e cristalizam a espiritualidade.

Lembremos da estátua de sal! Ela é uma advertência para todos os tempos. Tendo iniciado a jornada cristã, olhemos sempre para frente, para Cristo, e jamais para trás. Olhemos para Zoar, para o alto, e jamais para a Sodoma das nossas inclinações vis e pecaminosas.

REFLEXÃO: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17:32).

Que DEUS abençoe a todos.

O “JESUS” QUE JESUS NÃO CONHECE!

O “JESUS” QUE JESUS NÃO CONHECE!
Todos os dias encontro pessoas que vivem como bem entendem, mas desejam assim mesmo as bênçãos do Evangelho.
O ardil é simples:

A pessoa não lê a Palavra [exceto em reuniões públicas e a fim de basear o discurso de algum pregador], não conhece Jesus [exceto como nome poderoso nas bocas dos faladores de Deus], não ora [exceto dando gritos de apoio às orações coletivas], não pratica a Palavra [exceto a palavra do profeta do grupo, ou do bispo ou autoridade religiosa da prosperidade ou da maldição], não se compromete com o Evangelho [exceto como dízimo e dinheiro no “Banco de Deus”: a “igreja”]; e, de Jesus, nada sabe; pois, de fato, nada Dele experimenta [exceto como medo].

Entretanto, a pessoa fica pensando que o Evangelho que ela nem sabe o que é haverá de abençoá-la em razão de que ela está sempre no “endereço de Deus”: o templo da “igreja”.

Assim, vivem como pagãos em nome “de um certo Jesus” que não é Jesus conforme o Evangelho; e, mesmo assim, seguem “um evangelho” que não é Evangelho, para, então, depois de um tempo, acharem que o Evangelho não tem poder, posto que acham que já o provaram e de nada adiantou; sem saberem que de fato deram suas vidas a uma miragem, a um estelionato, a uma fantasia de “Deus”.

Milhões pronunciam o nome de Jesus, mas poucos o conhecem numa relação pessoal!

Na realidade o que vejo são pessoas estudando teologia sem conhecerem a Deus; entregando-se ao ministério sem experiência do amor de Deus em si mesmas; brigando pela “igreja” [como grupo de afinidades] sem amarem o Corpo de Cristo em seu real significado; pregando “a mensagem da visão da igreja” julgando que tem algo a ver com a Palavra de Jesus [apenas porque o nome “Jesus” recheia os discursos].

E mais: os que aparentemente sabem o que é o Evangelho e quais são as suas implicações, ou não querem as implicações para as suas vidas pessoais, ou, em outras ocasiões, não querem a sua pratica em razão de que ela acabaria com o “poder” de bruxos que exercem sobre o povo.

Assim, vão se enganando enquanto enganam!

O final é trágico: vivem sem Deus e ensinam as pessoas a viverem na mesma aridez sem Deus na vida!

O amor à Bíblia como livro mágico acabou com o amor à Palavra como espírito e vida!

Não se lê mais a Palavra. As pessoas levam a Bíblia aos “cultos” apenas para figurar na coreografia e na cenografia da reunião — nada mais!

Oração em casa, sozinho, com a porta fechada, e como algo do amor e da intimidade com Deus, quase mais ninguém pratica!

Ora, enquanto as pessoas não voltarem a ler a Palavra, especialmente o Novo Testamento, jamais crescerão em entendimento e jamais provarão o beneficio do Evangelho como Boa Nova em suas vidas.

Há até os que depois de um tempo julgam que o Evangelho é fracassado em razão da “igreja” estar fracassada.

Para tais pessoas a “igreja” não é apenas a “representante de Deus”, mas, também, é o próprio Evangelho!

Que tragédia: um Deus que se faz representar pelo coletivo da doença do “Cristianismo” e que tem “igreja” a encarnação de um evangelho que é a própria negação do ensino de Jesus!

O que esperar como bem para tal povo?

Ora, se não tiverem o entendimento aberto, o que lhes aguarda é apenas frustração, tristeza e profundo cinismo.

Quem puder entender o que aqui digo, faço-o para o seu próprio bem!

Nele , que não é quem dizem que Ele é,

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 4:13.

Um Momento no Tempo

Tudo posso nAquele que me fortalece. Filipenses 4:13.

Durante anos tenho lutado com um linfedema sazonal. Minhas pernas ficam inchadas no verão, e não no inverno. No último mês de outubro, minha perna direita começou a inchar, enquanto a esquerda permanecia normal. Todos os dias, a perna direita ficava consistentemente maior que a esquerda. Durante anos tenho ido de médico em médico, sem nenhum tratamento que realmente ajude minhas pernas. Tentei remédios naturais, como ervas e alimentos crus. O que você mencionar, já tentei.

Em busca de uma cura rápida, minha última e final tentativa foi ir a um cirurgião vascular. Queria que ele me desse seu conselho acerca do linfedema como autoridade. Eu tinha certeza de que ele me ofereceria a realização de um sonho. Imaginei-me andando pela rua com minhas duas pernas boas, douradas com os raios do sol, com uma tonalidade de manga.

O médico me pareceu muito despretensioso. Falou cautelosamente comigo. Perguntei-me se eu estaria no lugar certo. Suas maneiras pareciam quase angelicais. Comecei a me perguntar se eu estava na presença do Senhor. A apresentação e postura dele me faziam pensar em Deus.

Ele me perguntou o que eu procurava, em termos da minha perna. Eu disse enfaticamente: – Estou procurando cura; quero minhas antigas pernas de volta!

Ele disse: – A senhora pode ter suas antigas pernas de volta, mas deve fazer um ajuste no seu estilo de vida.

Foi aí que me sentei. (Eu estivera deitada na mesa de exames.) Ele continuou dizendo que minha vida teria a ver com escolhas constantes. Explicou como a mudança de escolhas relativas ao estilo de vida realçaria a qualidade das minhas pernas.

Foi a essa altura – um momento no tempo – que percebi que Deus estivera tentando falar comigo o tempo todo. Na realidade, eu nunca quis ser parte da minha cura ao longo do tempo. Teria optado por uma cura espontânea, uma cura com a rapidez do microondas. Entendi que devo escolher a abundância de vida em lugar da solução rápida da morte, mudanças como beber água em vez de refrigerantes, comer para viver em lugar de viver para comer.

Enquanto prossigo nesta jornada, agradeço a Deus a Sua divina providência, levando-me a fazer escolhas melhores do que as do dia anterior. E não é essa a vida cristã? Fazer escolhas certas diariamente?

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 119:105.

A Palavra Escondida

Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos. Salmo 119:105.

Nos meus anos de adolescência, recitar versos memorizados fazia parte regular das reuniões dos jovens, e decorávamos diligentemente porções consideráveis das Escrituras durante o curso de um ano. Ainda hoje alguns desses versos me vêm prontamente à memória. Por que deveríamos aprender textos e guardá-los nos bancos da memória? Existe para nós algum benefício, mesmo anos depois de terem sido decorados?

Durante um período de forte tensão, fiquei fisicamente abatida. Um dia, enquanto me preocupava com minha situação, um texto me veio à mente: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5). Ele me fez lembrar de que, embora eu não enxergasse a solução do problema, Deus sabia qual era. Era exatamente disso que eu precisava naquele momento.

Assistindo a um retiro de mulheres pela primeira vez, fui solicitada a fazer uma breve palestra sobre viagens missionárias nas quais eu estivera envolvida. Após o desjejum, enquanto permanecia em silêncio coordenando meus pensamentos, comecei a sentir um frio no estômago. Orei pedindo ajuda para me acalmar e ordenar meus pensamentos. Imediatamente me vieram as palavras “Na tranqüilidade e na confiança [está] a vossa força” (Isaías 30:15). Refletindo sobre isso mais tarde, não me lembrava nem mesmo de ter aprendido esse verso, e na verdade precisei usar uma concordância para localizar a referência, mas no momento era exatamente disso que eu precisava. Desde aquele dia, toda vez que tenho de falar diante de uma platéia, esse verso me acalma.

Até hinos e cânticos de louvor podem proporcionar o auxílio de que necessitamos em determinados momentos. Recentemente viajei de avião com minha nora e seus três filhos, que retornavam para sua casa em Fiji. Depois das instruções rotineiras de segurança, minha imaginação começou a fazer hora extra. Se tivéssemos de evacuar a aeronave no meio do oceano, como faríamos para lidar com um bebê recém-nascido e suas duas irmãs que dependiam de nós? Eu me ocupava construindo essa cena desesperada na minha mente quando as palavras de um antigo hino me cortaram os pensamentos: “Oh, não temas, sou contigo, teu Piloto até o fim! Não te importes co´o perigo; eis a mão, confia em Mim.”

Sim, há valor no tempo que se passa depositando mensagens da Palavra de Deus no banco da memória.

Reflexão: " Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 1.16

19 de Julho

"...Pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele." Colossenses 1.16

Através de todo o Antigo Testamento transparece a vontade de Deus de revelar o Filho como Salvador. Mas Moisés certamente foi o primeiro homem a quem o Senhor pôde revelar seu maior desejo até nos mínimos detalhes, ou seja, o sacrifício do Seu Filho amado. É profundamente comovedor quando o Senhor fala a Moisés sobre o "sangue do meu sacrifício". Como seria bom se finalmente pudéssemos compreender qual o maior interesse de Deus para conosco! O mesmo que aconteceu com Moisés outrora Deus quer para nós: Ele quer revelar o Cordeiro em e através de nós. Essa era a glória que Moisés refletia. Jesus foi o Cordeiro, o templo, o caminho, o sacrifício e o sacerdote ao mesmo tempo: "...a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada." O maior interesse de Deus é a revelação de Jesus Cristo. Cristo é tudo em todos, na criação do Universo e individualmente em cada um. Deus criou o homem à Sua semelhança: "...para serem conformes à imagem de seu Filho."

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 16:11

19 de julho Domingo

Perto de Jesus

Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente. Salmo 16:11


Este mundo é nossa escola – uma escola de disciplina e preparo. Somos colocados aqui para formar caracteres como o caráter de Cristo e adquirir os hábitos e a linguagem da vida mais elevada. Influências opostas ao bem avultam em toda parte. A expansão do pecado está-se tornando tão abundante, tão profunda, tão repulsiva a Deus, que Ele logo Se levantará com majestade para sacudir terrivelmente a Terra.

Os planos do inimigo são tão ardilosos, e tão capciosas as complicações suscitadas por ele, que os que são fracos na fé não conseguem discernir seus enganos. Eles caem nas ciladas preparadas por Satanás, o qual atua mediante instrumentos humanos para enganar, se possível, os próprios eleitos. Unicamente os que se acham firmemente ligados a Deus conseguirão discernir as falsidades e as intrigas do inimigo.

Existem neste mundo apenas duas classes de pessoas: aquelas que servem a Deus e aquelas que permanecem sob a bandeira negra do príncipe das trevas. Aqueles que adentram os portões da cidade de Deus devem, neste mundo, viver em união com Cristo. [...]

Permitamos que Deus controle nossa mente. Não digamos nem façamos coisa alguma que desvie alguém do caminho reto. Sinto-me muito triste ao pensar em quão poucos há que demonstram haver provado a profunda bem-aventurança da comunhão com um Salvador ressurreto e que ascendeu ao Céu. Os homens do mundo estão lutando pela supremacia. Os seguidores de Deus devem ter sempre em vista a Cristo, perguntando: É este o caminho do Senhor? Nosso coração deve estar imbuído do santo desejo de viver a vida de Cristo. NEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. NEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Que bom seria se nosso povo compreendesse quais as vantagens que poderiam pertencer-lhes se olhassem constantemente para Jesus! [...] Ele é o nosso Alfa e o nosso Ômega. Chegando-nos a Seu lado e mantendo comunhão com Ele, tornamo-nos semelhantes a Ele. Mediante o poder transformador do Espírito de Cristo, somos transmudados em coração e vida (AUCR, 1º/2/1904).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 12:43, 44

Os Motivos das Ações

E, chamando os Seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. Marcos 12:43, 44

É o motivo que dá sentido às nossas ações, assinalando-as com ignomínia ou elevado valor moral. Não são as grandes coisas que todos os olhos vêem e toda língua louva que Deus considera mais preciosas. Os pequenos deveres cumpridos com contentamento, as pequeninas dádivas que não fazem vista, e podem parecer destituídas de valor aos olhos humanos, ocupam muitas vezes diante de Deus o mais alto lugar. Um coração de fé e amor é mais precioso para Deus que os mais custosos dons.

A viúva pobre deu sua subsistência para fazer o pouco que fez. Privou-se de alimento para oferecer aquelas duas moedinhas à causa que amava. E o fez com fé, sabendo que seu Pai Celestial não passaria por alto sua grande necessidade. Foi esse espírito abnegado e essa infantil fé que atraiu o louvor do Senhor. [...]

Quando Jesus disse da viúva pobre: Ela “lançou mais do que todos” (Lc 21:3), Suas palavras eram verdadeiras, não somente quanto ao motivo, mas no que respeita aos resultados da oferta. As “duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante” têm trazido ao tesouro do Senhor uma quantia muito superior às contribuições daqueles ricos judeus. A influência daquela pequenina oferta tem sido como um rio, pequeno ao começo, mas que se amplia e aprofunda à medida que corre através dos séculos. Tem contribuído por mil maneiras para alívio dos pobres e disseminação do evangelho.

Seu exemplo de sacrifício tem agido e tornado a agir sobre milhares de corações em todas as terras e em todos os séculos. Tem sido como um apelo dirigido a ricos e pobres, e as dádivas destes avolumaram o valor da oferta da viúva. A bênção divina sobre suas moedas, tem feito delas fonte de grandes resultados. Assim quanto a todo dom oferecido e todo ato realizado com sincero desejo de promover a glória de Deus. Liga-se aos desígnios do Onipotente. Seus resultados para o bem não podem ser calculados por homem algum.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 84:10 - Números 16:16-35

Sábado 19 Julho
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Salmo 84:10).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE NÚMEROS (Leia Números 16:16-35)

Corá se exaltou diante de seus próprios olhos (v. 1). Mas está escrito: “todo o que se exalta será humilhado” (Lucas 14:11). Os Provérbios confirmam essa verdade, tão comprovada pela história humana: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). Os rebeldes não têm de esperar muito pela destruição. Que espetáculo terrível! A terra se abriu debaixo de seus pés; foram engolidos vivos, com tudo o que lhes pertencia. Moisés tomou o cuidado de advertir: “Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens perversos” (v. 26), e evidentemente foi isso que os filhos de Corá fizeram. Eles sabiam que deveriam ficar do lado de Deus ao invés de ficar do lado do pai, reconhecendo-o como um homem perverso. De fato, o capítulo 26 versículo 11 nos ensina que “os filhos de Corá não morreram”. Vamos encontrá-los mais tarde como cantores e compositores de salmos, entre os quais está o Salmo 84, que contêm um resumo da história da família: “Prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (v. 10 – os filhos de Corá também eram porteiros do templo).

Filhos de uma geração culpada, nós também, se crermos, seremos poupados de um juízo ainda mais rigoroso. Quão grande é a graça de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 6:2

Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação (2 Coríntios 6:2).

AGORA NÃO, DEUS

Há muitas pessoas que são conscientes do fato de que não podem se apresentar diante de Deus da forma como estão atualmente. Mas elas acham que pensar nisso vez após vez é incômodo. Não querem se sentir pressionadas; crêem que ainda há tempo mais que suficiente para lidar com a questão.

Esse foi o caso de um jovem fazendeiro. Durante o período em que arava seus campos, esse pensamento sempre lhe vinha à mente. Ele conhecia o caminho da salvação; também sabia que devia confessar seus pecados diante de Deus e crer verdadeiramente no Senhor Jesus. Mas ele também estava consciente do preço de começar uma vida nova, pois quem recebe o Senhor como Salvador tem de viver somente para Ele. E aquele fazendeiro não se sentia pronto para dar esse passo.

Certo dia, novamente ele se sentiu incomodado com a questão de sua salvação eterna. Quando não podia mais suportar, ele se ajoelhou atrás de uma cerca e orou: “Senhor, quero ser salvo, mas não agora.” Isso o fez se sentir melhor e ele continuou seu trabalho. A luta dentro de seu coração havia terminado.

Você gostaria de saber quais foram as últimas palavras desse fazendeiro? Pouco antes de morrer, ele disse: “Agora é muito tarde! Com aquela oração eu mandei Deus embora.”

Aquele homem tinha medo das conseqüências que a salvação traria para sua vida; porém, ignorou as conseqüências para a eternidade. O tempo certo de se voltar para Deus é agora, não amanhã. “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia” (Provérbio 27:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 32.32

"Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." Êxodo 32.32

A face de Moisés brilhava porque ele havia falado com Deus. O que Moisés falou com o Senhor? Ele teria tido motivos suficientes para se queixar do quanto era fraco e do quanto ele necessitava do poder e da ajuda do Senhor para sua tarefa. Mas não ouvimos nenhuma palavra sobre isso. Sua oração não se referia ao seu próprio "eu". Pelo contrário, ele estava disposto a ser exterminado. Como mediador do povo, ele é uma ilustração do nosso grande Mediador, Jesus Cristo. Moisés fora liberto da esfera dos interesses próprios e da própria vida. Ele zelava unicamente pela honra do Senhor, que era infinitamente mais preciosa para ele do que todas as outras coisas. Mas Moisés passou a refletir mais ainda a glória do Senhor porque o Senhor havia falado com Ele. Ele lhe mostrou o caminho por meio do sangue do Substituto; este caminho que conduz o pecador ao coração de Deus! Deus lhe revelou o Sacrifício e o Sacerdote. Não é em vão que o Senhor fala tanto disso, pois, desde a eternidade, Deus, o Pai, em Seu imenso amor planejou a salvação por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. Ele foi sacrifício e sacerdote ao mesmo tempo. Aqui conseguimos imaginar um pouco da ânsia do Senhor em revelar a alguém o maravilhoso mistério da salvação, mistério esse que até os anjos anseiam ver.

Que DEUS abençoe a todos.

João 11.1-27

João 11.1-27

1 Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
3 Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
4 Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
7 Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8 Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?
9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
13 Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono.
14 Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
15 e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele.
16 Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele.
17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.
18 Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém.
19 Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão.
20 Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.
21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.
22 Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
24 Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
27 Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.


João 11:1-27

Em sua ansiedade, as duas irmãs de Betânia fazem um pedido ao Amigo divino. Este pedido pode servir como um exemplo para nós: "Senhor, está enfermo aquele a quem amas" (v. 3). Quando elas chamaram o Senhor, reconheceram a Sua autoridade e não Lhe disseram o que fazer, fazendo-lhe prescrições: por exemplo - Venha e cure o nosso irmão! Elas simplesmente expuseram-Lhe o caso que as preocupava. Também conheciam o Seu amor e fazem menção a ele. Contudo, este afeto não faz com que o Senhor Jesus decida imediatamente ir à Judéia. As intenções criminosas dos judeus também não O impediriam de ir ali quando fosse o momento. Só a obediência a Seu Pai dirigia os passos do Senhor. Graças a essa demora, a glória de Deus brilha muito mais, pois, quando o Senhor Jesus chega a Betânia, já faz quatro dias que Lázaro está no sepulcro. De tempos em tempos, encontramos pessoas atravessando momentos de luto. Vemos então a completa insuficiência da simpatia humana (como a dos judeus no versículo 19). Porém tudo muda quando olhamos para Aquele que é "a ressurreição e a vida". Logo compreendemos o pleno valor das coisas eternas e a nossa fé triunfa em esperança.



Que DEUS abençoe a todos.

João 10.22-42

João 10.22-42

22 Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão.
24 Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize -o francamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
30 Eu e o Pai somos um.
31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
39 Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
40 Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu.
41 E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade.
42 E muitos ali creram nele.


João 10:22-42

Com evidente má fé, os judeus uma vez mais questionam o Senhor: "Se tu és o Cristo, dize-o francamente" (v. 24). Mas, Ele não só já havia declarado isso a eles (por exemplo 8:58), senão que também o havia demonstrado (v. 25, 32, 37, 38). Assim, de agora em diante, Ele limita as Suas atividades só ao Seu rebanho. As ovelhas pertencem a ele por direito; primeiro, porque o Pai as tem dado expressamente a Ele (v. 29), e depois, também, porque Ele as resgatou. Os versículos 27 e 28 são muito preciosos porque nos dizem o que Ele faz pelas Suas ovelhas: Ele lhes dá vida eterna, Ele as conduz, Ele as abriga sob a proteção de Suas mãos - e elas são caracterizadas por ouvirem a Sua voz e O seguir. Isso é certamente a resposta adequada ao Seu maravilhoso amor!

De novo os judeus tentam apedrejar o Senhor Jesus (8:59), desta vez acusando-O de blasfêmia. "Sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo" dizem eles. Esta era verdadeiramente a ambição do primeiro Adão e de todos os seus descendentes: ser igual a Deus. Porém o Senhor Jesus seguiu exatamente o caminho oposto - "Pois ele, subsistindo em forma de Deus", foi "reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou" (Filipenses 2:6-8).

No entanto, o versículo 42 ainda conclui: "E muitos creram nele" (tal como no cap. 8:30). Estes se tornaram Suas benditas ovelhas.

Que DEUS abençoe a todos.

João 10.7-21

João 10.7-21

7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
19 Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus.
20 Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?
21 Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?


João 10:7-21

Não encontramos parábolas neste Evangelho. Aquele que é "a Palavra" fala aqui numa linguagem direta. Por outro lado, o Senhor emprega muitas preciosas figuras e comparações para dar-Se a conhecer. Observe as passagens em que Ele declara "Eu sou" [o Pão da Vida (6:35, 48, 51); a Luz do Mundo (8:12); a Porta (10:7, 9); o Bom Pastor (10:11, 14); a Ressurreição e a Vida (11:25); o Caminho, a Verdade e a Vida (14:6); a Videira (15:1-5)]. Aqui, nos versos 7 e 9, diz: "Eu sou a porta das ovelhas". Para sermos salvos, devemos entrar por Ele (compare Efésios 2:18). Mas também necessitamos ser guiados. Se formos entregues a nós mesmos, seremos semelhantes a uma ovelha, um animal sem inteligência, que se desvia quando não tem um líder (leia Isaías 53:6). Em contraste com os mercenários, com os ladrões e com os salteadores, os quais são hábeis em roubar almas, o Senhor Jesus apresenta-Se como o Bom Pastor (v. 11 e 14). E dá duas evidências disso:

1) a primeira é a dádiva voluntária de Sua vida para adquirir as ovelhas - prova suprema de amor por elas e ao mesmo tempo, não nos esqueçamos, a sublime razão pela qual o Pai o ama (v. 17).

2) a segunda é o Seu relacionamento com Suas ovelhas: Ele conhece todas elas e elas conhecem o seu Pastor (v. 14). Um vínculo tão forte confirma os Seus direitos sobre o Seu rebanho e sobre cada um de nossos corações.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 11:1-27

2 Samuel 11:1-27

1 E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruiram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
5 E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
8 Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
10 E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14 E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.
15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 Então enviou Joabe, e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
19 E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja,
20 E sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21 Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22 E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo o que Joabe o enviara a dizer.
23 E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
24 Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25 E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim.
26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
27 E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.


2 Samuel 11:1-27

Talvez fosse preferível descansar sobre as vitórias do capítulo 10 e colocar um véu de silêncio sobre o que se segue. Aqui Davi sofre, da parte do inimigo de nossa alma, a mais cruel derrota de sua carreira. Este episódio está registrado na Palavra de Deus como uma solene advertência para cada um de nós. O crente mais devoto possui um coração corrupto, totalmente aberto às concupiscências da carne, e portanto tem de guardar as entradas de seu coração, particularmente no que se refere àquilo que os olhos contemplam. Essa trágica história nos mostra como um rei se tornou cativo: escravo de seus desejos, enredado na inexorável garra do pecado. Em vez de estar à frente de batalha com seus soldados, Davi está à vontade em Jerusalém, passeando ociosamente no terraço do palácio. Ócio e preguiça multiplicam as oportunidades de queda para um filho de Deus. A vigilância é inevitavelmente relaxada quando se está na inatividade, e o diabo, que jamais perde uma chance, mostra como tirar vantagem disso. Tenhamos o cuidado de preencher nosso tempo com atividades úteis.

Davi tomou a mulher de Urias e, para esconder seu pecado, cometeu um segundo pecado ao maquinar, com a cumplicidade de Joabe, a morte de um de seus mais nobres e dedicados soldados.



Que Dabençoe a todos.
2 Samuel 10:1-19

1 E ACONTECEU depois disto que morreu o rei dos filhos de Amom, e seu filho Hanum reinou em seu lugar.
2 Então disse Davi: Usarei de benevolência com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência comigo. E enviou Davi os seus servos para consolá-lo acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos filhos de Amom.
3 Então disseram os príncipes dos filhos de Amom a seu senhor, Hanum: Porventura honra Davi a teu pai aos teus olhos, porque te enviou consoladores? Não te enviou antes Davi os seus servos para reconhecerem esta cidade, e para espiá-la, e para transtorná-la?
4 Então tomou Hanum os servos de Davi, e lhes raspou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes, até às nádegas, e os despediu.
5 Quando isso foi informado a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque estavam aqueles homens sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba, e então voltai.
6 Vendo, pois, os filhos de Amom que se tinham feito abomináveis para com Davi, enviaram os filhos de Amom, e alugaram dos sírios de Bete-Reobe e dos sírios de Zobá vinte mil homens de pé, e do rei de Maaca mil homens e dos homens de Tobe doze mil homens.
7 E ouvindo Davi, enviou a Joabe e a todo o exército dos valentes.
8 E saíram os filhos de Amom, e ordenaram a batalha à entrada da porta; mas os sírios de Zobá e Reobe, e os homens de Tobe e Maaca estavam à parte no campo.
9 Vendo, pois, Joabe que a batalha estava preparada contra ele pela frente e pela retaguarda, escolheu dentre todos os homens de Israel, e formou-os em linha contra os sírios.
10 E o restante do povo entregou na mão de Abisai seu irmão, o qual formou em linha contra os filhos de Amom.
11 E disse: Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, irei a socorrer-te.
12 Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem parecer aos seus olhos.
13 Então se achegou Joabe, e o povo que estava com ele, à peleja contra os sírios; e fugiram de diante dele.
14 E, vendo os filhos de Amom que os sírios fugiam, também eles fugiram de diante de Abisai, e entraram na cidade; e voltou Joabe dos filhos de Amom, e veio para Jerusalém.
15 Vendo, pois, os sírios que foram feridos diante de Israel, tornaram a refazer-se.
16 E mandou Hadadezer, e fez sair os sírios que estavam do outro lado do rio, e vieram a Helã; e Sobaque, capitão do exército de Hadadezer, marchava diante deles.
17 Do que informado Davi, ajuntou a todo o Israel, e passou o Jordão, e foi a Helã; e os sírios se puseram em ordem contra Davi, e pelejaram com ele.
18 Porém os sírios fugiram de diante de Israel, e Davi feriu dentre os sírios aos homens de setecentos carros, e quarenta mil homens de cavalaria; feriu também a Sobaque, capitão do exército, que morreu ali.
19 Vendo, pois, todos os reis, servos de Hadadezer, que foram feridos diante de Israel, fizeram paz com Israel, e o serviram; e temeram os sírios de socorrer aos filhos de Amom.


2 Samuel 10:1-19

Depois da história de Mefibosete, que aceitou a graça do rei, segue-se a história dos que não a entenderam e, portanto, não estavam dispostos a recebê-la.

Davi quis usar de bondade para com Hanum e consolá-lo pela morte do pai. Jesus também deseja revelar- Se aos homens de hoje como Aquele que carregou e sarou as nossas dores (Isaías 53:4). Pode haver maior insulto do que rejeitar tal amor? Como Davi deve ter sentido profundamente o ultraje feito aos seus servos! E como o coração do Salvador, tão absolutamente sensível, sente o escárnio daqueles que dia após dia rejeitam a chamado de Seu amor (João 5:40; Mateus 22:6).

Ainda havia tempo para Hanum e seu povo se humilharem ao perceber a enrascada em que se tinham metido. A experiência de Abigail nos dá a certeza de que o julgamento merecido seria posto de lado (1 Samuel 25). Em vez disso, a cegueira e o orgulho dos filhos de Amom os conduziu à guerra contra aquele que lhe desejavam fazer o bem. Mas para Davi foi a ocasião de uma nova uma vitória, ainda mais gloriosa que a registrada no capítulo 8 sobre Hadadezer e os siros que tinham juntado forças com os amonitas.



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 9:1-13

2 Samuel 9:1-13

1 E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
2 E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
3 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
4 E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5 Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.
6 E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.
8 Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
9 Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11 E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
12 E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.


2 Samuel 9:1-13

O capítulo 8 nos revela a glória do rei Davi, mas também nos mostra algo muito mais surpreendente; a sua graça. Ele havia aprendido isso na escola de Deus ao ser o próprio objeto dessa graça. De fato, quem pelo “costume dos homens” receberia em sua corte, em sua mesa, o último representante da linhagem do rival, um herdeiro de seu inimigo (2 Samuel 4:4)?

Absolutamente impossível! Esse é um exemplo da “bondade de Deus”. Para Davi não bastava cumprir a promessa feita a Jônatas e a Saul (1 Samuel 20;14 -15; 24:21-22). Ele transbordou a graça divina sobre o pobre Mefibosete, que estava plenamente consciente de sua indignidade. Além do mais, ele não era um coxo, objeto da ira do rei em ocasião anterior (5:8)? Mas observe a maneira pela qual ele é procurado, chamado pelo nome, tranqüilizado, enriquecido e convidado como um membro da família para a mesa do rei, e finalmente adotado pela corte ate o fim de seus dias. Que belo tipo da obra de Jesus em favor do pecador!

Mefibosete não deixou de ser um coxo. O versículo 13 repete isso intencionalmente. Mas. quando estava assentado à mesa do rei, a deficiência dele não era visível. Não acontece o mesmo com o crente aqui no mundo? Sua velha natureza não o abandonou, mas, enquanto estiver em comunhão com o Senhor, a carne não tem poder sobre ele.



Que DEUS abençoe a todos.