segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mateus 18:1-4

QUEM É O MAIOR?


"O texto bíblico para a mensagem de hoje está no Evangelho segundo S. Mateus 18:1-4: "Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus."


Vivemos num tempo em que todo mundo quer ser o primeiro, o maior, o vitorioso. Todo mundo quer receber o diploma de honra, a medalha de ouro, o troféu e os parabéns. Ensinamos aos nossos filhos desde pequenos: se você for médico tem que ser o melhor, se for professor, tem que ser o melhor, se você é um engenheiro que seja o mais destacado. Enfim, vivemos numa cultura onde o último, não vale nada. Temos que ser os melhores; comprar o melhor carro, o melhor sapato, a melhor casa. Os discípulos não eram diferentes de nós. Por isso eles chegaram e perguntaram: "Quem será o maior no Reino de Deus?" Ah, queridos, se eu pudesse ser o último a entrar no Reino de Deus, já estaria feliz por toda a eternidade. Que grande alegria poder entrar, mesmo que fosse no último lugar. Mas parece que para os discípulos não bastava. Eles queriam ser os maiores. "Quem será o maior no Reino nos Céus? Quem será o primeiro, O medalha de ouro? Então o Senhor Jesus, tomou uma criança, colocou-a diante dos discípulos e disse: "Se alguém quiser ser o maior no Reino do Céu terá que aprender a ser como esta criança."


Eu tenho ouvido muitas vezes pessoas dizerem que ser como criança significa ser puro, inocente e sincero. Mas, você acha que pureza, sinceridade e inocência são patrimônio das crianças? Um homem adulto também pode ser puro, sincero e inocente. Jesus não estava falando destas qualidades. A pergunta dos discípulos foi: "Quem será o maior, o primeiro, o vitorioso?" E Jesus diz: "Se você quer ser tudo isso, você tem que tornar-se como uma criança."


Pensemos um pouco no que Jesus estava querendo dizer. Nesta vida não há ninguém mais indefeso que uma criança recém-nascida, ela precisa da mãe para tudo. Não pode sobreviver sem a ajuda da mãe, não pode se alimentar nem aprender a andar sem a ajuda da mãe. Se um adulto for deixado no deserto do Saara com uma mochila cheia de comida, uma espingarda para se proteger, uma caixa de fósforos para fazer fogo e um cantil de água, sobreviverá. Mas leve uma criança ao deserto, com muita comida, água, com armas pra se defender, cobertores para se aquecer. Em dois dias você encontrará essa criança morta. Por quê? Porque a criança é dependente, a criança precisa de outra pessoa, precisa de uma força superior.


Analisemos a pergunta dos discípulos: "Quem será o maior no Reino do Céu?" Eles sempre pensando em vitória, prestígio, sempre querendo ser o primeiro, o principal. E Jesus toma uma criança e diz: "Se você quer ser o maior no Reino dos Céus, tem que aprender a ser como esta criança." Em outras palavras, tem que aprender a ser dependente, tem que tornar-se indefeso, incapaz, tem que sentir a necessidade de um poder maior. Essa é a única maneira de ser o primeiro no Reino dos Céus.


Talvez você seja uma pessoa que não consegue a vitória na vida espiritual. Não consegue abandonar sentimentos que tem que tirar do coração, nem pensamentos imundos que tem que tirar da cabeça. Talvez você seja alguém completamente escravizado a um vício, droga, bebida, promiscuidade. Talvez seja alguém que não pode controlar o seu temperamento, não pode dominar seu caráter, anda por caminhos tortos. Alguém que está arruinando sua família, esposa e filhos. Vai arruinar sua igreja, seus amigos, você mesmo, seu futuro, seus planos, vai jogar tudo no lixo, mas não consegue, não tem forças para sair. Quer ser vitorioso, conseguir a medalha de ouro na vida espiritual, mas não tem forças. Sabe por quê? Sabe por que não consegue a vitória? Porque você está tentando lutar com suas próprias armas. Você está tentando vencer com seu domínio próprio, com seu autocontrole.


Você está querendo sair da situação em que se encontra, usando suas próprias forças. Você tenta encontrar a saída apenas com recursos humanos. Mas o Senhor Jesus diz hoje: "Quer ser vitorioso? Tem que se tornar indefeso, tem que cair no pó, ao chão. Tem que entender que sem Mim, você não é ninguém, que você não pode, mas Eu posso, e Sou a única pessoa no mundo que pode fazer algo por você.


Ao longo da Bíblia encontramos muitos personagens que não deixavam Deus atuar em sua vida. Eles queriam ser os primeiros por seus próprios meios. Eles tinham seus próprios planos de vida. Não queriam ajustar a sua vida ao plano divino. Tinham seus próprios sonhos, sua própria maneira de ser cristãos, de ser religiosos, sua própria maneira de alcançar a salvação. Na vida deles não havia lugar para Deus, mas queriam ser os primeiros no Reino de Deus. Então Deus permitiu que caíssem ao chão, que comessem terra, que beijassem o pó, e lá na impotência, no fracasso, na miséria, entenderam que precisavam de um poder superior.


Saulo de Tarso, teve que cair do cavalo e com o rosto na terra, para entender que estava perseguindo o Senhor Jesus.


Jonas teve que ser engolido por um grande peixe e chegar ao fundo do mar, para entender que "do Senhor é a salvação".


Maria Madalena teve que cair uma vez, outra e outra. Prometia e nunca cumpria. Foi ao fundo do poço e lá, quando achou que estava perdida, acabada, sem forças, que não havia mais esperança de salvação, clamou em sua impotência e o Senhor Jesus a alcançou, transformou-a e a fez uma mulher totalmente diferente.


Pedro sempre quis ser o primeiro. "Todos poderão abandonar-Te", dizia, "eu nunca! Esses covardes poderão Te deixar, eu nunca! Seguir-Te-ei até a morte!" Mas, foi o primeiro traidor. Com medo de uma humilde empregada, escondeu-se e falou impropérios, palavrões para que não fosse identificado como discípulo de Jesus. Traiu Jesus e lá, na miséria da derrota, entendeu que não poderia ser o primeiro no Reino dos Céus confiando em suas próprias forças. Tinha que depender do poder maravilhoso de Deus.


Amigo querido, talvez você tenha lutado dia após dia, e sente que o Espírito de Deus está lhe chamando. Talvez você já foi um membro de igreja. Pensava que era um grande cristão, com seu moralismo, com sua obediência fiel aos mandamentos, com sua estrita observância do sábado. Foi em cima disso que você construiu seu cristianismo. E onde está hoje? Completamente longe da Igreja e neste momento está aí tremendo, sofrendo em seu coração com medo de tomar sua decisão ao lado de Cristo. Porque pensa: "Para que prometer se vou fracassar?" Você não acha que talvez você chegou a esse ponto para entender que precisa do poder de Deus? Ah, meu amigo, quando você entender que como homem não pode fazer nada, talvez você deixe Jesus fazer. Quando você deixar de depositar sua confiança apenas na Igreja, ou na sua boa conduta, ou nas pessoas que você levou para Jesus, e passar a depositar sua confiança de salvação em Cristo, então você verá o que Ele é capaz de fazer.


Outro dia um rapaz se aproximou de mim, me abraçou e disse: "Pastor, o senhor me abraça porque não sabe quem eu sou. Porque se eu lhe dissesse quem eu sou, o senhor teria nojo de mim." Olhei para ele e disse: "Quem é você?" "Pastor, eu estou contaminado com o vírus da Aids. Vou morrer. Sinto que as pessoas têm nojo de mim, não se aproximam , têm medo de mim. Minha vida não tem mais sentido. Procuro a morte, mas ela não aparece. Pra que viver? Estou perdido, acabado, não acredito no poder de Deus. Se Deus É tão amoroso, por que permite que eu sofra? Se eu me arrependi, por que não me cura? Onde está Sua misericórdia? Eu não creio em Deus, não creio na Igreja, nem nos cristãos. Não acredito em meus pais, nem em meus amigos. Quero morrer, quero que a morte chegue o quanto antes."


Será que neste momento estou falando para alguém em situação semelhante? Você é um daqueles que acha que a vida não tem mais sentido? Eu lhe digo uma coisa: Deus o chamou de tantas maneiras, suplicou. Havia lágrimas nos olhos de Deus cada vez que lhe dizia: "Filho, venha a mim!" E você andou por seus próprios caminhos. Nunca levou Deus em conta. Mas, se você chegou onde chegou, por favor não pense que foi castigo de Deus. Nunca pense que Deus deixou você chegar a esse ponto para dar-lhe uma lição. Não! Agora, Deus pode usar esse momento difícil que você está vivendo para acordá-lo e lembrá-lo de que Ele existe. Eu não conheço sua vida, não sei do seu problema, mas você pode ir agora a Deus. E Ele pode, se quiser, operar um milagre. Eu não vou prometer que farei uma oração aqui e você ficará curado, não. Mas você poderá aceitar a Jesus, e sentir a paz, e entenderá que vale a pena continuar vivendo o pouco tempo de vida que você tem. Vale a pena contar a outros do amor de Jesus, vale a pena procurar outros jovens e dizer: "Eu segui o seu caminho e olha o meu fim. Por favor, venha a Jesus enquanto há tempo." Sua vida ganhará sentido. A morte pode até chegar, mas que importa? Você agora tem fé, esperança. E quando Jesus voltar, nesse dia, você ressucitará transformado.


"Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade". (I Coríntios 15:53)


Você poderá abraçar o Senhor Jesus. E será plenamente feliz com Ele.


Estou falando para alguém que está endurecendo o seu coração? Dia após dia, sente o Espírito de Deus falando? Cada vez que você passa em frente a uma Igreja, o Espírito de Deus bate em seu coração; cada vez que você liga uma emissora de rádio, com uma mensagem espiritual, treme o seu coração? Cada vez que você liga a televisão e vê alguém falando da Palavra de Deus, você treme? Cada vez que vê alguém com uma Bíblia na rua, o Espírito de Deus bate em seu coração e diz: "Filho, vem a mim!" Até quando? Até quando você acha que Jesus tem que suplicar? Até onde você vai? Até quando vai adiar? Até quando você vai esperar? Hoje é o dia de salvação. Hoje é o dia da oportunidade. Hoje é o dia de reconhecer que você não é ninguém sem Cristo. Que você sozinho está perdido, que precisa de Jesus. Venha a Ele sem prometer nada. Venha a Ele somente para dizer que você precisa Dele. Deixe que o fogo do Espírito consuma sua vida passada, acabe com as coisas erradas. No fogo do Espírito, renasça para uma nova experiência. É isso que Deus está querendo fazer com você porque já o fez com tantas pessoas ao longo da vida.


Em 1972, no Rio de Janeiro, aconteceu um dos maiores assaltos. Uma quadrilha assaltou a Empresa Aérea Rio-Sul e levou muito dinheiro. Algumas semanas depois a quadrilha foi presa e entre eles Adjerme Gonçalves. Sentenciado, foi condenado a vinte anos de prisão. Há pouco tempo, saiu da prisão depois de ter cumprido dezenove anos da pena. Quatro anos antes de ser liberto, aceitou Jesus como seu Salvador. Adjerme Gonçalves, um homem que quando não conhecia a Jesus, foi um perigoso seqüestrador, e vivia uma vida completamente errada. Hoje, transformado pelo poder maravilhoso de Deus, vive uma vida de inspiração para todos quantos o conheçam. Isso é o que o Evangelho é capaz de realizar. O que ser humano nenhum pode fazer, nem a sociedade, a prisão, o castigo podem fazer, o amor de Cristo é capaz de realizar. No caso do Adjerme, ele teve que chegar ao fundo do poço para descobrir que precisava ser uma criança, se quisesse ser o primeiro no Reino de Deus.


E eu lhe pergunto, até onde você terá que cair para entender que precisa de Jesus? Até onde você terá que descer para entender que está fugindo de Jesus? Ele quer você como criança para transformá-lo num gigante. E agora, aí onde você estiver, abra seu coração e entregue sua vida a Jesus. Você tem lutado contra a voz de Deus? Está sentido sua vida tornar-se em pedaços? Entregue-se a Jesus agora.


ORAÇÃO

Pai querido, Te agradecemos pelas pessoas que tomaram sua decisão hoje. Elas estão reconhecendo que são crianças. Precisam de Ti. Toma-as em Teus braços. Levanta-as, conduze-as, faze-as crescer na vida cristã. Perdoa-lhes o passado, trasforma-lhes seu presente, mostra-lhes um futuro maravilhoso. Toma-as em Teus braços e, dá-lhes as boas-vindas ao Teu Reino. Em nome de Jesus Cristo, Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 9:27-28

Segunda-feira 2 Novembro

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação (Hebreus 9:27-28).

A PORTA PARA A ETERNIDADE
A perspectiva da morte se apresenta às pessoas como um oficial de justiça que traz uma intimação para comparecimento diante do tribunal. Esse temor deveria levar o indivíduo a colocar sua vida em ordem com Deus, esse Deus com quem cada um contraiu uma dívida simplesmente impagável.

Contudo, sabemos que para ficarmos livres dela basta crer que Jesus Cristo a pagou em nosso lugar na cruz. Quando o oficial de justiça bate na porta já é muito tarde: obrigatoriamente temos de segui-lo, ir ao tribunal, comparecer diante do supremo Juiz, responder por nossos pecados e ouvi-lO pronunciar a terrível sentença: condenação eterna sem qualquer chance de apelação.

Pelo contrário, a morte para o que crê se assemelha a uma porta aberta que o conduz à casa do Pai, junto de Jesus. Seu corpo fica na terra, mas sua alma é introduzida no Paraíso diante da presença do Senhor Jesus.

O cristão que vive em intimidade com o Senhor não teme se apresentar diante da porta do céu, pois sabe que a presença do Bom Pastor, Seus cuidados e Sua misericórdia O acompanharão por toda a eternidade. Além disso, o cristão espiritual não espera a morte, mas o retorno do Senhor Jesus, seu Salvador que prometeu voltar para buscar os Seus. Vivamos realmente nessa espera, nos alegrando com a perspectiva de estarmos junto ao nosso Senhor. E, é claro, tendo uma vida digna do bom Nome que sobre nós foi invocado: o Nome de Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.21

2 de Novembro

"...Eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14.21

Seja o que for que tenha acontecido em sua vida, seja quais forem os pecados que você cometeu – se você, como Pedro outrora, disser hoje a Jesus: "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo", então Ele se revelará a você. O problema por que você, como filho de Deus, não é cheio do Espírito Santo é porque o Senhor Jesus ainda não pôde se revelar em sua vida. Existe um grande número de pessoas que crê sinceramente em Jesus Cristo, mas até hoje lhe falta a revelação do próprio Senhor. É certo que quem nEle crê experimenta o Seu poder de vitória. Mas aqui chegamos a um ponto mais profundo: aquele que demonstra o seu amor ao Senhor por meio da obediência à Sua Palavra, a essa pessoa Deus se revela! E se o próprio Deus se revelar a você, isso não acontecerá para seu proveito próprio. Antes pelo contrário, você recebe do Senhor a tarefa de transmitir a outros essa revelação. Pedro escutou o chamado: "Apascenta os meus cordeiros... Apascenta as minhas ovelhas!" No caso de Pedro, vemos como o amor germina e cresce. Mas o amor de Deus é eterno, pois o próprio Deus é o amor. Quando ficamos cheios do Espírito Santo, Ele nos une com Deus por meio de Cristo e assim Seu amor é implantado em nossa vida e começa a crescer.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 12.9-21

Romanos 12.9-21
9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.


Romanos 12:9-21

O assunto dos versículos 1 a 8 é o nosso serviço diante de Deus; os versículos 9 a 16 enumeram principalmente os deveres para com os nossos irmãos, enquanto do versículo 17 ao 21 o tema é a nossa responsabilidade com todos os homens. Cada uma dessas exortações, nas quais devemos meditar, encontra aplicação em nossa vida diária, pois a autoridade da Palavra se estende tanto à nossa vida familiar como ao nosso trabalho, tanto aos dias da semana como aos domingos, tanto aos dias alegres como aos tristes (v. 15). Não existe uma única circunstância em que não possamos ou não devamos comportar-nos como cristãos.

O versículo 11 encoraja-no a ser ativos. Contudo, os diversos serviços postos diante de nós: beneficência, hospitalidade (v. 13)... devem ser resumidos na expressão do versículo 12: "servindo ao Senhor" (e não à nossa reputação).

Alegrar-se com os que se alegram e ter compaixão dos humildes (v. 16), suportar com paciência as injustiças e os ultrajes (vv. 17-20) são coisas contrárias à nossa natureza, porém é dessa forma que a vida de Cristo se manifestará em nós, tal como se manifestou nEle (1 Pedro 2:21-23). Fazer o bem é a única resposta ao mal que nos é permitida, e também o único modo de superá-lo.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 18:1-12

2 Reis 18:1-12

1 E SUCEDEU que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
7 Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.
8 Ele feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
9 E sucedeu, no quarto ano do rei Ezequias (que era o sétimo ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel), que Salmanasar, rei da Assíria, subiu contra Samaria, e a cercou.
10 E a tomaram ao fim de três anos, no ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, quando tomaram Samaria.
11 E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar a Hala e a Habor, junto ao rio de Gozã, e às cidades dos medos;
12 Porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.


2 Reis 18:1-12
Desse ponto em diante, até o final desse livro, a história se refere apenas a Judá. Deus recapitula tristemente todos os pecados de Seu povo. Mas agora Ele Se alegra em nos falar sobre um rei fiel. O reinado de Ezequias ocupa nada mais que onze capítulos da Bíblia (18-20; 2 Crônicas 29-32; Isaías 36-39); é como se Deus, no tempo da ruína e antes que chegasse um período ainda mais tenebroso, tivesse prazer em se deter sobre a vida de um servo piedoso. Até esse ponto, os relatos dados acerca dos melhores reis sempre incluíam a observação: “tão-somente os altos não se tiraram”. Esses lugares altos onde o povo sacrificava (a Deus ou aos ídolos) permaneciam por causa da desobediência a Deuteronômio 12. Eles fazem lembrar todas as tradições e superstições pelas quais a cristandade tem substituído os ensinos bíblicos no que se refere à adoração. A veneração que eles tinham pela serpente de bronze nos recorda que a cruz em si mesma virou objeto de idolatria para muitos. Ezequias quebrou e destruiu completamente a serpente de bronze.

Então saiu debaixo do jugo assírio e triunfou sobre os filisteus, segundo a profecia de Isaías (Isaías 14:28).

Que DEUS abençoe a todos.