domingo, 26 de dezembro de 2010

Gênesis 22:8

Domingo 26 Dezembro

Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto (Gênesis 22:8).

Fostes resgatados… com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado… manifestado nestes últimos tempos por amor de vós (1 Pedro 1:18-20).

Perfeito, perfeito, perfeito!

Há mais de dois mil anos, o Senhor Jesus nasceu em Belém com o objetivo de morrer sacrificialmente como o “Cordeiro imaculado” em Jerusalém, um “Cordeiro” muito especial! Durante Sua vida, o Senhor Jesus foi observado de perto, e se tornou claro que Ele era o Cordeiro perfeito para o sacrifício. No tempo determinado, a Vítima foi levada ao altar, à cruz, pelo próprio Deus. O Senhor Jesus era o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

O Cordeiro de Deus não tinha qualquer mácula. Por duas vezes a voz de Seu Pai ressoou do céu para reafirmar a perfeição de Seu Filho: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5; Marcos 1:11; Lucas 3:22). Essa declaração divina aconteceu na ocasião do batismo do Senhor Jesus, antes dEle iniciar Seu ministério público.

Não só como adulto, mas como criança também, o Senhor Jesus não cometeu pecado. A Palavra de Deus afirma que o menino Jesus “era-lhes sujeito”, ou seja, era obediente aos pais humanos (Lucas 2:51). E acrescenta: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (v. 52). Isso mostra que na vida cotidiana, o Senhor também era perfeito.

O Filho de Deus é, e sempre foi, “perfeito para sempre” (Hebreus 7:28).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.27

26 de Dezembro

"Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés." 1 Coríntios 15.27

Onde o poder de Satanás se manifesta com muita intensidade, somente o nome de Jesus tem poder maior. Por quê? Porque por trás desse nome precioso está o Seu sangue derramado, a vida de Jesus entregue na cruz. Por meio desse sangue, Satanás perdeu o poder. Quem tem o sangue do Cordeiro é invencível. Você que está melancólico ou deprimido, não negue o poder do Senhor crendo que a escuridão em sua alma seja mais forte que o nome de Jesus! Invoque este nome maravilhoso e você terá uma porta aberta. E onde o Senhor nos deu essa porta aberta? Ela está bem na nossa frente! "...Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força..." Essa porta sempre está diante de nós, nunca atrás de nós! Por isso, nunca volte para trás! Você deve andar em direção a essa porta, deve passar por ela, seguir adiante apesar de toda dificuldade até chegar na feliz presença de Deus! A dupla garantia de que essa porta permanece aberta reside na onipotência de Deus e na nossa própria impotência! "Eis que tenho...", diz o Senhor. Ele tem tudo o que nos falta. E nós, o que temos? Nada! Em nós mesmos somos miseráveis, pobres e vazios. Mas que coisa maravilhosa: entre Deus e nós, Ele interpõe essa passagem, esse caminho: "...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 32:15-33

Deuteronômio 32:15-33

15 E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
16 Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
18 Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
19 O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
23 Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
24 Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.
25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
26 Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens,
27 Se eu não receiasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.
28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
29 Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
30 Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto.
32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm.
33 O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.


Deuteronômio 32:15-33
Infelizmente, a canção que Moisés ensinou aos filhos de Deus não tinha apenas um lado! A parte que já aprendemos glorifica o lado de Deus, exceto pelo versículo 5. Vejamos agora o lado humano. As riquezas dadas pelo Senhor ao Seu povo, listadas no versículo 14, serviram somente para fazê-lo engordar (v. 15). Ao invés de se apegar cada vez mais à “a Rocha da sua salvação”, oferecendo-Lhe a gordura dos carneiros e o sangue das uvas (v. 14), Israel abandonou, desprezou, provocou e, finalmente, esqueceu o Seu Deus (v. 15, 16, 18). Quanta ingratidão! E, quanto a nós, não somos às vezes como aquele povo perverso? Alegremente “engordamos” com as riquezas que nosso Pai nos dá. Nossa prioridade são os assuntos deste mundo; esquecemos de dar ao Senhor o devido lugar em nossa vida. Aos “ricos do presente século” é ordenado “que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza” (1 Timóteo 6:17). Se os filhos de Israel fossem sábios, atentariam ”para o seu fim” (v. 29). Que o Senhor nos dê sabedoria para utilizar Seus dons sabendo que prestaremos contas deles quando Ele retornar!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 24:15

Sábado 25 Dezembro

Escolhei hoje a quem sirvais (Josué 24:15).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 24:6-15)

A despedida de Josué nos faz lembrar a despedida de Paulo dos líderes da igreja de Éfeso (Atos 20:17). O apóstolo fiel também menciona a graça e o poder de Deus que lhes deu “herança entre todos os que são santificados” (v. 32). Paulo enfatiza a responsabili­dade deles e os exorta a vigiar e a permanecer alertas (v. 28, 31). Ele também foi capaz de citar o próprio exemplo, pois servira ao Senhor (v. 19) e não tinha outro desejo senão o de concluir o ministério que recebera do Senhor (v. 24). Josué termina seu discurso da mesma maneira. Seu ministério parece estar no fim. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, ele afirma, demonstrando um compromisso inabalável. Graças a Deus que Ele não aposenta Seus servos idosos da forma que o mundo faz! Josué fala por sua família. Será que a frase “Eu e a minha casa serviremos” corresponde à afirmação de Atos 16:31 “Serás salvo, tu e tua casa”? O crente e sua casa são salvos para servir.

“Escolhei, hoje, a quem sirvais.” E agora, queridos leitores, o que vocês farão com esse desafio? Isso definirá não somente a sua própria vida, mas também a vida de todas as futuras gerações que nascerem de você (v. 15). Certifique-se de fazer a escolha certa, pois as conseqüências serão eternas!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3.11

25 de Dezembro

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11

A Bíblia é exclusiva e definitiva. Por isso ninguém pode lançar outra base sobre a qual a alma humana possa se fundamentar para a eternidade.

Jesus Cristo é a base imutável. O prazer e a alegria que o mundo oferece é fútil, porque é mutável e, portanto, passageira. As Sagradas Escrituras ensinam: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência."

Jesus Cristo é o fundamento eterno. Ele é o Filho do Deus eterno. A Bíblia diz que Ele nos dá uma salvação que dura para sempre. Jesus diz: "Eu lhes dou a vida eterna."

Jesus Cristo é o fundamento para a reconciliação. Ele lançou a base para a nossa reconciliação com o Deus santo: "...a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões."

Jesus Cristo é o fundamento seguro e fiel. Onde você encontra segurança? Em lugar nenhum! Ainda que você possua muitas apólices de seguro, sua insegurança, sua inquietação e sua insatisfação não estarão banidas de sua vida. Refugie-se nEle: seguro nos braços de Jesus; seguro no Seu coração!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 31:30 – 32:1-14

Deuteronômio 31:30

30 Então Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem.


Deuteronômio 32:1-14

1 INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
3 Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
6 Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
7 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
11 Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
12 Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
14 Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.


Deuteronômio 31:30 – 32:1-14
Moisés está ensinando uma canção aos filhos de Israel, exatamente como o Senhor o instruíra. Tendo os céus e a terra por testemunhas, ele exalta a Palavra de Deus, que desce “como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva” (v. 2). Ele presta homenagem à grandeza de Deus, glorificando-O pelo que Ele é: fiel, justo e reto (v. 4). A Rocha é Seu Nome, assegurando proteção para os Seus, um lugar para viver, uma agradável sombra, águas vivas (Salmo 31:2; 71:3; Isaías 32:2 e muitas outras referências), bem como azeite e mel (v. 13). Depois, a canção passa a louvar o que Deus faz: uma obra perfeita (v. 4)! Os versículos 8 a 14 mostram tudo o que Ele fez pelo povo de Israel. Ele o escolheu (v. 8), o acompanhou, o instruiu, o guardou (v. 10), o tomou (v. 11), o conduziu (v. 12) e, finalmente, “o fez cavalgar sobre os altos da terra” (v. 13). Em relação à sua vinha, Israel, o Senhor perguntou: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?” (Isaías 5:4). Filhos de Deus, nós temos excelentes razões para bradar: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas” (v. 4)!

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou… a esses também chamou… a esses também justificou… a esses também glorificou (Romanos 8:29-30).

Que DEUS abençoe a todos.