domingo, 7 de agosto de 2011

João 1:41; 4:25-26

Domingo 7 Agosto

Este [André] achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo

(João 1:41; 4:25-26).

JESUS, O CRISTO
No transcurso de sua longa história, Israel foi sempre desobediente a Deus. Então Deus o castigava por meio de opressores que saqueavam o país: amalequitas, midianitas, filisteus, etc…

Ao menor sinal de arrependimento, Deus tinha compaixão de Seu povo e lhe enviava um salvador que vencia os seus inimigos: Baraque, Gideão, Jefté, Sansão, e muitos outros. Isso está registrado no livro de Juízes.

Contudo, o arrependimento do povo não durava muito tempo e o ciclo desobediência-castigo-libertação começava novamente. Por isso, os israelitas piedosos desejavam ter um “Salvador” que lhes desse uma estabilidade perene: o Ungido de Deus, o Messias.

Os profetas falaram dEle como o Messias sofrido, rejeitado, que não obteve o lugar que Lhe era devido (Daniel 9:26). Mas falaram dEle também como o Messias que levaria Seu povo à vitória contra os inimigos e ao estabelecimento de um reino eterno. Ainda hoje, alguns judeus esperam que o Messias os liberte, porque se recusam a crer que Ele já veio.

Para a Igreja, Cristo (o Ungido de Deus) é o Cabeça. Ela está aqui no mundo representando Seu corpo para manifestar as características que Ele mesmo fez brilhar em Sua Pessoa. Essa é a vocação para a qual os filhos de Deus foram chamados!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 11.28

7 de Agosto

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

A quem devemos ir? A Jesus! Isso quer dizer que devemos aceitar Seu convite, que vale também para o dia de hoje. Você se pergunta: será que isso vale também para mim? Sim, pois Jesus também disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". Jesus não somente o convida para que vá a Ele, mas Ele também vem até você. Certa vez, quando Jesus passava pelos pavilhões onde se encontrava o tanque de Betesda, Ele viu um paralítico que em seu desespero já permanecia ali por trinta e oito anos, e lhe perguntou: "Queres ser curado?" O paralítico respondeu com espanto e resignação: "Senhor, não tenho ninguém..." Em seguida, Jesus lhe deu uma resposta maravilhosa que o libertou do seu desespero: "Levanta-te, toma o teu leito e anda." Por que Jesus perguntou se ele queria ser curado? Como Ele, o Filho de Deus, nunca diz uma palavra em vão, deve ter havido um motivo bem específico e profundo para essa pergunta. E de fato foi assim: o corpo daquele homem estava paralisado há tanto tempo porque seu espírito havia sido manchado e paralisado pelo seu pecado. Como posso saber isso? Deduzindo das palavras que Jesus pronunciou mais tarde ao curado no templo: "Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda cousa pior."

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 25.6

6 de Agosto

"Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí ao seu encontro." Mateus 25.6

Quem espera a vinda de Jesus com ansiedade e alegria são os renascidos. Podemos resumir em três palavras-chave os gloriosos frutos do renascimento: salvação, plenitude, espera. Salvo do pecado, livre de Satanás, da morte e do juízo. Cheio do Espírito Santo. E o cristão verdadeiro também tem uma esperança viva pela vinda de Jesus. Sabemos que a vinda de Jesus está próxima. Ele pode vir a qualquer momento, pois Ele mesmo disse: "Ora, ao começarem estas cousas a suceder, exultai e erguei as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima". Com a expressão "estas cousas" Jesus se referiu aos sinais dos tempos, especialmente Israel. E de fato vemos que em todas as nações pessoas renascidas levantam seus olhos esperançosos para o alto, e em espírito dizem: "Amém, sim, vem, Senhor Jesus!" Vivemos numa época extraordinária em que as profecias bíblicas se cumprem diante dos nossos olhos. Por isso aguardamos o Senhor a qualquer momento. Você espera com alegria por Ele? Está preparado? "O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem".

Que DEUS abençoe a todos.

Ezequiel 17:19

Sábado 6 Agosto

Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e o meu concerto, que quebrantou, isto farei recair sobre a sua cabeça

(Ezequiel 17:19).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 16:23-31)
Estamos chegando ao final da triste história de Sansão. Ele está cego, preso e se tornou motivo de piada para os inimigos de Deus e para seu próprio povo. E, o que é mais sério, a vergonha dele reflete sobre o próprio Deus, pois os ídolos parecem ser mais fortes que o campeão do Senhor. Mas Deus estabelece um limite para tal presunção do adversário. Uma última vitória é dada a Sansão, que leva consigo em sua morte três mil filisteus.

Sansão perdeu em seqüência sua força, sua liberdade, sua visão, e agora por fim perde a vida. Nós que fomos criados no conhecimento do Senhor Jesus devemos meditar sobre esse relato. Temos recebido muito e estamos em uma situação privilegiada. É verdade que estamos envolvidos em uma espécie de “voto de nazireado”, separados assim do mundo e de seus prazeres. Mas que recompensa temos! Um poder divino, que o Espírito Santo disponibiliza para nós, se estivermos caminhando na vontade de Deus, ao qual ninguém poderá resistir. É nossa decisão estar e permanecer entre o grupo para o qual o apóstolo João escreveu as seguintes palavras: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1 João 2:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 6:38; Atos 20:35

Sexta-feira 5 Agosto

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber

(Lucas 6:38; Atos 20:35).

ENRIQUECENDO DIVIDINDO
Pergunte aos economistas e verá que não existe um só deles que pense que o aumento da produtividade permita a melhora do nível sócio-econômico das pessoas, fazendo com que os homens sejam mais felizes e mais fraternos. Quando as melhoras reais e significativas acontecem, o resultado, na maior parte das vezes, é decepção e insatisfação causadas pela concentração de renda. Soma-se a isso outro problema: o desemprego.

Por meio de Seu mais extraordinário dom, Deus permitiu que o ser humano tivesse acesso a um outro ambiente, o do amor divino, caracterizado pela ação de dar e não de tomar pela força. Deus deu o Seu próprio Filho, o qual também Se deu por nós. A pessoa que crê nEle entra em um novo relacionamento com Deus através do novo nascimento, pois passa a ser filho de Deus. Por sua parte, o crente se entrega “primeiramente ao Senhor” (2 Coríntios 8:5) e depois aos seus irmãos. Colocar-se à disposição de outros nos liberta do egoísmo, enriquece e é uma maneira de refletir a generosidade de Deus. “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 João 3:16).

A Bíblia mostra que o verdadeiro sentido da vida não está na quantidade de bens materiais. A felicidade é conhecer a Deus por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou (João 17:3). Por conseqüência, os relacionamentos com os semelhantes são totalmente transformados.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5.4

5 de Agosto

"...E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5.4

Quem nasce de novo se torna vitorioso diante de tentação e pecado. Exatamente! Vitória é o glorioso resultado do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Quando Ele clamou: "Está consumado!", foi vitorioso sobre Satanás, sobre o pecado e sobre a morte. Por isso, todos os que agora estão em Cristo, os renascidos, também são vitoriosos em Jesus. Por isso, quando um filho de Deus é tentado e sente sua fraqueza e impotência, ele não cruza os braços, mas dá graças pela vitória que lhe é dada em Jesus Cristo. Quer dizer que um renascido se torna uma pessoa tão forte? Não, ele é fraco, mas Jesus vive nele. "Cristo em mim", esta é a garantia da vitória no dia-a-dia. O renascimento não é uma invenção teórica, algo irreal, mas um acontecimento poderoso e revolucionário num coração humano! Jesus Cristo, o próprio Deus, faz morada em nossa vida por meio do Seu Espírito. É o próprio Deus que vence através de nós. Por isso, a pessoa que se humilha aos pés da cruz pode jubilar: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito".

Que DEUS abençoe a todos.