sábado, 10 de julho de 2010

Provérbios 3:5

10 Julho

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Provérbios 3:5).

Meditações sobre o livro de Josué(Leia Josué 8:1-13)

A violação da proibição de Deus foi a principal razão da grave derrota sofrida por Israel. No entanto, havia também outra causa por trás dessa mudança. Obviamente a vitória em Jericó deu ao povo um senso de confiança neles mesmos. Isso é especialmente surpreendente tendo em vista o milagre que aconteceu lá! Qual foi a contribuição de Israel na destruição da fortaleza? No entanto, quantas vezes nos parecemos com esse povo! Quando o Senhor nos salva de uma situação difícil, ao invés de descansarmos nEle na próxima tribulação, sentimos que não mais precisamos de Sua ajuda. E o resultado disso é a derrota! Preparamos nosso coração para confiar em Deus em grandes problemas, mas quando chegam os pequenos, pensamos que podemos resolver tudo sozinhos. A história da captura de Ai nos ensina que precisamos do Senhor em todo o tempo.

Quanta tribulação é necessária agora para se obter a vitória! Em lugar dos três mil soldados estimados no início, dez vezes mais são requeridos, além da elaboração de um complexo plano. Restauração sempre é um processo longo e complicado. Em Jericó, o povo teve de aprender a apreciar o poder de Deus; em Ai, teve de experimen­tar a própria fraqueza.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.5

10 de Julho

"Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." Êxodo 3.5

O que Deus revelou ao seu servo Moisés?

– Sua santidade: Esta sempre é a primeira coisa que o Senhor revela aos Seus filhos: Ele os confronta com Sua santidade! Somos obrigados a tirar nossos calçados na presença do Senhor, e isso significa nos despojar de todas as coisas deste mundo.

– Sua fidelidade: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó." Em outras palavras: Eu sou o eternamente fiel, que carregou e sustentou seu pai e que quer carregar também a você. Eu o sou! O Senhor tomou de Moisés a fé e a confiança que ele tinha em si mesmo e, através da revelação de Sua fidelidade, encheu-o com fé e confiança no Senhor.

Como reagiu Moisés em relação à revelação do Senhor? "Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus." Esta foi a vitória! O Senhor havia esperado por essa reação. Somente agora Moisés estava apto a ser chamado e usado pelo Senhor. Em outras palavras, somente quando somos tomados pelo temor do Senhor através de um encontro real com Ele é que estaremos em condições de sermos úteis e frutíferos no ministério que Ele nos confiou!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 23:1-22

Mateus 23.1-22

1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
4 Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós será vosso servo.
12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
16 Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!
17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
18 E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.
21 Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.


Mateus 23:1-22

O Senhor Jesus, que descobriu todas as armadilhas dos chefes religiosos do povo, alerta Seus discípulos e a multidão contra tais homens. O que eles falavam era de modo geral excelente, mas o que faziam era muito diferente do que falavam (cap. 21:30). Nós, que conhecemos tantas verdades bíblicas e sempre as citamos aos outros, estamos mesmo colocando-as em prática? (João 13:17; Romanos 2:17).

Que contraste entre esses líderes e Cristo, o único Guia verdadeiro! (v. 8,10). Eles recomendavam a lei; Ele a cumpria (cap. 5:17). Eles amarravam "fardos pesados [e difíceis de carregar]" nos ombros dos outros (v. 4); Ele chamava aos cansados e sobrecarregados para lhes dar descanso (v. 11:28). Eles escolhiam os primeiros lugares; Ele, desde a manjedoura até a cruz, tomou constantemente o último lugar. Foi Servo antes de ser Líder (v. 11). Ninguém será mais exaltado, porque ninguém se humilhou mais profundamente que Ele. Porém, para esses escribas e fariseus que tanto perseguiram a própria glória, estão reservadas as trevas, onde há "choro e ranger de dentes" (cap. 22:13). Em vez das bem-aventuranças pronunciadas no início de Seu ministério, o Senhor sete vezes diz: "Ai de vós, escribas e fariseus!" contra aqueles homens que tinham tão grande responsabilidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 22:23-46

Mateus 22.23-46

23 Naquele dia, aproximaram-se dele alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e lhe perguntaram:
24 Mestre, Moisés disse: Se alguém morrer, não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva e suscitará descendência ao falecido.
25 Ora, havia entre nós sete irmãos. O primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão;
26 o mesmo sucedeu com o segundo, com o terceiro, até ao sétimo;
27 depois de todos eles, morreu também a mulher.
28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa? Porque todos a desposaram.
29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
30 Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.
31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou:
32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
33 Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina.
34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando -o, lhe perguntou:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
41 Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus:
42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi.
43 Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo:
44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés?
45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
46 E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.


Mateus 22:23-46

Outros contraditores, os saduceus, foram a Jesus com uma pergunta trivial. Eles pensavam que através de sua história poderiam provar que a doutrina da ressurreição era absurda. Antes de demonstrá-la pelas Escrituras, Jesus fala à consciência desses homens e mostra que eles discutem sem o conhecimento da Escritura, sobre a incerta e equivocada base de seus próprios pensamentos. Isso é o que fazem hoje muitas pessoas, especialmente as que pertencem às seitas que ensinam doutrinas falsas e perniciosas.

Derrotados pelas Escrituras, os inimigos da verdade voltam ao ataque (v. 34-40). Recebem como resposta um maravilhoso resumo de toda a lei - que os condena sem apelação. Então, por sua vez, o Senhor Jesus faz uma pergunta aos fariseus que os silencia. Desprezado, Ele que era ao mesmo tempo o Filho e o Senhor de Davi, ocupará uma gloriosa posição. E aqueles que, de toda maneira, escolheram ser Seus inimigos, achariam também o lugar que lhes estava reservado (v. 44). É muito triste ver pessoas que obstinadamente escolhem permanecer em seus próprios caminhos, recusando submeter-se a esses tão claros ensinamentos bíblicos (2 Timóteo 3:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 36:35-38 — 37:1-16

Êxodo 36:35-38

35 Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com querubins.
36 E fez-lhe quatro colunas de madeira de acácia, e as cobriu de ouro; e seus colchetes fez de ouro, e fundiu-lhe quatro bases de prata.
37 Fez também para a porta da tenda o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra do bordador,
38 Com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre.


Êxodo 37:1-16

1 FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
2 E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;
3 E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas;
4 E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;
5 E pôs os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.
6 Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
7 Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.
8 Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9 E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.
10 Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
11 E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
12 Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura.
13 Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam em seus quatro pés.
14 Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
15 Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16 E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, e as suas tigelas e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.


Êxodo 36:35-38 — 37:1-16
O esplêndido véu que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos era sustentado por quatro colunas de madeira de acácia. A humanidade de Cristo, como a revelam os quatro evangelistas diante de nossos olhos, é um assunto inesgotável para admiração e adoração. Ele é o Messias de Israel (Mateus), o Servo obediente (Marcos), o Filho do Homem (Lucas), Aquele que desceu do céu (João). Cada fio de estofo azul, púrpura e carmesim ou de linho fino retorcido, cada faceta de Sua humanidade, perfeita em si mesma, é rigorosamente tecida, cada uma às outras, de modo a formar um conjunto admirável, que é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas essa vida, formosa como era, não poderia nos levar a Deus. Ao contrário, ela acentuava a profundidade de nossa miséria moral. Sua morte foi necessária. E, como sinal, no exato momento em que o Salvador entrega Sua vida na cruz, Deus rasga o véu, tornando um “novo e vivo caminho” acessível entre Ele e o adorador (Hebreus 10:20).

A arca e a mesa estavam preparadas. Os varais que serviam para carregá-las pelo deserto nos fazem pensar no andar do Senhor Jesus aqui na terra. Revestidos de ouro puro, eles nos lembram o versículo de Isaías que diz: “Que formosos são… os pés do que anuncia as boas-novas” (52:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 36:14-34

Êxodo 36:14-34

14 Fez também cortinas de pelos de cabras para a tenda sobre o tabernáculo; fez onze cortinas.
15 O comprimento de uma cortina era de trinta côvados, e a largura de quatro côvados; estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
16 E uniu cinco cortinas à parte, e outras seis à parte,
17 E fez cinqüenta laçadas na borda da última cortina, na juntura; também fez cinqüenta laçadas na borda da cortina, na outra juntura.
18 Fez também cinqüenta colchetes de metal, para ajuntar a tenda, para que fosse um todo.
19 Fez também, para a tenda, uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho; e por cima uma coberta de peles de texugos.
20 Também fez, de madeira de acácia, tábuas levantadas para o tabernáculo, que foram colocadas verticalmente.
21 O comprimento de cada tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.
22 Cada tábua tinha duas cavilhas pregadas uma a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo.
23 Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para o lado que dá para o sul;
24 E fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas cavilhas, e duas debaixo de outra, para as suas duas cavilhas.
25 Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, do lado norte,
26 Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua.
27 E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas.
28 Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo nos dois lados,
29 As quais por baixo estavam juntas, e também se ajuntavam por cima com uma argola; assim fez com ambas nos dois cantos.
30 Assim eram oito tábuas com as suas bases de prata, a saber, dezesseis bases; duas bases debaixo de cada tábua.
31 Fez também travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
32 E cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; e outras cinco travessas para as tábuas do tabernáculo do lado ocidental.
33 E fez que a travessa do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até a outra.
34 E cobriu as tábuas de ouro, e as suas argolas (os lugares das travessas) fez de ouro; as travessas também cobriu de ouro.


Êxodo 36:14-34
Os materiais tinham sido reunidos, os trabalhadores designados, e agora a construção do tabernáculo está prestes a começar. Teremos a oportunidade de observar em tudo isso vários tipos e figuras e algumas novas instruções.

São enumeradas primeiro as cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo. A primeira, a mais bela, só podia ser vista de dentro, graças à luz do candelabro, quando o sacerdote estava no santo lugar. De semelhante modo, as multiformes glórias de Jesus somente podem ser entendidas e apreciadas graças à luz que o Espírito Santo proporciona, e isto na presença de Deus. Por outro lado, na quarta cobertura, feita de peles finas, do tabernáculo — distinto dos templos antigos (e também dos modernos edifícios religiosos) — não havia nada do lado de fora que chamasse a atenção. Isso nos faz lembrar dAquele não tinha aparência nem formosura, e dAquele que nada tinha que fizesse que agradasse aos homens (Isaías 53:2; João 5:41). Que Deus nos guarde das atrações mundanas e do espírito que no mundo opera; que Ele nos guarde de desejar as suas glórias transitórias, de querer as honrar por algum feito maior do que o nosso Mestre praticou.

Solidamente fundadas nas bases de prata, as tábuas, figura dos redimidos, nos fazem lembrar a exortação do apóstolo: “Sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor” (Filipenses 4:1).

Que DEUS abençoe a todos.