sábado, 10 de julho de 2010

Mateus 23:1-22

Mateus 23.1-22

1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
4 Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós será vosso servo.
12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
16 Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!
17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
18 E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.
21 Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.


Mateus 23:1-22

O Senhor Jesus, que descobriu todas as armadilhas dos chefes religiosos do povo, alerta Seus discípulos e a multidão contra tais homens. O que eles falavam era de modo geral excelente, mas o que faziam era muito diferente do que falavam (cap. 21:30). Nós, que conhecemos tantas verdades bíblicas e sempre as citamos aos outros, estamos mesmo colocando-as em prática? (João 13:17; Romanos 2:17).

Que contraste entre esses líderes e Cristo, o único Guia verdadeiro! (v. 8,10). Eles recomendavam a lei; Ele a cumpria (cap. 5:17). Eles amarravam "fardos pesados [e difíceis de carregar]" nos ombros dos outros (v. 4); Ele chamava aos cansados e sobrecarregados para lhes dar descanso (v. 11:28). Eles escolhiam os primeiros lugares; Ele, desde a manjedoura até a cruz, tomou constantemente o último lugar. Foi Servo antes de ser Líder (v. 11). Ninguém será mais exaltado, porque ninguém se humilhou mais profundamente que Ele. Porém, para esses escribas e fariseus que tanto perseguiram a própria glória, estão reservadas as trevas, onde há "choro e ranger de dentes" (cap. 22:13). Em vez das bem-aventuranças pronunciadas no início de Seu ministério, o Senhor sete vezes diz: "Ai de vós, escribas e fariseus!" contra aqueles homens que tinham tão grande responsabilidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário