domingo, 14 de junho de 2009

A PERGUNTA

Segunda-feira 15 Junho
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo.

Eu sou a porta das ovelhas

(João 14:6; 12:35; 10:7).

A PERGUNTA
Até que ponto se pensa na questão da salvação eterna? Será que no instante de deixar este mundo as pessoas pensam nisso?

Ofereci um folheto a uma mulher de idade e expliquei brevemente seu conteúdo. A mão dela vacilou. Por fim me disse: – Tenho minha crença e também vou à igreja. Então lhe respondi: – Posso lhe perguntar quem é Jesus Cristo para a senhora? Ela não entendeu, e com um olhar vago, disse: – Não penso tão longe.

Isso não é comovente? Talvez essa mulher tenha freqüentado a “igreja” a vida inteira, ouviu o nome de Jesus milhares de vezes e também o pronunciou. Contudo, não soube responder quem era Jesus. “Não penso tão longe”: é a prova de que aquela mulher se contentou com uma religião de formas e costumes. Quão terrível é ter passado toda uma vida desprezando o fato de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo, Se fez homem para morrer pelos pecadores. Para os que vivem para si mesmos, sem conhecer a Cristo como seu Salvador pessoal, o cristianismo é totalmente inútil. Por melhor que seja a aparência, é uma religião sem vida, sem conteúdo e sem futuro.

Receio que muitos dos que se consideram bons cristãos vivam como essa mulher, sem refletir, e nunca cheguem a Jesus Cristo. Passam ao lado dEle, ao lado da vida, somente para estar eternamente longe de Deus no inferno.

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 4.4

15 de Junho

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." Filipenses 4.4

O Senhor Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo". A luz se vê. Ela não fala, mas alumia. É assim que a alegria verdadeira e genuína contagia. Uma outra passagem diz: "...para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior." O poder divino em nossas vidas é percebido pelo mundo que nos cerca. Pessoas que vivem em grande fraqueza espiritual são dominadas por um grande desejo de possuir esse poder. O poder de Deus brilha através da sua fraqueza ou você tem de compensar a falta de poder usando muitas palavras? O Senhor Jesus diz que quer nos dar descanso: "...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." E para que isso aconteça temos de ir até Jesus! Como é maravilhoso quando irradiamos essa tranqüilidade soberana no meio do corre-corre do dia-a-dia. Pois isso toca o coração das pessoas agitadas, e elas passam a desejar essa paz interior que só possui quem segue a Deus. Elas anseiam por Jesus e começam a implorar: "Na inquietação, Jesus, seja Tu a minha profunda paz".

Que DEUS abençoe a todos.

Minha Vida tem alguma importância para Deus?

Minha Vida tem alguma importância para Deus?

Em algumas manhãs, o mundo parece um paraíso. Você acorda, abre a janela, inspira profundamente o ar puro e observa os raios dourados de sol refletindo sobre as árvores. Alguns momentos fazem a vida parecer muito preciosa: o rosto de um amigo querido quando se despede de você, uma peça musical bem executada e que combina com seu estado de espírito, um carinho inesperado de uma criança pequena.

Mas noutras manhãs, o mundo parece ser um lugar de horror. Você acorda com as manchetes do jornal anunciando sobre outro atentado à bomba terrorista que aleijou ou cegou uma criança, outro matador em série que acabou de exterminar sua décima vítima, ou quem sabe fome, enchentes, guerras, terremotos. Esses são momentos nos quais nada faz sentido, nada parece justo.

Qual o significado de tudo isso? Será que temos como descobrir algum sentido no nosso maravilhoso e terrível mundo? Por que estamos aqui? Será que minha vida realmente importa para Deus, ou será que sou apenas uma peça secundária em alguma imensa engrenagem cósmica?

1. DEUS CRIOU UM MUNDO PERFEITO

Deus é o Criador, o arquiteto e o projetista de tudo, desde as estrelas até as asas da borboleta.

"Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de Sua boca... Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu". Salmos 33:6, 9.

Deus tem apenas que falar e os elementos obedecem a Sua vontade.

2. SEIS DIAS PARA FAZER O MUNDO

"Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou". Êxodo 20:11

O Criador eterno e todo poderoso poderia ter formado o mundo num momento "pelo sopro de Sua boca". Mas Deus escolheu usar seis dias para fazer - seis minutos, ou até seis segundos, teriam sido suficientes. O primeiro capítulo da Bíblia, Gênesis 1, descreve o que Deus criou em cada dia da semana da criação. Que obra prima para coroar a criação Deus criou no sexto dia?

"CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM, à imagem de Deus o criou; HOMEM E MULHER OS CRIOU". Gênesis 1:27

Deus decidiu criar indivíduos semelhantes a Si, que poderiam conversar, sentir e amar. Cada pessoa é feita à "imagem" de Deus.

Por volta do sexto dia, o mundo estava cheio de plantas e animais, e então Deus introduziu Sua obra prima da criação. De acordo com Gênesis 2:7, o Todo Poderoso formou o corpo de Adão a partir do pó da terra. Então, quando Deus soprou em suas narinas o "fôlego de vida", o homem se tornou "alma vivente", isso é, ele viveu. Deus chamou o primeiro homem criado à Sua imagem, Adão, uma palavra que simplesmente significa "homem". A primeira mulher chamou Eva, que significa "viva" (2:20; 3:20). Um amorável Criador viu a necessidade do ser humano de ter companhia.

Recém saído das mãos de Deus, tanto Adão quanto Eva refletiam Sua imagem. Deus poderia ter programado os seres humanos como se fossem robôs para que admirassem constantemente o Jardim do Éden e sempre erguessem a voz em adoração a Ele. Mas Deus queria mais: um relacionamento verdadeiro. Robôs podem sorrir, falar, e até mesmo fazer as tarefas domésticas, mas eles não podem amar.

Deus nos criou à Sua imagem, com a capacidade de pensar e escolher, de lembrar, entender e amar. Adão e Eva eram filhos de Deus, e inexplicavelmente amados por Ele.

SEMANA DA CRIAÇÃO:
Primeiro Dia: luz; ciclo dia e noite
Segundo Dia: atmosfera da terra
Terceiro Dia: terra seca e vegetação
Quarto Dia: aparecem o sol e a lua
Quinto Dia: pássaros e peixes
Sexto Dia: animais terrestres e homem
Sétimo Dia: o Sábado

3. O MAL CHEGA A UM MUNDO PERFEITO

Adão e Eva tinham tudo para que fossem felizes. Eles usufruíam perfeita saúde física e mental, viviam num jardim maravilhoso num mundo sem defeito. (Gênesis 2:8; 1:28-31). Deus lhes prometeu filhos e a capacidade de pensar criativamente, e de encontrar satisfação no trabalho de suas mãos (Gênesis 1:28; 2:15). Eles experimentavam um relacionamento face a face com Seu Criador. Nenhum traço de preocupação, medo ou doença manchavam seus dias felizes.

Como o mundo se transformou tão drasticamente para um lugar de sofrimento e tragédia? O segundo e terceiro capítulos de Gênesis contam toda a história sobre como o pecado entrou em nosso mundo. Leia-os quando tiver algum tempo livre. Aqui está um breve sumário do que aconteceu.

Algum tempo depois de Deus estabelecer um mundo perfeito, o Diabo veio ao Jardim do Éden para tentar Adão e Eva a desobedecerem a Deus. Deus limitou a esfera de influência do diabo a uma árvore no jardim, a "árvore do conhecimento do bem e do mal". Ele alertou ao primeiro casal humano que deveriam evitar essa árvore e nunca comer de seu fruto, caso contrário, eles morreriam.

No entanto, certo dia Eva estava vagueando por perto da árvore proibida. O Diabo rapidamente apresentou suas audaciosas tentações. Ele argumentou que Deus havia mentido para ela, e que se comesse do fruto da árvore ela não iria morrer, mas se tornaria sábia como o próprio Deus, conhecendo o bem e o mal. Tragicamente, Eva, e depois Adão, que conheciam apenas o bem, permitiram que o Diabo os convencesse, e eles provaram do fruto proibido, quebrando, como isso, sua ligação de confiança e obediência a Deus.

Deus planejou que Adão e Eva "governassem" nosso mundo como mordomos das coisas criadas de Deus (Gênesis 1:26). Mas, por terem quebrado a ligação de fé com Deus e terem escolhido o Diabo como seu novo líder, o casal perdeu sua jurisdição. Hoje, o Diabo clama o mundo como seu, e tenta ao máximo escravizar as pessoas.

Muitas vezes nos pegamos fazendo algo egoísta ou até mesmo cruel quando na verdade gostaríamos de estar agindo de maneira oposta. Por quê? Porque o inimigo invisível, o Diabo, trabalha para fazer com que as pessoas falhem moralmente.

Ao ler o capítulo 3 de Gênesis, você irá descobrir que o pecado fez com que Adão e Eva se escondessem de Deus com medo. O pecado afetou toda a criação. Os espinhos apareceram juntamente com as flores. O solo começou a sofrer com a seca, e o trabalho ficou mais pesado. A doença começou a afetar a todos, sem exceção. Ciúme, animosidade, e orgulho multiplicaram as misérias humanas. E o mais terrível de tudo, com o pecado veio a morte!

4. QUEM É ESSE DIABO QUE INFETOU NOSSO MUNDO COM O PECADO?

"Ele foi HOMICIDA DESDE O PRINCÍPIO,... não há verdade nele. Quando mente, fala sua própria língua, pois é mentiroso e PAI DA MENTIRA". João 8:44

De acordo com Jesus, o Diabo é o precursor do mal no universo, o "pai" do pecado e, por conseqüência, do assassinato e da mentira também.

Tomas Carlyle, o grande filósofo inglês, uma vez conduziu Ralf Waldo Emerson através de algumas das piores ruas de Londres. Enquanto caminhavam, observavam silenciosamente a miséria e o mal ao redor deles. Carlyle finalmente perguntou: "Você acredita no Diabo agora?".

5. FOI DEUS QUEM CRIOU O DIABO?

Não! Um Deus bondoso não criaria um diabo. Além disso, a Bíblia afirma que o Diabo, juntamente com os anjos que enganou, perderam seu lugar no céu e vieram ao nosso mundo.

"Houve então uma GUERRA NOS CÉUS. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o DRAGÃO E SEUS ANJOS revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim PERDERAM O SEU LUGAR NOS CÉUS. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra". Apocalipse 12:7-9.

Como o Diabo chegou ao céu?

"Você foi ungido como um QUERUBIM GUARDIÃO, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus... VOCÊ ERA INCULPÁVEL EM SEUS CAMINHOS desde o dia em que FOI CRIADO até que SE ACHOU MALDADE EM VOCÊ". Ezequiel 28:14, 15.

Deus não criou o Diabo. Ele criou Lúcifer, um anjo perfeito, um dos anjos de mais destaque no céu, que ficava ao lado do trono de Deus. Mas, quando Lúcifer pecou, "se achou maldade" nele. Expulso do céu, e se apresentando como amigo de Adão e Eva, ele se tornou o mais mortal inimigo da humanidade.

6. POR QUE LÚCIFER, ESSE ANJO PERFEITO, PECOU?

"Como VOCÊ CAIU DOS CÉUS, ó estrela da manhã, filho da alvorada! COMO FOI ATIRADO À TERRA... Você, que dizia em seu coração 'Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus;... SEREI COMO O ALTÍSSIMO'". Isaías 14:12-14.

O ser que se tornou o Diabo era originalmente chamado de Lúcifer, que significa "estrela da manhã" ou "estrela de luz". No se coração angélico, vaidade e ambição começaram a tomar lugar da devoção. A semente do orgulho cresceu e ele ficou obcecado a tomar o lugar de Deus.

Lúcifer deve ter tentado persistentemente persuadir os outros seres celestiais. Dá até para imaginar Satanás argumentando que Deus estava escondendo algo deles, que a lei divina era muito restritiva e que Deus era um soberano despreocupado com os outros. Ele caluniou Aquele cujo caráter define o que é o amor.

Como esse conflito no céu se resolveu?

"Seu coração tornou-se orgulhoso,... por isso eu o atirei à terra". Ezequiel 28:17

O orgulho transformou o chefe dos anjos em Diabo ou Satanás. E, a fim de preservar a paz e a harmonia do céu, ele e um terço dos anjos celestiais que se uniram a ele em rebelião tiveram que ser expulsos. (Apocalipse 12:4, 7-9)

7. QUEM É RESPONSÁVEL PELO PECADO?

Por que Deus não criou seres incapazes de pecar? Se Ele tivesse feito isso, não haveria problema de pecado em nosso mundo. Mas, Deus desejava pessoas que pudessem ter relacionamentos significativos com Ele. Por isso, "Deus criou o homem à Sua própria imagem" (Gênesis 1:27). Isso significa que somos livres e responsáveis. Podemos decidir amar a Deus ou virarmos as costas para Ele.

Deus deu aos anjos e aos seres humanos de cada geração uma natureza espiritual e uma real capacidade de fazer escolhas.

"Escolham hoje a quem irão servir". Josué 24:15

Deus desafia os seres que Ele criou à Sua imagem a escolherem fazer o que é correto, pois seu poder de raciocinar lhes diz que o "jeito de Deus é o melhor". Eles também podem evitar o que é errado, pois sua capacidade de raciocinar lhes alerta contra os resultados da desobediência e do pecado.

Apenas seres com o poder de raciocínio e escolha podem experimentar amor verdadeiro. Deus ansiava criar indivíduos que pudessem compreender e apreciar Seu caráter, respondendo livremente a Ele em amor, e ser cheios de compaixão para com os outros. Deus desejava tanto partilhar Seu amor que estava disposto a assumir um grande risco de criar anjos e pessoas com o poder de escolha. Ele sabia que era possível que qualquer dia algum desses seres criados poderiam escolher não Lhe servir. O Diabo foi o primeiro ser no universo a fazer essa terrível escolha. A tragédia do pecado começou com ele (João 8:44, I João 3:8).

8. A CRUZ POSSIBILITA A DESTRUIÇÃO DO PECADO

Por que Deus não destruiu Lúcifer antes que a doença do pecado pudesse se espalhar? Lúcifer tinha desafiado a justiça do governo de Deus. Ele havia dito mentiras sobre Deus. Se Deus tivesse destruído Lúcifer imediatamente, os anjos teriam começado a servir-Lhe por medo ao invés de por amor. Isso teria destruído o propósito inicial de Deus de criar seres com o poder de escolha.

Como alguém poderia realmente saber se a vontade de Deus é a melhor? Deus deu a Satanás uma chance de demonstrar seu sistema alternativo de governo. Foi por isso que ele teve oportunidade de tentar Adão e Eva.

Esse planeta se tornou um campo de provas onde o caráter de Satanás e a natureza de seu reino é contrastada com o caráter de Deus e a natureza de Seu reino. Que está certo? Em quem podemos finalmente confiar? Lúcifer foi tão enganoso que se tornou necessário dar tempo para que seres do universo se convencessem completamente sobre quão desastrosa realmente é a alternativa de Satanás. Com o tempo, todos reconhecerão que "o salário do pecado é a morte" e que "o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Todo o universo enfim concordará que:

"Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações... Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos". Apocalipse 15:3, 4

Depois que todos compreenderem a natureza mortal do pecado e a natureza destrutiva da filosofia de Satanás, Deus poderá destruir Satanás e o pecado. Ele também destruirá aqueles que obstinadamente resistirem à Sua graça e se apegarem à alternativa de Satanás.

Deus está tão ansioso para resolver o problema do pecado e o sofrimento como nós. No entanto, Ele está esperando até que possa fazer isso de maneira definitiva, e até que possa tanto preservar nosso livre arbítrio quanto prevenir que o pecado apareça novamente.

Deus prometeu destruir o pecado para sempre quando purificar os céus e esta terra com fogo. "De acordo com Sua promessa", podemos olhar o futuro e esperarmos "novos céus e nova terra, onde habita a justiça" (II Pedro 3:10, 13). O pecado nunca mais infetará o universo. Os resultados trágicos do pecado ficarão tão claros para todos que a desobediência a Deus será repugnante por toda a eternidade.

Quem possibilita a destruição final do Diabo e do pecado?

"Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, Ele [Cristo] também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estivessem escravizados pelo medo da morte". Hebreus 2:14, 15.

Na cruz, os anjos e os mundos não caídos viram como Satanás realmente é: um enganador, um mentiroso e um assassino. Ali, ele revelou seu verdadeiro caráter ao incitar homens a assassinarem o inocente Filho de Deus. Os habitantes de todo o universo viram quão insensível e cruel realmente é o pecado. A cruz desmascarou completamente os motivos de Satanás, e quando Deus destruir o Diabo e aqueles que persistirem em pecado, todos irão reconhecer que Deus é justo.

A morte de Jesus na cruz expôs as verdadeiras intenções de Satanás diante de todos os seres criados (João 12:31, 32). A cruz também revelou a Cristo e o que Ele é: o Salvador do mundo. No Gólgota, o poder do amor ficou num profundo contraste com o amor ao poder. A cruz eliminou qualquer dúvida que ainda poderia existir de que o amor que leva ao sacrifício é o mesmo que motiva Deus a lidar com Satanás, com o pecado, e com homens e mulheres pecadoras.

Na cruz, a demonstração eloqüente de Cristo do amor incondicional de Deus derrotou decisivamente o Diabo. A batalha tinha sido sobre quem deveria governar o mundo, Cristo ou Satanás. A cruz colocou um ponto final nessa disputa para sempre. Essa função pertence a Cristo!

Você já descobriu o relacionamento pessoal com o Salvador que morreu para revelar seu amor incomparável e imutável? Como você se sente sobre Aquele que veio ao mundo como ser humano e morreu em seu lugar para salvar você das conseqüências do pecado? Por que você não inclina sua cabeça agora mesmo e agradece a Jesus, pedindo para Ele entrar e tomar posse de sua vida?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 22.54-71

Lucas 22.54-71

54 Então, prendendo -o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.
55 E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.
56 Entrementes, uma criada, vendo -o assentado perto do fogo, fitando -o, disse: Este também estava com ele.
57 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.
58 Pouco depois, vendo -o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
59 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu.
60 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
61 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.
62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
63 Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas e,
64 vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu?
65 E muitas outras coisas diziam contra ele, blasfemando.
66 Logo que amanheceu, reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziram ao Sinédrio, onde lhe disseram:
67 Se tu és o Cristo, dize-nos. Então, Jesus lhes respondeu: Se vo-lo disser, não o acreditareis;
68 também, se vos perguntar, de nenhum modo me respondereis.
69 Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus.
70 Então, disseram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? E ele lhes respondeu: Vós dizeis que eu sou.
71 Clamaram, pois: Que necessidade mais temos de testemunho? Porque nós mesmos o ouvimos da sua própria boca.

Lucas 22:54-71

Pobre Pedro! Enquanto o Senhor Jesus orava, ele dormia; enquanto Ele permitia que O prendesse como um "manso cordeiro, que é levado ao matadouro" (Jeremias 11:19; Isaías 53:7), Pedro saca a espada ferindo o servo do sumo sacerdote (v. 50; João 18:10). Por fim, enquanto o Senhor testemunhava a verdade diante dos homens, ele por três vezes mentiu e O negou! Assentou-se no pátio entre os que acabavam de prender o seu Mestre e agora falavam contra Ele (Salmo 69:12; Salmo 1:1). Como ele poderia testemunhar para o Senhor Jesus nesta condição?

Um simples olhar do Senhor quebra o coração do pobre discípulo e o atinge mais profundamente do que qualquer repreensão. Oh, que olhar! Penetra sua consciência e começa ali uma obra de restauração. Esta negação, tão dolorosa para o Senhor, vem somar-se a todos os escárnios que sofreu (v. 63-65).

Os homens perversos, diante dos quais Ele está agora, são obrigados a reconhecer por si mesmos, que "o Filho do homem" (v. 69) é ao mesmo tempo "o Filho de Deus" (v. 70). Eis por que o Senhor Jesus pôde responder-lhes: "Vós dizeis que eu sou". É por isso também que eles são infinitamente mais culpáveis por tê-LO condenado depois de tais palavras!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 19:1-18

1 Samuel 19:1-18

1 E FALOU Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.
2 E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te, pelo que agora guarda-te pela manhã, e fica-te em oculto, e esconde-te.
3 E sairei eu, e estarei à mão de meu pai no campo em que estiverdes, e eu falarei de ti a meu pai, e verei o que há, e to anunciarei.
4 Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são muito bons.
5 Porque expôs a sua vida, e feriu aos filisteus, e fez o Senhor um grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste, e te alegraste; porque, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando a Davi, sem causa?
6 E Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou Saul: Vive o Senhor, que não morrerá.
7 E Jônatas chamou a Davi, e contou-lhe todas estas palavras; e Jônatas levou Davi a Saul, e esteve perante ele como antes.
8 E tornou a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os com grande matança, e fugiram diante dele.
9 Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.
10 E procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite.
11 Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão.
12 Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou.
13 E Mical tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta.
14 E, mandando Saul mensageiros que trouxessem a Davi, ela disse: Está doente.
15 Então Saul tornou a mandar mensageiros que fossem a Davi, dizendo: Trazei-mo na cama, para que o mate.
16 Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estátua estava na cama, e a pele de cabra à sua cabeceira.
17 Então disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste ir e escapar o meu inimigo? E disse Mical a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir, por que hei de eu matar-te?
18 Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.


1 Samuel 19:1-18

Jônatas gostava muito de Davi. Agora surge a ocasião em que ele teria de interceder em favor de seu amigo diante de seu pai Saul!

Se amamos ao Senhor, não nos envergonhamos de falar sobre Ele, especialmente para nossos familiares. Sem temer, confessaremos que Ele não teve pecado, venceu o grande Inimigo e, por meio Dele, Deus trouxe um grande livramento (vv. 4-5).

Em resposta à intervenção de Jônatas, Saul jura pelo nome do Senhor que Davi não seria morto – uma promessa que logo cairia no esquecimento. No mesmo instante em que Davi estava ocupado tocando para aliviar Saul do tormento que o espírito mau lhe infligia, o rei tenta novamente matá-lo. Quão grande é a ingratidão do coração humano para com os que lhe fazem o bem, principalmente para com o Salvador, do qual Davi é um tipo (Salmo 109:4)!

Então o infeliz rei, cheio de inveja, persegue seu próprio genro na casa dele, até na cama dele (ver título do Salmo 59). Mical protege seu marido, mas não como seu irmão, com uma confissão corajosa, e sim com uma mentira e artifício enganoso.

Davi foge pela janela. Paulo, objeto da ira dos judeus, também escapou pela janela em Damasco (Atos 9:25; 2 Coríntios 11:32-33).



Que DEUS abençoe a todos.

A VISÃO DO FILHO DO HOMEM

Domingo 14 Junho



A VISÃO DO FILHO DO HOMEM

Eu, João… virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi… um semelhante ao Filho do Homem (Apocalipse 1:9-13).

“Vi sete castiçais de ouro; e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés” (Apocalipse 1:12-13). Já não mais veste roupas de servo, cingido pela cintura, mas roupa de Amo.

“Cingido pelo peito com um cinto de ouro”. O doce lugar onde João recostava a cabeça agora está coberto por um cinto de ouro, símbolo da glória e também da perfeita justiça divinas.

“Sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve”. A pureza, santidade, e justiça do Senhor Jesus são a garantia de um juízo justo.

“E os olhos, como chama de fogo” (v. 14). Nada nem ninguém escapa ao Seu olhar que discerne os pensamentos mais profundos.

“E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha”. Seus pés de bronze Lhe permitem ir onde o mal está para julgá-lo e condená-lo mediante fogo.

“E a sua voz, como a voz de muitas águas” (v. 15). Assim é a voz do Todo-poderoso.

“E ele tinha na sua destra sete estrelas” (v. 16). Ele mesmo sustenta com mão poderosa Sua Igreja, as sete estrelas: Seus representantes místicos (v. 20), responsáveis pelas missões que receberam.

“Da sua boca saía uma aguda espada de dois fios” (v. 16). O Filho do Homem exercerá juízo conforme a Palavra de Deus.

“E o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece” (v. 16). autoridade, domínio e glória estabelecidos eternamente.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 19.6

14 de Junho

"Então ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas, e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! pois reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso." Apocalipse 19.6

Não deveríamos nós, como cristãos, que estamos a caminho dessa eterna glória, tomar como exemplo aquilo que no céu merece tanto empenho e tanto tempo? Descuidamos totalmente o louvor e as ações de graça para com nosso Senhor! Se a tarefa mais importante dos anjos consiste em louvar a Deus, deve haver um motivo muito importante para isso. Se o céu julga suficientemente importante que Deus seja louvado dia e noite pelos querubins, isso deve ter conseqüências poderosas (comp. Ap 4.8-11). Examinemos concretamente o assunto desta maneira: se a tarefa mais importante dos exércitos celestiais consiste em louvar a Deus, logicamente a tarefa primordial dos homens também deveria consistir na adoração, no louvor e no agradecimento ao Senhor. Ao louvarmos e adorarmos ao Senhor somos transformados passo a passo de glória em glória na semelhança do Deus eterno. Por isso quero dizer que adoração é a mais significativa atividade; ela dá a Deus a condição de alcançar o alvo mais elevado do Universo, que é conduzir muitos filhos e filhas à glória.

Que DEUS abençoe a todos.

Podemos Crer na Bíblia

Podemos Crer na Bíblia

Os famosos amotinados que afundaram o navio inglês Bounty acabaram se envolvendo com mulheres nativas na solitária ilha de Pitcairn, no Sul do Pacífico. O grupo se constituía de nove marinheiros ingleses, seis homens e dez mulheres provenientes do Taiti, e uma garota de quinze anos. Um dos marinheiros descobriu como destilar álcool, e logo a bebedeira corrompeu a colônia da ilha. Em disputas entre si, os homens e as mulheres daquele lugar se envolveram em lutas muito violentas.

Depois de algum tempo, apenas um dos marinheiros originais que chegaram até a ilha sobreviveu. Esse homem, Alexandre Smith, descobriu uma Bíblia num dos baús provenientes do navio. Ele começou a lê-la e ensinou aos outros o que estava contido ali. Ao fazer isso, sua própria vida foi transformada, e acabou modificando a vida de todos naquela ilha.

Os habitantes daquela ilha ficaram completamente isolados do mundo exterior até a chegada do navio americano Topaz, em 1808. A tripulação desse navio encontrou na ilha uma comunidade muito próspera e bem sucedida, sem presença de uísque, prisão, ou crime. A Bíblia transformou a ilha de um inferno num céu, exemplificando o que Deus queria que o mundo fosse. E assim continua até hoje.

Será que Deus ainda fala às pessoas através das páginas da Bíblia? Ele certamente o faz. Enquanto escrevo isso, estou olhando para uma folha de respostas enviada a nós por um aluno de um dos nossos cursos bíblicos postais. Um recado escrito ao final diz: "Estou na prisão, no corredor da morte, sentenciado a morrer por um crime que cometi. Antes de começar a estudar a Bíblia, eu estava perdido. Mas agora, eu tenho algo a esperar do futuro, e encontrei um novo amor".

A Bíblia possui um poder que pode verdadeiramente transformar a vida das pessoas. Quando as pessoas sinceramente começam a estudar a Bíblia, as vidas são inevitavelmente transformadas.

1. COMO DEUS NOS FALA PELA BÍBLIA

Depois de criar Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher da terra, Deus falava com eles face-a-face. Contudo, quando Deus veio visitá-los depois de pecarem, o que o casal fez?

"Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, ESCONDERAM-SE DA PRESENÇA DO SENHOR DEUS entre as árvores do jardim". Gênesis 3: 8 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

O pecado interrompeu o contato face-a-face com Deus.

Depois que o pecado entrou no nosso mundo, como Deus passou a se comunicar com as pessoas?

"Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas". Amós 3:7

Deus não nos deixou em trevas sobre a vida e seu significado. Através de seus profetas - pessoas que Deus chamou para falar e escrever Suas mensagens ao Seu povo - Ele tem revelado Suas respostas aos grandes questionamentos da vida.

2. QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?

Os profetas transmitiram as mensagens de Deus através da voz e da pena enquanto viviam. Quando morreram, seus escritos continuaram a influenciar as pessoas. Essas mensagens proféticas foram então reunidas, sob a direção de Deus, no livro que chamamos de Bíblia.

Mas, podemos confiar no que está escrito na Bíblia?

"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo". II Pedro 1:20, 21

Os escritores da Bíblia escreveram não por seu próprio desejo ou vontade, mas apenas em momentos que eram movidos ou inspirados pelo Espírito de Deus. A Bíblia é o próprio Livro de Deus!

Na Bíblia, Deus nos fala sobre Si mesmo e revela Seus propósitos para a raça humana. Ela apresenta a visão de Deus do passado e também revela o futuro, nos dizendo como o problema do mal será finalmente resolvido e como a paz virá ao nosso mundo.

Tudo o que a Bíblia contém é mensagem de Deus?

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". II Timóteo 3:16, 17

A razão pela qual a Santa Bíblia afeta tão profundamente os seres humanos é porque "toda" a Bíblia é um documento inspirado por Deus, é o Livro de Deus. Os profetas relataram o que viram e ouviram em linguagem humana, mas sua mensagem veio diretamente de Deus. Por isso, se você quer saber o sentido da vida, leia as Escrituras Sagradas. Ler a Bíblia transforma sua vida. Quanto mais dedicada e honestamente você a ler, mais paz mental você vai experimentar.

O mesmo Espírito Santo que inspirou os profetas a escrever a Bíblia, fará com que os ensinos bíblicos, o evangelho, sejam eficientes para transformar sua vida se você pedir o acompanhamento do Espírito de Deus durante a leitura da Bíblia.

3. A UNIDADE DA BÍBLIA

A Bíblia na verdade é uma biblioteca constituída de 66 livros. Os 39 livros do Velho Testamento foram escritos no período que vai de 1450 a 400 A.C. Já os 27 livros do Novo Testamento foram compostos entre 50 e 100 A.D.

O profeta Moisés começou a escrever os primeiros cinco livros da Bíblia um pouco antes de 1400 A.C. O apóstolo João escreveu o último livro da Bíblia, Apocalipse, por volta de 95 A.D. Durante os 1500 anos entre a época que foi escrito o primeiro e o último livro da Bíblia, pelo menos outros 38 escritores inspirados por Deus deram sua contribuição. Alguns eram homens de negócio, outros pastores de ovelha, pescadores, soldados, médicos, pregadores, reis - seres humanos de todas as classes sociais. Além disso, em geral, todos viviam em contrastantes culturas e filosofias.

Mas aqui está a grande maravilha: Quando os 66 livros da Bíblia, com seus 1.189 capítulos, divididos em 31.173 versos, são reunidos, encontramos unidade e harmonia perfeitas na mensagem que apresentam.

Imaginemos que um homem bate à sua porta e, quando convidado a entrar, coloca um pedaço de mármore de determinado formato no chão da sua sala de estar, e então sai sem dizer uma palavra. Outros visitantes aparecem em seguida. No total, cerca de 40 indivíduos aparecem, e cada um coloca um pedaço de mármore numa posição específica.

Quando o último se vai, para sua surpresa você vê que uma maravilhosa estátua está à sua frente. Além disso, você descobre que a maioria dos "escultores" nunca se encontrou, pois eram provenientes de locais da América do Sul, da China, Rússia, África, e outras partes do mundo. O que você concluiria? Que alguém tinha planejado a estátua e tinha enviado a cada homem instruções detalhadas e específicas do que fazer com seu pedaço de mármore.

A Bíblia como um todo comunica uma mensagem coerente - como se fosse uma estátua perfeita de mármore. Uma mente estava por trás de tudo, a mente de Deus. A incrível unidade das Escrituras evidencia que apesar de os pensamentos terem sido escritos por seres humanos, eles foram inspirados por Deus.

4. VOCÊ PODE CONFIAR NA BÍBLIA

(1) A forma como foi preservada a Bíblia é impressionante. Todos os primeiros manuscritos bíblicos foram copiados à mão muito antes de haver grandes impressoras. Os escribas faziam cópias dos manuscritos originais e os distribuíam. Milhares de cópias de tais manuscritos ou de porções dos mesmos ainda existem.

Manuscritos hebreus do Velho Testamento que são datados de 150 a 200 anos antes de Cristo foram encontrados perto do Mar Morto, em 1947. É maravilhoso saber que estes rolos de dois mil anos de idade continham exatamente as mesmas verdades que encontramos no Velho Testamento das Bíblias impressas atualmente. Essa é uma evidência poderosa de quão confiável é a palavra de Deus.

Os apóstolos primeiramente escreveram o Novo Testamento em forma de cartas que foram enviadas para as igrejas cristãs estabelecidas depois da morte e ressurreição de Cristo. Mais de 4.500 manuscritos completos ou de partes do Novo Testamento estão em exposição nos grandes museus e bibliotecas da Europa e América. Alguns deles são datados do segundo século. Comparando-os com as Bíblias de hoje, podemos facilmente ver que o Novo Testamento também permaneceu essencialmente inalterado desde que foi primeiramente escrito.

Atualmente, a Bíblia, ou porções dela, tem sido traduzida para mais de 2.060 línguas e dialetos. Ela é o livro mais vendido do mundo: mais de 150 milhões de Bíblias e porções bíblicas são vendidas a cada ano.

(2) A precisão histórica da Bíblia é impressionante. Muitas descobertas arqueológicas têm confirmado drasticamente a precisão da Bíblia. Os historiadores têm descoberto tabletes de argila e monumentos de pedra que têm trazido luz a nomes, lugares e eventos conhecidos previamente apenas na Bíblia.

Por exemplo, de acordo com Gênesis 11:31, Abraão e sua família "juntos partiram de Ur dos Caldeus para [ir à terra de] Canaã". Por estar citada apenas na Bíblia, os escolásticos afirmavam que a cidade de Ur nunca existira. Então, os arqueólogos descobriram uma torre de um templo no sul do Iraque com um cilindro em sua base todo coberto com escrita cuneiforme. Ali estava contido o nome da cidade de Ur. Mais tarde, descobertas revelaram que Ur era uma metrópole bem sucedida de uma civilização altamente desenvolvida. Essa identidade da cidade havia sido esquecida, apenas a Bíblia preservara seu nome, até que a pá dos arqueólogos confirmou sua autenticidade. E Ur é apenas um dos muitos exemplos em que a arqueologia confirma a precisão da Bíblia.

(3) A precisão do cumprimento das predições bíblicas mostra que você pode confiar na Bíblia. A Escritura contém muitas predições impressionantes sobre eventos futuros, que agora estão se cumprindo diante de nossos olhos. Examinaremos algumas dessas profecias entusiasmantes nas lições futuras.

5. COMO ENTENDER A BÍBLIA

Ao explorar a Palavra de Deus, mantenha esses princípios em mente:

(1) Estude a Bíblia com um coração aberto. Se você meditar nas Escrituras com o coração e a mente abertas através da oração, o estudo se torna um contato pessoal com Jesus (João 16:13, 14).

(2) Leia a Bíblia diariamente. O estudo diário da Bíblia é a chave para o poder em nossa vida, um encontro com a mente de Deus (Romanos 1:16).

(3) Ao lê-la, deixe que a Bíblia fale por si mesmo. Pergunte: o que o escritor bíblico queria dizer? Ao meditar sobre o que um texto significa, você poderá aplicá-lo de maneira inteligente à sua vida hoje.

(4) Estude a Bíblia por assunto. Compare texto com texto. Jesus usou este método para provar que Ele era o Messias:

"E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras". Lucas 24:27

Ao colocar em seqüência tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre um determinado assunto, ganhamos uma perspectiva equilibrada.

(5) Estude a Bíblia para receber o poder para viver por Cristo. A Palavra de Deus é descrita em Hebreus 4:12 como uma espada afiada de dois gumes. Ela tem mais do que palavras numa página, ela é uma arma viva em nossas mãos para lutar contra as tentações do pecado.

(6) Ouça enquanto Deus fala com você através de Sua Palavra. Se uma pessoa deseja conhecer a verdade bíblica sobre determinado assunto, ele ou ela precisa estar desejoso de seguir o que as Escrituras ensinam (João 7:17), não o que alguém pensa ou o que é ensinado por alguma igreja.

6. A BÍBLIA PODE MUDAR SUA VIDA

"A explicação das Tuas [de Deus] palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes". Salmo 119:130

Estudar a Bíblia irá fortalecer seu "discernimento", irá fortalecer você para superar os hábitos destrutivos, e irá capacitar você a se desenvolver física, mental, moral e espiritualmente.

A Bíblia fala ao coração. Ela lida com experiências da humanidade - nascimento, amor, casamento, paternidade e morte. Ela cura as feridas mais profundas da natureza humana, o pecado e a miséria que resulta dele.

A Palavra de Deus não é um livro sobre uma raça, uma era, uma nação ou uma cultura. Apesar de ter sido escrita no Oriente, ela também apela a homens e mulheres no Ocidente. Ela entra em lares de pessoas humildes e em mansões de ricos. Crianças amam suas histórias entusiasmantes. Seus heróis inspiram os jovens. O doente, o solitário e o idoso descobrem nela conforto e esperança para uma vida melhor.

Por Deus atuar através da Bíblia, ela tem grande poder. Ela quebra até mesmo os corações endurecidos contra todas as emoções humanas, amolecendo-os e enchendo-os de amor. Temos visto a Bíblia transformar um bandido e fumante de ópio em um pregador zeloso. Temos visto a Bíblia transformar um mentiroso e enganador num honesto e sincero professor. E temos visto esse Livro agarrar pessoas no limite do suicídio e dar-lhes esperança para recomeçar. A Bíblia produz amor entre inimigos. Ela transforma o orgulhoso em humilde, e o orgulhoso em generoso. A Bíblia nos fortalece em nossas fraquezas, nos anima nos momentos de desânimo, nos conforta no sofrimento, nos guia na incerteza, e nos acalma quando preocupados. Ela nos mostra como viver e morrer sem medo.

O Livro de Deus, a Bíblia, pode transformar sua vida! Você verá isso mais claramente ao continuar estudado as lições da série DESCOBERTAS BÍBLICAS.

Por que a Bíblia foi escrita? Jesus responde:

"Mas estes [verdades bíblicas] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em Seu nome". João 20:31

A maior razão pela qual deveríamos nos tornar familiarizados com as Santas Escrituras é que ela está cheia de imagens que nos revelam Jesus Cristo e que nos asseguram a vida eterna. Ao olhar para Cristo através da Bíblia somos transformados e nos tornamos mais semelhantes a Ele. Assim, por que não começar agora a descobrir o poder da Palavra de Deus que pode tornar você mais semelhante a Jesus?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 22.39-53

Lucas 22.39-53

39 E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.
40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,
42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
43 Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
45 Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza,
46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.
47 Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar.
48 Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?
49 Os que estavam ao redor dele, vendo o que ia suceder, perguntaram: Senhor, feriremos à espada?
50 Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita.
51 Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
52 Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador?
53 Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.


Lucas 22:39-53

Este solene relato da cena no Getsêmani contém detalhes que só Lucas dá. Aqui nós vemos que o Senhor Jesus se ajoelha (v. 41); e que um anjo Lhe aparece do céu para fortalecê-LO (v. 43). A angústia deve-se ao cerrado combate em que estava engajado, e sabemos qual inimigo Ele haveria de enfrentar. O conflito é tão intenso que em certo momento Seu suor passa a ser como gotas de sangue! Mas até mesmo a angústia demonstra-nos a perfeição d'Ele, pois o mal muitas vezes nem impressiona os nossos endurecidos corações, enquanto, para este Homem perfeito, o pensamento de carregar o pecado Lhe enchia de horror e terror.

Depois o Senhor Jesus foi ter com os Seus discípulos, os quais acabaram dormindo. Tal como estavam carregados de sono no monte da transfiguração, na presença de Sua glória (9:32), assim também aqui diante de Seu sofrimento. Ele lhes havia ensinado a pedir: "Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (11:4; Mateus 6:13). Se ao menos tivessem orado assim nesta hora em que o inimigo se aproximava!

Agora Judas aparece com a multidão. É maravilhoso ver o Senhor Jesus, que momentos antes havia passado pelo mais terrível dos combates, mostrando agora paciência, graça e uma perfeita calma a esses homens.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 18:10-30

1 Samuel 18:10-30

10 E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.
11 E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.
12 E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul.
13 Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo.
14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.
15 Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.
16 Porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.
17 Por isso Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso, e guerreia as guerras do Senhor (porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas sim a dos filisteus).
18 Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei?
19 Sucedeu, porém, que ao tempo que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, ela foi dada por mulher a Adriel, meolatita.
20 Mas Mical, a outra filha de Saul amava a Davi; o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isto bom aos seus olhos.
21 E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: Com a outra serás hoje meu genro.
22 E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei.
23 E os servos de Saul falaram todas estas palavras aos ouvidos de Davi. Então disse Davi: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível?
24 E os servos de Saul lhe anunciaram isto, dizendo: Foram tais as palavras que falou Davi.
25 Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.
26 E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido.
27 Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha.
28 E viu Saul, e notou que o Senhor era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.
29 Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.
30 E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado.


1 Samuel 18:10-30

O amor de Jônatas por Davi era tão profundo quanto a aversão de Saul por Davi. O rei começou a odiá-lo por causa de inveja (v. 8), então surgiu em seu coração o desejo de matar Davi, seguido pelo próprio ato em si: uma tentativa de assassinato. Os capítulos seguintes relatam várias tentativas de matar Davi. Isso é exatamente o que as Escrituras querem dizer com a expressão “o caminho de Caim” (Judas 11). Ele começou ficando enfurecido contra seu irmão e acabou assassinando-o. Ira e inveja são apenas os dois primeiros passos desse terrível caminho.

O rei prometera sua filha para o homem que vencesse os filisteus, mas não manteve sua palavra. Então tentou usar sua filha mais nova, Mical, para executar Davi pela mão do inimigo. Talvez suspeitasse que o vitorioso sobre Golias triunfaria novamente sobre os filisteus. Além disso, Saul não ignorava o segredo da força de Davi e isso certamente o amedrontava: “o SENHOR era com Davi” (vv. 28, 12, 14). Davi escreveu no Salmo 23:4: “Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.

Esse também é o seu segredo? Você também tem experimentado a coragem que o Senhor nos dá?



Que DEUS abençoe a todos.