domingo, 14 de junho de 2009

1 Samuel 19:1-18

1 Samuel 19:1-18

1 E FALOU Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.
2 E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te, pelo que agora guarda-te pela manhã, e fica-te em oculto, e esconde-te.
3 E sairei eu, e estarei à mão de meu pai no campo em que estiverdes, e eu falarei de ti a meu pai, e verei o que há, e to anunciarei.
4 Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são muito bons.
5 Porque expôs a sua vida, e feriu aos filisteus, e fez o Senhor um grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste, e te alegraste; porque, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando a Davi, sem causa?
6 E Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou Saul: Vive o Senhor, que não morrerá.
7 E Jônatas chamou a Davi, e contou-lhe todas estas palavras; e Jônatas levou Davi a Saul, e esteve perante ele como antes.
8 E tornou a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os com grande matança, e fugiram diante dele.
9 Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.
10 E procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite.
11 Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão.
12 Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou.
13 E Mical tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta.
14 E, mandando Saul mensageiros que trouxessem a Davi, ela disse: Está doente.
15 Então Saul tornou a mandar mensageiros que fossem a Davi, dizendo: Trazei-mo na cama, para que o mate.
16 Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estátua estava na cama, e a pele de cabra à sua cabeceira.
17 Então disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste ir e escapar o meu inimigo? E disse Mical a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir, por que hei de eu matar-te?
18 Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.


1 Samuel 19:1-18

Jônatas gostava muito de Davi. Agora surge a ocasião em que ele teria de interceder em favor de seu amigo diante de seu pai Saul!

Se amamos ao Senhor, não nos envergonhamos de falar sobre Ele, especialmente para nossos familiares. Sem temer, confessaremos que Ele não teve pecado, venceu o grande Inimigo e, por meio Dele, Deus trouxe um grande livramento (vv. 4-5).

Em resposta à intervenção de Jônatas, Saul jura pelo nome do Senhor que Davi não seria morto – uma promessa que logo cairia no esquecimento. No mesmo instante em que Davi estava ocupado tocando para aliviar Saul do tormento que o espírito mau lhe infligia, o rei tenta novamente matá-lo. Quão grande é a ingratidão do coração humano para com os que lhe fazem o bem, principalmente para com o Salvador, do qual Davi é um tipo (Salmo 109:4)!

Então o infeliz rei, cheio de inveja, persegue seu próprio genro na casa dele, até na cama dele (ver título do Salmo 59). Mical protege seu marido, mas não como seu irmão, com uma confissão corajosa, e sim com uma mentira e artifício enganoso.

Davi foge pela janela. Paulo, objeto da ira dos judeus, também escapou pela janela em Damasco (Atos 9:25; 2 Coríntios 11:32-33).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário