sexta-feira, 3 de abril de 2009

Juízes 1:16-26


Juízes 1:16-26
16
Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade, e foram, e habitaram com o povo.
17
E foi Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate; e totalmente a destruíram, e chamou-se o nome desta cidade Hormá.
18
Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Ascalom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.
19
E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
20
E deram Hebrom a Calebe, como Moisés o dissera; e dali expulsou os três filhos de Anaque.
21
Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes os jebuseus ficaram habitando com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hoje,
22
E subiu também a casa de José contra Betel, e foi o Senhor com eles.
23
E a casa de José mandou espias a Betel, e foi antes o nome desta cidade Luz.
24
E viram os espias a um homem, que saía da cidade, e lhe disseram: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de misericórdia.
25
E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade, feriram-na ao fio da espada; porém àquele homem e a toda a sua família deixaram ir.
26
Então aquele homem se foi à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até ao dia de hoje.

Juízes 1:16-26

O livro de Juízes mal começou e já podemos ver um triste e rápido declínio. Qual a razão? Em essência o povo se esqueceu da presença do Senhor. Gilgal não é mais o lugar do autojulgamento e o lugar onde o Anjo do Senhor estava (cap. 2:1). Qual o resultado disso? O poder do homem é grandemente temido, seus carros de ferro se tornaram apavorantes. Aqui parece haver uma semelhança com a época de Josué. A conquista de Luz nos faz pensar na conquista de Jericó. Mas não foi a fé demonstrada pelos filhos de José que lhes mostrou a entrada da cidade. Raabe foi poupada por sua fé. É totalmente diferente do caso do homem que traiu o povo de Luz, o qual, em vez de habitar com os hebreus, foi embora e construiu uma cidade em outro lugar. Uma vitória que não é fruto da confiança em Deus jamais perdurará.
Havia um declínio geral, mas cada tribo individualmente se caracterizava por quanto tolerava ou se submetia à presença dos inimigos em seu território. Na Igreja, igualmente, a frouxidão geral é resultado da frouxidão individual. Cada cristão e cada cristã têm sua própria parcela de responsabilidade por essa situação. Devemos perguntar a nós mesmos: “Qual é a minha responsabilidade? Qual tem sido o meu testemunho desde que me converti?”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 3.18

3 de Abril

"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito." (1 Pedro 3.18)

No momento em que Jesus morreu e exalou Sua vida, Ele nos conduziu de volta para Deus. Esse é o grandioso significado de Mateus 27.50-51: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo..." Isto quer dizer que, no mesmo momento em que Jesus morreu, o próprio Deus abriu para nós Sua morada, o Santo dos Santos, que até então estava fechada para nós por causa do pecado. Essa abertura foi conseguida pela morte de Jesus Cristo. Seu último grito e o rasgar do véu diante do Santo dos Santos aconteceram ao mesmo tempo, de modo que o autor da carta aos Hebreus jubila: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração..." Isso vale para nós que cremos no Senhor. Pela morte de Jesus se abriu o véu da separação, e agora podemos entrar no Santo dos Santos e ter contato direto com Deus através de Seu Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 12.18-34

Marcos 12.18-34

18 Então, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram-se dele e lhe perguntaram, dizendo:19 Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém e deixar mulher sem filhos, seu irmão a tome como esposa e suscite descendência a seu irmão.20 Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência;21 o segundo desposou a viúva e morreu, também sem deixar descendência; e o terceiro, da mesma forma.22 E, assim, os sete não deixaram descendência. Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.23 Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de qual deles será ela a esposa? Porque os sete a desposaram.24 Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?25 Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus.26 Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?27 Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos. Laborais em grande erro.28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele,33 e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.

Marcos 12:18-34

Agora chegam os saduceus para medir a sabedoria do Senhor Jesus. Na realidade, eles não acreditavam na ressurreição (vide Atos 23:8); mas é justamente acerca desse assunto que o Senhor os confronta e os faz silenciar (v. 26). A ressurreição é duplamente confirmada: pelas Escrituras e pelo poder de Deus que ressuscitou a Cristo dos mortos (v. 24). E, ainda assim, é provável que não haja nenhuma outra verdade mais combatida pela incredulidade dos homens (vide Atos 17:32 e 26:8). Paulo demonstra em 1 Coríntios 15 que a ressurreição é um dos fundamentos essenciais do Cristianismo, o qual não pode ser tocado sem com isso arruinar completamente a nossa fé.

Minha gente que fique bem claro que o primeiro mandamento é Ouvir a Palavra de Deus(Mateus 12:29), claro, porque como podemos amar-nos e amar-vos, o segundo( Mateus 12:30-31), sem antes termos nos entregado a DEUS, sem antes termos ouvido sua palavra

Em contraste aos debatedores precedentes, o escriba mostra-se honesto e inteligente quando interroga o Senhor sobre o principal de todos os mandamentos. O Ouvir a palavra de Deus, juntamente com o Amor, responde o Senhor Jesus, são os principais mandamentos; o Ouvir e o Amor a Deus e ao próximo, nisso se resume o cumprimento da lei (Romanos 13:10; Gálatas 5:14). Queridos amigos, não deveríamos nós ouvirmos e amarmos mais do que os filhos de Israel, nós, que fomos procurados e que estávamos mais distanciados de Deus do que eles (nós, que procedemos das nações estranhas às alianças da promessa) e que pelo sangue de Cristo fomos aproximados a uma relação de filhos do Deus de amor? (Efésios 2:12-13)..

Que DEUS abençoe a todos.

ONDE DEUS ESTAVA NAQUELE DIA?

Sexta-feira 3 Abril

ONDE DEUS ESTAVA NAQUELE DIA?

Pleiteaste, Senhor, os pleitos da minha alma, remiste a minha vida. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus(Lamentações de Jeremias 3:58; Salmo 40:3).

Agosto de 1994. Alguns cristãos de uma organização humanitária chegaram a uma aldeia de Ruanda. Um insuportável cheiro precedeu uma terrível visão. Um mês antes, mais de 600 pessoas haviam sido massacradas de maneira selvagem no interior e ao redor de uma igreja. O crime delas? Não pertencer à etnia dos agressores. Os cadáveres, ou que restava deles, estavam em adiantado estado de putrefação, alguns ainda em cima dos bancos, apertando os restos de um bebê ou um livro de oração. Como fantasmas, uns sobreviventes vagavam nesse cenário dantesco; não tinham forças para enterrar seus mortos. Era necessário reunir tal gente moralmente ferida, confusa e esmagada pela dor, para ajudá-los. Vários se rebelaram. E, é claro, logo surgiu a pergunta: Onde Deus estava quando esses inocentes foram degolados?
O Senhor que socorreu os cristãos nesse apuro levou-os a responder com outra pergunta: Onde Deus estava quando Seu Filho agonizava no Gólgota? Ficou surdo ao grande “por que me abandonaste?” de Seu Unigênito? Não; diante dessa suprema injustiça, Deus guardou silêncio para nossa salvação. Ele fez isso para que todos os que crêem nEle participem um dia da triunfal ressurreição e recebam a “coroa da vida” (Apocalipse 2:10). Que esperança para os que morreram em circunstâncias tão horríveis! Como resposta à maldade do homem, Deus ofereceu a salvação. Agradeçamos por tudo o que Ele tem feito.

Que Deus Abençoe a todos.

O temor do Senhor

Muitas pessoas tem dúvidas com relação à definição do que é o temor do Senhor.
Através dos trechos bíblicos deste estudo, o leitor poderá aprofundar um pouco mais neste tema, e entender melhor o que é o temor do Senhor, e como aplicá-lo em sua vida.

"Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei." (Lucas 12: 4-5)

" Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado."
(Salmo 34: 11-22)

"Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava." (Atos 9: 31)

Onde achá-lo?

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2: 1-5)

O que é temor do Senhor?

"O temor do Senhor consiste em odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio." (Provérbios 8: 13)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmo 111: 10)

"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento." (Jó 28: 28)

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1: 7)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmo 111: 10)

"Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação." ( Provérbios 15: 16)
"Será ele a estabilidade dos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria, e conhecimento; e o temor do Senhor é o seu tesouro."
(Isaías 33: 6)

"O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte." (Provérbios 14: 27)

"O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos." (Salmo 19: 9)

"Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!" (Salmo 112: 1)

Porque ele existe?

"Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos." (Apocalipse 15: 4)

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deuteronômio 10: 12)

"Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis." (Deuteronômio 13: 4)

"Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor." (Salmo 2: 11)

"Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez." (1 Samuel 12: 24)

"Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, assim como fizera ao Mar Vermelho, ao qual fez secar perante nós, até que passássemos; para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que vós também temais ao Senhor vosso Deus para sempre." (Josué 4: 23-24)

"Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." (Salmo 130: 4)

"...dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Apocalipse 14: 7)

Porque precisamos ter o temor do Senhor?

"Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher." (Salmo 12: 12)

"Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis." (Êxodo 20: 20)

"...e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim." (Jeremias 32: 40)

"Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal." (Provérbios 16: 6)

"O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade." (Salmo 147: 11)

"Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. [...] Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." (Salmo 103: 11,13)

"Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo." (Salmo 115: 11)

"Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus." (Eclesiastes 8: 12)

"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio." (Provérbios 14: 26)

"O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida." (Provérbios 22: 4)

Exempos de pessoas que temeram a Deus

"Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho." (Gênesis 22: 12)

"E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?" (Gênesis 39: 7-9)

"As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida." (Êxodo 1 17)

O que não devemos temer

"Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." (Deuteronômio 18: 22)

"Quanto aos estatutos, às ordenanças, à lei, e ao mandamento, que para vós escreveu, a esses tereis cuidado de observar todos os dias; e não temereis outros deuses" (2 Reis 17: 37)