sexta-feira, 3 de abril de 2009

O temor do Senhor

Muitas pessoas tem dúvidas com relação à definição do que é o temor do Senhor.
Através dos trechos bíblicos deste estudo, o leitor poderá aprofundar um pouco mais neste tema, e entender melhor o que é o temor do Senhor, e como aplicá-lo em sua vida.

"Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei." (Lucas 12: 4-5)

" Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado."
(Salmo 34: 11-22)

"Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava." (Atos 9: 31)

Onde achá-lo?

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2: 1-5)

O que é temor do Senhor?

"O temor do Senhor consiste em odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio." (Provérbios 8: 13)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmo 111: 10)

"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento." (Jó 28: 28)

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1: 7)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmo 111: 10)

"Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação." ( Provérbios 15: 16)
"Será ele a estabilidade dos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria, e conhecimento; e o temor do Senhor é o seu tesouro."
(Isaías 33: 6)

"O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte." (Provérbios 14: 27)

"O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos." (Salmo 19: 9)

"Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!" (Salmo 112: 1)

Porque ele existe?

"Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos." (Apocalipse 15: 4)

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deuteronômio 10: 12)

"Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis." (Deuteronômio 13: 4)

"Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor." (Salmo 2: 11)

"Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez." (1 Samuel 12: 24)

"Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, assim como fizera ao Mar Vermelho, ao qual fez secar perante nós, até que passássemos; para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que vós também temais ao Senhor vosso Deus para sempre." (Josué 4: 23-24)

"Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." (Salmo 130: 4)

"...dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Apocalipse 14: 7)

Porque precisamos ter o temor do Senhor?

"Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher." (Salmo 12: 12)

"Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis." (Êxodo 20: 20)

"...e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim." (Jeremias 32: 40)

"Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal." (Provérbios 16: 6)

"O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade." (Salmo 147: 11)

"Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. [...] Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." (Salmo 103: 11,13)

"Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo." (Salmo 115: 11)

"Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus." (Eclesiastes 8: 12)

"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio." (Provérbios 14: 26)

"O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida." (Provérbios 22: 4)

Exempos de pessoas que temeram a Deus

"Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho." (Gênesis 22: 12)

"E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?" (Gênesis 39: 7-9)

"As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida." (Êxodo 1 17)

O que não devemos temer

"Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." (Deuteronômio 18: 22)

"Quanto aos estatutos, às ordenanças, à lei, e ao mandamento, que para vós escreveu, a esses tereis cuidado de observar todos os dias; e não temereis outros deuses" (2 Reis 17: 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário