terça-feira, 21 de julho de 2009

João 11.45-57

João 11.45-57

45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
46 Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.
47 Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais?
48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação.
49 Caifás, porém, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis,
50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.
51 Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação
52 e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.
53 Desde aquele dia, resolveram matá-lo.
54 De sorte que Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os discípulos.
55 Estava próxima a Páscoa dos judeus; e muitos daquela região subiram para Jerusalém antes da Páscoa, para se purificarem.
56 Lá, procuravam Jesus e, estando eles no templo, diziam uns aos outros: Que vos parece? Não virá ele à festa?
57 Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.


João 11:45-57

A resposta de Deus a Seu Filho não foi apenas a ressurreição de Lázaro, mas que também várias testemunhas desse maravilhoso evento fossem conduzidas a crer nEle (vs. 42, 45). Porém esse milagre, o maior registrado neste Evangelho e o último antes de Sua própria ressurreição, é também o que determina a Sua morte, já que "desde aquele dia" tramaram-se sinistros planos, os quais resultaram no crime supremo (v. 53). Essa é a resposta dos judeus àquela pergunta que o Senhor lhes fez no capítulo 10:32: "Por qual destas obras me apedrejais?"

Os sacerdotes fingem temer que o povo, ao seguir o Senhor Jesus, desperte a atenção dos romanos, que então aplicariam represálias aos sacerdotes. Mas, pelo contrário, foi justamente a rejeição do Senhor a causa da destruição do seu lugar de adoração (Jerusalém) e de sua nação, que foi levada a cabo pelos romanos quarenta anos mais tarde (v. 48). Deus permite que a profecia de Caifás supere infinitamente os pensamentos desse homem cínico e perverso. O Senhor Jesus deve dar a Sua vida pela nação (pois Israel será restaurada mais tarde), " mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos" (v. 52). Satanás rouba e dispersa (compare 10:12), enquanto que o Senhor Jesus, por Sua obra, já aqui na Terra reúne aqueles que pertencem à família de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

João 11.28-44

João 11.28-44

28 Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.
29 Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele,
30 pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele.
31 Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo -a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
33 Jesus, vendo -a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.
34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê!
35 Jesus chorou.
36 Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
37 Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?
38 Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai -o e deixai -o ir.

João 11:28-44

Marta se dá conta de que a sua irmã é mais capaz de entender o que está nos pensamentos do Senhor do que ela mesma, e a chama. Porém, Maria só pôde dizer o mesmo que Marta: "Senhor, se estiveras aqui..." (v. 32; compare v. 21). Nada mais pôde fazer do que olhar para trás, como fazem muitas pessoas que passam pelo luto. O Senhor Jesus, comovido, pede-lhes para que O levem ao sepulcro. Então O vemos chorar. Não sabia o que ia fazer? Certamente que sabia, mas na presença dos estragos da morte e de seu trágico poder sobre os homens, o Filho de Deus se agita em tristeza, angústia e indignação. O Vencedor da morte está ali. Mas para que a glória de Deus possa se manifestar perante a multidão que será testemunha deste evento, o estado de decomposição de Lázaro deve ser devidamente comprovado (v. 39); o Senhor, ao dar graças com antecipação, atribui o Seu poder Àquele que O enviou (v. 41-42). Só então a Sua poderosa voz ordena sair da sepultura o morto ainda ligado com ataduras... Que assombro para os presentes! E quanto a nós, recordemos a promessa que o Senhor fez a Marta: "Não te disse eu que se creres verás" - talvez não o que você espera ver, mas certamente "a glória de Deus" (vs. 4 e 40).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 12:13-25

2 Samuel 12:13-25

13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
15 Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
17 Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
18 E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
21 E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
22 E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus se compadecerá de mim, e viverá a criança?
23 Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
24 Então consolou Davi a BateSeba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
25 E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.


2 Samuel 12:13-25

A consciência de Davi, há tanto tempo adormecida, agora é tomada por uma profunda convicção de pecado. Ele percebe que seu crime não envolvia apenas Urias e a mulher dele; em primeiro lugar, foi um crime contra Deus.

As faltas que cometemos contra nossos irmãos, irmãs, parentes, amigos são em primeiro lugar – temos de entender isso – pecados contra Deus. Portanto, não é suficiente tratar do assunto com a pessoa a quem maltratamos, quando isso é possível (no caso de Davi, não era, pois Urias estava morto); temos também de acertar as coisas com Deus.

Foi isso o que Davi fez no Salmo 51, escrito em um momento de extrema amargura (ver também Salmo 32:5, 1-2). De fato, Deus não despreza um coração “compungido e contrito” (Salmo 51:17). Ele perdoa Seu pobre servo e o faz de maneira completa. Davi fica “mais alvo que a neve”, pois em antecipação é lavado com o sangue de Jesus, derramado por ele, por mim e por você. Mas o que não se podem eliminar são as conseqüências do mal cometido. E elas foram gravíssimas. Primeiro, o filhinho de Davi morreu. Dessa forma todos souberam que Deus perdoa o pecador, mas condena totalmente o pecado, mesmo e especialmente os cometidos por Seus servos.



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 12:1-12

2 Samuel 12:1-12

1 E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.


2 Samuel 12:1-12

“Não cobiçarás a mulher do teu próximo.” “Não adulterarás.” “Não matarás”, disse a Lei (Êxodo 20:17, 14, 13). No Salmo 19:7, Davi declara: “A lei do SENHOR é perfeita”. No entanto, ele transgrediu três mandamentos sucessivos sem que sua consciência o incomodasse. O Senhor teve de mandar Natã até Davi. A tocante parábola da ovelhinha roubada, tão adequada para alcançar o coração de alguém que no passado fora um pastor, revela ao rei a horrenda natureza de suas ações. Mas Davi não percebe o significado disso. Ele não usou de misericórdia com o rico. Não somos assim também? O cisco nos olhos de nosso irmão não nos passa despercebido (Mateus 7:3), enquanto nem mesmo enxergamos a viga em nosso próprio olho. Então o dedo de Deus solenemente aponta para ele: “Tu és o homem”. E todo o negócio, tão bem escondido, foi exposto em toda a sua crueza: “Tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol”! Por fim, para quebrantar o coração de Davi, Deus o recorda de tudo o que Sua graça lhe fez concedeu. Será que Deus fez pouco? Em 2 Samuel 7:18, Davi havia dito o contrário. Quanto mais recebemos, menos nossas concupiscências podem ser justificadas. E o que temos recebido é infinitamente grande!



Que DEUS abençoe a todos.