terça-feira, 21 de julho de 2009

2 Samuel 12:1-12

2 Samuel 12:1-12

1 E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.


2 Samuel 12:1-12

“Não cobiçarás a mulher do teu próximo.” “Não adulterarás.” “Não matarás”, disse a Lei (Êxodo 20:17, 14, 13). No Salmo 19:7, Davi declara: “A lei do SENHOR é perfeita”. No entanto, ele transgrediu três mandamentos sucessivos sem que sua consciência o incomodasse. O Senhor teve de mandar Natã até Davi. A tocante parábola da ovelhinha roubada, tão adequada para alcançar o coração de alguém que no passado fora um pastor, revela ao rei a horrenda natureza de suas ações. Mas Davi não percebe o significado disso. Ele não usou de misericórdia com o rico. Não somos assim também? O cisco nos olhos de nosso irmão não nos passa despercebido (Mateus 7:3), enquanto nem mesmo enxergamos a viga em nosso próprio olho. Então o dedo de Deus solenemente aponta para ele: “Tu és o homem”. E todo o negócio, tão bem escondido, foi exposto em toda a sua crueza: “Tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol”! Por fim, para quebrantar o coração de Davi, Deus o recorda de tudo o que Sua graça lhe fez concedeu. Será que Deus fez pouco? Em 2 Samuel 7:18, Davi havia dito o contrário. Quanto mais recebemos, menos nossas concupiscências podem ser justificadas. E o que temos recebido é infinitamente grande!



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário