domingo, 21 de agosto de 2011

Ezequiel 47.9

21 de Agosto

"Toda criatura vivente que vive em enxames, viverá por onde quer que passe este rio." Ezequiel 47.9

Segundo o meu entendimento, o Jordão é o único rio no qual o Deus triuno se revelou. Lemos isso em Mateus 3.16-17: "Batizado Jesus (Deus, o Filho), saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus (Deus, o Espírito Santo) descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me (Deus, o Pai) comprazo". Como seria bom se você compreendesse isso ainda hoje, neste momento: o Deus triuno se concentra no Calvário. Lá onde escorreu o sangue de Jesus, onde a morte de Jesus se tornou realidade, lá você encontra a trindade divina. O Deus santo só se une a alguém que foi ao "Jordão" com os seus pecados. Aquele que diz sim ao "Jordão", aquele que diz sim à morte de Jesus, deve contar com uma oposição muito forte, pois todo o inferno se lança sobre ele. Se hoje você passa pelo "Jordão", se você leva Jesus, o Crucificado, a sério, haverá guerra! Mas o inimigo já foi vencido! Você pode jubilar com Davi: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança."

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 17:6

Domingo 21 Agosto

Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez

(Êxodo 17:6).

UMA ILUSTRAÇÃO
O Antigo Testamento está cheio de imagens nas quais se acham ilustradas verdades do Novo Testamento. Assim Deus procura fazer com que Sua Palavra seja mais compreensível para nós. O versículo de hoje contém importantes indicações tiradas do tempo em que o povo de Israel andava pelo deserto.

O povo teve sede e murmurou contra Moisés, seu líder. Este clamou a Deus. Então Deus lhe disse que tomasse a vara, com a qual havia ferido o mar, e golpeasse a rocha. Dela sairia água para o povo sedento.

Esse relato é uma interessante imagem do que ocorreu na cruz e das magníficas conseqüências da obra da redenção cumpridas ali. A “rocha” era Cristo (1 Coríntios 10:4). A vara de Moisés fala do poder e juízo de Deus. A rocha deveria ser ferida com ela. Quando nosso Salvador e Senhor estava pendurado na cruz durante as três horas de trevas, os golpes de um Deus santo e justo caíram sobre Ele, porque Ele expiava nossos pecados.

Do que nos fala a água que saiu da rocha golpeada? Essa água é a imagem do Espírito Santo que veio ao mundo em Pentecostes, depois da crucificação, morte e ressurreição do Senhor. Desde então Ele habita em cada crente e é o poder da nova vida recebida no instante da conversão. A água – o Espírito Santo que age por meio da Palavra de Deus – elimina toda a sede da alma.

Essa é apenas uma dentre tantas maravilhosas imagens de Cristo que estão no Antigo Testamento. “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Eclesiastes 8:11

Sábado 20 Agosto

Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal

(Eclesiastes 8:11).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 18:1-16)
A obstinação e o espírito idólatra demonstrados na casa de Mica contaminaram a tribo inteira, como o capítulo de hoje relata. É sempre assim. Antes de se espalhar e perturbar o povo de Deus, o mal começa se enraizando nas famílias.

O versículo 1 nos diz que naqueles dias os danitas ainda não tinham recebido a herança deles. Então, em vez de consultarem ao Senhor e esperarem nEle, os danitas, por causa da impaciência, tentaram obtê-la à força. Que espírito de desobediência e que solução fácil! Temos de lembrar que os filhos de Dã se permitiram ser empurrados para as montanhas (1:34). Em vez de tomar posse do que tinham direito e do que estava ao seu alcance – o que exigiria a energia que provém da fé –, eles empreenderam uma viagem ao outro extremo do país. Talvez ajamos como eles mais freqüentemente do que pensamos. O Senhor tem preparado um serviço específico para nós em nossa vizinhança, mas não temos a disposição de enfrentar o teste da fé e as lutas que tal serviço envolve. Deveríamos, como Davi ao correr para combater Golias, correr ao encontro daquilo a que Deus nos comissionou, sabendo que a batalha é do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 33.51-52

20 de Agosto

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as suas pedras com figura, e também todas as suas imagens fundidas, e deitareis abaixo todos os seus ídolos." Números 33.51-52

O Jordão representa muito especialmente a morte do Senhor Jesus Cristo. Aqui o vemos como a única base de saída da vitória sobre todos os poderes do inimigo. O Senhor ordenou aos filhos de Israel que expulsassem todos os moradores de Canaã e destruíssem todos os seus ídolos. Mas primeiro Ele diz: "Quando houverdes passado o Jordão..." Disso aprendemos como se vence: não em direção à cruz, não em direção à vitória, mas, sim, partindo da Sua cruz, da vitória já conquistada pelo Senhor na cruz! Creia, meu amigo: "Está consumado!" Se você descansa nessa obra consumada, se você está unido com Ele, com Jesus na cruz, então comece a sua vida vitoriosa – não o inverso! Você não deve tentar se deixar crucificar aos poucos, mas pela fé deve colocar os seus pés nessa vitória agora mesmo. Justamente isso está escrito em Romanos 6.6: "...sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem". Para quê? Paulo continua: "...para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos."

Que DEUS abençoe a todos.