terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

1 Tessalonicenses 5:17-18

Terça-feira 23 Fevereiro

Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Tessalonicenses 5:17-18).

Orar juntos

Certo pregador afirmou que nunca havia encontrado um casal que resolvesse se separar de fato depois de se ajoelharem e orarem juntos todos os dias durante uma semana. Quando marido e mulher oram assim, seus corações se unem e os problemas se resolvem. A oração em comum apaga rancores e amargura, envolvendo as almas em uma nova harmonia nunca experimentada.

Um psiquiatra cristão escreveu a respeito disso: “Somente quando marido e mulher buscam juntos com seriedade a presença de Deus, é que descobrirão o segredo da verdadeira harmonia. A diferença de temperamentos, idéias e gostos enriquecerá a vida conjugal em vez de ameaçá-la. Se cada cônjuge procurar ver os próprios defeitos à luz da presença de Deus, se reconhecer os pecados e pedir perdão ao outro, os problemas do casamento podem ser solucionados. Então marido e mulher aprendem a ser honestos um com o outro. Esse é o preço que duas pessoas muito diferentes têm de pagar se quiserem combinar suas qualidades.”

A oração pode restaurar um casamento que está a ponto de acabar e pode enriquecê-lo quando a comunicação e o carinho não são o que deveriam ser. Vale a pena fazer o teste.

O lar é um paraíso, quando ali está o Senhor,Reina a alegria, o sorriso: é um lar de amor.A concórdia e o afeto são duas pérolas de valor,Assim produzem doce efeito, quando ali está o Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 4.12-13

23 de Fevereiro

"Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação..." (1 Coríntios 4.12-13)

Quando você é injustiçado e seu bom nome é manchado, você, em Jesus Cristo, tem a oportunidade de se tornar manso e permanecer manso e humilde sem falar uma única palavra. Jesus quer muito guardar você em perfeita paz! Confie nEle ao invés de brigar, de discutir e argumentar. Não é necessária nenhuma palavra de sua parte. Mas o inverso é igualmente verdade: Jesus ordena: "Não julgueis." Isso quer dizer que não devemos julgar ou condenar ninguém que não tenhamos ouvido pessoalmente. Uma palavra áspera, uma calúnia indireta ou até um olhar ou mesmo um mau pensamento prejudica a deliciosa tranqüilidade da alma. "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor. Outra passagem bíblica adverte: "No muito falar não falta transgressão." Entregue a Ele o domínio e você verá que a paz de Deus que excede a todo entendimento guardará o seu coração e sua alma em Cristo Jesus. Enquanto o seu coração estiver calmo, você será abençoado e fortalecido por Deus. E quando a velha e conhecida agitação e o nervosismo quiserem se manifestar em você devido às muitas coisas negativas e mentirosas que disseram contra você e por toda injustiça que foi cometida contra você, lembre-se da palavra prática: "O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo."

Que DEUS abençoe a todos.

Tito 3.1-15

Tito 3.1-15

1 Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra,
2 não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.
3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
8 Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.
9 Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.
10 Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,
11 pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.
12 Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te a vir até Nicópolis ao meu encontro. Estou resolvido a passar o inverno ali.
13 Encaminha com diligência Zenas, o intérprete da lei, e Apolo, a fim de que não lhes falte coisa alguma.
14 Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos.
15 Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na fé. A graça seja com todos vós.


Tito 3:1-15

Nossa conduta para com as autoridades e para com todos os homens deve ser, necessariamente, um contraste com o que "outrora éramos" antes de nossa conversão. Esta lembrança de nosso triste estado de outrora é apropriada para que manifestemos "toda cortesia, para com todos os homens" (v. 2; Filipenses 4:5). Longe de nos posicionar acima deles, podemos convidá-los, por nosso próprio exemplo, a aproveitar a mesma graça que nos regenerou.

Esta epístola menciona seis vezes as boas obras (Tito 1:16; 2:7 e 14; 3:1, 8 e 14). Sob o pretexto de que elas não têm nenhum valor para a salvação (v. 5), corremos o risco de subestimar sua importância e somos envergonhados pelas obras de outros cristãos menos instruídos em outros pontos da doutrina. Pelo contrário, precisamos ser "solícitos na prática de boas obras" (v. 8), com dupla finalidade: em primeiro lugar, a fim de que elas sejam proveitosas aos homens (v. 8); e por último, a fim de não nos tornarmos "infrutíferos" (v. 14). O Senhor se compraz em produzir este fruto na vida dos Seus. É Ele quem também aprecia o valor deste fruto. Uma obra só é boa feita para Ele. Se Maria tivesse vendido o seu perfume para proveito dos pobres, teria feito uma boa obra aos olhos do mundo, mas, ao derramá-lo aos pés do Senhor, ela soube fazer uma boa obra para com Ele (Mateus 26:10).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 11:1-26

Gênesis 11:1-26

1 E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
10 Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
12 E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13 E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
14 E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
15 E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
16 E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17 E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
18 E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
19 E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
20 E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21 E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
22 E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
23 E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
24 E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
25 E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
26 E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.


Gênesis 11:1-26
Vemos aqui a fundação de Babel (ou Babilônia), esta que através das Escrituras sempre representa o mundo com toda a sua concupiscência e orgulho. Desde já podemos discernir aqui as pretensões à unidade que no futuro se manifestarão na Babilônia religiosa, a falsa igreja de Apocalipse 17 e 18. O homem quer equiparar-se a Deus, unindo suas forças e trabalhando para sua própria glória. “Tornemos célebre o nosso nome...” Mas em outra passagem vemos qual é a resposta de Deus à ridícula provocação dos homens unidos contra Ele: “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” (Salmo 2:4; veja também Isaías 8:9). O Senhor confunde a linguagem dos homens de Babel e dispersa a todos (vv. 7 e 8).

Em contraste,o Novo Testamento nos apresenta “a Igreja do Deus vivo”, que foi fundada por Cristo e formada pelo Espírito Santo (1 Timóteo 3:15; Mateus 16:18). No dia de Pentecostes as línguas foram dadas aos apóstolos para que as “grandezas de Deus” se manifestassem, pela graça, a todas as nações outrora dispersas (Atos 2:11). E depois vemos no capítulo 5 de Apocalipse a multidão dos redimidos que circundam o trono do Cordeiro, composta “de toda tribo, língua, povo e nação” (v. 9).

Os versículos 10 a 26 apresentam a linhagem de Sem, a qual encontraremos novamente na genealogia do Senhor Jesus (Lucas 3:36).

Que DEUS abençoe a todos.