terça-feira, 28 de julho de 2009

João 14.15-31

João 14.15-31

15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;
31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

João 14:15-31

O Senhor Jesus está a ponto de deixar os Seus amados discípulos, mas Ele não os deixará órfãos. Ele lhes enviará uma Pessoa divina para confortá-los e sustentá-los, para vir e ajudá-los (v. 16 - Consolador é a mesma palavra de 1 João 2:1: Advogado. É aquele que defende a causa de uma pessoa e que vem para ajudá-la e assisti-la). Este é o Espírito Santo, que não só estará com os crentes, mas neles, para ensiná-los (v. 26). O Senhor Lhe chama de "outro Consolador", porque Ele mesmo permanece como o Consolador celestial, o Advogado junto ao Pai (1 João 2:1).

O Senhor Jesus ainda faz três outras promessas aos Seus: (1) a nova vida que flui da Sua (v. 19); (2)um lugar especial no amor do Filho - e do Pai - para todo aquele que comprovar seu amor por Ele ao guardar os Seu mandamentos (vs. 21, 23); (3) e, finalmente, paz, a Sua própria paz (v. 27). Quão verdadeiro é que Ele não a dá "como a dá o mundo". O Mundo oferece pouco e tira muito; distrai e retarda a consciência, agindo como uma droga tranqüilizadora, a qual por um momento parece acalmar a ansiedade e os tormentos da alma, mas que é apenas uma ilusão de paz. A paz que o Senhor Jesus dá satisfaz completamente o coração, e, ademais, é eterna.

Por fim, o Senhor diz aos Seus discípulos que o verdadeiro amor por Ele não deve buscar retê-LO egoisticamente aqui embaixo, senão que deve regozijar-se com Ele nesse Seu gozo (v. 28).


Que DEUS abençoe a todos.

João 14.1-14

João 14.1-14

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.


João 14:1-14

No capítulo 13 vimos como o Senhor preparava os Seus a fim de terem uma parte com Ele, já aqui na Terra (v. 8). Agora está indo preparar-lhes lugar na casa do Pai. Para isso é necessário que vá adiante deles, como um dono de casa que toma as suas disposições para chegar a casa antes que os seus convidados. A Bíblia nos dá poucos detalhes acerca do céu. Mas é a presença do Senhor que faz dele uma morada de felicidade. E Ele mesmo alega que será a presença dos Seus consigo a fonte de gozo para o Seu coração.

O Senhor Jesus é o único caminho ao Pai. Ele é a verdade e é a vida. Ele nunca deixou de revelar o Pai em palavra e atos; contudo, quanta dor não Lhe causou a ignorância dos Seus discípulos! Porém, não é a nós que Ele às vezes também poderia dizer: "Faz tanto tempo que ouves falar de Mim, que lês a minha Palavra, como é que não me conheces melhor?"

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei" promete o Senhor (v. 13). "Em meu nome" não é uma simples fórmula, mas sim que isso implica que Ele pode estar de acordo com aquilo que pedimos. Sendo assim, então, a nossa oração será a oração do Senhor Jesus, e Ele certamente a responderá - não apenas porque nos ama, mas, em primeiro lugar, porque se trata da glória do Pai. Poderia haver outro motivo mais excelente?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 17:15-29

2 Samuel 17:15-29

15 E disse Husai a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: assim e assim aconselhou Aitofel a Absalão e aos anciãos de Israel; porém assim e assim aconselhei eu.
16 Agora, pois, enviai apressadamente, e avisai a Davi, dizendo: Não passes esta noite nas campinas do deserto; logo também passa ao outro lado, para que o rei e todo o povo que com ele está não seja devorado.
17 Estavam, pois, Jônatas e Aimaás junto à fonte de Rogel; e foi uma criada, e lho disse, e eles foram e o disseram ao rei Davi, porque não podiam ser vistos entrar na cidade.
18 Mas viu-os todavia um moço, e avisou a Absalão; porém ambos logopartiram apressadamente, e entraram em casa de um homem, em Baurim, o qual tinha um poço no seu pátio, e ali dentro desceram.
19 E tomou a mulher a tampa, e a estendeu sobre a boca do poço, e espalhou grão descascado sobre ela; assim nada se soube.
20 Chegando, pois, os servos de Absalão à mulher, àquela casa, disseram: Onde estão Aimaás e Jônatas? E a mulher lhes disse: Já passaram o vau das águas. E havendo-os buscado, e não os achando, voltaram para Jerusalém.
21 E sucedeu que, depois que se retiraram, Aimaás e Jônatas saíram do poço, e foram, e anunciaram a Davi; e disseram a Davi: Levantai-vos, e passai depressa as águas, porque assim aconselhou contra vós Aitofel.
22 Então Davi e todo o povo que com ele estava se levantou, e passaram o Jordão; e já pela luz da manhã nem ainda faltava um só que não tivesse passado o Jordão.
23 Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.
24 E Davi foi a Maanaim; e Absalão passou o Jordão, ele e todo o homem de Israel com ele.
25 E Absalão constituiu a Amasa em lugar de Joabe sobre o arraial; e era Amasa filho de um homem cujo nome era Itra, o israelita, o qual possuira a Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, mãe de Joabe.
26 Israel, pois, e Absalão acamparam na terra de Gileade.
27 E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim,
28 Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas,
29 E mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento.


2 Samuel 17:15-29

Os Salmos 3 a 7 relatam essa sombria página da história de Davi. Fugir de Saul não era nada em comparação a fugir de seu próprio filho rebelde.

Mas se o coração dele está despedaçado, sua submissão e confiança permanecem inabaláveis. Observe estas belas palavras: “Porém tu, SENHOR, és o meu escudo”. Enquanto Aitofel propõe uma emboscada para cair sobre o rei à noite, “enquanto está cansado e frouxo de mãos”, e espantá-lo (v. 2), o que ouvimos Davi declarar? “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados” (Salmo 3:3, 5-6).

Observe a devoção dos que permaneceram fiéis a Davi. Primeiro havia esses dois jovens, Aimaás e Jônatas, cujas pernas e disposição imediata foram úteis ao serviço do rei.

Isso nos ensina a não perdermos a oportunidade de ajudar aqueles que nos rodeiam sempre que pudermos. Indiretamente, esse serviço é para o “Rei”. No final deste capítulo, encontramos mais exemplos de diversas atividades para o Senhor e o Seu povo: a procura pelo bem-estar e conforto dos que estão cansados, a demonstração de hospitalidade…



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 17:1-14

2 Samuel 17:1-14

1 DISSE mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite.
2 E irei sobre ele, pois está cansado e frouxo de mãos; e o espantarei, e fugirá todo o povo que está com ele; e então ferirei somente o rei.
3 E farei tornar a ti todo o povo; pois o homem a quem tu buscas é como se tornassem todos; assim todo o povo estará em paz.
4 E esta palavra pareceu boa aos olhos de Absalão, e aos olhos de todos os anciãos de Israel.
5 Disse, porém, Absalão: Chamai agora também a Husai o arquita; e ouçamos também o que ele dirá.
6 E, chegando Husai a Absalão, lhe falou Absalão, dizendo: Desta maneira falou Aitofel; faremos conforme à sua palavra? Se não, fala tu.
7 Então disse Husai a Absalão: O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom.
8 Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com o espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo.
9 Eis que agora estará escondido nalguma cova, ou em qualquer outro lugar; e será que, caindo no princípio alguns dentre eles, cada um que o ouvir então dirá: Houve derrota no povo que segue a Absalão.
10 Então até o homem valente, cujo coração é como coração de leão, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valoroso, e homens valentes os que estão com ele.
11 Eu, porém, aconselho que com toda a pressa se ajunte a ti todo o Israel desde Dã até Berseba, em multidão como a areia do mar; e tu em pessoa vás com eles à peleja.
12 Então iremos a ele, em qualquer lugar que se achar, facilmente cairemos sobre ele, como o orvalho cai sobre a terra; e não ficará dele e de todos os homens que estão com ele nem ainda um só.
13 E, se ele se retirar para alguma cidade, todo o Israel levará cordas àquela cidade; e arrastá-la-emos até ao ribeiro, até que não se ache ali nem uma só pedrinha.
14 Então disse Absalão e todos os homens de Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o conselho de Aitofel (porém assim o Senhor o ordenara, para aniquilar o bom conselho de Aitofel, para que o Senhor trouxesse o mal sobre Absalão).


2 Samuel 17:1-14

Husai foi enviado de volta a Jerusalém para derrotar o conselho que Aitofel deu a Absalão. E Deus, em resposta à oração do rei (15:31), intervém para fazer essa estratégia dar certo. Parece que Ele não mais poderia dar Sua bênção a uma conduta como esta nos dias de hoje, pois a vinda do Senhor Jesus abriu-nos uma dimensão completamente nova da verdade e justiça de Deus.

O conselho de Husai permitiu que Davi fosse informado a tempo, atravessasse o rio e preparasse sua defesa.

Todos esses eventos têm um significado profético. Eles nos falam de um tempo no qual certo número de fiéis em Israel, um “remanescente”, será perseguido e forçado a fugir por causa dos inimigos de Cristo. Estes últimos, o rei e o falso profeta (ou anticristo), prefigurado por Absalão e seu conselheiro Aitofel, farão guerra contra o pobre remanescente cuja aflição os salmos nos permitem entender. Porém, após uma breve perseguição, os dois cúmplices terão um fim terrível e repentino: o rei (também chamado de “Besta”) e o falso profeta serão os primeiros homens a serem jogados vivos no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse 19:20).



Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 39.12

28 de Julho

"Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista de minhas lágrimas." Salmo 39.12

O silêncio de Deus em nossa vida pode ter vários motivos. Por exemplo, se apesar da nossa oração não queremos admitir toda a verdade: "Jesus, porém, guardou silêncio." O sumo sacerdote, que interrogou a Jesus, queria admitir a mentira, e não reconhecer a Jesus mesmo como "a verdade". Preferiram procurar falso testemunho contra Ele. O problema de muitos crentes é que, na verdade, eles oram invocando a Deus para pedir-Lhe ajuda, dizendo como gostariam de ser santificados, mas mesmo assim ainda não estão dispostos a obedecer àquilo que o Senhor lhes mostra acerca de suas vidas interiores. É nesse ponto que o Senhor silencia, e Seu silêncio é a mais profunda resposta.

Um outro motivo é quando Ele não tem mais muito a nos dizer: "E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia." O rei Herodes pensava que como rei poderia começar uma interessante discussão com o Rei dos reis. Mas Jesus não lhe respondeu nada. Por que não? Porque Herodes não se preocupou com um encontro de coração com Jesus. Este é o motivo por que você também não recebe resposta. Você procura os milagres do Senhor ou a pessoa do Senhor? Quer a ajuda ou o Ajudador?

Que DEUS abençoe a todos.