terça-feira, 28 de julho de 2009

2 Samuel 17:1-14

2 Samuel 17:1-14

1 DISSE mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite.
2 E irei sobre ele, pois está cansado e frouxo de mãos; e o espantarei, e fugirá todo o povo que está com ele; e então ferirei somente o rei.
3 E farei tornar a ti todo o povo; pois o homem a quem tu buscas é como se tornassem todos; assim todo o povo estará em paz.
4 E esta palavra pareceu boa aos olhos de Absalão, e aos olhos de todos os anciãos de Israel.
5 Disse, porém, Absalão: Chamai agora também a Husai o arquita; e ouçamos também o que ele dirá.
6 E, chegando Husai a Absalão, lhe falou Absalão, dizendo: Desta maneira falou Aitofel; faremos conforme à sua palavra? Se não, fala tu.
7 Então disse Husai a Absalão: O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom.
8 Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com o espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo.
9 Eis que agora estará escondido nalguma cova, ou em qualquer outro lugar; e será que, caindo no princípio alguns dentre eles, cada um que o ouvir então dirá: Houve derrota no povo que segue a Absalão.
10 Então até o homem valente, cujo coração é como coração de leão, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valoroso, e homens valentes os que estão com ele.
11 Eu, porém, aconselho que com toda a pressa se ajunte a ti todo o Israel desde Dã até Berseba, em multidão como a areia do mar; e tu em pessoa vás com eles à peleja.
12 Então iremos a ele, em qualquer lugar que se achar, facilmente cairemos sobre ele, como o orvalho cai sobre a terra; e não ficará dele e de todos os homens que estão com ele nem ainda um só.
13 E, se ele se retirar para alguma cidade, todo o Israel levará cordas àquela cidade; e arrastá-la-emos até ao ribeiro, até que não se ache ali nem uma só pedrinha.
14 Então disse Absalão e todos os homens de Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o conselho de Aitofel (porém assim o Senhor o ordenara, para aniquilar o bom conselho de Aitofel, para que o Senhor trouxesse o mal sobre Absalão).


2 Samuel 17:1-14

Husai foi enviado de volta a Jerusalém para derrotar o conselho que Aitofel deu a Absalão. E Deus, em resposta à oração do rei (15:31), intervém para fazer essa estratégia dar certo. Parece que Ele não mais poderia dar Sua bênção a uma conduta como esta nos dias de hoje, pois a vinda do Senhor Jesus abriu-nos uma dimensão completamente nova da verdade e justiça de Deus.

O conselho de Husai permitiu que Davi fosse informado a tempo, atravessasse o rio e preparasse sua defesa.

Todos esses eventos têm um significado profético. Eles nos falam de um tempo no qual certo número de fiéis em Israel, um “remanescente”, será perseguido e forçado a fugir por causa dos inimigos de Cristo. Estes últimos, o rei e o falso profeta (ou anticristo), prefigurado por Absalão e seu conselheiro Aitofel, farão guerra contra o pobre remanescente cuja aflição os salmos nos permitem entender. Porém, após uma breve perseguição, os dois cúmplices terão um fim terrível e repentino: o rei (também chamado de “Besta”) e o falso profeta serão os primeiros homens a serem jogados vivos no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse 19:20).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário