domingo, 9 de janeiro de 2011

João 4:14; 14:16-17

Domingo 9 Janeiro

A água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna… E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade

(João 4:14; 14:16-17).

O ESPÍRITO DENTRO DE NÓS
Devemos notar a condição permanente da habitação do Espírito Santo. É permanente porque é baseada em uma redenção consumada e em Cristo ocupando Seu lugar nos céus. Agora somos parte de uma “nova criação” (2 Coríntios 5:17), temos a vida eterna, e não há nenhuma exigência que tenhamos de cumprir para que Ele permaneça em nós.

Você já pensou na imensa desonra feita ao Espírito de Deus e a Cristo quando negamos a perpetuidade dessa habitação? Se o Espírito pudesse nos abandonar após ter habitado dentro de nós, isso equivaleria a negar o caráter perfeito e duradouro da obra de Cristo. Portanto, Sua obra teria sido inútil e, se o Espírito Santo deixasse o crente, o próprio Cristo teria de deixar o Seu trono na glória também.

O Senhor usa a água como símbolo do Espírito que ministra vida e refrigério. Não importa para onde o homem se dirija em busca de refrigério, seja nos prazeres, na reputação, no poder, na riqueza, ou em qualquer outra coisa, ele será frustrado nessa procura. Mas podemos perder o frescor que marca os primeiros estágios da vida divina em nós, como os que em Éfeso abandonaram o “primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Nenhuma mudança exterior e visível aconteceu, pois continuavam extremamente zelosos, a verdade era pregada de maneira clara, as doutrinas eram ensinadas com perfeição, e tinham um agudo senso do que era certo e errado. Mas onde estava a exuberância do primeiro amor?

Estou convencido de que não temos a menor idéia do que significa para o Espírito Santo habitar dentro de nós. Se soubéssemos, como seríamos pessoas humildes, como iríamos aborrecer o pecado, seríamos rápidos em nos esquivar até das formas mais sutis do mal, e, acima de tudo, que grande reverência a Deus nos caracterizaria!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1.7

9 de Janeiro

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purificará de todo pecado." (1 João 1.7)

Quando chegamos à presença da luz, tudo se torna claro. A verdade se manifesta, embora isso seja doloroso. Mas, nessa mesma proporção, nosso interior é purificado pelo sangue de Jesus, de acordo com a citação acima. O grande problema de inúmeras pessoas, não só de pessoas descrentes, mas também de cristãos, consiste em suas tentativas de se apresentarem bem. Isso abrange a vida profissional. Cada um tenta se apresentar da maneira mais favorável possível. Mas se você tenta se embelezar ou melhorar o seu interior por si mesmo, você se afasta da presença de Deus. Os complexos psicológicos e os obscuros sentimentos de impotência e inferioridade vêm porque você ainda tenta se apresentar diante de Deus com uma aparência melhor do que é na realidade, por lhe faltar um sadio conhecimento de si mesmo. Mas o Senhor rejeita essa tentativa fajuta de renovação. O rompimento das barreiras para uma vida verdadeiramente nova só se torna realidade se você estiver disposto a se despir totalmente de sua velha vida, identificando-se de maneira completa com a morte do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 7:1-15

Josué 7:1-15

1 E TRANSGREDIRAM os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram aAi.
3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4 Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5 E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
7 E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
8 Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
10 Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11 Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
13 Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.
14 Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.
15 E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel.

Josué 7:1-15
Depois de Jericó, vem Ai, uma pequena cidade. Parecia uma tarefa simples vencê-la sem mobilizar todos os homens de guerra; três mil seriam suficientes. No entanto, qual foi o resultado? Contra todas as expectativas, Israel foi derrotado. A confusão reina! Agora era a vez de ser derretido o coração do povo, tal qual o coração dos inimigos se havia derretido pouco tempo antes (5:1). Josué, desesperado, prostra-se e lamenta. O Senhor ordena que ele se levante e resolva a situação. Havia algo errado no acampamento de Israel. A coisa amaldiçoada, em outras palavras, o pecado, impede Deus de lutar pela causa de Seu povo. Que lição para cada um de nós! Nossa vida é como o acampamento de Israel. Pecados que escondemos ou nos recusamos a confessar diante dos homens ou de Deus nos roubam a comunhão com o Senhor; e sem ela o crente é vencido. Mais séria ainda é a questão do grande nome de Cristo que nós carregamos (v. 9). Ele é desonrado por nosso pecado. “Então, que farás ao teu grande nome?” é uma oração inteligente

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 4:7

Sábado 8 Janeiro

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé

(2 Timóteo 4:7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JOSUÉ (Leia Josué 24:16-33)
Israel respondeu à exortação e ao exemplo pessoal de Josué com uma pronta confissão de fé. O povo se comprometeu em servir ao Senhor. Porém, boas intenções não são suficientes. O versículo 23 nos mostra que os deuses estranhos ainda estavam no meio deles, e por isso Josué foi obrigado a lhes falar nos seguintes termos: “Não podereis servir ao Senhor" (v. 19). O Senhor Jesus afirmou: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Lucas 16:13).

As boas intenções de Israel duraram enquanto havia bons líderes: Josué, Eleazar, Finéias (2 Crônicas 24:2). Queridos leitores, mais uma pergunta: Vocês estão unidos ao Senhor por uma fé viva e pessoal? Ou vocês se satisfazem apenas em seguir e imitar os que os instruem? Se esse é o caso, o que acontecerá quando os mestres lhes forem tirados?

Josué tinha acabado a carreira. Como líder fiel, ele viveu uma vida de fé no deserto. Lutou o bom combate da fé. Por meio dele, podemos perceber algumas características de nosso grande Guia, o Conquistador do mundo, o Autor e Consumador da nossa fé. Imploremos a Deus que nos ensine em nosso andar diário e em nosso combate da fé a olharmos fixamente para o Senhor Jesus (Hebreus 12:2).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 1.3

8 de Janeiro

"Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (2 Pedro 1.3)

As palavras "todas as coisas" nos dizem que o poder de Deus está presente em todas as situações da nossa vida. Se este poder de Jesus Cristo está em nós, ele também emana de nós. Por isso deveria haver um pouco mais de brilho nos olhos dos filhos de Deus, pois os olhos são a janela da alma. Existem tomadas de luz com as quais é possível regular a intensidade de luz que se deseja. Mas no caso de muitos crentes essa "tomada" está tão fechada que a luz permanece bem fraquinha. Por quê? Porque o poder de Jesus não reside neles pela fé, e por isso este poder não pode se tornar ativo na fraqueza deles. É terrível se em sua vida tudo é mera teoria porque você não reconhece realmente a Jesus nem o poder de Sua ressurreição. Esse maravilhoso poder espiritual, que também elimina o cansaço físico, quer se tornar ativo em nós. Não devemos estar desligados desse poder de Deus, que é revelado em Jesus Cristo, mas, sim, estar diretamente conectados a ele. Por isso sejamos gratos pelo poder que Ele nos deu!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 6:15-27

Josué 6:15-27

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17 Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19 Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor.
20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
21 E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.
22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
24 Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor.
25 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
26 E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.
27 Assim era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.


Josué 6:15-27
Quão ridículo e ineficaz deve ter parecido aos moradores de Jericó essa marcha com trombetas tocando ao redor dos muros da cidade. Que tipo de cerco era aquele? Certamente houve muita zombaria! Mas “Deus escolheu… as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:27). A fé age de sua própria maneira invisível, ao contrário das impressionantes armas visíveis que a humanidade usa. Se nossa fé for como um grão de mostarda, ao crermos na promessa do Senhor, Deus removerá os obstáculos apavorantes do nosso caminho (Mateus 17:20). Também sabemos que “as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2 Coríntios 10:4). Utilizemos a invencível arma da oração. Se existem obstáculos como Jericó, aprendamos a circundá-los com o Senhor (a arca), erguendo nossa voz a Deus, como Israel fez. Entoa, quando chegar o tempo que Ele designou, veremos cair as muralhas da mesma maneira que caíram as muralhas de Jericó no sétimo dia.

Israel recebeu um aviso que todos podem entender: a cidade estava amaldiçoada. Somente Raabe e sua família seriam poupadas como resultado da fé por ela demonstrada.

Que DEUS abençoe a todos.