domingo, 9 de janeiro de 2011

Josué 6:15-27

Josué 6:15-27

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17 Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19 Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor.
20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
21 E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.
22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
24 Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor.
25 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
26 E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.
27 Assim era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.


Josué 6:15-27
Quão ridículo e ineficaz deve ter parecido aos moradores de Jericó essa marcha com trombetas tocando ao redor dos muros da cidade. Que tipo de cerco era aquele? Certamente houve muita zombaria! Mas “Deus escolheu… as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:27). A fé age de sua própria maneira invisível, ao contrário das impressionantes armas visíveis que a humanidade usa. Se nossa fé for como um grão de mostarda, ao crermos na promessa do Senhor, Deus removerá os obstáculos apavorantes do nosso caminho (Mateus 17:20). Também sabemos que “as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2 Coríntios 10:4). Utilizemos a invencível arma da oração. Se existem obstáculos como Jericó, aprendamos a circundá-los com o Senhor (a arca), erguendo nossa voz a Deus, como Israel fez. Entoa, quando chegar o tempo que Ele designou, veremos cair as muralhas da mesma maneira que caíram as muralhas de Jericó no sétimo dia.

Israel recebeu um aviso que todos podem entender: a cidade estava amaldiçoada. Somente Raabe e sua família seriam poupadas como resultado da fé por ela demonstrada.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário