quinta-feira, 17 de junho de 2010

1 Coríntios 15.49

18 de Junho

"E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." 1 Coríntios 15.49

Onde você estará na eternidade? Isso depende unicamente da sua posição em relação a Jesus. Aquele que ama a Jesus e O segue como Cordeiro de Deus, esse também alcançará o alvo. Seu último dia aqui na terra, portanto, será o seu primeiro dia na eternidade com Jesus. O que acontecerá nesse dia? Primeiramente a grande mudança. Por ocasião da sua morte ou na vinda de Jesus você se muda de sua casa terrena e entra na casa do Pai onde há muitas moradas. Não esqueçamos: vivemos aqui em nossa casa terrena em prontidão aguardando a chamada que pode ocorrer muito de repente. Um "prazo" só ocorre raramente. Portanto, quando você tiver de sair repentinamente da sua casa terrena, não estará "na rua", pois o próprio Jesus preparou uma morada para você, desde que você O siga de coração. Ele já foi adiante de nós e nos garante na Sua Palavra: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito." Como é maravilhoso sabermos: há uma morada preparada para mim, prometida pelo próprio Senhor Jesus!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 44:22

Quinta-feira 17 Junho

Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem (Isaías 44:22).

Névoa e nuvens

Como é angustiante dirigir na névoa! Nem mesmo a luz dos faróis parece penetrá-la. A névoa esconde todo o contato com o meio que nos cerca. Perdemos o referencial da nossa posição, pois não há como determinar onde estamos. As nuvens por outro lado, escondem o brilho do céu. Nem a luz do sol nem a das estrelas fica visível.

Os nossos pecados são como as nuvens e a névoa. Qualquer contato com Deus se torna difícil. Deus não é o responsável se o pecado escurece tudo em nossa vida. De fato, se não permanecer­mos na luz divina, as coisas serão sombrias e desanimadoras.

Como a situação muda quando nos voltamos para Deus e confessamos nossos pecados a Ele! Quem se aproxima dEle com essa atitude, colocando sua confiança no Redentor, Jesus Cristo, pode reivindicar para si a promessa do versículo acima.

Que alívio sentimos quando as nuvens vão embora e a luz do sol brilha, ou quando a névoa se desfaz e conseguimos ver perfeita­mente. Porém, indescritível é o júbilo quando as nuvens e a névoa de nossa culpa são dissipadas pelo sangue do Senhor Jesus e já não mais nos impedem de desfrutar da presença de Deus.

Não podemos evitar dias nublados e nebulosos, mas podemos, sim, evitar que isso aconteça em nosso relacionamento com Deus. Temos de alinhar nossa conduta à Palavra de Deus e confessar nossos pecados. Essa é a única maneira de manter a alegria da comunhão com o Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.1-2

17 de Junho

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas..." João 14.1-2

Como será maravilhoso quando chegaremos à casa do Pai! Em nossa vida há muitos "primeiros dias" dos quais todos nós nos lembramos: o primeiro dia na escola, o primeiro dia no emprego, etc. Todos esses são dias inesquecíveis, especialmente o primeiro dia na nossa vida espiritual, o dia da conversão, que sempre deve ser uma lembrança viva para nós. Mas você jamais deveria dizer: "O primeiro dia depois da minha conversão foi o dia mais glorioso da minha vida". Pois essa glória, esse amor ardente que você tinha logo que se converteu você precisa também agora. Você tem hoje o mesmo Salvador que teve naquela oportunidade! As Escrituras dizem: "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre." O primeiro dia que você passará na eternidade será o seu último dia sobre esta terra! Essa grandiosa realidade não deve ser ignorada. Não é em vão que o salmista diz: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Os tolos que vivem e se comportam nessa vida como se fossem viver eternamente são cegos, pois todos nós passaremos para a eternidade, e isso muitas vezes acontece repentina e inevitavelmente. Esse dia "X" será nosso último dia aqui sobre a terra e o primeiro dia na eternidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 12:22-37

Mateus 12.22-37

22 Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.
23 E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?
24 Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios.
25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
26 Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?
27 E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.
28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
29 Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa.
30 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
31 Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
32 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe -á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
35 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;
37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.


Mateus 12:22-37

Os fariseus odiavam o Senhor Jesus porque tinham inveja de Seu poder e de Sua autoridade sobre as multidões. Eles contestam a origem desse poder, pois os milagres, que eram evidentes, não podiam ser refutados. Como já fizeram antes (cap. 9:34; 10:25), eles agora atribuem ao príncipe dos demônios o poder do Espírito Santo que Deus deu a Seu Amado (v. 18; compare Marcos 3:29-30). Esta foi blasfêmia contra o Espírito Santo, um pecado que não pode ser perdoado. Não, pelo contrário, a obra do Senhor era justamente a prova de Sua vitória sobre Satanás, o "valente". Valendo-Se da Palavra de Deus, Ele já o havia "amarrado" lá no deserto (ler cap. 4:3-10), e agora lhe tirava os prisioneiros que mantinha cativos (Isaías 49:24-25). Depois o Senhor mostra aos fariseus que eles mesmos estavam sob o domínio de Satanás: eram árvores más produzindo frutos maus.

"Porque a boca fala do que está cheio o coração" (v. 34). Se for Cristo Quem preenche o nosso coração, é impossível para nós não falarmos dEle (Salmo 45:1). De maneira inversa, os maus pensamentos, ocultos no interior de nosso ser, chegarão mais cedo ou mais tarde a nossos lábios. E o nosso trecho termina recordando que de toda a palavra, mesmo da mais insignificante, teremos de prestar contas um dia.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 26:15-30

Êxodo 26:15-30

15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente.
16 O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
17 Dois encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
18 E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para o lado meridional.
19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
20 Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
21 Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua,
22 E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados.
24 E por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas; ambas serão por tábuas para os dois cantos.
25 Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo da outra tábua.
26 Farás também cinco travessas de madeira de acácia, para as tábuas de um lado do tabernáculo,
27 E cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para o ocidente.
28 E a travessa central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
29 E cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para passar por elas as travessas; também as travessas as cobrirás de ouro.
30 Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.


Êxodo 26:15-30
Os três lados do Tabernáculo eram feitos de tábuas de madeira de acácia, revestidas de ouro e colocadas verticalmente sobre bases de prata. Uma figura de almas salvas, firmemente estabelecidas na redenção da qual a prata fala claramente, e de justiça divina (o ouro) na superfície, cuja finalidade é demonstrar o caráter divino, o qual deve ser agora manifestado. Mas, a fim de que as tábuas se conservassem unidas e suportassem o vento do deserto, era ainda necessário que tivesse encaixes, os quais nos levam a pensar em tudo o que une os filhos de Deus: por exemplo, os ternos vínculos fraternais de amor. Que encorajamento para um jovem crente ter um irmão ou amigo com quem falar de suas dificuldades e com quem ajoelhar e orar a Deus! Acima de tudo, "um só Espírito" une todos os salvos do Senhor de tal maneira que permaneçam "bem ajustados e consolidados", para que possam resistir a "todo vento de doutrina" e aos esforços do inimigo para fazê-los tropeçar (Efésios 4:2-4; 14-16; veja também 1 Coríntios 10:12). Finalmente, observe em particular aquilo que caracterizava os cantos das tábuas: elas estavam perfeitamente ajustadas (v. 24; veja João 17:21 e 1 Coríntios 1:10). Um elo mútuo com o Senhor é o que consolida os vínculos de comunhão entre os cristãos.

Que DEUS abençoe a todos.