quinta-feira, 17 de junho de 2010

Êxodo 26:15-30

Êxodo 26:15-30

15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente.
16 O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
17 Dois encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
18 E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para o lado meridional.
19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
20 Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
21 Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua,
22 E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados.
24 E por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas; ambas serão por tábuas para os dois cantos.
25 Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo da outra tábua.
26 Farás também cinco travessas de madeira de acácia, para as tábuas de um lado do tabernáculo,
27 E cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para o ocidente.
28 E a travessa central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
29 E cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para passar por elas as travessas; também as travessas as cobrirás de ouro.
30 Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.


Êxodo 26:15-30
Os três lados do Tabernáculo eram feitos de tábuas de madeira de acácia, revestidas de ouro e colocadas verticalmente sobre bases de prata. Uma figura de almas salvas, firmemente estabelecidas na redenção da qual a prata fala claramente, e de justiça divina (o ouro) na superfície, cuja finalidade é demonstrar o caráter divino, o qual deve ser agora manifestado. Mas, a fim de que as tábuas se conservassem unidas e suportassem o vento do deserto, era ainda necessário que tivesse encaixes, os quais nos levam a pensar em tudo o que une os filhos de Deus: por exemplo, os ternos vínculos fraternais de amor. Que encorajamento para um jovem crente ter um irmão ou amigo com quem falar de suas dificuldades e com quem ajoelhar e orar a Deus! Acima de tudo, "um só Espírito" une todos os salvos do Senhor de tal maneira que permaneçam "bem ajustados e consolidados", para que possam resistir a "todo vento de doutrina" e aos esforços do inimigo para fazê-los tropeçar (Efésios 4:2-4; 14-16; veja também 1 Coríntios 10:12). Finalmente, observe em particular aquilo que caracterizava os cantos das tábuas: elas estavam perfeitamente ajustadas (v. 24; veja João 17:21 e 1 Coríntios 1:10). Um elo mútuo com o Senhor é o que consolida os vínculos de comunhão entre os cristãos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário