sábado, 3 de setembro de 2011

Rute 1:6; Lucas 15:17

Sábado 3 Setembro

Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

(Rute 1:6; Lucas 15:17).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE RUTE (Leia Rute 1:1-14)
Como um raio de luz em meio às sombras do livro de Juízes, Deus nos presenteia com a história de Rute. Esse belo relato nos ensina que a fé pessoal pode existir em qualquer idade, em qualquer nação, e que Deus está sempre pronto a fazer proezas em resposta a esse tipo de fé.

No dias dos juízes, vemos um homem, Elimeleque, o qual fez, como todos estavam fazendo, o que “parecia direito aos seus olhos”. Ele deixou a herança do Senhor e foi morar com a família na terra de Moabe ou, em outras palavras, entre os inimigos de seu povo. Nada ganhamos ao nos afastar do Senhor. O resultado é morte, lágrimas, tristeza e amargura. Então vemos Noemi, uma viúva, com suas duas noras, também viúvas, fazendo o caminho de volta. Foi um triste retorno? Certamente. Porém, é um retorno feliz para quem está no final de seus próprios recursos e decide voltar-se de todo coração para Deus. Da mesma maneira, o filho pródigo na terra distante lembrou-se do lugar onde tinha comida em abundância; ele se levantou e retornou para a casa do pai (compare o versículo 6 com Lucas 15:17). Isso é chamado de conversão. Será que todos os nossos leitores conhecem o significado dessa palavra por experiência própria?

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 2.18

3 de Setembro

"Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados." Hebreus 2.18

Você está desanimado? Somente Jesus pode lhe ajudar, pois Ele, o Rei dos reis, a Majestade suprema, identificou-se com você no seu desânimo, pois Ele mesmo passou por isso.

Você está solitário? Somente Jesus pode lhe ajudar, porque Ele se identificou com você na sua solidão. Ele foi abandonado pelos seus melhores amigos.

Você acha que as suas tentações são pesadas demais? Novamente só Jesus pode lhe ajudar, porque Ele se identificou com as suas tentações. Ele conhece os piores desafios que se aproximam de você, e Ele tem compaixão, não como um estranho, mas como alguém que viveu e sofreu muito mais profundamente, e que acima de tudo venceu!

Só Jesus pode lhe ajudar porque Ele se identificou com você em sua vergonha. Em sua vida há pecados escondidos, pelos quais você se envergonharia até à morte se fossem revelados? Mas Jesus foi até o extremo, Ele se identificou com você em sua vergonha: "...suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia..."

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 2.17-18

2 de Setembro

"Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados." Hebreus 2.17-18

Hoje em dia, muitos, em seu desespero, buscam ajuda nas mais diversas fontes. Alguns lutam por segurança na sua instabilidade. Doentes mentais procuram ajuda com o psiquiatra, mas não encontram a ajuda verdadeira. E por que não? Porque ajuda exterior não traz ajuda interior! Seu problema não é exterior, mas interior, no seu coração, e por isso somente Jesus pode lhe ajudar! Ele pode ajudar porque se tornou semelhante a você e a mim. Pois Ele se identificou interiormente com o seu pecado: "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." Isto quer dizer que Jesus Cristo, na cruz do Calvário, se identificou completamente com os nossos pecados, com a nossa natureza corrupta.

Você tem medo da morte? O Senhor Jesus se identifica com o seu medo da morte, pois, ao morrer, Ele, o Eterno, tomou o poder da morte daquele que o possuía, ou seja, o diabo. Por isso: somente Jesus pode lhe ajudar!

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 8:34-36

Sexta-feira 2 Setembro

Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

(Marcos 8:34-36).

QUAIS SÃO NOSSAS GRANDES PEDRAS?
Um professor que estava dando um curso sobre organização do tempo usou a seguinte ilustração: pegou um balde vazio e o encheu de pedras. Então perguntou: – O balde está cheio? – Sim, responderam os alunos. Depois colocou vários quilos de cascalho até preencher todo o balde. – Está cheio agora? – Sim, é claro! Será mesmo?, disse ele tirando de um saco outros vários quilos de areia fina, que penetrou nos lugares vazios deixados pelo cascalho e pedras.

– Que grande verdade nos ensina essa pequena experiência?, perguntou aos estudantes.

Um deles arriscou: – Que em nossa agenda cabe mais coisas que pensamos. Sempre se pode acrescentar algo.

– Depende do que você acrescenta. Sim, amigos, pensem um momento. Se eu tivesse começado pela areia e pelo cascalho, as pedras grandes não teriam lugar no balde. Eu quero que percebam que na vida se deve começar colocando o essencial: nosso relacionamento com Deus, com nosso cônjuge, com nossos filhos, etc. Por outro lado, preferir as distrações e as futilidades é como encher o fundo do balde com areia e cascalho; é impossível colocar as pedras grandes! Com o quê vocês têm enchido o balde de sua vida?

É uma boa pergunta! Com o quê você, querido leitor, têm enchido o seu balde?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 2:19; 2 Timóteo 3:15-16

Quinta-feira 1 Setembro

Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

As sagradas Escrituras… podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça

(2 Pedro 2:19; 2 Timóteo 3:15-16).

LIBERDADE FALSA E LIBERDADE VERDADEIRA
Desde os anos 60, um grande vento de liberdade sopra nos países ocidentais. Cada um quer ser independente e julgar todas as coisas por si mesmo. Toda regra moral, todo imperativo que, por menor que seja, poderia limitar a liberdade é cada vez menos suportado. A única necessidade imperiosa parece ser a felicidade presente e individual.

Para onde isso conduz? A um mundo mais egoísta ainda. A solidariedade que era a força das famílias e nações no passado desaparece com a agitação cotidiana. Em lugar da tão sonhada realização pessoal existem frustrações, competições insanas por resultados, medo e opressão.

É fácil constatar que a nossa sociedade perdeu o rumo. Está descontrolada e caminhando para a destruição. A liberdade não está na independência egoísta, mas no respeito às ordens de Deus. Todos têm de saber que somente encontrarão a liberdade quando forem libertos por Jesus Cristo. A verdadeira liberdade passa pela aceitação da autoridade de Deus. A harmonia não está na independência. Somente desfrutaremos da paz interior ao recebermos o Senhor Jesus como nosso Salvador. Tudo o que estiver fora disso são apenas promessas vãs de uma liberdade falsa!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 6.11


1 de Setembro

"...Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." 1 Coríntios 6.11

A pessoa que aceitou a Jesus é, através do novo nascimento, pura e justa diante do Senhor. Mas o mesmo Paulo que escreveu as palavras acima também diz: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum." Isso não é uma contradição? Não! Paulo enfatiza em 2 Coríntios 4.7: "...para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós." Como filhos de Deus, vivemos constantemente neste campo de tensão. Por um lado, somos confrontados diariamente com o fato de que em nós não há bem nenhum. Por outro lado, está à nossa disposição o superabundante poder de Deus. Mas como este poder de Deus se torna ativo em nossa vida? Por meio da obediência pela fé. Quanto mais somos tentados e na tentação confirmamos a vitória do Senhor em nossas vidas por fé e obediência, mais o Senhor é louvado e glorificado. Caso contrário, como poderíamos experimentar a realidade da vitória de Jesus se a presença do pecado estivesse afastada de nós? Mas, apesar da carne pecaminosa, jubilamos diante do inimigo: "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo." Este é o verdadeiro combate da fé – quem dele participa um dia será coroado!

Que DEUS abençoe a todos.