quinta-feira, 18 de junho de 2009

ADVERTÊNCIA INÚTIL

Sexta-feira 19 Junho

Eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Mas, quando vier isto [o juízo] (eis que está para vir), então, saberão que houve no meio deles um profeta (Ezequiel 33:32-33).

ADVERTÊNCIA INÚTIL

Um motorista avançava a 40 km/h por uma estrada coberta de densa neblina. De repente, ele se assustou. Viu duas luzes vermelhas e freou bruscamente. Mas já era tarde demais! Ouviu-se um barulho, vidros estilhaçados, e depois… o silêncio. Muito confuso, desceu do carro e o que viu? O caos! Pelo menos três veículos haviam se chocado com um caminhão tombado na pista.

Era necessário advertir aos veículos que se aproximavam. Voltou correndo para a margem da estrada e fez sinais com os braços ao condutor que vinha no mesmo sentido. Este o ignorou e poucos segundos depois, outro barulho de colisão foi ouvido.

Então o homem tirou o casaco e agitou para advertir outro veiculo. O motorista viu o sinal, desprezou a advertência e prosseguiu seu caminho. E de novo mais uma colisão! Aquele homem que estava avisando aos outros se sentia impotente; contudo, ao ver mais luzes se aproximando, voltou a sacudir seu casaco. Mas os jovens ocupantes do veículo o saudaram e seguiram caminho…

Esse incidente nos lembra de Noé, que, ao construir a arca, tinha advertido seus contemporâneos sobre o dilúvio vindouro. Porém aquele povo não fez caso e pereceram no juízo divino. Hoje a Bíblia anuncia o juízo vindouro e exorta todos os seres humanos a crer no Senhor Jesus a fim de serem salvos. Porém, infelizmente, são poucos os que respondem adequadamente. Quando as conseqüências eternas vêm, já é tarde demais!

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.22

19 de Junho

"Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar." João 16.22

O primeiro dia na eternidade nos traz a resposta final a todas as nossas perguntas não respondidas aqui na terra. Jesus disse em relação a isso: "Naquele dia nada me perguntareis." E por que não? Porque o próprio Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado, será a resposta a todas as perguntas! De maneira nenhuma podemos explicar isso logicamente, pois esse mistério está oculto no Calvário. O Calvário é a grande, maravilhosa e estranha resposta de Deus a todas as berrantes injustiças e a todos os absurdos; é a explicação para os caminhos penosos que você tem que seguir e experimentar aqui na terra. No nosso último dia aqui, quando nossos olhos se fecharem, no mesmo momento eles se abrirão na eternidade e verão o que aqui nunca puderam ver. Este primeiro dia na eternidade nos trará ainda muito mais, ou seja, trará o fim de todas as nossas fadigas físicas, pois temos a promessa: "...o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as cousas."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23:50-56 e 24:1-12

Lucas 23.50-56

50 E eis que certo homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo
51 (que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros), natural de Arimatéia, cidade dos judeus, e que esperava o reino de Deus,
52 tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus,
53 e, tirando -o do madeiro, envolveu -o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.
54 Era o dia da preparação, e começava o sábado.
55 As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado.
56 Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.

Lucas 24.1-12

1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.
2 E encontraram a pedra removida do sepulcro;
3 mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes.
5 Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive?
6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,
7 quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.
8 Então, se lembraram das suas palavras.
9 E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam.
10 Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.
11 Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.
12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.


Lucas 23:50-56 e 24:1-12

A intervenção de José de Arimatéia mostra-nos que a graça havia alcançado este homem, um dos ricos dos quais repetidas vezes é feito menção no Evangelho de Lucas (18:24; Mateus 27:57) e que também era um dos principais do povo. Este discípulo fora especialmente preparado para o serviço que agora realiza: o de sepultar o corpo do Senhor, segundo Isaías 53:9. Em seguida, o Espírito apresenta-nos essas mulheres devotas e repete-nos que elas acompanharam o Senhor desde a Galiléia (v. 49, 55). Estiveram presentes no Calvário. Depois, com mais amor do que entendimento, prepararam aromas para ungir o corpo d'Ele. Por último, na manhã do primeiro dia da semana, vemo-las indo ao sepulcro, onde ocorre um maravilhoso encontro. Dois anjos estão ali para lhes anunciar que os preparativos são desnecessários: Aquele que elas buscam já não está mais no túmulo; Ele ressuscitou.

A experiência cristã de muitos filhos de Deus não vai além da cruz. A estranha pergunta do versículo 5 poderia ser feita a eles também: "Por que buscais entre os mortos ao que vive?" Queridos amigos, alegremo-nos! O Senhor Jesus não é somente um Salvador que morreu na cruz pelos nossos pecados. Ele está vivo para todo o sempre (Apocalipse 1:18), e nós vivemos com Ele (João 14:19).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23.33-49

Lucas 23.33-49

33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.
34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
35 O povo estava ali e a tudo observava. Também as autoridades zombavam e diziam: Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido.
36 Igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram-lhe vinagre, dizendo:
37 Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.
38 Também sobre ele estava esta epígrafe em letras gregas, romanas e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu -o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?
41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
44 Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona.
45 E rasgou-se pelo meio o véu do santuário.
46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
47 Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente, este homem era justo.
48 E todas as multidões reunidas para este espetáculo, vendo o que havia acontecido, retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos.
49 Entretanto, todos os conhecidos de Jesus e as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia permaneceram a contemplar de longe estas coisas.


Lucas 23:33-49

O Senhor Jesus é levado ao sinistro lugar chamado Caveira, onde é crucificado entre dois malfeitores. "Pai, perdoa-lhes...". Esta é a Sua sublime resposta a todo o mal que os homens Lhe fazem (compare com 6:27). Se eles se arrependessem, o seu crime - o maior da história da humanidade - seria expiado pela Sua própria morte.

Na cruz onde todos estão presentes, desde as autoridades (v. 35) até o malfeitor (v. 39), revela-se descaradamente toda a maldade do coração humano: olhares cínicos, provocações, injúrias, grosserias... mas é ali que surge um maravilho diálogo entre o Salvador crucificado e o outro malfeitor que está convencido de seu pecado (v. 41). Iluminado por Deus, ele discerne no Homem maltratado, coroado com espinhos, que vai morrer ao seu lado, uma vítima santa, um Rei glorioso (v. 42). E recebe uma promessa de valor inestimável (v. 43). Assim, na própria cruz, o Senhor já pôde gozar do primeiro fruto do terrível trabalho de Sua alma.

Depois das três últimas horas de trevas impenetráveis, o Senhor Jesus reata com Deus a comunhão interrompida durante o abandono que acaba de atravessar. E em plena serenidade Ele entrega Seu espírito nas mãos de Seu Pai. A morte do Justo é para Deus a oportunidade de dar um último testemunho por meio do centurião romano (v. 47).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 21:1-15

1 Samuel 21:1-15

1 ENTÃO veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?
2 E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar.
3 Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar.
4 E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres.
5 E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso.
6 Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse.
7 Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o Senhor, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.
8 E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado.
9 E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma.
10 E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
11 Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
12 E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
13 Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.
14 Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
15 Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?


1 Samuel 21:1-15

A vida de peregrinação de Davi estava prestes a começar. Ele vai a Nobe procurar o sacerdote Aimeleque.

O Senhor relembra esse episódio aos judeus para provar que tudo (incluindo a lei) teria de estar sujeito ao Messias, do qual Davi era um tipo (Marcos 2:25-26).

Antes de enfrentar nossas dificuldades, antes de nos ocuparmos com qualquer coisa que seja, devemos ir a Jesus, nosso grande Sumo Sacerdote. Peçamos a Ele o pão e a espada. Sua Palavra, recebida e assimilada, nos suprirá com fé.

Infelizmente, agora ouvimos uma mentira vinda dos lábios de Davi (v. 2). Depois, outra falha: ele procura refúgio entre os inimigos de Israel e se finge de louco diante de Aquis, príncipe dos filisteus. Que triste cena! Ele não era o ungido do Senhor, o que vencera Golias, anteriormente uma figura do Senhor Jesus?

É triste quando os cristãos esquecem que são representantes de Cristo e agem diante do mundo como se fossem loucos!

Mas é confortador ler no título do Salmo 34 que, depois desse erro, Davi foi restaurado e pôde compor esse salmo com a ajuda do Espírito. “Bendirei o SENHOR em todo o tempo” (Salmo 34:1).



Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 20:24-42

1 Samuel 20:24-42

24 Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a lua nova, assentou-se o rei para comer pão.
25 E, assentando-se o rei, como das outras vezes, no seu assento, no lugar junto à parede, Jônatas se levantou, e assentou-se Abner ao lado de Saul; e o lugar de Davi apareceu vazio.
26 Porém naquele dia não disse Saul nada, porque dizia: Aconteceu-lhe alguma coisa, pela qual não está limpo; certamente não está limpo.
27 Sucedeu também no outro dia, o segundo da lua nova, que o lugar de Davi apareceu vazio; disse, pois, Saul a Jônatas, seu filho: Por que não veio o filho de Jessé nem ontem nem hoje a comer pão?
28 E respondeu Jônatas a Saul: Davi me pediu encarecidamente que o deixasse ir a Belém.
29 Dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossa linhagem tem um sacrifício na cidade, e meu irmão mesmo me mandou ir; se, pois, agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que me deixes partir, para que veja a meus irmãos; por isso não veio à mesa do rei.
30 Então se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da mulher perversa e rebelde; não sei eu que tens escolhido o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha da nudez de tua mãe?
31 Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia, e traze-mo nesta hora; porque é digno de morte.
32 Então respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer? Que tem feito?
33 Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi.
34 Por isso Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa; e no segundo dia da lua nova não comeu pão; porque se magoava por causa de Davi, porque seu pai o tinha humilhado.
35 E aconteceu, pela manhã, que Jônatas saiu ao campo, ao tempo que tinha ajustado com Davi, e um moço pequeno com ele.
36 Então disse ao seu moço: Corre a buscar as flechas que eu atirar. Correu, pois, o moço, e ele atirou uma flecha, que fez passar além dele.
37 E, chegando o moço ao lugar da flecha que Jônatas tinha atirado, gritou Jônatas atrás do moço, e disse: Não está porventura a flecha mais para lá de ti?
38 E tornou Jônatas a gritar atrás do moço: Apressa-te, corre, não te demores. E o moço de Jônatas apanhou as flechas, e veio a seu senhor.
39 E o moço não entendeu coisa alguma; só Jônatas e Davi sabiam deste negócio.
40 Então Jônatas deu as suas armas ao moço que trazia, e disse-lhe: Anda, e leva-as à cidade.
41 E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.
42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.


1 Samuel 20:24-42

Como se pode explicar o amor mútuo entre Jônatas e Davi? Entre ambos havia um estreito laço que os unia – a mesma fé. Cada um deles demonstrou tal fé vencendo por si mesmo os filisteus.

E por ter essa “preciosa fé” em comum é que os cristãos reconhecem e amam uns aos outros (2 Pedro 1:1). Lembremos disso quando escolhermos nossos amigos. Para nós, como filhos de Deus, não é possível ter uma amizade íntima e verdadeira com pessoas que não compartilham da mesma fé no Senhor Jesus Cristo.

Mais uma vez, Jônatas, não sem risco, age como advogado de Davi junto a seu pai, Saul. O rei, incrédulo, tinha esquecido da sentença divina sobre si mesmo (13:13-14). E, apesar disso, queria assegurar que seu filho o sucedesse no trono (v. 31). Jônatas parecia agir contra seus próprios interesses. Isso é um sinal do verdadeiro amor (1 Coríntios 13:5). Mesmo após seu pai tentar matar ao próprio filho também, Jônatas se irou por causa do ódio do pai contra Davi, e não contra si mesmo (v. 34). Queridos amigos, será que o ódio do mundo contra o Senhor Jesus nos comove mais que os erros cometidos contra nós mesmos?



Que DEUS abençoe a todos.

O PILOTO JAPONÊS

Quinta-feira 18 Junho
Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lucas 23:34).

O PILOTO JAPONÊS

Em 1941, Mitsuo Fuchida, piloto da força aérea japonesa, anunciou aos seus superiores por rádio o sucesso do ataque surpresa à base norte-americana de Pearl Harbour. Cerca de quatro anos depois, após a derrota das forças do Eixo, não restou aos japoneses outro remédio senão capitular.

Fuchida decidiu escrever um livro e acusar os EUA de crimes de guerra. Por isso, ao final da guerra, começou a investigar a situação dos prisioneiros de guerra japoneses. Então obteve informações sobre benfeitores cuja disposição para perdoar, apesar das severas represálias por parte dos japoneses, o surpreendeu.

Por exemplo, havia o caso de uma jovem que visitava os prisioneiros e os ajudava sem qualquer interesse. Quando os soldados perguntaram o motivo dela agir assim, a moça respondeu: “Porque meus pais foram assassinados pelo exército japonês”. Isso aconteceu na ocupação da Filipinas, onde os pais dela trabalhavam como missionários.

Quando Fuchida soube que ela era cristã e que sua conduta estava baseada na Bíblia, começou a ler o Novo Testamento. Logo encontrou versículos como o de hoje. Reconheceu que era pecador e recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador. A partir de então dedicou sua vida para pregar as boas novas da salvação em Cristo por vários países.

Não importa quanta crueldade, sofrimento ou dor nos atinjam, a maior marca que podemos deixar e a maior obra que podemos fazer neste mundo é amar o próximo, e principalmente os inimigos. Para isso os cristãos foram chamados. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.49

18 de Junho

"E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." 1 Coríntios 15.49

Onde você estará na eternidade? Isso depende unicamente da sua posição em relação a Jesus. Aquele que ama a Jesus e O segue como Cordeiro de Deus, esse também alcançará o alvo. Seu último dia aqui na terra, portanto, será o seu primeiro dia na eternidade com Jesus. O que acontecerá nesse dia? Primeiramente a grande mudança. Por ocasião da sua morte ou na vinda de Jesus você se muda de sua casa terrena e entra na casa do Pai onde há muitas moradas. Não esqueçamos: vivemos aqui em nossa casa terrena em prontidão aguardando a chamada que pode ocorrer muito de repente. Um "prazo" só ocorre raramente. Portanto, quando você tiver de sair repentinamente da sua casa terrena, não estará "na rua", pois o próprio Jesus preparou uma morada para você, desde que você O siga de coração. Ele já foi adiante de nós e nos garante na Sua Palavra: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito." Como é maravilhoso sabermos: há uma morada preparada para mim, prometida pelo próprio Senhor Jesus!

Que DEUS abençoe a todos.