quarta-feira, 12 de agosto de 2009

João 3.16

13 de Agosto

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16

Vivemos hoje em dia neste mundo como sobre um vulcão que a qualquer momento pode expelir sua massa de lava incandescente. Jesus se referiu à nossa época quando disse: "...haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." O homem de hoje é cada vez mais dominado pelo medo do futuro. Por isso existem tantas pessoas depressivas; os psiquiatras têm grande afluência de clientes. O ser humano tem um coração dividido e carrega em si uma tendência à desunião, à separação. De fato não existe nada de novo debaixo do sol! Já no jardim do Éden aconteceu a primeira divisão espiritual. O pecado é o elemento que separa o homem de Deus, mas, em Seu grande amor, Deus não deixou a humanidade simplesmente entregue nas mãos de Satanás. A morte sacrificial de Seu Filho liberou poderosas energias renovadoras, de modo que Paulo podia escrever cheio de triunfo aos crentes de Roma: "...mas onde abundou o pecado, superabundou a graça."

Que DEUS abençoe a todos.

Jó 38:25-27

12 de agosto Quarta

Beleza Natural
Quem é que abre um canal para a chuva torrencial, e um caminho para a tempestade trovejante, para fazer chover na terra em que não vive nenhum homem, no deserto onde não há ninguém, para matar a sede do deserto árido e nele fazer brotar vegetação? Jó 38:25-27.

Aquele que estabeleceu os fundamentos da Terra, que decorou os céus e colocou as estrelas em ordem; Aquele que vestiu a Terra com um tapete vivo, e o embelezou com flores encantadoras de toda cor e variedade, deseja que Seus filhos apreciem as Suas obras e se deleitem na singela e serena formosura com que adornou seu lar terrestre. Deus deseja que Seus filhos apreciem as Suas obras e se deleitem na singela e serena formosura com que adornou nosso lar terrestre.

Cristo procurava desviar a atenção de Seus discípulos do artificial para o natural: “Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?” (Mt 6:30). Por que não atapetou nosso Pai celestial, a terra com marrom ou cinza? Ele escolheu a cor mais repousante, a mais adequada aos sentidos. Como alegra o coração e refrigera o espírito cansado olhar a terra revestida de vivo verdor! Sem essa cobertura, o ar ficaria cheio de pó, e o solo se assemelharia a um deserto. Cada haste de relva, cada botão a desabrochar e cada flor – tudo é um sinal do amor de Deus, e nos deveria ensinar uma lição de fé e confiança nEle. Cristo nos chama a atenção a sua natural beleza, e assegura-nos que os mais suntuosos trajes do maior dos reis que já empunharam um cetro terreno, não eram iguais aos da mais humilde flor. [...]

Eu lhe apresento Cristo e este crucificado. Dê a Ele os melhores sentimentos do seu coração. Dê a Ele seu intelecto; pois Lhe pertence. Dê a Ele o talento de seus recursos e influência; estes lhe foram apenas emprestados para serem aperfeiçoados. [...]

Não há salvação exceto a que vem através de Cristo. Ele veio à Terra para levantar o caído. Com Seu braço humano Ele abraça a humanidade, enquanto alcança o trono infinito com Seu braço divino, conectando assim os seres humanos finitos com o Deus infinito, e unindo a Terra ao Céu.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 2:1-2

Quarta-feira 12 Agosto
Quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado (1 Coríntios 2:1-2).

QUEM É JESUS?
Foi um judeu, carpinteiro humilde que só fez o bem, mas que foi condenado à morte. Contudo, marcou profundamente a história da humanidade. Alguns O classificam de sábio, outros de mestre e outros de profeta. Como foi possível que esse homem pobre, que vivia em uma cidade desprezada no país de Israel, que jamais escreveu um livro sequer nem procurou se impor pela força Se tornasse o homem mais conhecido e admirado da História? Por que, ainda hoje, tantas pessoas estão dispostas a segui-Lo, às vezes com o sacrifício da própria vida? Simplesmente porque Ele é, de fato, o que afirmava ser.

Através dos séculos, milhões de homens e mulheres têm descoberto, por meio de um relacionamento pessoal com Jesus, alguém infinitamente maior que um mestre ou profeta. Ao escutar e receber Sua mensagem, O reconheceram pelo que Ele é: inteiramente Deus e inteiramente homem, plenamente Amor e plenamente Verdade. Eles O reconheceram como seu Salvador. Sua vida, Sua morte, Sua ressurreição, Sua mensagem e Sua pessoa lhes deram um novo sentido para viverem.

Querido leitor, você também pode descobrir o Homem Deus. Ele não lhe dirá necessariamente o que você anseia ouvir, mas o que precisa saber. Ele não quer lhe julgar, quer lhe salvar. Leia o evangelho, as boas notícias de Deus para sua vida! Creia em Jesus Cristo, o Salvador. Receba-o como seu Salvador pessoal e desenvolva um relacionamento vivo com Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.1

12 de Agosto

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." João 14.1

Hoje em dia milhões de pessoas são vítimas do medo. Existem tipos de medo que um pode causar ao outro por meio de palavras injustas. Enfermidades e ameaças de perigo também podem causar medo. A situação política mundial, principalmente aquilo que o futuro pode trazer, produz fortes neuroses de medo. O medo é atiçado de maneira impressionante pelos meios de comunicação. A maioria das pessoas sofre de um medo que não se pode definir. Você também padece desse pavor? Você sente um medo que o absorve e consome totalmente? Esse medo o joga de um lado para o outro? Sente medo pela manhã, medo à tarde, medo à noite? De onde vem isso? A definição desse medo é: pecados não perdoados. Esse medo só tem uma explicação, que poderia se chamar "culpa não expiada". O primeiro e único mandamento do espírito da época em que vivemos diz: "Tenha medo!" Mas existe Alguém que venceu o mundo, e com isso venceu todo o medo: Jesus, que disse repetidas vezes: "Não temas." Por meio dessas linhas, Ele o convida a vir a Ele com todos os seus temores. Por favor, venha à luz, venha a Jesus! Confesse a Ele sua culpa, e Seu sangue o purificará de todos os pecados, de modo que possa jubilar com o salmista: "Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento."

Que DEUS abençoe a todos.

João 20.19-31

João 20.19-31

19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.
31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.


João 20:19-31

É a noite de um maravilhoso primeiro dia da semana. Conforme havia prometido, o Senhor se apresenta em meio de Seus discípulos reunidos (14:19). Ele mostra-lhes as Suas mãos e o Seu lado perfurado, "provas incontestáveis" de que foi feita a paz deles com Deus (Atos 1:3). Sopra neles nova vida (compare Gênesis 2:7; 1 Coríntios 15:45) e lhes envia a pregar o perdão dos pecados a todos os que crerem (v. 23).

Tomé estava ausente naquele domingo. E quando os demais discípulos lhe declaram: "Vimos o Senhor", o seu coração permaneceu frio e incrédulo. Quantos dos filhos de Deus se privam das preciosas reuniões ao redor do Senhor Jesus com semelhantes pensamentos... talvez porque, no fundo de seus corações, eles não crêem em Sua presença. Tomé representa aqui o remanescente judeu que, ao vê-LO mais tarde, reconhecerá o seu Senhor e o seu Deus. Eles perguntarão: "Que feridas são essas nas tuas mãos?" (Zacarias 13:6). Mas a porção bem-aventurada dos redimidos nesta presente época deve crer mesmo sem ver (1 Pedro 1:8). Para este fim "foram escritas" estas coisas, não apenas para serem lidas mas também para serem cridas. A nossa fé, fundada sobre as Escrituras, deve se agarrar Àquele que dá a vida: o Filho de Deus (v. 21).

Que DEUS abençoe todos.

João 20.1-18 ( mensagen de nº 1000 - Amém)

João 20.1-18

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.
2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.
3 Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.
4 Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro;
5 e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou.
6 Então, Simão Pedro, seguindo -o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis,
7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte.
8 Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
9 Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.
10 E voltaram os discípulos outra vez para casa.
11 Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,
12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus.
15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!
17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.


João 20:1-18

A primeira pessoa que se apressa a ir à sepultura nessa gloriosa manhã da ressurreição é Maria Madalena, a mulher de quem o Senhor tinha expulsado sete demônios (Marcos 16:9). Porém alguém esteve ali antes que ela, visto que a pedra da sepultura já tinha sido removida. Ela leva a notícia a Pedro e a João, os quais vão correndo à sepultura e encontram a surpreendente prova da ressurreição... e voltam às suas casas. Mas Maria não pôde ir. Ela está tão determinada a encontrar o seu amado Senhor (v. 13) que nem parece se surpreender com a presença dos anjos.

O Senhor Jesus não pode deixar semelhante afeto sem resposta. E o que faz vai além das expectativas de Maria! É um Salvador vivo que se aproxima dela, chama-a pelo seu nome e lhe confia a mensagem do mais sublime valor, pois "a ligação pessoal com Cristo é o meio para a verdadeira compreensão" (J. N. Darby). O Senhor Jesus incumbe Maria de anunciar a Seus "irmãos" que a cruz, longe de tê-LO separado deles, é a base de vínculos completamente novos. É um fato de inestimável valor que o Seu Pai tenha se tornado nosso Pai e o Seu Deus o nosso Deus. O Senhor Jesus, para o gozo de Seu próprio coração, nos tem colocado para sempre nessas felizes relações (Salmo 22:22; Hebreus 2:11-12).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 24:14-25

2 Samuel 24:14-25

14 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
15 Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.
16 Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
17 E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
18 E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
19 Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado.
20 E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.
21 E disse Araúna: Por que vem o rei meu Senhor ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que este castigo cesse de sobre o povo.
22 Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha.
23 Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.
24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
25 E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.


2 Samuel 24:14-25

O castigo divino está prestes a cair sobre a nação. O censo dos guerreiros estava completo quando o número deles foi diminuído pela pestilência. É como se Deus dissesse a Davi: “Minha é a prerrogativa para construir ou destruir em três dias essa nação que você levou quase dez meses para contar”.

A resposta de Davi às terríveis opções apresentadas é bela: “Caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias” (v. 14). Ele conhecia o coração de Deus e, mesmo sob disciplina, sua confiança no amor divino não se abala. Essa confiança nunca seria frustrada. Novamente, o pecado do homem é uma oportunidade de Deus demonstrar os maravilhosos recursos de Sua misericórdia e perdão. “Basta”, o Senhor diz quando o fruto que Ele espera é produzido em nosso coração.

Um sacrifício é oferecido, e a eira de Araúna, o jebuseu, que o rei comprou mais tarde se tornou o lugar para o templo.

Davi não ofereceria ao Senhor sacrifícios queimados que não lhe custassem nada (v. 24). Pense na oferta de Maria nos evangelhos; ela também trouxe a Jesus um perfume caríssimo (João 12:3).



QueDEUS abençoe a todos.

2 Samuel 24:1-13

2 Samuel 24:1-13

1 E A IRA do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2 Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.
3 Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu senhor este negócio?
4 Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe, e contra os capitães do exército; Joabe, pois, saiu com os capitães do exército da presença do rei, para numerar o povo de Israel.
5 E passaram o Jordão; e acamparam-se em Aroer, à direita da cidade que está no meio do ribeiro de Gade, junto a Jazer.
6 E foram a Gileade, e à terra baixa de Hodsi; também foram até Dã-Jaã, e ao redor de Sidom.
7 E foram à fortaleza de Tiro, e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus; e saíram para o lado do sul de Judá, a Berseba.
8 Assim percorreram toda a terra; e ao cabo de nove meses e vinte dias voltaram a Jerusalém.
9 E Joabe deu ao rei a soma do número do povo contado; e havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que arrancavam da espada; e os homens de Judá eram quinhentos mil homens.
10 E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
11 Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
12 Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
13 Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.


2 Samuel 24:1-13

Davi cometeu mais um pecado: ele mandou recensear o povo. O versículo 1 parece desculpá-lo sob a alegação de que o Senhor o incitou a fazer isso. Mas a passagem de 1 Crônicas 21:1 revela que Satanás era o agente maligno que o Senhor permitiu agir para castigar Israel e depois disso demonstrar Sua graça. O inimigo apenas atingiu seu objetivo por causa do orgulho do rei, orgulho de governar uma ação numerosa e de ter um poderoso exército. O orgulho nos leva à auto-suficiência e ao esquecimento de que apenas a graça de Deus faz de nós quem somos e nos dá o que possuímos. Davi em seus melhores dias tinha reconhecido esse fato: “Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?… Quem há como o teu povo, como Israel?” (7:18, 23). A glória de Israel não se devia à força nem ao número de seus guerreiros, como no caso das outras nações. Estava centrada no nome do Senhor, de quem eles eram povo (Salmo 20:7)!

Joabe, embora não fosse um homem temente a Deus, enxerga mais claramente que Davi e tenta dissuadi-lo desse propósito. Em vão! O censo é feito; e mal os números são relatados, o rei percebe sua insensatez. Apesar de seu arrependimento, mais uma vez ele é confrontado com os “procedimentos governamentais de Deus”.



Que DEUS abençoe a todos.