quarta-feira, 12 de agosto de 2009

2 Samuel 24:1-13

2 Samuel 24:1-13

1 E A IRA do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2 Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.
3 Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu senhor este negócio?
4 Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe, e contra os capitães do exército; Joabe, pois, saiu com os capitães do exército da presença do rei, para numerar o povo de Israel.
5 E passaram o Jordão; e acamparam-se em Aroer, à direita da cidade que está no meio do ribeiro de Gade, junto a Jazer.
6 E foram a Gileade, e à terra baixa de Hodsi; também foram até Dã-Jaã, e ao redor de Sidom.
7 E foram à fortaleza de Tiro, e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus; e saíram para o lado do sul de Judá, a Berseba.
8 Assim percorreram toda a terra; e ao cabo de nove meses e vinte dias voltaram a Jerusalém.
9 E Joabe deu ao rei a soma do número do povo contado; e havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que arrancavam da espada; e os homens de Judá eram quinhentos mil homens.
10 E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
11 Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
12 Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
13 Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.


2 Samuel 24:1-13

Davi cometeu mais um pecado: ele mandou recensear o povo. O versículo 1 parece desculpá-lo sob a alegação de que o Senhor o incitou a fazer isso. Mas a passagem de 1 Crônicas 21:1 revela que Satanás era o agente maligno que o Senhor permitiu agir para castigar Israel e depois disso demonstrar Sua graça. O inimigo apenas atingiu seu objetivo por causa do orgulho do rei, orgulho de governar uma ação numerosa e de ter um poderoso exército. O orgulho nos leva à auto-suficiência e ao esquecimento de que apenas a graça de Deus faz de nós quem somos e nos dá o que possuímos. Davi em seus melhores dias tinha reconhecido esse fato: “Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?… Quem há como o teu povo, como Israel?” (7:18, 23). A glória de Israel não se devia à força nem ao número de seus guerreiros, como no caso das outras nações. Estava centrada no nome do Senhor, de quem eles eram povo (Salmo 20:7)!

Joabe, embora não fosse um homem temente a Deus, enxerga mais claramente que Davi e tenta dissuadi-lo desse propósito. Em vão! O censo é feito; e mal os números são relatados, o rei percebe sua insensatez. Apesar de seu arrependimento, mais uma vez ele é confrontado com os “procedimentos governamentais de Deus”.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário