quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Salmo 100:2; 2 Timóteo 4:11

Quinta-feira 19 Novembro

Servi ao SENHOR com alegria.

Marcos… me é muito útil para o ministério

(Salmo 100:2; 2 Timóteo 4:11).

O RELÓGIO INÚTIL
Comprei por um preço ridículo um magnífico relógio de parede que conferia à minha sala um aspecto imponente. Infelizmente, o relógio tinha um grave defeito: só marcava as horas duas vezes por dia, ou seja, não funcionava. Por mais que lhe desse corda ou sacudisse, o pêndulo permanecia imóvel. Era lindo, porém inútil.

Nesse mundo há muitas pessoas que se parecem com esse relógio, pois não cumprem a função para a qual o Criador as destinou. Para que Deus nos criou? Para fazer Sua vontade. E qual é a vontade de Deus? “Que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).

Certa vez os judeus perguntaram a Jesus: “Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou” (João 6:28-29). Se não fazemos a vontade de Deus, fracassamos em relação ao propósito de nossa existência; e por mais bela que seja a aparência, somos como o meu relógio: inúteis. Alem disso, somos desobedientes, porque Deus “anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).

Arrependimento e fé são as chaves que nos farão funcionar e sermos úteis ao nosso Criador, o divino relojoeiro. Então Ele nos mostrará o que espera de nós a cada dia.

“Retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade” (Hebreus 12:28).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 29.11

19 de Novembro

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais." Jeremias 29.11

Aquele que tem sua pátria nos céus entra inevitavelmente na esfera do poder do amor de Deus. Deus não é "amoroso", Ele é amor, e todos os Seus intentos e caminhos para os Seus filhos são motivados pelo Seu maravilhoso amor. O que pode acontecer é em algumas situações não reconhecermos esse maravilhoso amor dirigindo nossa vida e nos levando por caminhos que não conseguimos entender. Pois assim fala o Senhor por meio de Isaías: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

O Senhor Jesus tem uma profunda compreensão conosco quando temos dificuldades em entender ou ver o agir de Deus em nossa vida. Por isso Ele também diz: "O que eu faço não o sabes agora, compreendê-lo-ás depois." Quando o compreendermos nos admiraremos e com lágrimas confessaremos: "Senhor, tu tiveste intenções tão boas comigo, mas eu não pude entender!"

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 9.19-27

1 Coríntios 9.19-27

19 Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
20 Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.
21 Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.
22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.
23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.


1 Coríntios 9:19-27
O apóstolo fez-se servo de todos com o fim de ganhá-los para o Evangelho. Estava então aberto a fazer concessões? Certamente não! Ainda que o tivessem como um "enganador" para Cristo, ele certamente era também "verdadeiro" (2 Coríntios 6:8). Da mesma forma que o próprio Senhor Jesus tratou com a mulher samaritana junto ao poço de Sicar, Paulo também sabia alcançar cada pessoa em seu próprio terreno e falar-lhe numa linguagem que pudesse entender. Aos judeus, ele apresentava o Deus de Israel, a responsabilidade deles na rejeição do Salvador, o Filho de Davi, e o perdão dos pecados (Atos 13:14-43). Aos gentios idólatras, ele anunciava o único Deus, paciente com Sua criatura, e que ordena a todos os homens que se arrependam (Atos 17:22-31). O apóstolo sempre tinha diante de seus olhos o prêmio que iria coroar seus esforços: todas as almas que se salvariam por intermédio de seu ministério (1 Tessalonicenses 2:19 e Filipenses 4:1). Esforçando-se para alcançar a meta, ele corria como um atleta no estádio, o qual submete seu corpo a rigorosa disciplina, pensando somente na vitória. Mas no esporte o campeão usufrui apenas de glória passageira, louros que murcham (v. 25), enquanto que a nossa carreira cristã tem como prêmio uma coroa muito mais gloriosa, a qual jamais murchará. Corramos de maneira que a alcancemos (v. 24)!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 1:1-34

1 Crônicas 1:1-34

1 ADÃO, Sete, Enos,
2 Cainã, Maalaleel, Jerede,
3 Enoque, Metusalém, Lameque,
4 Noé, Sem, Cão e Jafé.
5 Os filhos de Jafé foram: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
6 E os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate, Togarma.
7 E os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
8 Os filhos de Cão: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
9 E os filhos de Cuxe eram: Seba, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
10 E Cuxe gerou a Ninrode, que começou a ser poderoso na terra.
11 E Mizraim gerou aos ludeus e aos anameus e aos leabeus e aos naftueus,
12 E aos patruseus e aos caslueus (dos quais procedem os filisteus) e aos caftoreus.
13 E Canaã gerou a Sidom seu primogênito, e a Hete,
14 E aos jebuseus e aos amorreus e aos girgaseus,
15 E aos heveus e aos arqueus e aos sineus,
16 E aos arvadeus e aos zemareus e aos hamateus.
17 E foram os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque.
18 E Arfaxade gerou a Selá e Selá gerou a Heber.
19 E a Heber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto nos seus dias se repartiu a terra, e o nome de seu irmão era Joctã.
20 E Joctã gerou a Almoda, a Selefe, a Hazarmavé, e a Jerá,
21 E a Hadorão, a Usal, e a Dicla,
22 E a Obal, a Abimael, a Sebá,
23 E a Ofir, a Havilá, e a Jobabe: todos estes foram filhos de Joctã.
24 Sem, Arfaxade, Selá,
25 Héber, Pelegue, Reú,
26 Serugue, Naor, Terá,
27 Abrão, que é Abraão.
28 Os filhos de Abraão foram: Isaque e Ismael.
29 Estas são as suas gerações: o primogênito de Ismael foi Nebaiote, e, depois, Quedar, Adbeel, Mibsão,
30 Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema,
31 Jetur, Nafis e Quedemá; estes foram os filhos de Ismael.
32 Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz a Zinrã, a Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque e a Suá; e os filhos de Jocsã foram Seba e Dedã.
33 E os filhos de Midiã: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda; todos estes foram filhos de Quetura.
34 Abraão, pois, gerou a Isaque; e foram os filhos de Isaque: Esaú e Israel.

1 Crônicas 1:1-34
Agora que o homem falhou totalmente em sua responsabilidade, estamos prestes a ver o Deus da graça recapitulando tudo desde o início nesses dois livros das Crônicas. De certa maneira, a história da raça humana é recontada aqui, não mais com a ênfase no mal que o homem realizou (como nos livros de Samuel e Reis), mas na bondade concedida e realizada por Deus em resposta a todo esse mal. Portanto, vemos essa história repassada, voltando até a genealogia de Adão! Devemos notar que os significados dos dez primeiros nomes, quando colocados juntos, formam uma sentença que é uma espécie de resumo do evangelho. Adão: homem - Sete: tomou o lugar de - Enos: mortal, incurável – Cainã: que chora – Maalalel: Deus Se agradou – Jarede: descendente – Enoque: ungido, instruído – Metusalém: sua morte traz – Lameque: (ao) transgressor – Noé: consolo, (e) descanso.

Em primeiro lugar, temos aqui uma conclusão de tudo o que aconteceu anteriormente: ou seja, a declaração da irremediável ruína da criatura. E, ao mesmo tempo, uma admirável introdução ao desdobramento dos planos de Deus, que acompanharemos ao longo desses dois livros!

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 4:18 e I João 2:8

CAMINHO ESPIRITUAL

Se tantos dizem que estão no caminho de Deus, porque a violência e injustiça continuam tão intensas? Posso lhe dar uma pista? Note como uns, nesse caminho, vão para longe de Deus. Dão as costas para Seu amor, para Sua santidade, para o perdão. Seu caminho é para a escuridão profunda da eternidade sem Deus e de uma religiosidade aparente.

Outros caminham em direção ao Senhor. Os que andam em direção a Deus têm comunhão espiritual uns com os outros e com Deus porque a obra de Jesus vai purificando seus corações de todo o pecado, fazendo crescer o amor a Deus e ao próximo (Provérbios 4:18).

Por favor, verifique agora em que direção você anda nesse caminho.

Se você se sente mais confortável consigo e com a vida, está se afastando de Deus. Se, no entanto, a cada dia, está mais consciente das limitações, suas e dos outros, é porque brilha á sua frente a luz divina (I João 2:8).

Então, perceberá que esse caminho é para Deus, este caminho é o próprio Jesus quem vai com você. Isso é salvação e santificação!

Que DEUS abençoe a todos.