segunda-feira, 5 de setembro de 2011

João 9.35-36

5 de Setembro

"Crês tu no Filho do homem? Ele respondeu, e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?" João 9.35-36

Jesus ajuda aqueles que não têm capacidade de encontrá-lO, os que O procuraram, mas sem sucesso. Lembremos aqui do cego de nascença que havia procurado o Filho de Deus. Sabemos de sua procura através da resposta que ele deu à pergunta do Senhor Jesus: "Quem é, Senhor, para que eu nele creia?" E você, que procura a Jesus: se você ainda não O encontrou, ainda não experimentou a Sua ajuda, ouça a promessa: "...o que busca, encontra." Só Jesus pode lhe ajudar! Quando o cego de nascença encontrou a Jesus, a causa mais profunda de sua cegueira foi desvendada pelo Senhor: "Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se, e voltou vendo." Aqui causa e efeito, impureza e cegueira estão juntos. A causa da sua cegueira interior é a impureza do pecado em você. Só Jesus pode lhe ajudar! Assim como este cego de nascença, deixe-se convencer da sua impureza, e esteja disposto a atacar a raiz de todo esse mal.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 7:18; 1 João 5:11

Segunda-feira 5 Setembro

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho

(Romanos 7:18; 1 João 5:11).

UM PENSAMENTO DE BERGSON
O filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) escreveu: “Ao perceber as próprias debilidades, se chega à compaixão ou ao desprezo pelo homem. A humanidade da qual alguém se afasta é, portanto, a que existe no fundo de si mesmo”.

Esse pensamento se aproxima da declaração bíblica: “Em mim… não habita bem algum”. Não se trata somente dos demais, mas de mim mesmo, inclusive se sou cristão. O cristão não é melhor que os outros, pois possui a mesma natureza caída que produz as mesmas obras más: orgulho, mentira, desobediência…

Talvez você ache que isso é muito pessimista e que não sobra nenhuma esperança. Sim, é uma constatação grave, mas libertadora. De fato, enquanto queremos fazer o bem por nossos próprios esforços, estamos condenados ao fracasso, à frustração, à hipocrisia. Por outro lado, quando aceitamos o veredicto divino sobre nosso estado moral, e confiamos no Senhor Jesus para sermos salvos, também podemos esperar nEle para termos vitória sobre nossos maus impulsos e hábitos que nos envergonham. Ele nos ajuda por meio do Espírito Santo. “A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:2). O Senhor Jesus nos dá uma vida nova que tem prazer em cumprir a vontade de Deus. Só Ele concede a força para vencermos o mal e fazermos o bem.

Que DEUS abençoe a todos.