segunda-feira, 5 de abril de 2010

João 5:28-29

Segunda-feira 5 Abril

Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação (João 5:28-29).

Onde os ímpios são enterrados?

O avô e seu neto de doze anos andaram pelo cemitério em silêncio. O ancião gostava de visitar o túmulo de seus parentes e amigos. Aqui e ali parava pensativo enquanto lia as inscrições nas lápides.

O garoto também parecia pensar em algo sério. De repente, fez uma pergunta para o avô que o embaraçou. “Vovô, onde estão enterradas todas as pessoas más?” – “Por que você está me perguntando isso, meu neto?” – “Nas lápides nunca está escrito nada de errado que essas pessoas fizeram!”

O avô resmungou algo sobre ter respeito aos mortos, mas isso não satisfez o neto nem a ele mesmo.

Essa é uma questão que merece ser analisada. Como humanos, não temos o direito de espalhar aos quatro ventos os erros de nossos semelhantes, pois também pecamos. De que adianta todas as boas obras que fizemos durante nossa vida inteira, se as más obras não forem expiadas? De acordo com o veredito de Deus, “todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:12).

Mas a graça divina encontrou um meio para perdoar os pecados. A primeira boa obra que Deus pode reconhecer na vida de alguém é quando tal pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores. Então, tendo os pecados perdoados, podemos fazer o bem, por termos sido “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

Que DEUS abencoe a todos.

Colossenses 1.21-22

5 de Abril

"E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte..." (Colossenses 1.21-22)

Aqui temos a terceira conseqüência da morte de Jesus: a relação com a nossa culpa. Se Romanos 5.10 diz que somos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, então perguntamos: mas o que acontece com nossos incontáveis pecados que praticamos? Diante dessa questão, eu fico imensamente grato a Deus por termos na Bíblia a passagem de 1 Coríntios 15.3, que fala expressamente no plural: "...que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras." Por isso você e eu podemos saber com absoluta certeza: a morte, o sangue de Jesus derramado apagou toda a nossa grande culpa. A esse respeito lemos em Colossenses 2.13-14: "...perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós..." Isso não é maravilhoso? O sangue imaculado do Filho de Deus apaga os nossos pecados, e de tal maneira como se nossos pecados nunca tivessem existido! O próprio Deus pagou o mais alto preço com o sangue de Seu próprio Filho amado! Por isso, as Escrituras repetem tantas vezes que Ele "morreu por nós" e que "...Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios."

Que DEUS abencoe a todos.

1 Pedro 4:1-11

1 Pedro 4.1-11

1 Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado,
2 para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
3 Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.
4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão,
5 os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos;
6 pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus.
7 Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.
8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.
9 Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração.
10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça -o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém

1 Pedro 4:1-11
O Senhor Jesus fatigou-se grandemente com o pecado que teve de enfrentar. Ele agora descansa após ter vencido o pecado por meio de Sua morte. Da mesma forma, o cristão deve acabar com as paixões dos homens. Queridos amigos, não nos basta o tempo precioso que desperdiçamos, antes de nossa conversão, no nadar insensato rumo à morte? Vivamos agora o resto de nossa vida "segundo a vontade de Deus". Nosso novo comportamento certamente contrastará com o do mundo ao nosso redor. O mundo estranhará a nossa abstenção dos prazeres corruptos. Sofreremos pressão, seremos motivos de chacota e dirão coisas horríveis a nosso respeito. Por quê? Porque o mundo se sente condenado pela nossa separação, visto que serão condenados pelo grande Juiz (v. 5). Justamente por causa da iminência deste julgamento é que devemos controlar nossa conduta, buscando a moderação, a vigilância, a oração e o amor fervoroso (final do versículo 22 do capítulo 1). O amor, por sua vez, é expresso de várias maneiras: buscando a restauração de nossos irmãos (final do v. 8), sendo hospitaleiros sem murmuração, usando os dons da multiforme graça de Deus para o benefício mútuo. É dessa forma que, no céu, o Senhor Jesus segue glorificando ao Pai aqui na Terra (este é o Seu maior desejo) por meio da vida dos Seus remidos (v. 11; João 17:4, 11 e 15:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 35:16-29

Gênesis 35:16-29

16 E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto.
17 E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
18 E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém.
20 E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.
21 Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder.
22 E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó.
23 Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom;
24 Os filhos de Raquel: José e Benjamim;
25 E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
26 E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
27 E Jacó veio a seu pai Isaque, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque.
28 E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
29 E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.


Gênesis 35:16-29
Esta é uma nova fase na vida de Jacó. Durante sua peregrinação, acontecem simultaneamente o nascimento de Benjamim e a morte de Raquel. Na jornada cristã também se alternam alegrias e tristezas. Como Jacó, o cristão pode "levantar colunas" — erigir marcos memoriais (vv. 14, 20).

Cada um dos nomes dado à criança nos fala do Senhor Jesus. Benoni, o filho de minha aflição, é o nome dAquele que Israel pranteará "como quem pranteia por um unigênito" (Zacarias 12:10). É o nome dAquele que fora afligido na terra, Homem de dores, que Se submeteu ao sofrimento. Mas ao mesmo tempo Ele é o verdadeiro Benjamim, o Filho à destra de Deus, a quem foi dito da parte de Deus: "Assenta-te à minha direita" (Salmo 110:1, um versículo citado muitas vezes no Novo Testamento). Os dois nomes são inseparáveis e atribuídos à mesma pessoa. Eles nos lembram que os sofrimentos e as glórias de Cristo não pode ser separados (1 Pedro 1:11).

Ainda outro nome em nossa leitura nos faz pensar em Jesus: Belém (v. 19), onde o Salvador deveria nascer. Ali está a sepultura de Raquel, o lugar de grande pranto mencionado no começo do evangelho de Mateus (2:18), mas também o lugar onde haveria de ser anunciado o maior motivo de alegria de todos os tempos (Lucas 2:10-11).

Que DEUS abencoe a todos.