domingo, 14 de fevereiro de 2010

2 Coríntios 5:20-21

Domingo 14 Fevereiro

Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Coríntios 5:20-21).

A maior maravilha de todas

A maior maravilha que este mundo testemunhou aconteceu há mais ou menos dois mil anos: viveu nesta terra uma Pessoa que jamais pecou. Em todas as coisas Ele fez o que era certo aos olhos de Deus. E isso não começou quando Ele tinha dez ou vinte anos. Desde o nascimento, tudo o que Ele fazia trazia prazer ao coração de Deus.

Essa Pessoa só podia ser Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele foi o Único cuja vida correspondeu perfeitamente aos desejos de Deus. A Bíblia testifica: “O qual não cometeu pecado” (1 Pedro 2:22). Ele também foi a única pessoa cujos atos concordaram plenamente com Suas palavras. Ele jamais disse ser quem não era ou prometeu algo e não cumpriu. O melhor dos seres humanos tem coisas a esconder. A vida de Cristo, no entanto, foi absolutamente pura. O próprio Pilatos reconheceu que Ele era justo (Mateus 27:24).

O Filho de Deus, o Homem perfeito, recebeu a punição que nós merecíamos. Foi castigado pelos pecados que nunca cometeu. E por que fez isso? Para que aqueles que confessam seus pecados a Deus, admitem sua culpa e clamam pela salvação do Salvador Jesus, possam receber o perdão dos pecados e se tornar filhos de Deus. “Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 3.16

14 de Fevereiro

"Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória." (1 Timóteo 3.16)

O grande e desesperador problema de muitos cristãos é que eles nem conhecem a Jesus. Na realidade, eles O conhecem de nome, da pregação, mas não O conhecem segundo a Sua natureza. Mas para aquele que reconheceu o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, em seu íntimo, o discipulado se transforma em alegria e glória mesmo que seja através de dificuldades. Até em alguns dos discípulos encontramos esse lado trágico de não conheceram verdadeiramente o Senhor Jesus, pois Ele diz, por exemplo, a Filipe: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido?" Em nossa vida pessoal atentemos para a afirmação do Senhor: "...onde eu estou, ali estará também o meu servo." E qual foi o primeiro lugar em que Ele esteve quando veio a este mundo? Em Belém! Sua vida começou com renúncia, na simplicidade de uma manjedoura. E onde terminou Sua vida terrena? Na mais profunda renúncia e nos maiores sofrimentos na cruz do Calvário! Ali ninguém quer procurá-lO e achá-lO, mas é justamente ali que devemos reconhecer a Jesus, justamente ali Ele se revela a nós!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 5.1-16

1 Timóteo 5.1-16

1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta -o como a pai; aos moços, como a irmãos;
2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.
3 Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.
4 Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.
5 Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia;
6 entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.
7 Prescreve, pois, estas coisas, para que sejam irrepreensíveis.
8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
9 Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,
10 seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.
11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se,
12 tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso.
13 Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.
14 Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
15 Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.
16 Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.


1 Timóteo 5:1-16

Em nosso relacionamento com outros cristãos, podemos servir-nos dos vínculos da família como nosso exemplo: "pai... irmãos... mãe... irmãs..." (v. 12). Nunca percamos de vista o fato de que formamos uma única e mesma família: a família de Deus.

Cada um é convidado a mostrar sua piedade, mas primeiramente para com sua própria casa (v. 4). Os fariseus pregavam o contrário. Ao mesmo tempo em que ostentavam devoção, invalidavam o mandamento de Deus ao afastar os filhos de seus mais legítimos deveres para com os pais (ver Marcos 7:12-13).

Com um só versículo, o 10, resume-se uma vida inteira ao serviço do Senhor. Que cada irmã ache inspiração e força a fim de não desejar outra coisa!

Os vv. 3 a 16, que são consagrados às viúvas, recordam que Deus cuida delas de maneira muito particular (ver Salmo 68:5). O Evangelho de Lucas menciona quatro viúvas: Ana, cuja vida de oração constante ilustra o v. 5 de nosso capítulo (Lucas 2:36-38); a viúva de Naim, à qual o Senhor Jesus devolveu o seu filho (Lucas 7:11-17); a que pedia justiça ao juiz injusto da parábola do capítulo 18; e, finalmente, a pobre viúva que, ante os olhos do Senhor - e para Seu gozo -, deu ao tesouro do templo tudo o que tinha para seu sustento (Lucas 21:1-4). O que agrada a Deus acima de tudo é uma fé completa nEle (Hebreus 11:6).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 4:17-26

Gênesis 4:17-26

17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22 E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
23 E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
24 Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.
25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
26 E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.


Gênesis 4:17-26
Caim, condenado a ser errante pela terra, rejeita a porção que Deus lhe havia designado e se estabelece confortavelmente no mundo. Edifica uma cidade para si e seus descendentes, e ali cada um escolhe uma ocupação que lhe agrada. Porém o progresso social não corrige a natureza humana. A descendência de Caim assemelha-se à de seu antecessor. Encontramos a violenta e provocativa natureza do primeiro assassino da história também em seu descendente, Lameque. É um quadro que nos antecipa a condição do mundo atual, que matou o Senhor Jesus, o verdadeiro Abel. Tudo continua como se nada tivesse acontecido, como se a cruz nunca tivesse existido. Tudo é organizado a fim de que a vida na terra seja tão agradável quanto possível. Nada falta aqui: a ciência, a arte, a indústria e até a religião. Só Jesus está ausente.

Mas em paralelo à linhagem de Caim, temos no final do capítulo outra linhagem que surge discretamente no cenário. Sete assume o lugar de Abel, e então se começa a invocar o nome do Senhor. A vida deste homem justo, que foi tomada pela morte, perpetua-se figuradamente na linhagem da fé, e nos mostra como Cristo, o segundo Homem, estabeleceu uma família que leva Seu nome e vive no temor do Senhor.

Leitor, a qual dessas duas descendências você pertence?

Que DEUS abençoe a todos.