quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atos 11:26

Quinta-feira 29 Julho

E em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (Atos 11:26).

Uma palavra que perdeu a força

Esse versículo nos mostra a origem do título “cristão”. Tal adjetivo foi cunhado em Antioquia, uma grande cidade na Síria. Desde então, as pessoas que entregam sua vida ao Redentor, Jesus Cristo, recebem essa apropriada designação. Isso não se relaciona em absoluto com o país que se nasce ou se vive, como muitos pensam.

Um homem norte-americano recebeu um folheto evangelístico na rua. “Por que você está me dando isso?”, ele perguntou.

“Pensei que isso pudesse interessá-lo. O senhor é cristão?”

Ele respondeu ofendido: “Olhe para mim! Eu pareço judeu ou chinês?”

“Não. O Senhor parece e fala como um norte-americano.”

“Está bem, então!”, e saiu indignado.

A palavra chinesa para “cristão” é simplesmente “o povo de Jesus”, uma conveniente descrição. Os verdadeiros cristãos devem ser um povo no qual o Senhor Jesus Cristo seja facilmente identificável. Porém, na atualidade, o termo “cristão” perdeu o significado. Além de muitas organizações denominadas cristãs não apresentarem qualquer princípio bíblico, existe um enorme número de pessoas, membros de igrejas e comunidades religiosas, que não têm um relacionamento pessoal e vivo com o Cristo que dizem crer.

Devemos admitir: é bastante difícil encontrar o “povo de Jesus” hoje em dia. Mas ele existe, graças a Deus! Não é suficiente pertencer a uma igreja ou cumprir certas formalidades. Ser cristão é bem mais que isso! É ter um íntimo conhecimento da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. É ter a própria vida de Deus dentro de si. É viver a mensagem de Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.12

29 de Julho

"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16.12

Como o Senhor gostaria de falar mais conosco! Como é grande o desejo do Senhor em compartilhar conosco os Seus planos! Mas muitas vezes Ele tem que se conter, como aqui no caso dos discípulos. Ele tinha coisas para lhes contar que só podiam ser entendidas por corações que haviam experimentado o Pentecoste. Conforme a medida da plenitude do Espírito, Ele nos transmite os mais profundos mistérios do Seu coração. Quando Ele lavou os pés dos discípulos, Pedro lhe perguntou: "Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora, compreedê-lo-ás depois." Eis aqui a razão de você não conseguir entender muitas coisas das Sagradas Escrituras. Humilhe-se mais profundamente ainda. Esvazie-se ainda mais da sua própria natureza a fim de ficar ainda mais cheio do Espírito Santo, e assim, pelo mesmo Espírito, Ele poder lhe revelar as profundezas da divindade. "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as cousas prescruta, até mesmo as profundezas de Deus."

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 8:1-21

Levítico 8:1-21

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Toma a Arão e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos,
3 E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação.
4 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação.
5 Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse.
6 E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água.
7 E vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto; também pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o apertou com ele.
8 Depois pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim;
9 E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés.
10 Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;
11 E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las.
12 Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.
13 Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o Senhor ordenara a Moisés.
14 Então fez chegar o novilho da expiação do pecado; e Arão e seus filhos puseram as suas mãos sobre a cabeça do novilho da expiação do pecado;
15 E o degolou; e Moisés tomou o sangue, e pôs dele com o seu dedo sobre as pontas do altar em redor, e purificou o altar; depois derramou o restante do sangue à base do altar, e o santificou, para fazer expiação por ele.
16 Depois tomou toda a gordura que está na fressura, e o redenho do fígado, e os dois rins e a sua gordura; e Moisés queimou-os sobre o altar.
17 Mas o novilho com o seu couro, e a sua carne, e o seu esterco, queimou com fogo fora do arraial, como o Senhor ordenara a Moisés.
18 Depois fez chegar o carneiro do holocausto; e Arão e seus filhos puseram as suas mãos sobre a cabeça do carneiro;
19 E degolou-o; e Moisés espargiu o sangue sobre o altar em redor.
20 Partiu também o carneiro nos seus pedaços; e Moisés queimou a cabeça, e os pedaços e a gordura.
21 Porém a fressura e as pernas lavou com água; e Moisés queimou todo o carneiro sobre o altar; holocausto de cheiro suave, uma oferta queimada ao Senhor, como o Senhor ordenou a Moisés.


Levítico 8:1-21
Temos estudado nos primeiros sete capítulos o tema das ofertas, e agora passaremos ao assunto do sacerdócio. Se o pecador necessita de um sacrifício, o crente também necessita de um sacerdote para exercer a obra que lhe foi confiada. Agora, em Cristo, temos tanto um quanto o outro. Ele Se ofereceu, como perfeita Vítima, para nos levar a um relacionamento com Deus, e Ele é também Aquele que exerce as funções de Sumo Sacerdote para nos manter nesse relacionamento. Era preciso que Ele se tornasse o Sacrifício antes de se tornar o Sacerdote.

Vemos no capítulo 29 de Êxodo as instruções dadas pelo Senhor a Moisés quanto à consagração de Arão e seus filhos. O momento para tal cerimônia ser realizada é chegado. Toda a assembléia de Israel está reunida à entrada do tabernáculo para presenciar e observar Arão ser vestido com roupas de glória e beleza. Quão mais esplendorosa é a visão que a epístola aos Hebreus, às vezes chamada de “epístola dos céus abertos”, apresenta com relação à nossa fé. Ela nos convida a considerar “atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”, vestido com todos os gloriosos atributos de Seu sacerdócio (3:1).

Que DEUS abençoe a todos.