sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lc 2.15; Lc 2.19; Mt 2.2 e Mt 2.13

O Primeiro Natal

No primeiro Natal, havia pastores em algum lugar no campo, que disseram uns aos outros: "Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer" (Lc 2.15).

No primeiro Natal, havia uma virgem de quem está escrito: "Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração" (Lc 2.19).

No primeiro Natal, havia magos a caminho, em cujo coração ardia uma importante pergunta: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" (Mt 2.2).

Quando o Natal aconteceu pela primeira vez, vivia em Israel um rei chamado Herodes, de quem Mateus 2.13 diz: "Porque Herodes há de procurar o menino para o matar".

Esses são quatro exemplos de como as pessoas reagiram de maneiras diferentes ao primeiro Natal. E nós, como celebraremos o Natal de 2010?

Em primeiro lugar, eu gostaria de convidar você, de todo o coração, a fazer aquilo que os pastores fizeram: "vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer" em Belém. Levante-se, e dirija-se agora – no Natal de 2010 – a Belém em pensamento! Mas, e isso é muito importante, faça-o da maneira correta!

O centro do Natal

Por que razão os pastores se dirigiram a Belém, qual era sua motivação? Bem, está escrito claramente: "E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer" (Lc 2.15). Naquela ocasião, os pastores se dirigiram a Belém para vivenciar aquilo que o próprio Senhor lhes havia dito acerca dessa primeira festa de Natal. O que eles encontraram em Belém? "Acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura". E o que foi mais importante para eles? O menino Jesus! Está escrito em Lucas 2.17: "E, vendo-o (a Jesus), divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino". Eles haviam visto tanto a Maria, como a José e o menino. Inclusive, Maria e José são mencionados em primeiro lugar no versículo 16: "...e acharam Maria e José e a criança..." Mas, apesar disso, parece que eles viram unicamente a Jesus. E isso, meus amigos, é o Natal, essa é a essência do Natal; dessa maneira o próprio Pai celestial mandou celebrar o primeiro Natal. No Salmo 34.6 está escrito: "Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame". Contemplar a Jesus, eis o verdadeiro e único motivo para festejarmos o Natal! Na festa de Natal deste ano, tenhamos todos um único objetivo: Jesus. Apenas Ele deve ser o centro de qualquer celebração natalina!

Celebrar o Natal com o coração

Quando aconteceu o primeiro Natal, lemos acerca daquela jovem mãe: "Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração" (Lc 2.19).

Além de Maria ter sido escolhida para dar à luz ao Salvador, ela também é um exemplo de como devemos refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. Depois que Maria ficou sabendo de todas as coisas que os anjos haviam dito acerca do menino Jesus, essas palavras calaram profundamente em seu coração! Lemos: "E, (os pastores), vendo-o (Jesus) divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração" (Lc 2.17-19). Não está escrito apenas que Maria "guardava todas estas palavras ...no coração", pois lemos que ela "guardava todas estas palavras, meditando-as no coração". Isso significa que seu coração estava envolvido nos acontecimentos, que ela não apenas tinha ouvido a mensagem do Natal e ficado impressionada por um momento com o que escutara. Ela ouviu essas palavras e continuou a pensar sobre elas; ela ocupava-se com o que tinha ouvido e repetidamente sentia-se tocada e movida com a lembrança de palavras tão significativas. É assim que devemos celebrar o Natal. É assim que devemos nos ocupar com a mais importante mensagem que jamais chegou até nós, seres humanos: Jesus veio a este mundo!

Jesus já habita em seu coração?

Quando o Natal aconteceu pela primeira vez, havia alguns sábios a caminho, cujo coração estava tomado por uma importante pergunta: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" (Mt 2.2).

Quando esses homens chegaram a Jerusalém, já havia se passado algum tempo desde que Jesus nascera em uma estrebaria em Belém. A verdade é que os sábios não chegaram juntamente com os pastores ao lugar onde Jesus estava, na estrebaria em Belém, como se costuma ilustrar a cena do Natal. Os magos do Oriente se puseram a caminho apenas quando viram a estrela do recém-nascido. Portanto, eles iniciaram sua viagem quando Jesus Cristo foi deitado na manjedoura em Belém como bebezinho. Como seu caminho certamente foi longo e difícil, eles somente chegaram a Israel algum tempo depois do nascimento de Jesus. Por isso eles não encontraram mais a Jesus em uma manjedoura mas numa casa. Está escrito em Mateus 2.10-11: "E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra". Também conhecemos o relato do terrível infanticídio: "vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores" (Mt 2.16). Isso significa que, entre a data do nascimento do Senhor Jesus e a chegada dos magos do Oriente, houve um certo intervalo de tempo. Se pararmos para pensar mais detalhadamente sobre isso, conseguiremos imaginar o quanto os magos estavam ansiosos para chegar e ver o recém-nascido Rei dos judeus, ainda mais se levarmos em conta que sua viagem certamente foi cansativa. E foi assim que chegaram a Jerusalém, perguntando: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo". Se, em algum momento de sua vida, você converteu-se a Jesus de todo o coração, então também "viu a sua estrela". Nesse momento você foi confrontado com o poder dAquele que diz: "Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã" (Ap 22.16). Mesmo já tendo encontrado a Jesus, talvez você ainda ande pela vida perguntando: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?" Aos magos não restava outra alternativa do que seguir a estrela depois que a descobriram no firmamento, pois Jesus havia acabado de chegar a esta terra. Mas com você é diferente, pois Jesus habita na terra através do Espírito Santo desde Pentecostes. A partir de então, qualquer pessoa que vê a brilhante Estrela da manhã e crê em Jesus pode saber com absoluta certeza: "Agora eu tenho a Jesus! Agora Jesus habita em mim!" Em Apocalipse 3.20 lemos: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Hoje, no Natal de 2001, abra mais uma vez a porta de seu coração para ter um novo e significativo encontro com Jesus!

Como Herodes reagiu ao nascimento de Jesus?

No primeiro Natal, Herodes era um estadista tão bem-sucedido que costumava ser chamado de "Herodes, o Grande".

Esse Herodes foi um personagem importante nos acontecimentos do primeiro Natal, não porque tenha se alegrado com a chegada do Salvador, como fizeram os pastores e os magos, mas por odiar intensamente o menino de Belém. Por ocasião do primeiro Natal, Herodes não participou da alegria, mas fez o contrário: lutou contra Jesus. "Herodes há de procurar o menino para o matar"!

Que diferença enorme houve já naquela época, quando aconteceu o primeiro Natal: lemos sobre pessoas que fizeram todo o possível para ver o Salvador e adorá-lO – mas também havia outras, como Herodes, que se empenharam intensamente em procurar a Jesus para matá-lO! Herodes, que vivia muito próximo do lugar onde Jesus nasceu, tentou destruí-lO a qualquer preço. Mas os magos, que vieram de muito longe, empenharam todos os seus recursos para adorar o Salvador. Jesus disse certa vez: "...há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos" (Lc 13.30). Herodes poderia ter feito parte do primeiro grupo, que seguiu o Rei recém-nascido, mas, por tê-lO rejeitado, tornou-se um dos últimos. Ele desceu tanto que jamais experimentou o amor do Salvador! Isso não é uma tragédia?

E nós, como reagimos ao Natal?

Quando penso nos leitores que acompanham esta mensagem, eu gostaria de crer que todos aceitaram a Jesus como Salvador em seus corações. Mas será que isso é realmente assim? Veja bem: assim como Herodes foi um dos personagens centrais da história de Natal, mas não foi salvo, assim também você pode estar festejando o Natal deste ano sem ter sido salvo! Se ainda não tem a Jesus no centro de sua vida, hoje, agora, eu convido você a tornar-se cristão! Talvez você já tenha o nome de cristão, mas ainda não o é de fato. Torne-se um cristão de coração! Concretamente, isso significa aceitar a Jesus reivindicando para si o sacrifício dEle na cruz do Calvário. Faça isso, orando: "Senhor Jesus, eu sou pecador e sem Ti estou perdido para sempre. Agora, neste momento, tomo para mim o sangue da expiação e peço-Te perdão por todos os meus pecados. Por favor, Senhor, aceita-me para todo o sempre!" Se orar assim com sinceridade, o Senhor fará tudo o que for preciso para salvar você, pois está escrito: "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome" (Jo 1.12).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 3:5

Sexta-feira 24 Dezembro

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (2 Timóteo 3:5).

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele,e confirmados na fé (Colossenses 2:6-7).

Árvores de Natal

Pense nas enormes árvores de Natal que enfeitam lugares públicos. A atrativa decoração delas causa admiração. Contudo, toda a beleza que ostentam contrasta absolutamente com as coníferas das florestas mundiais: as primeiras são artificiais. Elas não têm raízes, nem vida, mas imitam perfeitamente as naturais.

Quantas pessoas se parecem com tais árvores! Têm a aparência de piedade, parecem realmente viver uma vida justa e correta. Criados em meio a uma cultura cristianizada, essas pessoas freqüentam as reuniões religiosas e apóiam as causas nobres, apesar de não terem qualquer relacionamento com Deus e de nem mesmo O conhecer.

Após o Natal, as lindas árvores são removidas. O que acontece com elas? Podem ser guardadas ou jogadas no lixo ou queimadas. Nas florestas, os pinheiros continuam a crescer, pois têm vida dentro de si.

Se nossa fé está meramente em uma religião, somos como as árvores de Natal. Nossa vida espiritual não passa de pura fantasia; não importa se casamos na igreja, se batizamos nossos filhos em rituais especiais ou se não faltamos às reuniões. Somos cristãos nominais cumprindo convenções sociais. Se, por outro lado, conhecemos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, nossa vida está enraizada nEle. Temos a vida eterna dentro de nós. Talvez não sejamos tão “decorados”, mas certamente sobreviveremos a muitos natais, a muitas estações e até a esta vida.

Árvore de Natal ou árvore natural? Que tipo você é?

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 2.6

24 de Dezembro

"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel." Mateus 2.6

Enquanto os crentes, os teólogos nas redondezas de Belém e em Jerusalém ficavam discutindo as Escrituras, os sábios do Oriente, que eram gentios possuidores de uma fé singela e pura, foram abençoados pelo maravilhoso cumprimento dessas mesmas Escrituras. Hoje em dia não é diferente: enquanto os cristãos brigam entre si, e os teólogos publicam suas disputas, um pequeno grupo dentro da grande cristandade crê na profecia bíblica já cumprida e crê na Palavra de Deus que está se cumprindo em nossos dias, e assim recebe a bênção de Deus que é sem medida. Esses cristãos, por não crerem apenas na Palavra, mas também em seu cumprimento nos dias de hoje, também recebem a luz que vem de Deus. E é dessas pessoas que o Senhor Jesus diz: "Vós sois a luz do mundo". Que grande tarefa! Por isso, firme-se na Palavra profética, que se cumpre hoje diante dos olhos de todos. Verdadeiramente podemos dizer: "Vimos a sua estrela!" O Rei está a caminho, Ele vem! A festa do Natal é a festa da esperança viva. Aquele que veio uma vez, brevemente voltará!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 31:18-29

Deuteronômio 31:18-29

18 Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.
19 Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
20 Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
21 E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua boa imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
22 Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
23 E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
24 E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
25 Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
27 Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte?
28 Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra.
29 Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.


Deuteronômio 31:18-29
A mesma sentença é usada para anunciar as bênçãos que o Senhor reserva ao Seu povo e para descrever a imensurável traição que este comete ao se voltar para outros deuses (v. 20). Tendo sido avisado do sombrio futuro que Israel estava preparando para si mesmo, Josué é estimulado a ser corajoso (v. 23), pois seu poder não vinha do povo, mas, sim, do Senhor. Sem dúvida, queridos jovens, vocês se depararão com muitas fraquezas e falhas entre seus conhecidos que se declaram cristãos. Os mais velhos estão muito longe de ser sempre um bom exemplo. Às vezes, as reuniões que você freqüenta lhe proporcionarão bem pouco ensino. Não existem algumas coisas que lhe desencorajam? Isso é inevitável se você olhar para as pessoas. Mas se a sua visão estiver direcionada a Jesus, você jamais sofrerá decepção. Nele estão os inesgotáveis suprimentos da graça e da perfeição capazes de satisfazer todas as nossas necessidades.

Moisés, Josué, Paulo… todos sabiam o que aconteceria com a obra deles aqui. “Porque sei que, depois da minha morte, por certo, procedereis corruptamente”, disse Moisés (v. 29). Paulo anunciou: “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (Atos 20:29). Porém, eles também sabiam em quem tinham crido e confiavam no poder de Deus (2 Timóteo 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 2:8-9

Quinta-feira 23 Dezembro

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou (Lucas 2:8-9).

Uma noite inesquecível

O período natalino já começou. As vitrines e os prédios há muito estão decorados com primor. Todos estão afetados pela atmosfera do Natal. Para alguns, ir à igreja e ouvir o sermão natalino é tradição. Um dos versículos mais lidos nesse período é o registrado acima. É simples e ao mesmo tempo sensacional.

De noite, um anjo de Deus apareceu inesperadamente aos pastores que estavam fora dos portões de Belém. A glória divina envolvia toda a cena, algo que os pastores jamais experimentaram. Aqueles homens de repente se encontraram diante de uma realidade que nenhuma pesquisa científica pode investigar.

Esse foi um maravilhoso pano de fundo para a mensagem celestial: “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (v. 11).

Os pastores saíram imediatamente para visitar a Criança na manjedoura. E depois foram relatar o que viram por todo o distrito. Para eles era uma ocasião especial, uma noite santa.

Como esse relato nos emociona até hoje! Nessa época tão agitada, nossa tendência é ignorar o significado dessa mensagem. O Senhor Jesus nasceu para ser o Salvador e o Senhor do mundo. Mas os crentes vivem essa boa notícia todos os dias, pois expe­rimentam a salvação que Cristo lhes ofereceu e se rendem ao senhorio dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 2.5

23 de Dezembro

"Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta." Mateus 2.5

Nesses dias de Natal, tem-se a impressão de que milhões de pessoas crêem firmemente no cumprimento da profecia bíblica que fala da primeira vinda de Jesus. Mas é interessante observar que essas mesmas pessoas têm dificuldades em crer que hoje, em nossos dias, se cumprem profecias feitas por Deus! É verdade que muitos crêem na Palavra de Deus, mas não crêem no seu cumprimento. A História se repete: por ocasião do nascimento de Jesus, os sumo sacerdotes e escribas criam com fidelidade ferrenha na Palavra de Deus e em seu cumprimento, e até a citaram para responder prontamente quando Herodes timidamente lhes perguntou onde Jesus deveria nascer. "Em Belém da Judéia", disseram eles. Mas, por outro lado, se negavam a crer que esta promessa poderia estar se cumprindo bem naquele instante. Um exemplo bem oposto são os sábios do Oriente, que não conheciam as Escrituras, porém viram a luz, e, com toda a certeza em seus corações, seguiram a estrela, e, chegando finalmente em Jerusalém, perguntaram: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente." Os crentes daquela época criam nas Escrituras, mas não criam no seu cumprimento; os gentios ignorantes, pelo contrário, tinham a luz, creram nela, seguiram-na e encontraram Jesus! Assim aconteceu na primeira vinda de Jesus, e acontece ainda hoje: "...muitos primeiros serão últimos: e os últimos, primeiros."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 31:7-18

Deuteronômio 31:7-18

7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
10 E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
11 Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
12 Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
13 E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
14 E disse o Senhor a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação.
15 Então o Senhor apareceu na tenda, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da tenda.
16 E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
17 Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
18 Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.


Deuteronômio 31:7-18
Tendo estimulado Israel a ser forte e corajoso (v. 6), Moisés dirige palavras semelhantes a Josué (v. 7). A fonte da coragem é a mesma em ambos os casos: o Senhor que andaria com eles.

Moisés escreveu a lei. Ela tinha de ser lida! Ele dá uma última instrução para que os divinos mandamentos fossem lidos periodicamente diante de toda a nação: homens, mulheres e crianças. Com qual propósito? “Para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei” (v. 12). É pela mesma razão que hoje nos reunimos: para que haja leitura e meditação na Palavra. As crianças devem estar lá junto com os pais. Queridos jovens, não negligenciem essas reuniões, “como é costume de alguns” (Hebreus 10:25).

Por que, depois de ter prometido a Israel que jamais abandonaria o povo (v. 6), Deus anuncia: “Desampará-lo-ei e dele esconderei o rosto” (v. 17)? Porque haveria um tempo em que o povo iria abandonar o seu Deus e quebrar a aliança (v. 16). Contudo, uma promessa final foi feita pela boca do profeta Oséias: “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei” (14:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 34:16

Quarta-feira 22 Dezembro

Buscai no livro do Senhor, e lede (Isaías 34:16).

Lembra-te da palavra dada ao teu servo… Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119:49-50, 105).

Sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:15).

E se você também lesse a Bíblia?

Coloquei um estande bíblico em uma feira. Certa manhã, um homem de meia idade se aproximou e me disse:

– Você se lembra de mim? Ontem comprei uma Bíblia. Hoje venho buscar outra e vou lhe contar o porquê. Ao voltar ao trabalho, encontrei a recepcionista. Conversei um pouco com ela e disse: – Olhe o que acabei de comprar na feira!

Mostrei-lhe a Bíblia. Ela pegou o livro das minhas mãos, o beijou e abraçou e exclamou:

– Obrigada, obrigada! Faz tanto tempo que queria uma Bíblia!

O comprador acrescentou: – Você entende que não havia mais nada a fazer senão dar a Bíblia de presente para ela. Por isso, estou aqui para comprar outra.

Você sabia que a Bíblia é o livro mais vendido e mais traduzido do mundo? No entanto, muitos que a compram não a lêem e têm dificuldade de dizer exatamente do que ela trata. A leitura da Bíblia incita a refletir sobre as perguntas existenciais do ser humano e permite encontrar as respostas para elas. Lê-la é ter a oportunidade de entrar na mente de Deus e de conhecer pessoalmente o Senhor Jesus Cristo. Esse encontro pode transformar definitivamente a vida do leitor.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 9.15

22 de Dezembro

"Graças a Deus pelo seu dom inefável." 2 Coríntios 9.15

Ingratidão para com o Senhor é um grande pecado de omissão! Quantos motivos temos para Lhe agradecer! Mas o maior motivo de gratidão de nossa parte para com Deus é Seu Filho amado, que Ele entregou à morte maldita na cruz. Gratidão para com o Senhor é agradável a Deus, pois está escrito: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Você já deu graças ao Senhor hoje? A medida de sua gratidão ao Senhor também determina a medida da vitória de Jesus em sua vida. Dar graças é a mais alta expressão de fé: "Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça." Mas são poucos os filhos de Deus que têm o hábito de agradecer a Deus e louvá-lO antes de Lhe fazerem seus pedidos e suas súplicas. Agradeça-Lhe em primeiro lugar, de todo o coração, pela salvação. Agradeça-Lhe que Ele o carregou e suportou até hoje. Dê graças por ter se tornado um filho de Deus, agradeça por Ele ter lhe dado o novo nascimento. O Senhor gosta de ouvir isso, e assim você estará fazendo a Sua vontade. Através do agradecimento, o Senhor é honrado, e você fica feliz e interiormente livre para interceder de maneira correta pelos outros diante do trono da graça.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 30:15-20 – 31:1-6

Deuteronômio 30:15-20

15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
17 Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
18 Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.


Deuteronômio 31:1-6

1 DEPOIS foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
2 E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão.
3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem falado.
4 E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
5 Quando, pois, o Senhor vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.


Deuteronômio 30:15-20 – 31:1-6
Mais uma vez aqui chegamos a uma encruzilhada (11:26). Apenas dois caminhos estão diante de Israel, e de todas as pessoas: um leva à vida e ao bem; o outro, cheio de atrações desde o começo, conduz inevitavelmente, à morte e ao mal (v. 15. 19; Jeremias 21:8). Caro leitor, a escolha é de sua. Ninguém pode decidir em seu lugar e você tem o total conhecimento dos fatos. Preste atenção à doce voz que sussurra em seus ouvidos: “Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21).

Moisés está com cento e vinte anos. Ele também teve de fazer uma escolha, oitenta anos antes. Ele recusou a honra, riqueza e prazeres da corte de Faraó, preferindo “ser maltratado junto com o povo de Deus” e carregar “o opróbrio de Cristo” (Hebreus 11:25,26). Estando absolutamente convicto de não ter cometido um erro, ele pode agora insistir com Israel e com todos os que ainda não se decidiram: “Ei, escolham a vida”. Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Escolher a vida é escolher o próprio Jesus. Ele deseja nossa felicidade. Querido leitor, escolha a vida, escolha Jesus! Hoje é o dia, pois o amanhã não pertence a você!

Que DEUS abençoe a todos.