sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Deuteronômio 30:15-20 – 31:1-6

Deuteronômio 30:15-20

15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
17 Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
18 Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.


Deuteronômio 31:1-6

1 DEPOIS foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
2 E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão.
3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem falado.
4 E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
5 Quando, pois, o Senhor vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.


Deuteronômio 30:15-20 – 31:1-6
Mais uma vez aqui chegamos a uma encruzilhada (11:26). Apenas dois caminhos estão diante de Israel, e de todas as pessoas: um leva à vida e ao bem; o outro, cheio de atrações desde o começo, conduz inevitavelmente, à morte e ao mal (v. 15. 19; Jeremias 21:8). Caro leitor, a escolha é de sua. Ninguém pode decidir em seu lugar e você tem o total conhecimento dos fatos. Preste atenção à doce voz que sussurra em seus ouvidos: “Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21).

Moisés está com cento e vinte anos. Ele também teve de fazer uma escolha, oitenta anos antes. Ele recusou a honra, riqueza e prazeres da corte de Faraó, preferindo “ser maltratado junto com o povo de Deus” e carregar “o opróbrio de Cristo” (Hebreus 11:25,26). Estando absolutamente convicto de não ter cometido um erro, ele pode agora insistir com Israel e com todos os que ainda não se decidiram: “Ei, escolham a vida”. Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Escolher a vida é escolher o próprio Jesus. Ele deseja nossa felicidade. Querido leitor, escolha a vida, escolha Jesus! Hoje é o dia, pois o amanhã não pertence a você!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário