sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Deuteronômio 31:18-29

Deuteronômio 31:18-29

18 Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.
19 Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
20 Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
21 E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua boa imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
22 Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
23 E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
24 E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
25 Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
27 Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte?
28 Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra.
29 Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.


Deuteronômio 31:18-29
A mesma sentença é usada para anunciar as bênçãos que o Senhor reserva ao Seu povo e para descrever a imensurável traição que este comete ao se voltar para outros deuses (v. 20). Tendo sido avisado do sombrio futuro que Israel estava preparando para si mesmo, Josué é estimulado a ser corajoso (v. 23), pois seu poder não vinha do povo, mas, sim, do Senhor. Sem dúvida, queridos jovens, vocês se depararão com muitas fraquezas e falhas entre seus conhecidos que se declaram cristãos. Os mais velhos estão muito longe de ser sempre um bom exemplo. Às vezes, as reuniões que você freqüenta lhe proporcionarão bem pouco ensino. Não existem algumas coisas que lhe desencorajam? Isso é inevitável se você olhar para as pessoas. Mas se a sua visão estiver direcionada a Jesus, você jamais sofrerá decepção. Nele estão os inesgotáveis suprimentos da graça e da perfeição capazes de satisfazer todas as nossas necessidades.

Moisés, Josué, Paulo… todos sabiam o que aconteceria com a obra deles aqui. “Porque sei que, depois da minha morte, por certo, procedereis corruptamente”, disse Moisés (v. 29). Paulo anunciou: “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (Atos 20:29). Porém, eles também sabiam em quem tinham crido e confiavam no poder de Deus (2 Timóteo 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário