quinta-feira, 11 de junho de 2009

DEUS OUVE

Quinta-feira 11 Junho

DEUS OUVE

Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá? O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Ó tu que ouves as orações! A ti virá toda a carne (Salmos 94:9,11 e 65:2).

Para muitos, a oração se limita a algumas frases decoradas. Mas isso não é orar.

Orar é falar com Deus como uma criança fala com o pai em quem confia e ama. Em todo mundo, milhões de pessoas podem falar com o Senhor ao mesmo tempo, porque nenhum pensamento humano escapa ao Seu perfeito conhecimento. Vários salmos de Davi afirmam: “De longe entendes o meu pensamento… e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces” (Salmo 139:2-4). “O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra” (Salmo 33:13-14).

Orar é expor a Deus nossas falhas e necessidades. É ter a segurança que Ele ouve e responderá segundo Seu perfeito conhecimento daquilo que realmente é bom para os que se dirigem a Ele. Quando nos fala mediante Sua Palavra, a Bíblia, também quer que demos graças pelo que nos revela. Deus é amor e o fato dEle nos escutar é prova disso.

O salvo tem o privilégio de orar ao Pai. O Senhor Jesus nos motiva a falar diretamente a Deus, lembrando-nos de que: “Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar… pois o mesmo Pai vos ama” (João 16:23-27).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 6.12

11 de Junho

"...Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.12

A mais alta expressão de fé consiste em aprender a agradecer a Deus em todo tempo, mesmo diante dos exércitos inimigos. Fazendo isso, o próprio Senhor intervém imediata e poderosamente em nosso favor. O louvor O glorifica, pois desemboca na adoração da Sua excelsa pessoa. Louvor e adoração formam o prelúdio da oração vitoriosa que o Senhor Jesus nos ensinou: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome." Mas é ainda mais. Louvor é a porta para a presença de Deus: "...Chamarás... às tuas portas Louvor." O louvor opera o consentimento real, por meio do qual podemos entrar nos átrios de Deus: "Entrai por suas portas com ações de graça, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." Agradecer e louvar – por quê? Resposta: agradecer pelo Seu dom inefável, Jesus Cristo; louvá-lO e render-Lhe graças pelo Seu precioso sangue derramado por nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 21.25-38

Lucas 21.25-38

25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas;
26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.
27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.
28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
29 Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores.
30 Quando começam a brotar, vendo -o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo.
31 Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça.
33 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.
37 Jesus ensinava todos os dias no templo, mas à noite, saindo, ia pousar no monte chamado das Oliveiras.
38 E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo.

Lucas 21:25-38

A partir do versículo 25, os sinais anunciados se referem aos eventos futuros. Serão tempos terríveis. As coisas mais estáveis sofrerão uma reviravolta e as almas dos homens ficarão conturbadas. Aliás, já hoje o medo paira sobre o mundo. Os homens tentarão escapar escondendo-se em refúgios (Apocalipse 6:15). Mas para os fiéis daquele tempo, a salvação (chamada de "a vossa redenção" no v. 28) virá do alto; esta será a vinda do Senhor em glória. Porém, o que nós, os crentes de hoje, esperamos, é a Sua vinda entre as nuvens - uma promessa certa! Sim, porque passará o céu e a Terra, mas as Suas palavras não passarão (v. 33)

Geralmente as pessoas não consideram a glutonaria um grave pecado. Contudo, ela está mencionada aqui junto com a embriaguez, porque contribui para deixar o coração inerte (v. 34). Ela fomenta o egoísmo; faz esquecer as necessidades que nos rodeiam (16:19). A alegre espera pela vinda do Senhor desaparece num coração assim amortecido (v. 34); as preocupações deste mundo o invadem. Por esta razão, as exortações para vigiarmos e para sermos sóbrios são, com freqüência, mencionadas em conjunto nas epístolas (1 Tessalonicenses 5:6-7; 1 Pedro 1:13; 4:7; 5:8); e aqui é o Senhor Quem nos adverte: "Acautelai-vos por vós mesmos... Vigiai, pois, a todo tempo, orando" (v. 34-36).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 17:31-40

1 Samuel 17:31-40

31 E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
35 Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
38 E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
39 E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
40 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforge de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.


1 Samuel 17:31-40

Davi se apresenta diante de Saul e comunica sua intenção. “Não poderás ir para pelejar com ele”, Saul responde de início. Contudo, ele fica impressionado pela determinação e firme confiança do jovem e se dispõe a ajudá-lo. Ele empresta sua armadura a Davi. No entanto, ela apenas o atrapalha, pois o impede de andar e se mover. Não, as armas do jovem seriam seus humildes instrumentos de pastor. Sem valor aos olhos humanos, elas demonstrariam o poder do Senhor melhor que qualquer armadura.

A armadura de Saul nos fala sobre todo o apoio e precaução que a sabedoria humana usa; para a fé isso é somente um impedimento!

Treinado por Deus em segredo para o serviço a que estava destinado (como tantos servos do Senhor e o próprio Jesus em Nazaré), Davi agora aparece em público pronto para a batalha. E, para demonstrar o poder do Senhor, ele relata uma experiência na “escola do deserto”. Sem que ninguém visse, ele tinha matado um leão e um urso para livrar as ovelhas. Podemos pensar sobre outro Pastor, que deu a vida por Suas ovelhas, livrando-as do cruel adversário (João 10:11; 17:12; 18:8). Que imenso valor um único cordeiro tem para o coração do bom Pastor!



Que DEUS abençoe a todos.