sexta-feira, 21 de agosto de 2009

2 Coríntios 9:10, 11

22 de agosto Sábado

A Generosidade da Terra
Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 2 Coríntios 9:10, 11

Assim como continuamente estamos recebendo as bênçãos de Deus, assim devemos nós estar continuamente dando. Quando o Benfeitor celeste deixar de nos dar, então poderemos ser desculpados; pois então nada teremos para dar. Deus nunca nos deixou sem nenhuma evidência de Seu amor, pelo fato de nos ter feito o bem. Ele nos dá chuva do céu e estações frutíferas, provendo-nos abundantemente com Sua generosidade e enchendo nosso coração de alegria. Ele declarou que “enquanto durar a Terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8:22).

Cada momento somos mantidos pelo cuidado de Deus e sustentados pelo Seu poder. Ele enche nossa mesa de alimento. Dá-nos sono pacífico e refrigerador. Semanalmente traz-nos um dia, a fim de que possamos descansar de nossos trabalhos temporais e adorá-Lo em Sua própria casa. Deu-nos Sua Palavra, para que fosse uma lâmpada para os nossos pés e uma luz para o nosso caminho. Nas suas sagradas páginas, encontramos sábios conselhos; e, sempre que a Ele elevamos nosso coração em contrição e fé, concede-nos as bênçãos de Sua graça. Acima de tudo, está o dom infinito do querido Filho de Deus, através do qual fluem todas as outras bênçãos para esta vida e para a vida vindoura.

Certamente que a bondade e a misericórdia nos seguirão a cada passo. Tão-somente quando desejarmos que o Pai infinito deixe de nos conceder as Suas bênçãos sobre nós, devemos nós impacientemente exclamar: Não há fim para o dar? Não devemos, apenas, devolver fielmente a Deus os nossos dízimos, que Ele reclama como Seus, mas também devemos trazer à Sua tesouraria um tributo como oferta de gratidão. Com coração alegre levemos ao nosso Criador as primícias de toda a Sua liberalidade – as nossas mais acariciadas posses, nosso melhor e mais santo serviço.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 2:19 e Deuteronômio 13:1-18

Sábado 22 Agosto

Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. (2 Timóteo 2:19).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 13:1-18)
Um falso profeta é particularmente perigoso quando surge de dentro do povo de Deus. Todos os apóstolos soaram o alarme contra esses propagadores de doutrinas malignas que “com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos” (Romanos 16:18; 2 Pedro 2:18; 1 João 2:19; Judas 4). “Não ouvirás”, ordena o versículo 3 – mas ao contrário: “Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e… ouvireis a sua voz” (v. 4)! Para o Bom Pastor, a segurança consiste em que se conheça bem a Sua voz (João 10:4-5). Assim as ovelhas não terão problema algum em fazer a distinção – e fugir – da voz do estranho. Outro perigo, não menos sutil, são as más influências, muitas vezes mais perigosas quando advindas de um amigo íntimo. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). Tenhamos coragem de romper um relacionamento que tende a nos desviar do Senhor (Lucas 14:26). Finalmente, o mal pode assumir uma natureza coletiva: uma cidade inteira pode ser infectada pelo mal. O crente fiel é chamado a se afastar de todo círculo religioso no qual, à luz da Palavra de Deus, ele será corrompido pela iniqüidade (2 Timóteo 2:19).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 9.20

22 de Agosto

"Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?" Romanos 9.20

Esse versículo nos mostra que questionar o Criador, o Deus vivo, é uma petulância. Na história do mundo só existe um porquê justificado: o porquê do Senhor Jesus quando exclamou na cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Existem mistérios e profundezas de Deus que nós, humanos, com nossa capacidade de percepção extremamente reduzida, nunca poderemos compreender. Toda a eternidade não será suficiente para esgotar e conhecer a fundo a natureza de Deus. Pois tão infinito e eterno como Ele é na Sua existência, tão eterno e infinito Ele é na glória da Sua personalidade. Justamente isso significa que jamais compreenderemos completamente a natureza de Deus. Mas exatamente por essa razão a mensagem do Evangelho é tão preciosa. Deus enviou Jesus, o fiel Salvador, que disse: "Quem me vê a mim, vê o Pai." E por intermédio de Jesus também nos é dada a possibilidade de vitória: "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo".

Que DEUS abençoe a todos.